Lição 9 Inimigo Íntimo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 9 Inimigo Íntimo

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins


VERSÍCULO CHAVE:

E ele, respondendo, disse: o que mete comigo a mão no prato, esse me há de trair." (Mt 26.23)

LEITURA DIÁRIA

Sl 55.13 | Líder traidor, que era amigo íntimo

Ez 34.2 | Pastores de si mesmos

Mt 7-15 | Lobos devoradores

Jo 10.13 | Lideres mercenários

At 20.29 | Lobos cruéis

2 Tm 3.4 | Homens amantes de si mesmos

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Pedro 2.1-3, 9,17-22

1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;

3 e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados,

17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eterna- mente se reserva;

18 porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,

19 prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.

21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado,

22 Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama.

 

CONECTADO COM DEUS

A Igreja sempre sofreu ataques e perseguições. No entanto, os inimigos da Igreja nem sempre estão do lado de fora. Assim como há falsos profetas entregando mensagens que não provêm de Deus, existem no meio de nós "falsos doutores" (2 Pe 2.1), que pervertem as doutrinas fundamentais das Escrituras, criando heresias e levando o povo de volta ao pecado. A Segunda Epístola de Pedro trata exatamente a respeito desses "inimigos íntimos", cujos ensinos podem comprometer a fé. Por isso é primordial estudar a respeito deste tema. Que Deus nos livre de pessoas assim!

 

OBJETIVOS

APRENDER a discernir entre os falsos e os verdadeiros mestres;

MOSTRAR o que acontece quando há líderes mercenários nas igrejas;

REVELAR o fim daqueles que prejudicam a obra de Deus.

 

ANTES DA AULA

Estimado (a) professor(a), é importante ser conhecedor(a) da Palavra, mas sem uma boa organização prévia da aula, os seus alunos perceberão seu despreparo. Tenha a prudência e humildade para estudar a lição. Todo o assunto bíblico pode ser aprofundado e explicado com excelência, se preparado com antecedência. A excelência exige antecedência.

 

Logo, ainda que você não goste do tema da lição, eleve-o para o patamar que considere adequado. Traga outros textos, recursos, autores... Mas, o faça antes, com calma, assim, o conteúdo será atraente e compreensível aos seus amados alunos (Rm 12.7). Evite ao máximo estudar a lição no dia anterior à aula.

 

1. INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA

A Segunda Epístola Universal de Pedro, —endereçada para todos os crentes, foi escrita sob a sombra do seu martírio (1.14), aproximadamente no ano 66 d.C. Nela, cumprindo a missão de pastorear as ovelhas (Jo 2115-17). Pedro as adverte acerca dos perigos ocultos e traiçoeiros que tentam atrapalhar a caminhada cristã. O tema da Segunda Carta pode, então, ser assim resumido: o conhecimento completo de Cristo é uma fortaleza contra a falsa doutrina e a vida imoral.

 

2. FALSO X VERDADEIRO: COMO SABER?

2.1. Conhecendo os inimigos íntimos

O apóstolo Pedro diz que surgiram falsos mestres no meio da igreja (2 Pe 2.1), — inimigos íntimos do Corpo de Cristo, pois estavam envolvidos nos trabalhos do Senhor e, de fato, conheceram a Deus, porém, depois, abandonaram a doutrina verdadeira. Triste fim. Você pode identificar alguns deles? Indivíduos que, no passado, foram grandes pregadores e ensinadores, ocupando nossos púlpitos, mas atualmente se tornaram hereges, — inimigos da verdade e da santidade — ensinando a necessidade de reinterpretação da Bíblia (liberalismo teológico), dentre outras doutrinas de demônios.

 

2.2. A pedra de toque: heresias de perdição

Assim, os líderes religiosos que, outrora, eram usados por Deus, e hoje são inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18), seja por vaidade intelectual, seja por promiscuidade ou por ganância, ensinam heresias de perdição (2 Pe 2.1), ou seja, a palavra deles hoje se apresenta como fonte de perdição, não de salvação, alterando os fundamentos da doutrina de Cristo e, assim, negando o Salvador.

