Por que a Palestina como propriedade do povo de Israel? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Por que a Palestina como propriedade do povo de Israel?

Quais características especiais, segundo a Bíblia, tinham a Palestina para que Deus a desse ao povo de Israel?
Leia Também:

O nome Palestina não era usado nos tempos bíblicos, pois derivou-se mais tarde do termo “filisteus”, que identificam os povos chamados de palaistinos pelos gregos e de palestinos pelos romanos. O nome bíblico para a área era “Canaã”, a terra onde Canaã, filho de Cam, se estabeleceu, e que tinha sido prometida pelo Senhor a Abraão (Gn 9.25; 10.6; 12.5-7). Aterra de Canaã seria dada a Abraão. Embora Canaã designasse originalmente a terra ao oeste do Jordão, Palestina passou a designar, mais tarde, a terra de ambas as margens do Jordão. A terra da Palestina estende-se do elevado monte Hermom, ao norte, até o sul da região deserta do Mar Morto. Seu comprimento é de 240 km, de Dã a Berseba, e sua largura média é de 110 km, da costa do Mediterrâneo ao planalto oriental.
Leia Também:

A Palestina é frequentemente descrita como quatro faixas paralelas no sentido norte-sul:
(a) a planície marítima ao longo do Mediterrâneo;
(b) a cordilheira central, cujas montanhas têm picos com mais de 900 metros de altitude;
(c) o vale do Jordão até o Mar Morto, que está 387 metros abaixo do nível do Mediterrâneo;
(d) a Palestina Oriental ou Trans-jordânia, um vasto planalto fértil numa altitude superior a 900 metros.

Com uma área quadrada de aproximadamente 28.500 km, a Palestina apresenta grandes contrastes na topografia.

Geologicamente, o vale do Jordão é formação das mais singulares. Ele constitui parte da grande fenda que se estende da Síria, no Norte, até o sul do Mar Morto. Supõe-se que há milhares de anos esse vale era coberto de água, formando um lago de 322 km de comprimento desde o norte da Galileia até 80 km para o sul do Mar Morto.
Nos tempos bíblicos, a área tinha três grandes massas de água:
(a) lago Hulé (agora drenado), ao norte da Galileia, que estava a 69 metros acima do nível do mar;
(b) mar da Galileia (chamava-se no início mar de Quinerete), a 205 metros abaixo do nível do mar;
(c) Mar Morto, a 387 metros abaixo do nível do mar. Essas massas de água são unidas pelo Rio Jordão, que desce rapidamente serpenteando uns 260 km para transpor os 105 km da Galileia até o Mar Morto (Mar Salgado).
O Rio Jarmuque, vindo das regiões montanhosas a leste e com um volume de água semelhante ao do Jordão, junta-se a este 16 km abaixo da Galileia. Nos tempos antigos, a costa mediterrânea não tinha portos de embarque, o que obrigou Salomão a determinar que o embarque fosse feito em Eziom-Geber, na parte setentrional do golfo de Ácaba. Só há pouco tempo os portos de Haifa e Asdode passaram a operar comercialmente.

Aprincipal característica geográfica da Palestina talvez seja a ponte que ela forma entre três continentes, e o fato de ser historicamente a ligação entre o Egito e a Mesopotâmia. Assim, sendo o centro das civilizações do mundo e o “centro da terra”, a Palestina estava destinada a ser palco de grandes eventos históricos. Talvez por tais razões o Senhor escolheu a Palestina como a terra da sua aliança com o seu povo.

SUGESTÃO DE LEITURA:

👉 Subsídios para a Classe de Adultos: Clique Aqui
👉 VIDEOAULAS  - Classe de JovensClique Aqui
👉 VIDEOAULAS - Classe de AdultosClique Aqui
🎯  Estudos para Professores EBD - Clique Aqui


Reverberação: Subsídios EBD
Fonte: Texto extraído do livro Mais 201 respostas, de Abraão de Almeida


Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Post Bottom Ad