Lição 5 Fé e Obras (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 5 Fé e Obras (Classe: Juvenis)

Classe: Juvenis: Lição 5 Fé e Obras

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins

VERSÍCULO CHAVE:

1 Rs 17.13,14 | A fé evidente nas obras da viúva de Sarepta

1 Rs 18.3,4 | A fé evidente nas obras de Obadias 

Lc 7.6-9 | A fé evidente nas obras de um centurião

At 4.36, 37 | A fé evidente nas obras de Barnabé

At 4.34 | A fé evidente nas obras da Igreja em Jerusalém

  2 Co 9.13 | A fé evidente nas obras da Igreja em Corinto

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Tiago 1.26, 27

26 Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.

 

Tiago 2.1,14,17-26

1 Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

2 Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta,

14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?

17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem.

20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

21 Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,

23 e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

24 Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé.

25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?

26 Porque, assim como o corpo sem o espirito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

 

CONECTADO COM DEUS

A Epístola de Tiago não deixa dúvidas quanto à prática da fé. Ela ressalta os dois aspectos da "religião pura": a preocupação que devemos ter com os necessitados e o cuidado em nos preservarmos das armadilhas do sistema a que estamos submetidos neste mundo.

 

Na esteira deste raciocínio, há uma condenação veemente a um pecado descrito na Bíblia como "acepção de pessoas” (Tg 2.1), que produz efeitos devastadores nos princípios cristãos. Precisamos aprender sobre este assunto tão importante, quando Tiago quer saber onde estão as nossas obras, porque ”a fé sem obras é morta" (Tg 2.26).

 

OBJETIVOS

COMPREENDER a distinção entre religião vã e pura;

ENTENDER que Deus não discrimina as pessoas e que isso é pecado;

ENSINAR que quem tem fé realiza boas obras.

 

ANTES DA AULA

A organização do ambiente de ensino é fundamental e, mesmo que a sua igreja não tenha as melhores condições (oremos para que a situação melhore), você pode aprimorar a organização da sua classe com algumas estratégias gratuitas:

a) durante a semana lance versículos, vídeos e mensagens referentes às lições no grupo de conversas virtuais da classe (se não tem, crie);

b) se a classe tem três ou mais professores, crie um grupo de conversas, organize uma escala com datas fixas;

c) capacite-se com quem sabe, valorize na sua igreja local, os pastores, líderes e professores versados nas Escrituras.

Essas atitudes podem parecer simples, mas Deus observa e honra a nossa força de vontade em fazer o certo sem murmuração (Cl 3.23; Fp 2.14.15).

1. A VERDADEIRA RELIGIÃO

A Bíblia, em Tiago 1.26,27, traz o termo grego thresheia, que pode ser traduzido como "religião" — que compreende os conceitos teológicos e a vida devocional, em relação à divindade, de um indivíduo. Tiago, então, põe, como se diz, “o dedo na ferida", fazendo a diferença entre o falso e o verdadeiro adorador.

 

1.1. Religião vã

Tiago alerta para quem não “refreia sua língua”, ou seja, quem não controla suas palavras, que sua religião é vã (Tg 1.26) — não vale nada. Temos de ter muito cuidado para não falar palavrões, piadas imorais, racistas, críticas públicas à doutrina da Igreja (escandaliza o Evangelho - se há problemas na igreja, procure seu pastor e converse com ele). Não seja instrumento de propagação de notícias que não glorificam a Deus — inclusive, e principalmente, nas redes sociais — isso também significa não refrear a língua.

 

Assim, a nossa fala nos denuncia, como aconteceu com Pedro (Mt 26.73), pois ela demonstra quem verdadeiramente somos. Tiago conclui que, quem se diz cristão, e fala (e escreve) o que não deve, engana o seu próprio coração — não entrará no Céu!

 

1.2. Religião pura

Por outro lado, em Tiago 1.27, orienta-se sobre o verdadeiro andar com Deus — a religião pura, que pode ser observada por condutas no cotidiano da vida, quais sejam: “visitar os órfãos e as viúvas em suas tributações e guardar-se da corrupção do mundo”. A Bíblia, aqui, fala sobre o amor ao próximo e a Deus, sendo que os órfãos e viúvas representam todas as pessoas vulneráveis, que precisam de nós e estão próximas — nossos familiares, amigos, vizinhos, conhecidos em geral (ou até desconhecidos) — os quais necessitam de nossa atenção especial: guardar-se de se envolver com os pecados é amar a Deus, afinal, “quem se faz amigo do mundo, se constitui inimigo de Deus" (Tg 4.4.).

