Lição 8 O Propósito do Sofrimento - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 8 O Propósito do Sofrimento

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins


VERSÍCULO CHAVE:

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. (Sl 119.71)

LEITURA DIÁRIA

At 5.41 | Dignos de sofrerem por Cristo

Rm 5.3 | Glória nos sofrimentos

At 9.16 | Sofrer por Cristo, um caminho inevitável

Fp 1.29 | Sofrer por Cristo, um privilégio

At 3.18 | Os sofrimentos de Cristo, um anúncio profético universal

Hb 5.8 | Sofrimento gera obediência

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Pedro 4.1,2,12-19

1 Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento: que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado,

2 para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;

13 mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

14 Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque

sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.

15 Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;

16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.

17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

18 E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?

19 Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem.

 

CONECTADO COM DEUS

O sofrimento é algo que ninguém deseja, um tema desagradável, mas é impossível separá-lo da fé. O próprio Cristo deu o exemplo, padecendo "por nós na carne” (1 Pe 4.1). Mas o que há de bom no sofrimento? Nesta lição descobriremos alguns benefícios que ele pode nos trazer. É interessante observar também que nem todo sofrimento faz parte dos planos de Deus para aprimorar a nossa fé. Há ocasiões em que sofreremos por causa de nossos próprios erros. Mas, acima de tudo, é importante que você saiba que o sofrimento é necessário para o nosso crescimento na fé.

 

OBJETIVOS

COMPREENDER o sofrimento de Cristo e o seu propósito;

ENTENDER por que o justo sofre;

RESPONDER à inquietante pergunta: "sofrer faz bem?”

 

ANTES DA AULA

Estimado (a) professor(a), a lição de hoje é sobre o sofrimento e, alguns de seus alunos podem estar passando por momentos difíceis em suas famílias, na vida financeira ou sentimental. Portanto, antes de começarmos a nossa preparação, interceda por seus amados alunos.

A pedagogia que vem de Deus exige do docente a sua preparação através da oração (Sl ng.108), pois, um professor de ED que não busca ao Senhor em oração, enfraquece espiritualmente e deixa de seguir a sabedoria do Espírito Santo (Tg 1.5-8). Até mesmo você, professor(a), pode estar passando por um momento difícil, porém, mantenha os seus olhos em Cristo, e toda a dor passará. Deus não nos esquece!

l. O SOFRIMENTO DE CRISTO

1.1. Cristo sofreu por nós

Pedro diz que Cristo padeceu por nós (1 Pe 4.1). Jesus não desistiu da humanidade, apesar de não ter sido bem recebido pelos homens. Nunca teve nenhum conforto. Nasceu numa estrebaria de animais. Cresceu em um lugar humilde. Jesus poderia ter voltado ao Céu, mas Ele, por amor fez a pior escolha (do ponto de vista humano): morrer numa cruz. Ele escolheu, previamente, o sofrimento, a dor e o desprezo. É uma opção difícil e corajosa, mas foi isso que Ele fez!

 

1.2. Cristo pagou a nossa culpa

Cristo morreu por nós, cumprindo na carne a pena que era devida a nós, — (Ez 18.4; Rm 6.23), a fim de que fôssemos livres da condenação do pecado (Rm 8.1). É normal, entre os homens, cada um pagar pelos seus erros, mas sofrer pelos pecados alheios? E pior: sofrer pelos pecados dos inimigos? Foi isso o que aconteceu com Cristo no Calvário (Rm 5.6-8). Diante do maior sofrimento de todos os tempos, não só pela dor padecida, mas, sobretudo, pela dignidade e pureza daquEle que entregou sua vida na morte e foi contado entre os transgressores (Is 53-12), Deus estava oferecendo uma nova oportunidade para a humanidade.

 

1.3. A cegueira dos judeus

O sofrimento de Jesus foi algo que atraiu muitas pessoas, como Ele mesmo profetizou (Jo 3.14.15:12.32); pessoas como o ladrão e o centurião da cruz foram convertidas ao Evangelho ao verem o sofrimento de Cristo. Os judeus religiosos, porém, — escribas, fariseus, saduceus — não enxergavam qualquer valor em o Messias ser um servo sofredor (Is 53). Eles aguardavam um salvador que apenas os livrasse do jugo romano.

 

INTERAÇÃO

Querido (a) professor (a), para introduzir a lição aos alunos, realize a seguinte atividade: em um quadro ou cartolina, faça duas listas de nomes com a ajuda dos alunos: uma lista para pessoas conhecidas por sua bondade; e uma lista de pessoas conhecidas por sua maldade. Em seguida pergunte aos seus alunos se eles entregariam a pessoa que eles mais amam para sofrer no lugar de algumas dessas pessoas. Alguns não entregarão nem mesmo por pessoas boas. Mas, explique que Cristo sofreu por pessoas boas e ruins. Na verdade, diante dEle as nossas bondades (Ef 2.8,9) e injustiças (Hb 8.12), não importam, a graça é maior.

2. ENTENDENDO O SOFRIMENTO DO JUSTO

2.1. O sofrimento aprimora a fé

O Espirito Santo aconselha que não devemos estranhar a provação, pois ela possui um propósito: aprimorar nossa fé (1 Pe 4.12). Esse propósito encontra-se em vários outros textos da Escritura, como a provação de Abraão (Gn 22), o sofrimento dos hebreus no deserto, as provações de Davi (Sl 119.67,71) etc... O próprio Pedro, na mesma Carta, assevera sobre o propósito do sofrimento: “para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que 0 ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (1.7).

