Lição 12 Pecado contra o Espírito Santo (Classe Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 12 Pecado contra o Espírito Santo (Classe Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023, CPAD Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

“Portanto, eu vos digo; todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” (Mt 12.31)

LEITURA DIÁRIA

1 Ts 5.19  Não despreze o Espírito

At 5.3 Não minta ao Espírito

At 5.4  Não deixe o coração te enganar

Tg 4.5 O Espírito tem zelo por nós

At 9.5 Não Resista ao agir de Deus

Tg 4.17 Não seja omisso

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 4.18-32

18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;

24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

27 Não deis lugar ao diabo.

28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

CONECTADO COM DEUS

O Espírito Santo nos leva até Jesus Cristo e após a nossa rendição ao Senhorio Dele, o Glorioso Espírito começa uma série de obras em nossa vida e uma delas é a santificação. Esta é uma ação da graça de Deus que demanda um tempo de dedicação da Terceira Pessoa agindo em nosso coração. A obra da santificação é realizada com amor e paciência. O fato é que a partir do momento em que entregamos a nossa vida a Cristo, somos justificados pela fé e o Espírito Santo começa uma boa obra em nós com o objetivo de nos tomar parecidos com Jesus Cristo.


OBJETIVOS

REFLETIR sobre o problema do pecado;

CONSCIENTIZAR de que o nosso pecado ofende o Espirito Santo:

RECONHECER os pecados e a blasfêmia contra o Espírito Santo.


ANTES DA AULA

Tão importante quanto iniciar bem uma aula é saber encerrá-la. Conclua a aula com uma observação positiva. Muitos professores não concluem suas aulas, eles simplesmente param, quando soa o sinal. Como é terrível, para os alunos, ouvir: “Nós continuaremos esta lição na próxima semana" Planeje deixar os seus alunos com algo positivo. Se eles saírem da aula desejando mais, terão motivos para voltar na semana seguinte. Esteja preparado para tocar alguma canção enquanto eles saem ou guardar a sua melhor história para o final. Vá até a porta e dedique uma palavra pessoal a cada aluno, na sua saída. (TOWNS, Elmer L Enciclopédia da Escola Dominical: Um Guia de Referências Práticas para a sua Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, p. 159)

1. O PROBLEMA DO PECADO

A fala do Criador em Gênesis 2.16,17 estava cercada de cuidado. Ignorando os alertas do Criador, o casal decidiu desrespeitar a sua vontade e tomou, justamente, o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 3.6). O ato de comer o fruto da árvore proibida revelava que o homem estava rejeitando a vontade de Deus para fazer a sua própria. O ato de viver uma vida pautada pelos próprios desejos e vontades mergulhou a humanidade em uma engrenagem de destruição que perdura até hoje. É esse desvio de rota, saindo do “trilho" da vontade de Deus, que chamamos de pecado. Ao longo da história da humanidade os homens foram, de um jeito ou de outro, vivendo em desacordo com os valores do Criador e não sobrou ninguém que não estivesse nesse triste caminho do erro (Rm 3.23).

 

2. O PECADO OFENDE O ESPÍRITO DE DEUS

A santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12.14), nada mais é que uma vida guiada pelo Espírito. Os frutos de uma vida santa são: o amor a Deus, a obediência à Palavra e as boas obras voltadas para o próximo.


A santificação é a experiência da “salvação" presente que nos levará à salvação futura. Ao longo da caminhada cristã, somos guiados pelo Espírito Santo, é Ele quem atua em nossa santificação e cria em nós o desejo de nos parecermos mais com Jesus. Sem essa ajuda, não conseguimos viver em santidade. Portanto, a nossa insistência em viver uma vida de pecado entristece o Espírito Santo e somos aconselhados pelo apóstolo Paulo a abandonar a vida de pecado (Ef 4.31).

 

Nosso pecado muitas vezes atinge e prejudica outras pessoas, mas, no final, todo pecado é contra Deus. É por isso que, ao listar os pecados que deveriam ser retirados do meio da congregação dos Efésios, o apóstolo Paulo faz o apelo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção,” (Ef 4.30). Em última análise, não importa o pecado ou quem saiu prejudicado, sempre é Deus o ofendido.


INTERAÇÃO

A santidade do Espirito Santo é incompatível com uma vida de pecado. Encha um copo com água limpa que representa a presença do Espírito Santo em nosso coração. Em seguida acrescente algumas pedras até preencher todo copo, destaque que à medida que as pedras do pecado endurecem o nosso coração o Espírito Santo, representado peta água, vai saindo.

3. PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Pecar significa transgredir as leis ou preceitos divinos (Is 5.13), O Espírito Santo é uma Pessoa divina. Ele ensina, fala, geme, chora, clama, se entristece. Por isso está sujeito a ofensas.


3.1. Pecados perdoáreis.

De acordo com o texto de 1 João 5.16,17, existem pecados que não são para a morte, referindo-se à morte espiritual que é a separação definitiva de Deus. Estes são os pecados que ofendem o Espírito e são praticados em momento de fraqueza e até tentação, como entristecê-lo ou desprezá-lo. Mas caso haja arrependimento sincero, a pessoa será alcançada pelo perdão e pela misericórdia de Deus.


3.2. Pecados imperdoáveis.

O versículo 16 de 1 João 5 adverte que também há pecado "para morte”. Uma pessoa que peca contra a autoridade e santidade divinas do Espírito de forma consciente e deliberada, devido à sua impiedade, não recebe perdão. A transgressão maior está em não reconhecer a autoridade do Espírito (Hb 10.26). Este prejuízo é para aqueles que depois de conhecerem as verdades divinas, conscientemente tornam-se inimigos declarados de Deus, negando o poder e a graça do Espírito na vida do homem.