 

2. ACEPÇÃO DE PESSOAS

Continuando no assunto do amor ao próximo, Tiago dedica mais nove versículos (Tg 2.1-9), falando sobre a importância do amor, ao criticar a diferença de tratamento que pode ser dado entre ricos e pobres.

 

2.1. Preconceito

Tiago identifica comportamentos, na igreja, que não agradavam a Deus, quando tratavam diferentemente ricos e pobres — preconceito. Aliás, esse problema acontecia também em Corinto (1 Co 11.17-22), ou seja, não era novidade entre os cristãos primitivos. Em Jerusalém, a discriminação acontecia em relação às viúvas não judias — etnocentrismo (At 6.1), mas o Senhor nunca concordou com qualquer tipo de preconceito, seja ele racial (Jesus falava com samaritanos), seja ele social (Jesus tratava bem tanto os pobres como os ricos, doentes e sãos) ou religioso (conversou com a mulher samaritana) — uma das razões pela qual era odiado por seus compatriotas judeus. Que Deus nos ajude a vencermos nossos preconceitos e aprendamos a amar como Jesus.

 

2.2. O pecado

Tiago, por fim (2.9), diz que quem “faz acepção de pessoas” (tem preconceito) comete pecado e pode ser considerado como alguém desobediente. A Epístola de Tiago tirava a máscara de comportamentos errados que eram praticados na Igreja Primitiva, colocando as pessoas que assim agiam nos seus devidos Lugares: eram desobedientes.

 

Como criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus, todos os seres humanos merecem, independentemente do status social, intelectualidade, prestigio, cor da pele, etc., ser bem tratados. Deus não distingue as pessoas utilizando essas categorias estabelecidas por alguns, por isso, nós, servos do Senhor, também devemos fazer o mesmo: amar a todos com o padrão de Jesus.

 

INTERAÇÃO

Querido (a) professor(a), para aumentar a participação de seus alunos, uma fácil e eficiente estratégia é colocar em pequenos pedaços de papel os versículos que devem ser lidos (impressos ou escritos). Distribua-os aos alunos e, ao longo da ministração da aula, pergunte com quem está o versículo da vez para lê-lo. Com essa prática simples, você contará com a participação de boa parte da classe e os alunos irão perdendo a timidez aos poucos, ficando cada vez mais à vontade para interagir e colocar suas opiniões e dúvidas sobre os temas abordados.

 

3. BOAS OBRAS, UMA NECESSIDADE

3.1. Amar de fato e de verdade

Em Tiago 2.15-18 existe a advertência de que devemos praticar boas obras que demonstram a vitalidade da nossa fé, em conformidade ao que tinha sido ensinado por Jesus (Mt 5.16), e, posteriormente, pelos apóstolos Paulo (Ef 2.10) e João (1 Jo 3.17,18), revelando um dos grandes perigos da vida cristã: acreditar que o viver cristão se resume a crer em Deus e somente frequentar aos cultos.

 

Há quem pense, e defenda, que sua liberdade em Cristo deve ser aproveitada de maneira independente, podendo o servo de Deus passar seus dias vivendo para si mesmo, e seus deleites (Tg 4.1), “curtindo" as redes sociais com os amigos, sendo alguém muito querido na escola, uma pessoa descolada"... Não! O apóstolo Tiago alerta que o cristianismo precisa ser muito mais do que isso, necessita ir além das aparências; temos que fazer a diferença neste mundo perdido, e as nossas boas ações, no dia a dia, darão o tom da nossa fé em Jesus Cristo; afinal, “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou” (1 Jo 2.6).

 

3.2. A fé e as obras de Abraão

Tiago, depois de mencionar a necessidade de o crente realizar boas obras, informando que a fé sem obras é morta (Tg 2.14-20), ou seja, não possui nenhum valor, fala sobre o exemplo de Abraão, o qual além de crer em Deus, era seu amigo, obedecia a todas as ordens do Senhor, até mesmo as que pareciam absurdas, como sacrificar seu filho Isaque (Gn 22). Em Tiago 2.1-24, o Espírito Santo explica que “a fé [de Abraão] cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada”.

 

Desta maneira, também nós do século 21, precisamos estar atentos à voz de Deus e também às necessidades dos nossos irmãos. Boas obras não significam, portanto, apenas esmolas, ofertas, trabalho contínuo na igreja, mas também obediência irrestrita aos mandamentos de Deus e estender nossas mãos ao próximo.

