Lição 1 A Superioridade de Cristo - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 1 A Superioridade de Cristo

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins


“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.” (Hb 1.1)

 

LEITURA DIÁRIA

SEG. At 10.4 Jesus foi anunciado pelos profetas

TER. At 3.22 Jesus foi anunciado por Moisés

QUA. Lc 2.11 Jesus foi anunciado pelos anjos

QUI. 2 Pe 1.17 Jesus foi anunciado pelo Pai

SEX. Hb 7.26 Jesus é mais sublime que os céus

SÁB. Ap 5.8 Jesus é digno de adoração


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 1.1-6

1 Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,

2 a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo

feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas;

4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

5 Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?

6 E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

CONECTADO COM DEUS

No relacionamento com Deus, dia após dia, necessitamos descer frequentemente à “Casa do Oleiro” (Jr 18.1-6), e permitir que sejamos moldados pelas suas mãos. Para tanto, precisamos chegar com humildade, reconhecendo que Ele é superior a tudo e a todos, e nos submetermos à vontade do Oleiro. A leitura bíblica, acompanhada de louvor, oração e jejum, faz parte desses nossos momentos devocionais de entrega e adoração, para estarmos cheios do Espírito Santo e conectados com o Senhor, o Soberano de toda a Terra.

OBJETIVOS

1. EXPLICAR a superioridade de Cristo

sobre os profetas;

2. ENFATIZAR que Cristo é maior que os anjos;

3. MOSTRAR que a obra de Cristo tem significado maior que a de Moisés;

4. DEMONSTRAR que Cristo é Deus.

ANTES DA AULA

Estimado (a) professor(a), é importante que o seu conhecimento sobre este assunto seja aprofundado no que diz respeito à superioridade de Cristo retratada nos primeiros três capítulos da epístola dos Hebreus. Assim, faz-se importante que você atualize sua leitura com alguns comentários bíblicos a fim de aprofundar seu conhecimento sobre a disciplina de Cristologia, especialmente quanto aos três primeiros capítulos da Epístola aos Hebreus.

 

O livro de consulta recomendado antes da aula é: A Supremacia de Cristo, do pastor José Gonçalves, publicado pela CPAD, o qual, no capítulo 2, sintetiza, de maneira magistral, a superioridade

de Cristo em relação aos anjos, quando aduz:

“1- Nenhum dos anjos podia trazer a nova relação entre irmãos (Hb 2.5-13);

2- Nenhum dos anjos podia livrar os homens do temor da morte (Hb 2.14-16) e

3- Nenhum dos anjos podia realizar a obra da expiação pelos pecados (Hb 2.17,18)”. Vale a pena a leitura.

 

INTERAÇÃO

Querido (a) professor(a), para introduzir a lição, promova a seguinte atividade:

extraia da internet, ou de alguma revista ou livro, uma figura que represente um profeta antigo (Moisés), um anjo e Cristo (pode ser uma cruz) e cole-os um abaixo do outro em uma cartolina, ou selecione-os em arquivo digital e faça a projeção em uma parede ou tela.

A seguir, faça três colunas: Data em que surgiu(ram)?

Quantidade de poder? Deve(m) ser adorado(s)?

Preencha com a turma as lacunas das colunas para cada personagem (ou grupo) representado. Justifique as respostas com versículos bíblicos.

1. CONHECENDO A EPÍSTOLA

Que a Bíblia é um livro muito especial, nós já sabemos. Ela é a Palavra de Deus revelada à humanidade. Podemos dividi-la em vários grupos de livros que possuem semelhanças entre si. Neste trimestre, estudaremos um grupo de oito cartas (de Hebreus a Judas) escritas para o público cristão em geral — por isso são chamadas de “Epístolas Gerais”.

