Lição 12 Cuidado com o ego e suas Ambições - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 12 Cuidado com o ego e suas Ambições

O egoísta revela, através de suas ações, a ganância, cobiça, idolatria (endeusa a si próprio) etc.,

Lições Bíblicas Juvenis 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins


VERSÍCULO CHAVE

“Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade." (3 Jo 3)

 

LEITURA DIÁRIA

Fp 2.4 | Pense não apenas em si

Pv 18.1 | Não é sábio buscar desejos egoístas

Tg 3,16 | Onde há ambição egoísta há perturbação

Tg 4.1-3 | O egoísta pede e não recebe

2 Tm 3.1-4 | Afaste-se de quem ama a si mesmo

Hb 13.16 | Deus agrada-se do compassivo

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

3 João 5-11

5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos,

6 que em presença da igreja testificaram do teu amor, aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;

7 porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.

8 Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.

9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.

10 Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.

11 Amado, não sigas o mal. mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.

 

CONECTADO COM DEUS

O "ego" é o "eu" (esse é o significado do grego ego). Possuímos, enquanto seres humanos e pecadores, a tendência de sempre buscar (e alguns até a qualquer custo) a satisfação do próprio ego. Isso é o que chamamos de egoísmo e é extremamente perigoso! O egoísta revela, através de suas ações, a ganância, cobiça, idolatria (endeusa a si próprio) etc., acreditando que suas escolhas e preferências são superiores a tudo e a todos. O alerta bíblico é claro: cuidado com o ego e suas ambições (Pv 18.1; Fp 2.3,4; Tg 3.16). Oremos para que o Senhor guarde nosso coração do egoísmo!

 

OBJETIVOS

EXPLICAR o contexto da Epístola (Gaio e Diótrefes);

CONHECER as características de um cristão fiel e obediente;

ENFATIZAR a luta contra a rebeldia e o sentimento egoísta.

 

ANTES DA AULA

Caro(a) professor (a), estamos nos aproximando do final deste trimestre, mas nunca é tarde para nos lembrarmos da responsabilidade do ministério do ensino e aperfeiçoarmos nossas metodologias em sala de aula. Todo professor de Escola Bíblica deve possuir enraizado em si pelo menos três valores: DEDICAÇÃO, RENOVAÇÃO e EXCELÊNCIA.

 

A orientação do apóstolo Paulo para os professores de ED (os que possuem e exercem o dom do ensino) é que se dediquem em seu ministério — desgaste-se nesta obra! Faz parte de dedicar-se. a busca de novas formas de transmitir a Palavra com mais didática, gerando mais transformação de vidas — nunca se acomode! Por fim, o professor deve estar convicto de que a excelência será alcançada apenas na eternidade, mas até lá devemos desejar e buscá-la com todas as forças, a fim de entregarmos o melhor para Deus — excelência cristã só é possível quando acompanhada da humildade!

 

1. INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA

O apóstolo João, aproximadamente no ano 90 d.C., de Éfeso, escreveu sua terceira carta ao amado Gaio, um cristão proeminente, com o propósito de elogiar por sua hospitalidade e generosidade em receber os missionários enviados, ao passo em que o adverte contra pessoas como Diótrefes (3 Jo 9), o qual fala mal do ministério “e, não contente com isso, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja” (3 Jo 10).

 

2. O CRISTÃO VERDADEIRO

2.1. Fiel em tudo

João elogia seu amigo Gaio, dizendo que ele é fiel em tudo. Por óbvio, não significava que ele não cometesse pecados, mas que ele procurava, com todas as suas energias, fazer a vontade de Deus, Ele não era apenas bem-intencionado, mas se conduzia de maneira apropriada, cristã, sincera, sem causar escândalos ao Evangelho.

 

Naquela época, em que não havia redes sociais, nem mídia, as notícias se difundiam com menor intensidade e rapidez, bastante diferente dos dias atuais, mas, mesmo assim, chegou ao conhecimento do apóstolo João, com "cores vividas", o bom testemunho de Gaio e o amor com que servia Deus. A pergunta que não quer calar é: Será que nossas redes sociais glorificam a Deus? Será que as informações que são “publicadas", “curtidas" e “compartilhadas” sobre nós têm o mesmo bom cheiro de Cristo daquilo que se dizia sobre Gaio?


2.2. Ama indistintamente

O padrão de amor de Gaio também glorificava a Deus, pois ele cuidava bem tanto de judeus como de estrangeiros, afinal quem ama como Jesus não faz acepção de pessoas (At 10.34; Rm 2.11; Ef 6.9; Tg 2.1,9; 1 Pe 1.17). Será que o meu e o seu jeito de amar as pessoas traz alegria ao Senhor?

 👇 VEJA TAMBÉM Lições

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


3. OPOSIÇÃO À OBRA DE DEUS

3.1. Sede pelo poder

Diótrefes, um homem que se dizia cristão, no primeiro século, mas não conhecia a Deus, pois fazia o mal (3 Jo 11), não queria apenas ser grande, e sim o maior. Era arrogante e orgulhoso. Parecia o próprio Diabo. Esse obreiro não detinha as qualidades de um discípulo do Senhor Jesus e, por tal razão, o apóstolo João faz declarações fortes contra ele. Temos nós, também, que sermos cuidadosos para que a nossa vaidade pessoal, as nossas ambições, não conflitem com os interesses do Reino de Deus.

 

3.2. Desrespeito aos líderes da igreja

A oposição à obra de Deus, feita por Diótrefes, era tão intensa que ele falava mal de João e sequer o recebia; considerava-o, pelo visto, como um inimigo do trabalho do Senhor. Certamente a influência desse pastor fraudulento, que desejava assumir o mais alto posto institucional eclesiástico, estava trazendo alguns prejuízos no andamento da obra missionária, a tal ponto que, segundo alguns teólogos, provavelmente, esta carta foi pessoalmente recepcionada pelas mãos de Demétrio, um obreiro aprovado.

 

Que o Senhor guarde a sua igreja de pessoas inescrupulosas, ambiciosas, rebeldes, murmuradoras, que causam dissensão, divisão, como Diótrefes, as quais buscam apenas os seus interesses (Pv 18.1) e não os interesses de Deus.

 

3.3. Aversão aos companheiros

Os maus obreiros, além de terem uma motivação ilegítima, pregarem rebelião contra os ministros de Deus, ainda atuam para impedir que outras pessoas cooperem com aqueles que trabalham na obra do Mestre.

 

Essa aversão acentuada aos companheiros, de maneira a impedir a prosperidade de outros irmãos, demonstra uma total repulsa aos princípios do Reino de Deus. João, por exemplo, ao escrever o Apocalipse afirmou que era “companheiro na aflição, e no reino” (1.9), bem diferente do sentimento de Diótrefes.

 

INTERAÇÃO

Caro (a) professor (a). recomendamos a seguinte dinâmica para iniciar a aula: procure uma caixa pequena com tampa e fixe um espelho ao fundo (você também pode posicionar o seu celular com a câmera frontal ligada). Diga aos seus alunos que na caixa estão imagens de pessoas da sala, convide dois ou três alunos para olharem dentro da caixa e, em seguida, falarem alguns defeitos dessa “pessoa". Obviamente, eles estarão falando de defeitos próprios. Ao final, esclareça a dinâmica para os ouvintes e parabenize os alunos que foram sinceros e corajosos ao reconhecer, humildemente, seus defeitos diante de todos.

 

4. CONSELHOS E CONCEITOS

4.1. Não seguir o mal

Após expor a conduta não cristã de Diótrefes, João aconselha que Gaio não siga o caminho trilhado por ele, haja vista que seguir o mal nunca é uma boa opção, pois a pessoa prejudica a si mesma, além de agir contra Deus.

 

Quando alguém pratica o mal, como Diótrefes, ou como Judas, em primeiro lugar demonstra que foi vencido pelo Diabo, abandonou a Cristo e se constituiu como seu próprio senhor.

 

4.2. Quem faz o bem é de Deus

João, em seguida, menciona algo singelo, porém profundo: quem faz o bem é de Deus (3 Jo 11). Ou seja, Deus é a fonte de toda bondade, beleza, amor, e, por isso, tudo que envolve bondade, benignidade, tem a ver com o mover de Deus. Por outro lado, os maus — aqueles que agem contra a vontade do Senhor — não conhecem a Deus, como Diótrefes.

 

Todos nós temos, diante da vida, escolhas a serem feitas: Bênção ou maldição, Vida ou morte. Cabe a cada um de nós escolher qual caminho seguir.

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Ninguém gosta de estar em um lugar onde não é bem tratado, ainda mais se for num sonolento domingo de manhã e você tem de 15 a 17 anos de idade. Todas as forças apontam a Escola Dominical como uma atividade nada agradável. Dessa forma, para vencer toda a letárgica inércia da cama. é essencial ao professor, e equipe, que exerça a "Pedagogia do Amor de Deus". Faça com que o seu aluno se sinta amado e querido pela igreja e classe, muitas vezes não é fácil, mas insista nele, pois assim como você. ele também é muito importante para Deus. Ame-o e interceda constantemente por ele.

 

SUBSÍDIO

"Guiará os mansos retamente.' Os mansos gozam das boas graças com Pai do manso e humilde Jesus, porque Deus vê neles a imagem do seu Unigênito. Eles sabem que precisam de orientação, estando então prontos a submeter o próprio entendimento à vontade divina. O Senhor condescende em ser o guia para eles (...). Animem-se! As dificuldades deixam os mansos perplexos, sem saber o que fazer, forçando-os agir sem descrição. Mas a graça vem em socorro, ilumina lhes a mente para seguirem o que é justo e ajuda-os a discernir o caminho no qual o Senhor quer que trilhem. Os tolos, orgulhosos da própria sabedoria, não aprenderam e, portanto, erram o caminho para o céu. Mas os corações humildes se sentam aos pés de Jesus e encontram a porta da glória, pois 'aos mansos ensinará o seu caminho1.' (SPURGEON. C. H. Os Tesouros de Davi. Vol.1. Rio de Janeiro, CPAD, p. 508-509. 2017).

 

PARA CONCLUIR

Jesus ensinou: "...qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado (Lc 1411). Os que estão no mundo (aqui incluídos os egoístas como Diótrefes) não entendem como o Mestre poderia ensinar valores como esses (Lc 16.14; l Co 1.18,19)! Que o Senhor nos dê graça para conservarmos um coração como o de Gaio, a fim de agirmos sem pensar exclusivamente nas nossas preferências.

 

HORA DA REVISÃO

1. Como era chamado o cristão rebelde mencionado na epístola estudada?

Chamava-se Diótrefes (v.9).

2. Quem João elogia, dizendo que ele é fiel em tudo?

Seu amigo Gaio.

3. O que Diótrefes cobiçava entre os irmãos da igreja de Éfeso?

Desejava assumir o mais alto posto institucional eclesiástico.

4. Provavelmente esta carta foi recepcionada por qual obreiro?

Pelas mãos de Demétrio, um obreiro aprovado.

5. Complete o versículo: “Amado, não SIGAS o MAL, mas o BEM. Quem  faz o mal não tem VISTO a Deus (3 Jo 11).

👇 VEJA TAMBÉM Lições

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

*****

Post Bottom Ad