3.3. Outros pecados contra o Espírito Santo

a. Entristecê-lo (Ef430). Se quisermos saber em que consiste este pecado, leiamos a lista apresentada em Efésios 4.25-30.


b. Resistir-Lhe (At 7.51). Estevão pregava uma convincente mensagem do Cristo ressurreto quando os religiosos judeus o apedrejaram. Eles temiam que as palavras de Estevão os vencessem, por isso o mataram. Quantas vezes o Espírito quebranta o coração de uma pessoa, mas mesmo assim ela reluta?


c. Depreciar seus dons. Enquanto Pedro pregava em Samaria, Simão, um mágico que recentemente havia crido e se batizado, achou que podia comprar o dom do Espírito que Pedro possuía (At 8.18-24). Há pessoas que também acham que os dons do Espírito se relacionam com poder da mente. Isto também se constitui um pecado contra o Espírito.


4. A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Jesus acabara de expelir o demônio que atormentava um homem (Mt 12,22). Tomados de grande ódio, os fariseus, declaravam que era Belzebu que estava inspirando Jesus (Mt 12.24). Então Ele reage declarando que esse pecado não teria perdão porque o Espírito Santo estava inspirando Jesus e deliberadamente eles rejeitaram a ação graciosa do Espírito como sendo fruto das trevas. Quando o homem rejeita a ação do Espirito, que é o responsável por levar os homens até o conhecimento de Jesus Cristo, ninguém mais poderá levá-los, então se esgota a possibilidade de perdão e salvação.


SUBSÍDIO

A Blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt 12.31-37). Jesus explica a seriedade potencial das acusações dos seus inimigos com terrível advertência, Blasfêmia ou acusações difamadoras contra o Filho do Homem são perdoáveis, mas falar contra a obra do Espírito Santo é particularmente perigoso. [...] Em Mateus e Marcos a blasfêmia contra o Espírito Santo é dizer que as boas obras de Jesus são más. [...]


No caso de Mateus e Marcos, se a pessoa persiste em chamar o bem de mal e o mal de bem, então já não há esperança para tal pessoa — como não há chance de sobrevivência para quem diga que veneno é bom e que comida é ruim. Persistir rejeitando Jesus é, em última instância, desligar-se do Espírito Santo, não diferente do Satanás de Milton que diz: ‘Mal, sejas tu o meu bem'. Se dizer algo contra as obras de Deus fosse irrevogavelmente condenador, então Paulo estaria perdido (At 7.57-8.3). Contudo, falar contra a obra do Espírito Santo ontem e hoje pode ser fatal (At 5.1-10). [...]


Mateus deixa claro que consistência de estilo de vida e testemunho é o que está em pauta, quando logo em seguida ele menciona o fruto da árvore (Mt 12.33; veja também Mt 7.16-20). Jesus informa que as palavras da boca revelam o conteúdo e intento dos tesouros do coração (Mt 12.34,35). Toda palavra descuidada torna a pessoas passível de julgamento (Mt 12.36, 37),” (Comentário Bíblico Pentecostal. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, p. 85)


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

“Não é mais suficiente responder: ‘Porque sim'. O adolescente quer uma razão específica. Em virtude disso, ele pode parecer ou se tomar crítico, perguntando constantemente o porquê de tudo. Também pode parecer um sabichão, com uma resposta pronta ou outra pergunta para o que lhe for questionado. Juntamente com o anseio por explicações, está o fato de que os adolescentes gostam de argumentar e debater.


O pensamento operacional formal os ajuda a relacionar fatos e fazer conjecturas. Com frequência, vão discutir o próprio argumento, uma tendência que pode, rapidamente, frustrar os professores.” (JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes. Descubra a Alegria de Trabalhar com Eles. Rio de Janeiro: CPAD, p. 33)


PARA CONCLUIR

Sabendo que o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, devemos pedir a Deus que nos encha do seu Espírito e que o Espírito Santo produza em nós as palavras que devemos falar; que conduza os nossos pés e que guarde limpo o nosso coração a fim de que glorifiquemos ao Senhor em nossas vidas.


HORA DA REVISÃO

1. O ato de comer o fruto da árvore proibida revelava o quê?

O ato de comer o fruto da árvore proibida revelava que o homem estava rejeitando a vontade de Deus para fazer a sua própria.

2. O que é santificação?

A santificação nada mais é que uma vida guiada pelo Espírito.

3. Quem opera a obra da santificação no cristão?

O Espírito Santo é quem atua em nossa santificação.

4. O que significa pecar, de acordo com a lição?

Pecar significa transgredir as leis ou preceitos divinos.

5. Quem é o responsável para levar os homens até o conhecimento de Jesus Cristo?

O Espírito Santo é o responsável por levar os homens ao conhecimento de Jesus Cristo.

 

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023 | Professor - CPAD

REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

LIÇÕES

Lição 1- A natureza do Espírito Santo

Lição 2- Os nomes do Espírito Santo

Lição 3- Os símbolos do Espírito Santo

Lição 4- O Espírito Santo no antigo testamento

Lição 5- O Espírito Santo no Novo Testamento

Lição 6- O Espírito atuante em Cristo

Lição 7-O Espírito Santo atuando no crente

Lição 8- O batismo no Espírito Santo

Lição 9- Os dons do Espírito Santo

Lição 10- Conservando o poder

Lição 11- O fruto do Espírito Santo

Lição 12- Pecando contra o Espírito Santo

Lição 13- Buscando o Espírito Santo

Lição 14- O Espírito Santo e a obra Missionária

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

Post Bottom Ad