Lição 11 Diga “Não!” - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 11 Diga “Não!”

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins

VERSÍCULO CHAVE

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele (2Jo 6).

 

LEITURA DIÁRIA

Gn 21.14 Abraão disse “não" a Ismael e Agar, e foi feliz

Gn 38.15,16 Judá disse -sim a uma “prostituta”, e passou vergonha

Gn 39.7,8 | José disse "não” à mulher de Potifar, e prosperou

Êx 32.4 Arão disse "sim1 ao “bezerro de ouro", e foi repreendido

Hb 11.24 | Moisés disse não ao Egito, e Deus o abençoou

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 João 1.2,6-13

1. O ancião à senhora eleita e a seus filhos, aos quais amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,

2 por amor da verdade que está em nós e para sempre estará conosco.

6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes; que andeis nele.

7 Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

8 Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão.

9 Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho.

10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.

11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

12 Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar de boca a boca, para que o nosso gozo seja cumprido.

13 Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém!

 

CONECTADO COM DEUS

Deus não se impressiona com as heresias revolucionárias, nem com a falsa coragem dos hereges. Na verdade, o Senhor se agrada daqueles que amam a mensagem simples do Evangelho. Não há nada de novo, nada a ser atualizado, pois a revelação bíblica é completa e plena, vinda do próprio Deus e, em razão disso, irretocável. Assim, para ser um bom cristão, não precisamos ser “gênios do cristianismo", porém, precisamos de humildade em aprender a eterna e imutável Palavra de Deus. O nosso entendimento humano sempre será limitado ante a profundidade do Texto Sagrado.

 

OBJETIVOS

CONHECER detalhes da 2ª  Carta de João, principalmente os temas dominantes;

APRENDER A ser firme, dizer não, ante os insultos e investidas do mal;

MANTER o foco na vida espiritual, para não perder seu prêmio celestial.

 

ANTES DA AULA

Carola) professor (a), a Escola Dominical está em desvantagem em relação ao tempo de sala de aula dos jovens de 15 a 17 anos nas escolas seculares. Eles passam, pelo menos, mais de 24 horas semanais em estudos escolares, o que, essencialmente, não é algo ruim. Contudo, você, como professor (a), precisa encontrar formas de ganhar mais tempo com seus alunos. Procure ser criativo na produção de momentos de comunhão extraclasse (clube do livro cristão, filmes evangélicos, grupo de WhatsApp, evangelismos em grupo...).

 

Converse com o seu pastor e superintendente de Escola Dominical e apresente um esboço do planejamento (importante: sempre peça a permissão da liderança da igreja, nunca faça algo sem o aval do seu pastor e, se tratando de jovens menores de 18 anos de idade, peça a autorização escrita dos pais), Não apenas "gaste seu tempo com eles", mas planeje e ganhe tempo de qualidade com seus alunos.

1. INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA

1.1. Considerações iniciais

O apóstolo João, aproximadamente no ano 90 d.C., quando era o pastor de Éfeso, escreveu a uma igreja local da Ásia Menor (território da atual Turquia), a quem ele chama de “senhora eleita” que andava conforme a verdade, mas em seu meio havia falsos mestres que ensinavam contra a doutrina acerca da pessoa de Jesus, os quais eram, provavelmente, adeptos de uma manifestação inicial do gnosticismo (uma doutrina que, dentre outras coisas, negava que Jesus tivesse sido um ser humano normal).

 

Ao que tudo indica, o apóstolo João, em algum lugar do Mundo Antigo, tinha se encontrado com cristãos daquele lugar (2 Jo 4) e, numa rápida carta (a menor da Bíblia), apresenta o que é essencial para se andar com Deus, em um período no qual “muitos enganadores saíram pelo mundo” (2 Jo 7).

 

1.2. Amor e verdade

João aborda dois temas bastante comuns em sua Literatura: amor e verdade. A partir do versículo primeiro, menciona o entrelaçamento dessas virtudes (2 Jo 1), e isso acontece pela presença do amor à verdade que “está em nós" (2 Jo 2). Mais adiante, lembra do mandamento do amor fraternal (2 Jo 5), e diz que amar significa andar no mandamento de Deus (2 Jo 6), ou seja, amando e andando na verdade, estaremos protegidos contra os falsos mestres.