 

A primeira delas é conhecida como Carta ou Epístola aos Hebreus. Não sabemos ao certo quem a escreveu, nem para quem foi escrita originalmente, mas podemos afirmar que foi redigida por alguém que conhecia profundamente o Antigo Testamento (AT), dado as conexões e comparações de aspectos do AT e Jesus — levando-nos a crer que, provavelmente, foi escrita para defender a fé cristã entre os judeus convertidos a Cristo. Certamente o estudo de Hebreus trará muitas lições valiosas para os dias de hoje.

 

2. CRISTO É SUPERIOR AOS PROFETAS

2.1. Os profetas e Cristo

O autor de Hebreus inicia a sua carta com uma afirmação chocante:

“Desde antigamente Deus tem falado de muitas formas através dos profetas, mas agora Ele tem falado pelo seu Filho, herdeiro de todas as coisas e criador do mundo (Hb 1.1-2)!”

 

Ora, há milênios que os profetas atuavam como porta-vozes de Deus ao povo, sendo muito respeitados entre os judeus por isso. Mas, primeiramente, Hebreus já estabelece seu primeiro argumento: Jesus é superior aos profetas — em mensagem e essência! A Palavra de Deus andou (literalmente) entre os homens! O verbo que se fez carne (Jo 1.14).

 

2.2. Cristo, a mensagem dos profetas.

Os profetas do AT pregavam o que recebiam do Senhor, proclamando, muitas vezes, a vinda do Messias, o Salvador (Is 9; Jr 23.5,6; Mq 5.2,3). Agora, o Messias havia chegado, o Filho, a Palavra de Deus encarnada, o Salvador (Jo 1.1-5,14)! Assim como nós, os crentes daquela época precisavam ouvir essa poderosa verdade, a fim de fortalecer a fé deles diante dos questionamentos do mundo. Em outras palavras, Hebreus ensina: Sabe tudo aquilo que vocês já aprenderam sobre Deus? Então, a Palavra de Deus ganhou carne e ossos, habitou entre nós e abriu o caminho ao Pai! Essa Palavra é tudo aquilo que sempre esperamos, por isso apeguem-se a ela com todas as forças!

 

3. CRISTO É SUPERIOR AOS ANJOS

3.1. Cristo é superior aos anjos.

Continuando seu argumento, o escritor resume em Hebreus 1.3,4 seu próximo ponto: “Jesus, que é a perfeita expressão da glória e do ser de Deus, sustentando todas as coisas por sua palavra, após ter se entregado como purificação de nossos pecados, tomou assento à direita de Deus nos céus, sendo, portanto, tão superior aos anjos quanto o seu nome é superior ao deles!”. Logo em seguida, ele cita diversas passagens do AT que demonstram a superioridade do Filho sobre os anjos (Hb 1.5-13) e encerra explicando quem eram os anjos e o papel deles (Hb 1.14).

 

3.2. Jesus é digno de adoração.

Apesar de ficar demonstrada a superioridade de Cristo em relação aos anjos (outro símbolo importante para os judeus), hoje em dia é possível perceber que muitas pessoas (até mesmo alguns cristãos) e outras religiões valorizam exageradamente a figura dos anjos, como no caso dos “anjos da guarda”, caindo em misticismo (Cl 2.18). Devemos respeitar a figura dos anjos enquanto agentes de Deus em favor dos salvos (Hb 1.14), sem esquecer que eles não recebem adoração (Cl 2.18; Ap 22.8,9), somente Jesus (Hb 1.6; Fp 2.9-11; Ap 5.6-14). Os anjos de Deus exercem ministérios gloriosos, no céu e na terra, e são conservos nossos; eles não querem a nossa adoração e nem pretendem tomar o lugar de Deus (Ap 19.10).

 

3.3. O perigo da negligência.

Hebreus mais uma vez destaca a importância de prestarmos maior atenção à mensagem do Filho, porque se a palavra falada pelos anjos foi cumprida e Cristo é maior do que os anjos, como poderemos escapar da condenação se negligenciarmos a Palavra de salvação em Cristo Jesus (Hb 2.1-4; Rm 8.1,2)? Que possamos nos apegar firmemente àquEle que, sendo Deus, fez-se homem, para que, pelo seu sacrifício, nos libertasse do medo da morte e derrotasse o Diabo (Hb 2.14,15; Jo 3.16)!