 

2.3. Repentina destruição

O Espírito Santo, por intermédio de Pedro, adverte, então, a esses “lobos" que sobrevirá a eles, e aos seus seguidores, “repentina destruição” (2 Pe 2.1). Deus, portanto, não suportará por muito tempo o escárnio dos que estão prejudicando o seu rebanho.

 

INTERAÇÃO

Querido (a) professor (a), realize a dinâmica do “Pastor, Lobo ou Ovelha?”. Em papéis, escreva: a letra O para ovelha; L para o lobo e P para o pastor, A classe deve sentar em círculo. Agora começa a dinâmica: o objetivo do lobo é matar as ovelhas piscando para elas; a ovelha deve dizer “morri" quando vir a piscada do lobo; o pastor deve descobrir quem é o lobo antes que mate as ovelhas ou que ele seja morto pelo lobo. Explique que em Mateus 715 Jesus falava dos falsos profetas, mas que o mesmo pode ser dito dos falsos mestres de hoje; aparentemente normais, mas com o interior “devorador”.

 

Caso sobre tempo, ao final da aula, divida a classe em dois grupos, O primeiro grupo deve relacionar todas as ameaças externas à Igreja, o perigo que vem de fora. O segundo grupo deve relacionar as ameaças internas, os perigos que se originam dentro da própria Igreja, Peça que exponham para a classe os resultados.

 

3. CONVIVENDO COM O MERCENÁRIO

3.1. Consequências internas e externas

Em 2 Pedro 2.2 nos são informadas as consequências da influência dos “inimigos íntimos" da igreja.

 

a) Muitos seguirão

A primeira é o sofrimento que acontecerá no seio da própria congregação, quando muitos abandonarão a sã doutrina e defenderão aspectos teológicos implantados por Satanás. Pedro profetiza que essas heresias surgirão "encobertamente”, ou seja, quem as seguir pensará que está agradando a Deus.

 

b) Escândalo para o Evangelho

Outro efeito da penetração das heresias na igreja será percebido pelas pessoas do mundo, que verão crentes perdendo as características de Cristo. Serão escândalos para o Evangelho, um atrás do outro, - pois “será blasfemado o caminho da verdade" (2 Pe 2.2) — em sucessivos processos de decepção, afastando muitas pessoas da vontade de Deus.

 

3.2. Encenação: prometendo-lhes liberdade

Em 2 Pedro 2.19 está escrita uma promessa desses “inimigos íntimos”: “prometendo-lhes liberdade". Uma verdadeira encenação. Em muitos lugares, atualmente, líderes apresentam um evangelho light, prometendo às pessoas, principalmente aos jovens, “liberdade". E muitos, em busca dessa “liberdade", deixam suas congregações e partem para uma aventura, como o filho pródigo (Lc 15.11-32). Abandonam os princípios, os costumes, a liturgia, o padrão de santidade, em busca dessa tão sonhada “liberdade”, algo muito parecido com a proposta da antiga serpente aos nossos primeiros pais.

 

 

3.3. A bondade de Deus

Apesar desse cenário caótico por causa do amor ao dinheiro de alguns que “farão de vós negócio com palavras fingidas" (2 Pe 2.3), há uma mensagem de esperança: “sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos" (v.9). Deus promete livrar aqueles que se achegarem a Ele.

 

4. O FIM DOS HIPÓCRITAS

4.1. Começando bem, terminando mal

Em 2 Pedro 2.20 é contada a triste

história de alguns que “depois de ter escapado das corrupções do mundo (...) foram outra vez envolvidos nelas e vencidos". Começaram bem, mas terminaram mal. Que Deus nos ajude a começarmos bem e terminarmos bem.

 

4.2. Sacrifício de tolo

Em 2 Pedro 2.21 informa-se que aqueles que se desviarem "melhor lhes fora que não conhecessem o caminho da justiça". O esforço, pois, que eles empreenderam em buscar a Deus, ganhar almas para o Reino, dar testemunho de Cristo, transformou-se em sacrifício de tolo, fazendo coro àquilo mencionado pelo profeta Ezequiel: "quanto justo se desviar da sua justiça e fizer maldade (...) ele morrerá: (...) e suas justiças que praticara não virão em memória" (Ez 3.20).