 

INTERAÇÃO

Para o começo desta aula pergunte aos seus alunos sobre personagens bíblicos que precisaram exercer coragem para realizar um propósito vindo da parte de Deus. Se possível, anote os nomes num quadro. Em seguida, peça para eles apontarem características comuns a todos eles. Ato contínuo, explique que assim como esses personagens estavam sendo ousados em cumprir a vontade de Deus, os crentes da Ásia Menor também precisavam da mesma fé para vencer, com coragem espiritual, os ensinos heréticos do gnosticismo. Observe que esses novos evangelhos procuram sempre diminuir o sacrifício de Cristo, por isso a importância de orientar nossos alunos.

 

Se cabível, faça uma oração, já ao final da aula. para que o Senhor dê perseverança aos seus alunos (1 Jo 2.14b).

 

2. APRENDENDO A DIZER “NÃO"

2.1. Conhecendo o lugar de atuação do Inimigo

A região da Ásia menor era um território de proliferação de doutrinas de demônios e, para piorar as coisas, igualmente se constituía em um centro missionário do espírito do Anticristo (2 Jo 7). João, por isso, adverte fortemente os irmãos a que levantassem oposição ao trabalho desses obreiros fraudulentos. Este aviso serve também para nós do século 21: precisamos confrontar as propostas que infringem a doutrina de Deus. Para isso, precisamos conhecê-las.

 

2.2. Conhecendo as teses do Inimigo

O apóstolo João conhecia as teses que os falsos mestres apresentavam, mas havia uma que era a mais prejudicial, pois dizia que Jesus não tinha sido 100% homem. Isso era muito grave, pois se Jesus não fosse também um ser humano normal, Ele não deteria as condições para cumprir “toda a justiça de Deus” e, assim, nossa salvação estaria em perigo.

 

Nos dias atuais, da mesma forma, muitas mensagens erradas são transmitidas aos jovens, sejam de cunho teológico, dos costumes, das questões morais, querendo fazê-los crer, por exemplo, que o uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como a prática de sexo antes do casamento, e fora dele, dentre outras coisas “inconvenientes" (1 Co 6.12), não teriam nenhum problema.

 

2.3. Diga "não!"

A capacidade de dizer “não" é uma das grandes lições da Segunda Epístola de João. E sabemos que não são apenas as falsas doutrinas que ameaçam a vida cristã. Más companhias, em nome da amizade, procuram arrancar você da igreja. Bebidas e drogas lhe são oferecidas. Colegas de escola ou de trabalho o convidam para participar de fraudes e outros atos desonestos. O mau uso das redes sociais pode favorecer a pornografia, entre outros males. Como dizer "não" a isso tudo? Com a ajuda de Deus e da Bíblia Sagrada, você pode!

 

3. NÃO PERCA O SEU PRÊMIO

3.1. Fique atento (a)

João deixa bem claro: cuidado para não cair e perder o prêmio que 0 Senhor Jesus tem para nos dar (2J0 8; Ap 22.12). Nosso esforço não é em vão (1 Co 15.58), por isso temos de “ficar de olho” para não ter nenhum prejuízo.

 

No dia a dia da vida, muitas tentações são lançadas contra o jovem cristão, convites aparentemente inofensivos, promovidos, muitas vezes, por pessoas que se dizem amigas, mas a Palavra de Deus adverte: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Pv 14.12).

 

3.2. Algo com o que se deve tomar cuidado

A Bíblia enfatiza que quem “não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus" (2Jo 9). Assim, diminuir o papel de Jesus estabelecendo, por exemplo, Maria ou outra pessoa como mediadora, ou negar sua divindade, apresenta-se demoníaco, uma latente manifestação do espírito do Anticristo (2 Jo 7).

 

As pessoas que dizem coisas erradas sobre Deus e sua vontade estão na mentira. Entretanto, não significa que todos os “falsos mestres" fazem isso conscientemente: alguns deles podem até ser sinceros, mas não são verdadeiros. Eles estão “sinceramente equivocados". Podem até estar convencidos de que falam a verdade, porém, estão no engano.

 

Por tal razão, não há meio termo. Se você segue a Cristo, está na verdade e tem a Deus, mas se anda em caminho torto, ensinando heresias - ainda que seja uma pessoa simpática, agradável - não deve ser recebida como hóspede, nem tampouco ser saudada (2Jo 10).

