Como a Bíblia Chegou a Nós? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Como a Bíblia Chegou a Nós?

Para começar essa jornada, conhecer alguns fatos importantes sobre a Bíblia nos dará o ponto de partida apropriado.
1. A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA
Deus inspirou a Bíblia toda (2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.20,21).

II Timóteo 3 16,17: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 

II Pedro 1 20,21: Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

2. A COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA


A Bíblia é composta por 66 livros diferentes, que foram escritos ao longo de mil anos, por mais de 40 pessoas. O Antigo Testamento tem 39 livros, e o Novo Testamento, 27 livros.

Os livros da Bíblia foram agrupados, organizados e reconhecidos como autoridade sagrada inspirada pelos conselhos de rabinos e de líderes da igreja com base em diretrizes minuciosas.

A Bíblia Hebraica contém o mesmo texto do Antigo Testamento. No entanto, A Bíblia Hebraica possui diferentes divisões e disposições dos livros.

3. OS IDIOMAS DA BÍBLIA
O Antigo Testamento foi escrito principalmente em hebraico, com um pouco de aramaico.
O Novo Testamento foi escrito em um dialeto do grego antigo usado por mercadores e viajantes.

5. A BÍBLIA ANTES DA INVENÇÃO DA IMPRENSA
Antes da invenção da imprensa, a Bíblia era copiada à mão. Essa cópia era feita com bastante precisão, em muitos casos por escribas especiais que desenvolveram intrincados métodos de contagem de palavras e letras para garantir que não houvesse erros.

6. O PRIMEIRO LIVRO A PRODUZIDO

A Bíblia foi o primeiro livro produzido em uma imprensa com tipos móveis (imprensa de Gutenberg, 1455, Bíblia em latim).

7. A FIDELIDADE AOS ESCRITOS ORIGINAIS

Há muitas evidências de que a Bíblia que temos hoje é notavelmente fiel aos escritos originais. Das milhares de cópias feitas à mão antes de 1500, mais de 5.900 manuscritos gregos só do Novo Testamento ainda existem hoje. O texto bíblico é mais
bem preservado que os escritos de Platão ou Aristóteles.

8. ROLOS DO MAR MORTO

A descoberta dos Rolos do Mar Morto confirma a incrível confiabilidade de algumas cópias do Antigo Testamento ao longo dos anos. Embora haja algumas variações de ortografia, nenhuma afeta as doutrinas bíblicas básicas.

9. A TRADUÇÃO DA BÍBLIA

Como a Bíblia foi levada para outros países, foi traduzida na linguagem do povo por eruditos que desejavam que outras pessoas conhecessem a Palavra de Deus.

Até 200 d.C., a Bíblia tinha sido traduzida em sete idiomas; no ano 500, em 13 idiomas; no ano 900, em 17 idiomas; em 1400, em 28 idiomas; em 1800, em 57 idiomas; em 1900, em 537 idiomas; em 1980, em 1.100 idiomas; em 2006, havia partes das Escrituras em
2.426 idiomas.

Fonte: Panorama da Bíblia, 2015, CPAD

📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad