Lição 5: O Arrebatamento da Igreja

Obs. Este artigo é um subsídio para a lição 5 da revista de adultos, 1°trim. De 2016
Introdução
O estudo do arrebatamento (também chamado de primeira fase da segunda vinda de Cristo) quando bem compreendido, servirá de consolo e ânimo para todos os que acreditam e obedecem a Palavra de Deus.

Os seguidores de Jesus tem a promessa de que o Senhor os levará para uma cidade que está no céu.
"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo," (Filipenses 3. 20).
Além da garantia de que os seguidores de Cristo tem uma cidade nos céus, temos uma outra promessa grandiosa.  A promessa de sermos arrebatados.
As três principais passagens bíblicas que tratam do arrebatamento: 1 Tessalonicenses 4.13-18;- João 14.1-3 ; - 1 Coríntios 15.51-53
Somente depois de compreendermos a primeira fase da segunda vinda de Jesus, é que estaremos aptos para cumprirmos a seguinte ordem bíblica:
“Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (1Ts 4.18)”.


I. AS DUAS FASES DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Na sua primeira vinda Jesus morreu pelos nossos pecados. Com o seu sangue fomos comprados da nossa vã maneira de viver (1 Pedro 1.18 – 20; 1Co 15.3; Rm 5. 8).

Depois de ter cumprido a sua missão, retornou para o lugar de onde ele veio - para o céu -. Mas nos deixou a promessa de que voltaria outra vez (At 1.11).
Jesus virá uma segunda vez, isso está prometido (At 1.11; Ap 1.7).
Hebreus 9.28: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”.

1. Um só evento em duas fases
A Segunda Vinda de Cristo consiste de um só evento, contudo, o mesmo se manifestará em duas fases.
Primeiramente, ocorrerá o rapto da Igreja que será trasladação dos crentes, tanto vivos como falecidos, para estarem na presença de Cristo, nos ares, como Paulo explica em I Ts 4.13-18.
Nós iremos com Cristo ao céu, onde vamos permanecer com Ele no lugar que Ele preparou para nós( João 14. 1-3 ).
A primeira fase se refere ao Arrebatamento da Igreja.
Vejamos algumas expressões usadas para se referi a esta primeira fase.
1) A vinda do Senhor (1Ts 4.15);
2) Arrebatados (1Ts 4.17);
3) Encontrar os Senhor nos ares (1Ts 4.17).
Enquanto que a segunda fase se refere a vinda de Jesus em glória.
“Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras (Mateus 16.27)”.

Nesta segunda fase Ele se apresentará com REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES (Ap 19.16).

II. COMO ENTENDER AS DUAS FASES DA SEGUNDA VOLTA DE CRISTO?

Esta segunda vinda deve ser muito bem estudada, pois se prestarmos atenção nos detalhes dos textos que se referem a esta segunda vinda, ficará claro que haverá duas fases destinas.
1. A primeira fase será para buscar a igreja
Na primeira fase o Senhor Jesus encontrará com a igreja nos ares, levará os salvos para estarem com Cristo para sempre (1 Tessalonicenses 4.17; Jo 14.1-3 ).
OBS. A primeira fase se refere ao Arrebatamento..."
2.Termo grego para arrebatamento
A versão latina da Bíblia (Vulgata), feita por Jerônimo em 382 a 404 d.C., traduziu o grego harpazo (arrancar subitamente) pela palavra raptus (raptar), da qual deriva “Arrebatamento”. Foi o que Cristo nos prometeu em João 14: levar-nos para as muitas moradas da casa do Pai.
Para se refere a esta fase temos o seguinte termo.
Harpazo” (Pronúncia: har-pad'-zo). Harpazo é um verbo grego que significa tomar para si. Arrancar para cima. Agarrar com força.
Este termo é usado apenas em 1 Tessalonicenses 4.17 e Atos de  8.39. Este termo indica um 'arrebatamento' com uma velocidade surpreendente.
As duas ocorrências
“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (1Ts 4.17)”.

“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho (At 8.39)”.
Resumo: O arrebatamento será a maneira usada por Cristo para retirar a sua Igreja desta terra.

3. Acontecimentos da primeira fase

PRIMEIRA OBSERVAÇÃO:  Nesta fase Jesus vem e não toca a terra, pois o encontro com os salvos será nos ares.

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1Ts 4.17).

SEGUNDA OBSERVAÇÃO: Nesta fase Jesus arrebatará a sua igreja de maneira muito rápida, de maneira invisível para o mundo. O mundo saberá depois, quando notar a ausência, a falta, o desaparecimento de milhões de Cristãos.

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (1Co 15.52)”.

TERCEIRA OBSERVAÇÃO:  Nesta fase não se pode prever o dia e a hora, é uma vinda iminente.

“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir “ (Mt 25.13).

QUARTA OBSERVAÇÃO:  Nesta fase o Senhor vem para os seus santos (I Ts 4.16b,17a).

QUINTA OBSERVAÇÃO: Nesta fase é o próprio Senhor Quem reúne os Seus santos (1 Ts 4.15-18; 2 Ts 2.1).
“Muitas tarefas são delegadas aos seres celestiais, mas não será nenhum anjo, arcanjo, querubim ou serafim que virão nos buscar; “porque o mesmo Senhor descerá do céu” (I Ts 4.16). Nosso Salvador virá pessoalmente buscar a Sua Igreja, Sua Noiva (W. J. Watterson)”.

SEXTA OBSERVAÇÃO: Nesta fase Jesus não volta num cavalo branco. Entenda que a volta de Cristo no cavalo branco já se refere a segunda fase da volta de Cristo (Ap19.11-16).

4. Considerações sobre esta primeira fase da segunda vinda de cristo
1- NESTA FASE: Ocorrerá o rapto da Igreja que será a trasladação dos crentes, tanto vivos como falecidos, para estarem na presença de Cristo, nos ares, como Paulo explica em I Ts 4.13-18.
2- NESTA FASE: Seremos levados por Jesus para as moradas do Pai (Jo14. 1- 3; Fp 3.20,21).

Atenção!

A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.