 

CONHEÇA OS “ SEUS ALUNOS

Caro (a) Professor(a), alguns alunos da classe de juvenis, na idade em que se encontram, detestam ser subestimados quanto às suas capacidades intelectuais. Outros, podem estar até se auto menosprezando, não acreditando mais que possam, por meio do estudo, alcançar um futuro digno. Por isso, a ED também é um lugar de aprofundamento e autoconhecimento. Por isso. não se limite em usar, pontualmente, conceitos profundos sobre um tema, desde que você explique muito bem o que deseja falar. Não para mostrar a sua superioridade de conhecimento, mas para cativar os mais estudados e encorajar os que estão desesperançosos. Utilize a sua aula como um instrumento para um futuro melhor: incentive o estudo!

 

SUBSÍDIO 1

“Os movimentos de esquerda que defendem tópicos como a ideologia de gênero, o homossexualismo, realização do aborto, a Liberação das drogas ilícitas etc., progridem de forma exponencial no Brasil e no mundo. (...) A Igreja, no uso de suas atribuições educativas (Tt 2.1), não pode ser imparcial e apática diante dos ataques incessantes (1Pe 5,8), As palavras de Jesus Cristo são: 'também digo que tu és Pedro e sobre esta pedra, edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela' (Mt 16.18). Essas palavras nos encorajam e nos despertam a desenvolver o papel de apologistas e difusores dos princípios bíblicos, além de mergulhar com mais profundidade no conhecimento teológico (Hb 4.12). ‘As escrituras são rasas o suficiente para um bebê vir e beber sem medo de se afogar e profunda o suficiente para o teólogo nadar sem jamais tocar o fundo' (JERÔNIMO, 374-420 d.C.)."(SANTOS, Esdras Gomes dos. Educação Cristã: um instrumento preventivo contra-ataques ideológicos contemporâneos. Ensinador Cristão. Rio de Janeiro, v. 82.p. 28, abr./ mai./jun.2020).

 

SUBSÍDIO 2

"O ancião à senhora eleita' (2 Jo 1). A referência de João a si mesmo como 'ancião' pode ter sido devida à sua própria idade, mas é mais provável que tenha sido à devida à sua posição na igreja. Ele era alguém cuja maturidade e sabedoria o tinha tornado digno de confiança.

 

No primeiro século, o nome eleita1 era usado da maneira como usamos 'cristãos nascidos de novo' - para identificar indivíduos como crentes que têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. O termo não deve ser entendido como sugerindo predestinação. Ele afirma que nós, que escolhemos crer em Cristo, fomos escolhidos por Deus.

 

Nós o queremos como o nosso Deus. Mas Deus nos quis primeiro, como seus filhos."

 

“‘Andam na verdade' (2 Jo 4). Aqui, como em 1 João, o termo “verdade” está ligado à realidade. Uma pessoa que anda “na verdade" vive em harmonia com a realidade espiritual e moral, pois nós as conhecemos através de Cristo. Você e eu andamos “na verdade" se a nossa vida estiver marcada pela santidade e pelo amor." (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 989)

 

PARA CONCLUIR

Noções falsas sobre a sã doutrina geram crentes deficientes na fé (Mt 22.29). Sabendo disso, o apóstolo João, inspirado pelo Espírito, escreveu essa carta, estimulando os leitores a que permanecessem no amor à Verdade de Deus, rejeitando os ensinamentos mentirosos. O alerta continua atual! Que tenhamos consciência da importância de dizer "não" diante das teses do Inimigo e reter firme a expectativa do prêmio que o Senhor tem preparado para nós.

 

HORA DA REVISÃO

1. Segundo a lição, em que ano foi escrita a Segunda Epístola de João?

Aproximadamente no ano 90 d.C.

2. Em qual versículo da Epístola o apóstolo João confronta o gnosticismo?

No versículo 7.

3. Quais os dois principais temas da Segunda Epístola de João?

Amor e verdade

4. De acordo com 2 João 10, o que os crentes deveriam fazer ao ter com os gnósticos?

Não deveriam recebê-los em suas casas e nem saudá-los.

5. Complete o versículo: “Olhai por vós, MESMOS para que não PERCAMOS o que temos ganho, antes recebamos o inteiro GALARDÃO.” (2 Jo 8)



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

****

Post Bottom Ad