 

3.3. A fé e as obras de Raabe

Depois de citar um exemplo nobre, do patriarca Abraão, Tiago apresenta a justificação de uma prostituta, a qual sequer era israelita: Raabe. Deus, com isso, estava provando que, tanto o nobre representante hebreu como a mais indigna e ultrajante pecadora, podem ter a redenção se, com fé, realizarem boas obras para Deus. Nós, também, independentemente da nossa condição espiritual anterior, w seremos aceitos por Deus se vivermos a fé em Cristo, realizando boas obras.

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

A pornografia é uma chaga silenciosa que vem destruindo a vida espiritual de muitos jovens e adolescentes. E como o professor de ED pode ajudar a combater esse mal?

Você deve:

a) ser confidente (o jovem está sofrendo, precisa de ajuda e de alguém confiável):

b) aconselhar estratégias para quebrar o ciclo do vício (deixar o celular noutro cômodo da casa quando for usar o banheiro, não assistir filme ou série que contém cenas impróprias...): lembre-o de que Deus o ama como um filho — e pais não desistem de seus filhos: o Senhor é o maior interessado em sua cura! Por fim.

d) ajude-o em oração, para que o Espírito Santo o conceda força para lutar!

 

SUBSÍDIOS 1

“Uma definição correta de fé deve levar em consideração a sua complexidade, pois enquanto pode ser dito que o exercício dela é a própria simplicidade, ela envolve toda a personalidade. O conhecimento é necessário (Rm 10.13-17). No entanto, embora o entendimento intelectual da verdade a ser crida não seja a fé, ele faz parte dela. A concordância com a verdade a ser crida é necessária (Mt 9.28: Tg 2.19): porém, a concordância não pode ser mais do que admitir a veracidade da coisa a ser crida, sem trazer nenhuma obrigação consigo. O elemento sem o qual não temos a fé bíblica, é o consentimento da vontade, ou 'o consentimento da Verdade para a concordância do entendimento' (cf. Jo 8.30,31). (...) As boas obras de um cristão são o resultado e a evidência da autenticidade da sua fé" (PFEIFFER, Charles F. et al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 779-780).

 

PARA CONCLUIR

A lição deste domingo nos faz aprender, através dos ensinamentos do apóstolo Tiago, a importância de viver a verdadeira religião, sem cair na religiosidade vazia, e que não devemos praticar boas obras para ser salvos, mas que, por que somos salvos, praticamos boas obras sem fazer acepção de pessoas. Que o Senhor nos ajude a viver a religião bíblica!

 

SUBSÍDIOS 2

"Se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado' (Tg 2.8-g.) A Lei que os cristãos judeus veneravam, com razão, ordenava, 'Amarás o teu próximo'. Em nenhuma passagem, 'próximo' é definido como seus amigos, ou como os ricos entre vocês. Os próximos são simplesmente pessoas: qualquer pessoa com que você possa ter contato. Mostrar favoritismo infringia a Lei antiga, pois redefinia o conceito de 'próximo', e excluía os pobres.

 

Na verdade, a Lei do Antigo Testamento era cuidadosamente contrária a mostrar parcialidade aos ricos ou aos pobres. Tiago não mencionou preconceito contra os ricos, simplesmente porque as pessoas às quais ele escrevia jamais fariam discriminação contra eles!

 

Os pecados que nós não cometemos não precisam de correção. São os pecados que nós cometemos que representam o problema.’ (RICHARDS, Lawrence O Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 954)

 

ORA DA REVISÃO

1. O que significa a palavra grega threskeia?

Pode ser traduzida como "religião".

2. Qual o alerta da Epístola aos que não refreiam a Língua?

Tiago alerta para quem não “refreia sua língua", ou seja, quem não controla suas palavras, que sua religião é vã (Tg 1.26) - não vale nada.

3. Segundo a lição, o que representam as viúvas e os órfãos em Tiago 1.17?

Representam todas as pessoas vulneráveis.

4. Qual comportamento nocivo Tiago alerta aos crentes?

Tiago identifica comportamentos, na igreja, que não agradavam a Deus, quando tratavam diferentemente ricos e pobres - o preconceito.

5. Complete: Assim também a ???, se não tiver as OBRAS, é MORTA em si mesma.


LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas

👍Bem-vindo (a) à nossa página de vendas de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!

🔍Aqui, você encontrará uma biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui


Informações Aqui

***

Informações Aqui
***


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad