Os desviados do Evangelho terão uma segunda chance de salvação durante a Grande Tribulação?

Quando nos referimos à Grande Tribulação, estamos nos reportando a um período em que o mundo estará sujeito a um sofrimento sem precedentes na história da humanidade. O termo “tribulação” vem do latim tribulationis, que significa tormento, sofrimento, aflição, adversidade e dor.

 

Na Teologia Bíblica, o termo “Grande Tribulação” (Ap 7.14) é usado para os acontecimentos que ocorrerão na face da terra em seguida ao Arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus. Nesse período, Satanás exercerá o seu poder mediante o governo do Anticristo, que resultará em sofrimento e angústia, e se não fossem abreviados, ninguém sobreviveria (Mt 24.21-22). Esse sofrimento visa principalmente o arrependimento de Israel e sua conversão, contudo todo o mundo sofrerá.


A Grande Tribulação não é para os salvos em Cristo Jesus, mas para aqueles que não subiram ante o toque da última trombeta, no Arrebatamento da Igreja de Cristo (1Co 15.51-53). Dentre os questionamentos sobre esse período, destaca-se a pergunta em tela:


Haverá uma nova oportunidade para os desviados nesse período?”. Ou ainda: “Haverá salvação nesse período”.

 

Salientamos que o Plano de Salvação não se exaure com o Arrebatamento da Igreja de Cristo, mas permanece, pois Cristo morreu na cruz pela humanidade inteira e o desejo de Deus é que todos os homens tenham a oportunidade para se salvarem.

 

Portanto, haverá, sim, oportunidade de arrependimento e salvação para os desviados e para todos os homens, em face de que o nosso Deus é Justo e Santo, e assim como houve oportunidade para todos os povos em todas as épocas (dispensações), haverá nessa. Deus continua oferecendo a oportunidade de salvação a todos os homens, por ser um Deus amoroso e longânimo, e não quer que ninguém se perca, mas que todos se arrependam (1Tm 2.3-5 e 2Pe 3.9-15), inclusive no período da Grande Tribulação.

 

Além disso, o próprio texto bíblico é claro quanto a isso. Assim como antes da dispensação da graça havia salvação para a humanidade pela fé no Redentor que haveria de vir, assim também, durante a Grande Tribulação, haverá a oportunidade de salvação no Cristo do Calvário para todos, inclusive os desviados que não subiram no Arrebatamento da Igreja (Ap 6.9-11; 12 e 17, 7.14, 15.2 e 20.4).

 

Em Joel 2.32, lemos: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar” (ARA).

 

Contudo, urge a pergunta: “Em que condição ocorrerá essa oportunidade de Salvação?”

Verifica-se nas Escrituras Sagradas que as condições espirituais e morais não serão tão favoráveis como em nossos dias, na dispensação da graça. Na Grande Tribulação, o mundo estará em tremendas trevas espirituais, sob o governo das trevas, em oposição à luz, levando os homens a rejeitarem a Deus e a tudo que se diz Deus (Ap 13.11-18), portanto todo aquele que se volta para Deus e o Cordeiro, para adorá-lo, sofrerá oposição sem paralelo na história da humanidade.

 

Não poderá ser de outra forma, pois o governo será do Anticristo. Portanto, serão salvos aqueles que nesse período permanecerem fiéis a Cristo, a despeito de qualquer prova e sofrimento, e até o martírio, por causa da sua fé, para que possam unir-se a Cristo e à sua Igreja: “São estes que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7.13-14; 6.9-11 - ARA).

 

Porém, no tocante à Salvação em Cristo, a Bíblia nos exorta dizendo que devemos aproveitá-la enquanto temos chance. Hoje é dia de Salvação: “Eis agora o tempo aceitável, eis agora o tempo de salvação” (2Co 6.2) para todos os homens. Quanto ao futuro, a Igreja do Senhor Jesus Cristo espera a Volta de Cristo, em santidade e adoração, e não os sofrimentos da Grande Tribulação.

✍ VEJA TAMBÉM:

👉 EM QUE CONSISTIRÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO?

👉 Haverá salvação na Grande Tribulação?

👉 A Grande Tribulação - Visão pré-tribulacional

👉 O Arrebatamento da Igreja

👉 As Duas Testemunhas do Final dos Tempos

Artigo: Pr. Marcos L. Almeida

🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Compartilhar:

    CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

    1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
    2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
    3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
    5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


    Matricule-se já !