 

4.3. A comparação do cachorro e da porca

Em 2 Pedro 2.22 são ilustrados os vícios morais com base no comportamento de dois animais: o cachorro — que come seu vômito — e a porca que, lavada, — volta ao lamaçal, os quais se deliciam com a imundice, fazendo alusão àqueles que retornam a seus pecados anteriores com deleite e entusiasmo.

 

CONHEÇA OS  SEUS ALUNOS

Os ímpios deste século são proeminentes oradores, eles treinam as suas palavras com dedicação e precisão. Anelam cativar o máximo de ouvintes (Tg 3.3-6). E, tragicamente, uma parcela considerável dos jovens têm caído nos engodos dos perversos. Nesta senda, é vital ao professor da ED que busque aperfeiçoar a sua oratória, com o intuito de transmitir com emoção e inteligência a doutrina (2 Tm 2:15). Abstenha-se de termos como "é tipo”: ou “o mesmo' quando utilizado como pronome pessoal; procure estudar a coesão textual e coerência textual; e tenha cuidado para escrever as palavras de forma correta. Ofereça sempre o melhor para a glória de Deus (Cl 3.23-24).

 

SUBSÍDIO 1

“Os deuses da mitologia greco-romana apresentavam os mesmos vícios e as mesmas características dos homens - ódio, inveja, ciúme, imperfeições - e além disso cometem prostituição, comem, bebem etc. Os deuses do paganismo antigo eram tão imorais quanto os seus adoradores.

 

O caráter e a atividade das pessoas eram iguais aos dos deuses que eles serviam, (...) Isso transmite a ideia de legitimidade às pessoas sobre as mesmas práticas dos deuses. (...) Mas com o verdadeiro Deus revelado nas Escrituras as coisas são diferentes. O seu caráter é puro e santo por natureza, completamente isento de pecado e, portanto, todos os que pertencem a ele precisam igualmente de pureza e santidade; (...) 'Santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus' (Lv 20,7). Essa exortação não se restringe aos filhos de Israel, pois ela reaparece no Novo Testamento ensinando aos cristãos a necessidade de uma vida santa: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo' (1 Pe 1.15,16)" (SOARES, Esequias. A Razão da Nossa Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. p. 136).

 

SUBSÍDIO 2

"O Estado dos crentes que se misturam com os falsos mestres

O pecado é verdadeiramente uma servidão, e traz consigo o próprio castigo. Haja vista 0 que acontece com os falsos profetas e suas vítimas. Terminam num estado simplesmente lastimável: pior que antes (2 Pe 2.20).

 

Os pecadores que jamais ouviram o Evangelho, têm maior esperança de arrependimento do que aqueles que, embora tendo-o um dia conhecido, apostataram da fé. São cães que voltaram ao próprio vômito (2 Pe 2.22), Essa ilustração pode não ser agradável, mas descreve muito bem o estado de quem abandona a verdade de Cristo. Pedro insta-nos a que nos afastemos dos falsos mestres, para que não sejamos vítimas de suas manobras. Estejamos, pois, sempre prontos para apresentarmos as razões da esperança que há em nós. (HORTON, Stanley M. 1 e 2 Pedro: A razão da nossa esperança, Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 98)

 

HORA DA REVISÃO

1. Resumidamente, qual o tema da Segunda Carta de Pedro, de acordo com a lição?

O tema da segunda carta pode, então, ser assim resumido: o conhecimento completo de Cristo é uma fortaleza contra a falsa doutrina e a vida imoral.

2. Como são considerados os que defendem e ensinam a necessidade de reinterpretação da Bíblia (liberalismo teológico)?

Inimigos da verdade e da santidade.

3. O que são heresias de perdição?

Ela se apresenta como fonte de perdição, não de salvação, alterando os fundamentos da doutrina de Cristo e, assim, negando o Salvador.

4. Segundo a lição, qual a advertência do apóstolo Pedro aos “lobos”?

Pedro adverte que sobrevirá a eles, e aos seus seguidores, “repentina destruição" (2 Pe 2.1).

5. O que representa o cachorro e a porca em 2 Pedro 2.22?

Fazendo alusão àqueles que retornam a seus pecados anteriores com deleite e entusiasmo.

👇 VEJA TAMBÉM Lições

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad