Lição 7 A Santificação Necessária

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins


VERSÍCULO CHAVE

"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)

LEITURA  DIÁRIA

Ap 154 | Somente o Senhor é plenamente santo

Hb 12.14 | Santificação, requisito para ver a Deus

Js 3.5 | Santificação, requisito do milagre

★ Js 7.13 | Santificação, requisito para expurgar o pecado

1 Cr 15,12 | Santificação, requisito para conduzir a Arca

1 Pe 3.15 | Santificando a Cristo como Senhor

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Pedro 1.13-24

13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,

14 como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

16 porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,

19 mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

20 o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;

21 e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

22 Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;

23 sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.

24 Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor.

 

CONECTADO COM DEUS

A busca pela santificação é a marca que nos diferencia. Várias vezes, deixamos de participar de ambientes festivos e lugares comuns aos descrentes (1 Co 7.35). Contudo, agimos assim, não por sermos superiores, mas porque vemos a nossa pecaminosidade. Por isso não podemos nos considerar mais santo” do que os outros (Mt 23.4; Lc 18.11). De outro modo, há o “libertino", que não passa de um cego, o qual ama a vida desregrada e disfarça sua veneração às concupiscências com um simples “nada a ver” (Ef 4.18 e 2 Tm 4.3). Porém, o santo autêntico, se sacrifica todos os dias em prol de uma vida piedosa e cheia da graça de Deus (1 Co 7.1).

 

OBJETIVOS

COMPREENDER que a primeira carta de Pedro foi escrita para consolação da igreja;

EXPLANAR sobre os sábios conselhos para uma vida santa;

ENTENDER que a santificação é o caminho que nos levará ao Céu.

 

ANTES DA AULA

Estimado (a) professor (a), no seu momento de preparação é fundamental a presença de uma Bíblia Sagrada, pois, em cada lição, há uma gama de passagens bíblicas indicadas que são fundamentais ao que é comentado aqui. Portanto, além do auxílio da revista, recomendamos que utilize a “Bíblia com comentários de Antonio Gilberto", editada pela CPAD, que possui brilhantes apontamentos de um dos maiores pioneiros da teologia pentecostal clássica do Brasil, reconhecido mundialmente. Traremos no subsidio um trecho que disserta sobre o tema santidade. A bíblia de estudo é uma maneira versátil e célere para construir argumentos teológicos sadios e sólidos.

1. INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA

A Primeira Carta de Pedro foi o primeiro livro admitido no cânon sagrado e, pela tradição, acredita-se que tenha sido escrito entre 63 e 67 d.C. Há quem defenda, porém, que a data deve ser admitida em 60 d.C. A discussão principal gira em torno de saber se a epístola universal foi escrita antes ou depois da perseguição de Nero (64 d.C.), pois Pedro traz como tema principal a vitória sobre o sofrimento (palavra que aparece 15 vezes), havendo dúvida se ele estava profetizando acerca do que iria acontecer ou se ele já estava consolando o cristão pela perseguição e difamação empreendidas pelo Império Romano, que culparia ou culpava os cristãos por supostamente colocarem fogo em Roma. Assim, essa epístola foi escrita para animar os cristãos, que estavam dispersos na Ásia Menor, cumprindo sua missão de fortalecer os irmãos (Lc 22.32), estimulando-os, igualmente, a manterem uma conduta santa enquanto peregrinam neste mundo.

 

2. CONSELHOS AOS PEREGRINOS

Esta Epístola foi escrita para pessoas que estavam em desconforto, longe de seus líderes, sufocadas pelas tribulações da vida, mas, apesar de tudo isso, deveriam se lembrar do compromisso com Cristo. Assim, depois de, entre os versículos i a 12, Pedro citar inúmeras bênçãos e privilégios espirituais recebidos, a partir do versículo 13 ele enumera algumas responsabilidades.

 

2.1. Portanto...

“Portanto” (gr. dio) que significa por esse motivo, é o elo de conexão com aquilo que antecede, não com o que virá depois. Assim, diante de tantas coisas maravilhosas que Deus fez e faz por nós, devemos ser corajosos para defender o Reino, viver o Evangelho, participar dos sofrimentos de Cristo. Deus não nos chamou a navegar pelo mar desta vida sem propósito, mas Ele espera que integremos sua equipe de obreiros, navegando dignamente, em seu nome. Era essa a mensagem inicial de Pedro aos peregrinos.

 

2.2. Cingindo os lombos do vosso entendimento.

Em seguida, Pedro, pelo Espírito, fata sobre cingir os lombos do entendimento, isto é, que as mentes dos discípulos estivessem preparadas para os grandes desafios do Reino. Os cristãos, ainda que dispersos e perseguidos, deveriam se fortalecer mentalmente, entenderem os tempos, e agirem com fé. Se não possuíssem onde pousar, nem aonde ir, que permanecessem seguindo adiante, mas que nunca desanimassem.

 

2.3. Sede sóbrios e esperai...

Por fim, neste início, Pedro aconselha que eles sejam prudentes e pacientes, sabendo que o Pai nunca os decepcionará. Ser sóbrio (gr. nephotes) significa ser vigilantes, ante os iminentes perigos espirituais que nos circundam, estando de prontidão para a vinda de Cristo. Além disso, era necessário esperar, com paciência, pelo Senhor (Sl 40.1). O sofrimento dos cristãos deve ser suportado com resignação.

 

INTERAÇÃO

Caro (a) professor (a), para iniciar o assunto da lição, faça, se possível, a seguinte dinâmica: teve uma jarra transparente vazia, uma garrafa cheia de água e uma pequena quantidade de café (líquido). Diga aos alunos que a jarra nos representa, logo dispense o pouco de café dentro da jarra e explique que o pecado mancha as nossas vidas. Neste momento, utilize a garrafa cheia de água limpa e dispense dentro da jarra, explicando que quando oramos, lemos a bíblia, somos obedientes etc., essas atitudes irão nos santificar diariamente nos tornando limpos diante de Deus. Assim, encha a jarra até a água se tornar limpa e mostre aos alunos que esse é o processo de santificação.

 

3. NÃO SE CONFORMANDO COM AS CONCUPISCÊNCIAS

3.1. Santificação, um objetivo

Em seguida, Pedro chama a atenção de que, “como filhos obedientes" eles não deveriam ceder aos desejos intensos da natureza humana (1 Pe 1.14). Os peregrinos cristãos deveriam viver e pensar como filhos obedientes, não como escravos, e assim, por onde passassem, tinham de trazer com eles os valores do Reino do Pai e não viver conforme o mundo (Rm 12,1,2), Assim, a santidade deveria ser a tônica da existência deles e a nossa também.

 

3.2. Santidade em toda vossa maneira de viver

O padrão de santidade de Deus não alcança somente uma ou outra esfera da vida, mas tem o propósito de alcançar todos os recantos da existência, — "toda vossa maneira de viver” (1 Pe 1.15). Alguém pode questionar: Por que isso é tão importante? A resposta é simples: porque está escrito que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

 

A santificação é um processo contínuo em que buscamos um elevado padrão moral e espiritual, e isso não se consegue apenas com os momentos que passamos na igreja. A maior parte de nossas vidas ocorre fora dela: em casa, no colégio, no estágio, no emprego. Por isso é necessário que nos conscientizemos de que somos consagrados onde quer que estejamos. Já deixamos a nossa "vã maneira de viver" (v. 18).

3.3. O modelo de santificação

“Porquanto está escrito: sede Santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.16). É assim que Deus fala no Antigo Testamento e repete no Novo. Dessa forma, nosso padrão de santidade é Altíssimo, Jesus mesmo disse que fôssemos perfeitos, como Deus (Mt 5.48). Mas como resolver esse grande problema, visto que o homem é pecador? O Senhor explica logo no versículo seguinte: “Se invocais a Deus, como Pai, andai em temor" (1 Pe 1.17). Ou seja, o Altíssimo sabe que estamos sujeitos ao pecado, mas espera que o pecado não seja cometido, como tendo domínio sobre nós, por isso a recomendação é que andemos em temor.

 

3.4. O que significa ser santo

A palavra "santo" quer dizer separado, e é isso o que somos. Fomos separados do mundo para nos dedicarmos a Deus. Se você acha que não tem se dedicado ao Senhor como deveria, tente descobrir os motivos que o estão impedindo de ter um relacionamento melhor com Deus. Embora você não precise apresentar-se ao mundo com uma auréola sobre a sua cabeça, a santificação é fundamental para a sua vida (Hb 12.14).

 

3.5. A salvação foi caríssima

Pedro, na sequência, lembra de que Deus pode fazer tal exigência, porque todos nós éramos escravos e fomos comprados por um preço altíssimo. Pelo resgate de nossas vidas foi pago o maior de todos os preços (a vida do Filho de Deus), por tal razão devemos purificar a alma na obediência à verdade (1 Pe 1.19,22).

 

4. O QUE SIGNIFICA SEPARAR-SE DO MUNDO?

O processo de santificação, a consagração a Deus, inclui também o ato de separar-se do mundo. Mas o que isso significa? Eu devo me isolar das pessoas e viver isolado em um lugar ermo? Claro que não. Não é essa a ideia bíblica de separação do mundo. Jesus, em sua oração sacerdotal, lembrou ao Pai que ainda estamos no mundo (Jo 17.11).

 

"Separar-se do mundo significa não participar dos pecados e enganos deste mundo, deste sistema corrompido. Significa também não absorver suas filosofias, não se deixar levar por seus modismos e suas doutrinas enganosas. Separar-se do mundo é pertencer ao outro lado — o Reino de Deus — e esforçar-se para conduzir a Cristo os que ainda não são santos.

 

O processo de santificação implica sermos santos, consagrados a Deus e separados do mundo. Somos santos não por alcançarmos um elevado grau de espiritualidade, mas porque pertencemos ao povo de Deus.

 

A santificação é um processo necessário que se estende por toda a nossa existência, e a maneira como vivemos neste mundo terá consequências na eternidade. Viva, portanto, uma vida de santificação.

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

No espectro de 15 a 17 anos de idade, temos um problema sério em relação ao compromisso dos jovens com a igreja. De um modo específico, precisamos motivar a classe de juvenis a estar atuante na ED. Nesse sentido, uma boa maneira de vincular o aluno desinteressado, é convidá-lo para ministrar uma introdução da aula, ou de um dos tópicos. Durante a semana, devemos acompanhá-lo nas suas dúvidas. É importante que o professor peça um esboço do que será dito, evitando constrangimentos doutrinários.

 

Subsídio 1

"Nossa santificação também é segundo o derramar do sangue de Jesus que não pode ser encarado como algo meramente negativo. O sangue significa não apenas a purificação do pecado, como também é 0 único modo pelo qual se tem acesso a Deus e a comunhão com ele. Note também que Pedro não está falando da purificação inicial no ato da conversão, e sim, de um contínuo derramar que acompanha a perseverante obediência do que é santificado. Eis como João trata desse mesmo assunto: 'Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado' (1 Jo 1.7)." (HORTON, Stanley M, 1 e 2 Pedro: A razão da nossa esperança. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 15)

 

SUBSÍDIOS 2

"Uma importante razão pela qual o crente deve santificar-se é que a santidade de Deus, em parte, é revelada através do procedimento justo e da vida santificada do crente" (Lv. 10.3; Nm 20.12). Então, o crente não deve ficar observando, nem exigindo santidade na vida dos outros; ele deve primeiro demonstrar a sua! (...) Devemos atentar para o fato de que o inimigo centraliza seus ataques na santificação do crente. A principal tática que o Adversário emprega para como ter a santidade é o pecado da mistura, isso ele já propôs antes a Israel através de Faraó (Êx 8.25). Esta mistura inclui: da igreja com mundanismo; da adoração com as músicas profanas etc. Em muitas igrejas hoje a Santificação é chamada de fanatismo. Nessas igrejas falam muito de união, amor, fraternidade, louvor, mas não da separação do mundanismo e do pecado. Notemos que as 'virgens' da parábola de Mt 25 pareciam todas iguais; a diferença só foi notada com a chegada do noivo. Estejamos, pois, preparados para o Encontro, avivados para o Arrebatamento (Ts 4.16-17)!" (SILVA, Antonio Gilberto da. Bíblia com comentários de Antonio Gilberto. Rio de Janeiro: CPAD, 2021)

 

PARA CONCLUIR

O processo de santificação é um dos assuntos mais importantes da vida cristã, mas, infelizmente, é o mais reprimido pelos cristãos “da moda". Para eles, Deus apenas necessita do seu coração. Na realidade, eu, o pecador, necessito dar tudo para Ele: coração, alma, corpo, vestes e comportamentos, a fim de que receba, pela graça e misericórdia, a coroa da justiça (1 Tm 4.8).

 

HORA DA REVISÃO

1. Qual o primeiro livro aceito no cânon bíblico?

A Primeira Carta de Pedro foi o primeiro livro admitido no cânon sagrado.

2. Quando provavelmente foi escrita a Primeira Carta de Pedro?

Pela tradição, acredita-se que tenha sido escrita entre 63 e 67 d.C.

3. Segundo a lição, qual a principal discussão acerca da datação da Epístola estudada?

A discussão principal gira em torno de saber se a epístola universal foi escrita antes ou depois da perseguição de Nero (64 d.C.).

4. Qual o significado da palavra grega nephotes em 1 Pedro?

Significa ser sóbrio: ser vigilantes, ante os iminentes perigos espirituais que nos circundam, estando de prontidão para a vinda de Cristo.

5. Como é o andar daqueles que invocam a Deus como Pai?

“Se invocais a Deus, como Pai, andai em temor” (1 Pe 1.17).


LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas

👍Bem-vindo (a) à nossa página de vendas de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!

🔍Aqui, você encontrará uma biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui


Informações Aqui

***

Informações Aqui
***


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !