Lição 3 A fé e o nosso Relacionamento com Deus - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 3 A fé e o nosso Relacionamento com Deus

LIÇÕES BÍBLICAS JUVENIS 3º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: Conhecendo os Fundamentos da Fé Cristã nas Epístolas Gerais.

Comentarista: Samuel de Oliveira Martins

VERSÍCULO CHAVE:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11.6)

LEITURA DIÁRIA

★ SEG. Gn 6.9  A fé de Noé, pregador da justiça de Deus 

★ TER. Gn 15.6  A fé de Abraão, amigo de Deus 

★ QUA. Lc 1.45  A fé de Maria, mãe do Salvador 

★ QUI. 2 Pe 2.7  A fé de Ló, o justo 

★ SEX. 1 Jo 5.4 A fé em Cristo como fonte da vitória 

★ SÁB. Hb 2.4 O justo viverá da fé


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 11.1-2, 4, 6-8,11, 20-23, 31

1. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

2. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.

4. Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.

6. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

7. Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

8 Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

11 Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que Iho tinha prometido.

20 Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.

21 Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou encostado à ponta do seu bordão.

22 Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos.

23 Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram 0 mandamento do rei.

31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

CONECTANDO COM DEUS

Nas dificuldades, até os incrédulos clamam a Deus. Isto posto, alguns cristãos vivem como verdadeiros ateus, uma vez que, imersos em distrações espirituais, recorrem ao Senhor apenas no momento derradeiro de suas aflições. Perderam o deleite de viver na presença de Deus. É um problema de fé. pois, não o buscam em razão de suas mentes obscurecidas para a realidade espiritual que se apresenta: a humanidade ruma para o fim de sua existência e. inevitavelmente, aqueles que passam suas vidas longe do Senhor, não podem exigir descansar a eternidade perto dEle. Portanto, ajuda-nos, Ó Senhor, a Te conhecer e aprender de Ti!


OBJETIVOS:

EXPLICAR o conceito de fé; 

ENFATIZAR que bênção do relacionamento com Cristo, tendo como base principal a fé;

APRESENTAR nomes de alguns heróis da fé que fizeram a diferença em suas gerações, os quais agradaram a Deus.


ANTES DA AULA

Estimado (a) professor(a), nossos alunos precisam nos ter como exemplos (1 Tm 4,12), por esse motivo, não apenas em sala de aula, mas também nos cultos (Hb 12,28,29), devemos ser ordeiros e reverentes, Procure ter uma postura séria e reta (física e moral), deixe os momentos engraçados para depois do culto e, pontualmente, para alguns instantes oportunos na sua aula. Não seja um “chato”, mas procure conduzir-se conforme a solenidade da ocasião. Desta maneira, os seus estudantes observarão, mesmo que, ao passar do tempo, como se comportar no ambiente eclesiástico. A igreja na atualidade nos suplica que formemos líderes maduros na fé.

Esta lição consiste em ensinar à classe o tipo de fé que é indispensável para o relacionamento com Deus, uma fé ativa, presente no viver diário. Existem, porém, outros tipos de fé, os quais devem ser expostos aos alunos, a fim de que não se confundam em algumas interpretações. Destacamos dois tipos importantes:

1. Fé natural — Conhecimento oriundo da observação da natureza e do labor filosófico que conduz à certeza quanto à existência do Supremo Ser. Este tipo de fé pode ser encontrado, por exemplo, nas obras dos filósofos gregos que, embora desconhecessem os escritos dos profetas hebreus, lograram descobrir a presença imarcescível de Deus (Rm 1.20,21).

2. Fé Salvadora — Proveniente da proclamação do Evangelho, esta fé leva-nos a receber a Cristo como 0 nosso único e suficiente Salvador (Jo 3.16), Ao contrário da fé natural, que brota através do labor filosófico, a fé salvadora só há de nascer no coração humano através da pregação do Evangelho (Rm 10.13,16). Sem a mensagem da cruz, não pode haver fé salvadora.

INTERAÇÃO

Professor (a), para introduzir a lição aos alunos, faça a seguinte atividade: convide dois alunos do sexo masculino para participarem. Coloque-os enfileirados e peça para o que está na frente cair para trás e o que está atrás que não o deixe cair. Após a dinâmica, explique aos alunos: Deus, embora não O vejamos com os olhos naturais (o aluno da frente não conseguia ver o outro aluno atrás), pela fé, está sempre conosco para nos sustentar durante nossas quedas.

Procure saber quais os sonhos dos seus alunos, incentive-os a apresentá-los a Deus, confiando que Ele “endireitará as suas veredas" (Pv 3.6). Destaco, todavia, a necessidade de esses sonhos estarem de acordo com a vontade de Deus. Lembre-lhes a orientação de Tiago: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 43).

1. O QUE E FE

1.1. Firme fundamento e prova

Em Hebreus 11.1 a Bíblia define a fé cristã como algo que traz uma certeza inabalável — firme fundamento, além de ser um elemento palpável — uma prova — da realidade, ou seja, a fé fornece o convencimento de que “aquilo que Deus diz é verdade” e, ao mesmo tempo, oferece uma prova inconfundível, suficiente, completa, acerca da concretude das promessas de Deus. Com a presença desta fé gerada peLo Espírito, grandezas como tempo, espaço e matéria apresentam-se apenas como detalhes de um plano que acontecerá.


1.2. Fidelidade como caráter

Em Hebreus 11.2 encontra-se a fé servindo para moldar o caráter das pessoas, por isso diz-se que, por ela, “os antigos alcançaram testemunho". Interessante perceber que, no grego, a palavra fé pistis - Hb 11.1) aparece, em primeiro plano, como a convicção da verdade de algo, ou seja, a fé define nossa identificação com os parâmetros morais de Deus e, assim, possuímos esse caráter com base na obediência a essa visão.

Por que os antigos alcançaram o testemunho? Resposta: porque eles viveram de um modo diferente dos outros homens. Fizeram a diferença em suas gerações, pois seguiram um conjunto de princípios que, mesmo não escritos em tábuas de madeira ou pedra, haviam sido modelados por Deus em seus corações, — isso é a manifestação da fé.


1.3. Dom do Espírito

Uma pessoa que possui a fé verdadeira, salvadora demonstra essa realidade por meio de boas obras (Ef 2.10). Então, à proporção que as pessoas vão se aproximando de Deus, dia após dia, a fé vai sendo aumentada (os discípulos pediram isso - Lc 17.5). como aconteceu com Estevão (At 6.5) e Barnabé (At 11.24), que eram homens cheios de fé, ou seja, cheios da presença de Deus.

2. SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS

2.1. Um relacionamento de confiança e fidelidade

Existem pessoas que, para se relacionarem com outras, exigem que tenham beleza: outras fazem questão que haja muito dinheiro e poder envolvidos, mas Deus requer, simplesmente, a fé, que, como dito, não envolve apenas o crer, mas também o seguir — a fidelidade.

Assim, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Deste modo, é importante mencionar que Deus só exige de nós aquilo que Ele já nos deu. Desta forma, como a Bíblia diz que Deus é fiel (1 Co 1.9), Ele também pode — com base em sua justiça — exigir de nós fidelidade, e também confiança (fé). Essa circunstância se mostra tão real que, se alguém pedir algo a Deus sem acreditar, sem fé, “não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa” (Tg 1.7).

Existem vários tipos de fé, mas o autor da epístola refere-se àquela forma de crer, de conscientemente nos colocarmos na inteira dependência do Senhor e de acreditarmos que aquilo que não vemos, é real, Essa é a fé que nos dá a certeza das coisas que podemos ver e tocar. É a fé que nos dá a certeza de que nossas orações serão respondidas. Com a mesma fé, acreditamos que tudo que nos acontece, até as coisas desagradáveis, contribuem para o nosso bem (leia Rm 8.28).


2.2. Recompensa quem O busca

Outro aspecto relevante do caráter de Deus é que Ele não é um mero respondedor de orações. Se assim o fosse, "palavras mágicas" poderiam conquistá-lo, e aí, cumpridos os requisitos, se fossem inseridos login e senha corretos, o resultado seria certo; porém, Deus não é como o gênio da lâmpada, um computador ou um caixa eletrônico.

Ser galardoador dos que O buscam (Hb 11.6) significa que o Senhor recompensa aqueles que oram e confiam, seja dando-lhes sua presença, enchendo-os de alegria celestial ou qualquer outra bênção, conforme sua vontade.

3. A GALERIA DA FÉ

3.1. Abel, Enoque, Noé

Depois de traçar alguns aspectos subjetivos, conceituais, sobre a fé, o escritor aos Hebreus descreve uma monumental galeria da fé, dando destaque inicialmente a três personagens que viveram em um tempo em que não havia Bíblia, nem igreja, nem pastor, mas que, mesmo assim, surgiram como heróis da fé que fizeram a diferença nos tempos em que viveram — Abel, Enoque e Noé.

O espaço aqui, sem dúvida, é bastante escasso para falar sobre os três, entretanto pode-se dizer que eles demonstraram uma fé muito grande, ao romperem obstáculos sociais importantes e, todos eles, de forma inédita, estabeleceram um padrão de comunhão com Deus que, até hoje, serve de referência para o cristianismo.


3.2. Abraão, Sara, Isaque, Jacó

O segundo grupo de pessoas nasceu milhares de anos após Abel, entretanto marcaram o mundo, e também o Céu, a tal ponto que Deus se intitula como sendo o Senhor deles: Abraão, Isaque e Jacó (Mt 22.32).