 

4. CRISTO É SUPERIOR A MOISÉS

4.1. Cristo é superior a Moisés.

Moisés é o profeta mais honrado pelos judeus, por isso é natural que fosse mencionado. Os judeus amavam muito Moisés e sua obra — o grande libertador, o homem que “abriu” o Mar Vermelho, um dos maiores profetas. Contudo, como nas comparações anteriores, o escritor aos Hebreus defende que, diante de Cristo, Moisés não passava de um “mero figurante” no plano divino.

Mas o texto é claro ao afirmar que "Cristo é tido por digno de tanto maior honra do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou" (Hb 3.3). Sem diminuir a importância de Moisés, somos ensinados que ele era um servo fiel na casa de Deus, mas Jesus é fiel como Filho sobre a casa de Deus: Cristo é, mais uma vez, superior (Hb 3.3-6).

 

4.2. Jesus: maior que os apóstolos e o sumo sacerdote.

Vejamos que Moisés executou uma obra (Hebreus utiliza a figura da edificação de uma casa): ele foi enviado por Deus para libertar os hebreus da escravidão dos egípcios (Êx 3.7-10), guiando o povo pelo deserto com a companhia de seu irmão, Arão, como primeiro sumo sacerdote (Êx 28.1,29,38). Tal fato é relembrado em Hebreus 3.1 quando o escritor orienta o salvo a considerar Jesus como “apóstolo” (o mesmo que “enviado”) e “sumo sacerdote” (ministro mediador entre os homens e Deus) da nossa fé.

 

Perceba que Moisés não poderia exercer, ao mesmo tempo, seu chamado e o ofício sacerdotal, o qual foi dado a Arão. Mas Jesus é “mais digno” (Hb 3.3) — liturgicamente e em todos os sentidos — que Moisés e sua obra, concentrando em Si mesmo, e definitivamente, os ofícios de profeta, sacerdote e rei. Ele é maior e preexistente a todos os que foram enviados antes dEle (Jo 1.15-18) e é Sumo Sacerdote por excelência (Hb 7.27,28)! Jesus é perfeito!

 

5. A GRANDE PREMISSA: CRISTO É DEUS

 

Em Hebreus 1, 2 e 3 há uma grande premissa que sustenta todos os argumentos apresentados: Jesus é Deus, Filho Unigênito do Pai. Essa é uma grande verdade que nós, os crentes em Jesus, não podemos nunca, jamais, esquecer ou relativizar, principalmente diante dos incrédulos e dos falsos mestres

 

A Declaração de Fé das Assembleias de Deus, falando sobre a “deidade absoluta de Jesus”, nos apresenta extensos exemplos de que Jesus é, inequivocamente, Deus (Jo 1.1; Cl 2.9; Is 9.6; Ap 1.8; Mt 8.20; Jo 16.30; Ef 1.21; Cl 1.16). Hebreus nos adverte a guardar as palavras do Senhor Jesus, da mesma forma que o Mestre ensinou para aqueles que o amam (Jo 14.23).

 

SUBSÍDIOS EBD

“Porque a qual dos Anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei?... (v.5). Embora os anjos sejam chamados na Bíblia de 'filhos de Deus' (Jó 1.6; 2.1), o Senhor, todavia, jamais os chama de 'meus filhos'. Essa expressão só é aplicada a Cristo conforme demonstra o Salmo 2. Aqui não está presente a ideia de uma inferioridade do Filho em relação ao Pai pelo fato de aquEle ter sido ‘gerado'. (...) Na cultura hebraica (...) os termos 'gerado' e 'criado' não podem ser tidos como sinônimos. (...) C. S. Lewis (1898-1963) (...) disse que: ‘Gerar é tornar-se pai; criar é fazer. A diferença é esta: quando você gera, gera algo da mesma espécie que você. O homem gera bebês humanos, o urso gera filhotes ursos, e um pássaro gera ovos que se transformam em passarinhos. Mas quando você cria, faz algo de uma espécie diferente da sua. (...) Se for um escultor bem qualificado, pode fazer uma estátua bem parecida com um homem.

 

Naturalmente, porém, ela não será um homem verdadeiro, apenas se assemelhando a ele. Ela é incapaz de respirar ou pensar. Não está viva. Essa é a primeira coisa a compreender. O que Deus gera é Deus; assim como o que o homem gera é homem. O que Deus cria não é Deus; Da mesma forma que o que o homem cria não é homem. Daí a razão de os homens não serem filhos de Deus no mesmo sentido que Cristo. Eles podem assemelhar-se a Deus em certos aspectos, mas não pertencem à mesma espécie. Aproximam-se mais de estátuas ou figuras de Deus'”. (GONÇALVES, José. A Supremacia de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 25,26).

 

PARA CONCLUIR

Reconhecer a superioridade de Cristo sobre todos os seres criados possui grande relevância teológica — entendimento que faz parte da coluna vertebral da fé cristã, mas também alcança uma dimensão prática, piedosa, devocional... Cristo deve ser adorado diariamente, através de nossas condutas, como Salvador e Senhor de nossa existência! Somente assim cumpriremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

“Como anda a vida espiritual dos nossos jovens e adolescentes? (...) Cada vez mais, jovens e adolescentes estão abandonando a igreja e, pior, a fé. (...) Terry Linhart, em seu livro ‘Ensinando as Próximas Gerações' (LINHART, 2018, p. 16), revela uma preocupação. Se há tanto ensino na igreja, por que não há aprendizagem? E afirma: ‘Precisamos revitalizar a tarefa de ensinar as próximas gerações'. E uma docência ou liderança irrelevante e despreocupada está longe do que seria o ideal para os dias atuais: ‘A próxima geração precisa de professores e líderes envolventes, sábios, alegres e devidamente instruídos'”.

(CIRQUEIRA, Susana. A responsabilidade de ensinar para jovens e adolescentes. Revista Ensinador Cristão, Rio de Janeiro, ano 23, n. 88, pp. 27,28.)

 

1. Qual, provavelmente, foi o objetivo da Epístola aos Hebreus?

Foi escrita para defender a fé cristã entre os judeus convertidos a Cristo.

2. Segundo a lição, Jesus é maior que os profetas por quê:

( ) Jesus é a Palavra de Deus encarnada.

( ) Jesus é o Filho de Deus.

(x) Todas as alternativas anteriores.

3. Quem são os anjos?

A Bíblia diz que são espíritos ministradores que agem em favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hb 1.14).

4. Segundo a lição, Jesus concentra em si quais ofícios (que eram exercidos por Moisés e Arão)? Os ofícios de profeta, sacerdote e rei.

5. Qual é a grande premissa dos argumentos de Hebreus?   

Cristo é Deus, Filho Unigênito do Pai.


Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais

LIÇÕES:

Lição 1- A Superioridade de Cristo

Lição 2 - Cristo Entende Você

Lição 3 - A fé e o nosso Relacionamento com Deus

Lição 4 - Mais que Vencedor: Provas e Tentações

Lição 5 - Fé e Obras

Lição 6 - Uma arma poderosamente Mortal

Lição 7 - A Santificação Necessária

Lição 8 - O Propósito do Sofrimento

Lição 9 - Inimigo Íntimo

Lição 10 - Uma Carta para Você

Lição 11 - Diga “Não!”

Lição 12 - Cuidado com o ego e suas Ambições

Lição 13 - Lute por sua Fé



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Post Bottom Ad