 

2.2. Alegria no sofrimento

Os Ímpios, certamente, não encontram razões para se alegrarem no sofrimento. Entretanto, aqueles que conhecem a Deus devem se alegrar “no fato de serem participantes das aflições de Cristo” (1 Pe 4-13)- Embora pareça estranho se alegrar com o sofrimento, é importante mencionar que tal ação somente acontece pela atuação do Espirito Santo, que nos lembra da glória que está reservada nos céus para os justos (1 Pe 4.13,14). Ademais, sofrer pelo nome de Cristo constitui-se em uma bem-aventurança (1 Pe 4.14). Pedro, aliás, ouviu essa verdade, pela primeira vez, certamente, dos lábios do próprio Senhor Jesus, no Sermão da Montanha (Mt 5.10-12).


3. SOFRER FAZ BEM?

3.1. O sofrimento inútil

Ao falar sobre o sofrimento dos justos, Pedro adverte sobre a importância de sempre fazer o bem, deixando claro que, como Deus não faz acepção de pessoas, se um cristão cometer algo digno de repreensão, seja de Deus seja da justiça humana, deverá pagar pelo seu delito (1 Pe 415). Não é justo que, nesses casos, a pessoa queira colocar a culpa em Deus ou que se busque glorificá-Lo por seu sofrimento, haja vista a prática de uma injustiça. Sofrer, por fazer o mal, é inútil.

 

3.2. Não se envergonhe em sofrer por Cristo

Pedro, em certa ocasião, se envergonhou do Senhor. Para não sofrer, ele O negou. Agora, porém, o novo Pedro anuncia a todos que não tenham vergonha de sofrer pelo Evangelho. Paulo sofreu como se fosse um malfeitor (2 Tm 2.9), mas também não se envergonhou do evangelho (Rm 1.16), pois ambos sabiam que sofrer, por amor a Cristo, glorifica a Deus (1 Pe 4.16).

 

3.3. O fim do sofrimento

Pedro sustenta que os sofredores, segundo a vontade de Deus, podem descansar que o fiel Criador cuidará da alma deles (1 Pe 4.19). Com isso, ele estava afirmando que podemos confiar em seu terno cuidado, pois por trás do sofrimento de um justo há um desígnio benigno em prol daqueles que herdarão a salvação (Rm 8.28). O verbo grego utilizado por Pedro "encomendem" (paratithemi) pode ser traduzido por depositar com confiança, aos cuidados de alguém, a fim de ser guardado em segurança. Assim, o justo que sofre não deve temer, ou duvidar, pois sua vida está nas mãos do Senhor.

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

A ED não é uma instituição apartada do seio da igreja, os professores e alunos são ovelhas e necessitam da tutela pastoral. Por esse motivo, todos devem estar unidos em comunhão. Logo, na prática, a liderança de jovens, a liderança da Escola Bíblica Dominical e a diretoria da igreja devem, em uníssono, ensaiar todos os passos a serem tomados com os alunos da classe dos juvenis. A ED é uma arma para o ensino, uma fonte evangelizadora e ferramenta para libertação de vidas.

 

SUBSÍDIO

"Por que um Deus bom e amoroso usaria o sofrimento para transformar e nos fazer crescer espiritualmente? Um Deus amoroso usa o que for necessário — e, peto fato de sermos falhos, a dor está presente com frequência. Afinal, se você quebrar um osso e o médico tiver de colocá-lo no lugar, isso irá doer. Metaforicamente, estamos repletos de ossos quebrados, e quando Deus coloca no lugar os ossos quebrados, nosso caráter, isso dói. Às vezes, trazemos o sofrimento para nós mesmos. Deus permite que experimentemos as consequências naturais do nosso próprio pecado para que possamos ver o quanto isso é realmente ruim e para nos atrair ao arrependimento. Nesses momentos, os sofrimentos operam como a dor em nosso dedo ao tocarmos um forno quente: 'Ai! Eu não deveria ter feito isso', dizemos. A dor pode ter um efeito instrutivo — o que o escritor aos hebreus tinha em mente ao descrevê-la como 'disciplina' (Hb 12.8)” (COLSON, Charles Respostas às Dúvidas de Seus Adolescentes. 9a imp. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 27).

 

PARA CONCLUIR

O sofrimento está vinculado à nossa existência e é a maneira de aperfeiçoarmos a nossa fé em Deus, Com ele, reconhecemos que somos dependentes da misericórdia divina. E. se viermos a enfrentar grandes provações, que não sejam por consequência de nossos próprios erros, para a vergonha do Evangelho. O maior consolo diante de uma provação é a consciência tranquila de estar agindo com fidelidade.

 

HORA DA REVISÃO

1. Por que Jesus fez a pior escolha, do ponto de vista humano, segundo a lição?

Porque Ele escolheu o sofrimento, a dor e 0 desprezo.

2. Conforme 1 Pedro 413. o que o cristão deve fazer quando participar das aflições de Cristo?

Aqueles que conhecem a Deus, devem se alegrar “no fato de serem participantes das aflições de Cristo".

3. Segundo a lição, é certo nos alegrar em Cristo pelo justo sofrimento causado por nossas injustiças?

Não é justo que, nesses casos, a pessoa queira colocar a culpa em Deus ou que se busque glorificá-Lo por seu sofrimento, haja vista a prática de uma injustiça. Sofrer, por fazer o mal, é inútil.

4. Pedro sustenta que os sofredores, segundo a vontade de Deus, podem descansar. Por quê?

Podem descansar que o fiel Criador cuidará da alma deles (1 Pe 4.19)

5. O que significa o verbo grego uti- + lizado por Pedro, paratithemi?

Pode ser traduzido por "depositar com + confiança, aos cuidados de alguém, a fim de ser guardado em segurança”.

👇 VEJA TAMBÉM Lições

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Post Bottom Ad