Esses homens estabeleceram o início da nação hebreia, porém o fizeram a partir de uma notável mulher chamada Sara, a quaL também teve o seu nome inserido nesse hall da fama, o que é de se admirar, principalmente porque as mulheres, naquele mundo antigo, eram consideradas propriedade de seus maridos, A mulher de Abraão acreditou num sonho impossível: ter um filho na sua velhice, O nascimento de Isaque foi um duplo milagre: além de Sara ter ultrapassado a idade da procriação, ela ainda era estéril (Gn 11.30). Você tem um sonho impossível? A fé permitirá que você o alcance porque para Deus "tudo é possível" (Mt 19.26).


3.3. José, Moisés, Raabe

Por fim, mas não menos importantes, mencionam-se os exemplos do patriarca José, do libertador Moisés e da prostituta, de Canaã, Raabe. Quantas distinções entre estes três personagens! Contudo, ao mesmo tempo, quanta unidade de fé e amor a Deus que os juntam em um mesmo "álbum de família" do povo hebreu.

Eles foram capazes de perdoar seus irmãos, bem como seus inimigos, creram que Deus podia fazer em um movimento o que os homens passariam meses e anos para realizar e, de fato, viram a glória de Deus em todos os seus empreendimentos. Se não conseguiram tudo o que queriam, deu-se pela fragilidade de suas próprias almas que, imperfeitas como as de nós todos, sempre deixam algo a desejar. Deus, porém, misericordioso como é, frequentemente coloca em lugares de destaque aqueLes cujos corações são firmes nEle (2 Cr 19.6; Sl 113.7).

O relacionamento com Deus só é possível pela fé. Essa é a única maneira de agradá-lo, isto é, de ser aceito por Ele. Todos os heróis do Antigo Testamento, desde Abel até os profetas, agiram "pela fé".

Ter fé é colocar-se inteiramente na dependência de Deus, crendo que Ele cuidará de nós e nos honrará a confiança que depositamos nEle. Por isso, "deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta" (Hb 12.1).


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

“Quais são os limites de envolvimento emocional entre o líder e liderado? (...) No caso do adolescente, esse limite precisa ser respeitado para que o líder (o professor) não caia no descrédito com seus adolescentes devido à falta de autoridade, e tão pouco seja taxado de ditador sem coração. (...) Ele precisa ser companheiro, confidente, porém ao mesmo tempo deve ter autoridade para que a respeito e consideração por parte do adolescente.” (LEMOS. Adriel. Adolescentes e Jovens sob uma nova perspectiva. [Entrevista concedida a] Gilda Julio Revista Ensinador Cristão, Rio de Janeiro, ano 17. n. 66. pp. 13 )

SUBSÍDIO

"Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho (v.2). As Escrituras estão permeadas de diversos acontecimentos que foram promovidos pela fé. Deus operou de várias maneiras, com o objetivo de honrar a fé dos seus servos que nEle depositaram a sua confiança. Alguns destes milagres operados em resposta a necessidades prementes, se visualizados dentro da lógica humana, seriam tidos como impossíveis. Mas sabemos que para Deus nada é impossível, pois Ele opera quando quer e pode ultrapassar qualquer possibilidade daquilo que é impossível, 'Porque para Deus nada é impossível' (Lc 1.37). Aqui, portanto, cabe a frase que se delineia para o campo da fé quando esta opera milagres: 'o milagre não se explica, se aceita'. E o testemunho da fé somente pode ser alcançado por meio da fé, porque sem fé é impossível que tal testemunho seja consolidado.” (SILVA, Severino Pedro. Epístola aos Hebreus: As coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 210).


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

PARA CONCLUIR

Deus é o maior missionário. Ele fala todos os dias ao coração do homem e, como fez com Abraão, considera a fé dos seus servos (Lm 3.25). Deste modo, se cremos em Cristo e nas suas palavras, devemos agir à altura delas, portando-nos como os que andam na luz (1 Jo 1.7). Ainda que tenhamos uma pequena fé, se esta for uma semente genuína, pode produzir maravilhas através da ação de Deus (Lc 17.6)!


HORA DA REVISÃO

1. Segundo Hebreus 11.1, o que a fé cristã nos apresenta?

Ela traz uma certeza inabalável - firme fundamento, além de ser um elemento palpável - uma prova - da realidade.

2. O que significa a palavra grega pistis?

Significa fé como a convicção da verdade de algo.

3. Com base em que fundamento Deus pode exigir de nós a fidelidade?

Com base em sua justiça, Deus pode exigir de nós fidelidade.

4. Segundo a lição, quem era o segundo grupo de pessoas nascidas milhares de anos após Abel, que, entretanto, marcaram o mundo, e também o Céu, a tal ponto que Deus se intitula como sendo o Senhor deles?  Abraão, Isaque e Jacó

5. De acordo com a lição, o que é ter fé?

Ter fé é colocar-se inteiramente na dependência de Deus, crendo que Ele cuidará de nós e nos honrará a confiança que depositamos nEle.


Post Bottom Ad