Lição 13 - Buscando o Espírito Santo (Classe Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 13 - Buscando o Espírito Santo (Classe Juvenis)

Classe Juvenis

Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26)

LEITURA DIÁRIA

Sl 119.25 Desejando a vida que vem dEle

Lc 11.13 Clamando pelo Espírito

At 2.38 Recebendo o Espírito

At 13.52 Vivendo cheio do Espírito

At 4.31; 8.14-17 Buscando em oração

At 6.4 Perseverando na oração


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 1.4-14

4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.

5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,

11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

12 Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.

13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago,

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.


CONECTADO COM DEUS

Se a promessa do batismo no Espírito Santo é para todos, por que tantos não são batizados? O que se deve fazer para receber esse batismo? Qual é a nossa parte e qual é a parte de Deus? Estas podem ser as perguntas que circundam a sua mente neste momento. O batismo com o Espírito Santo está à disposição de todos os que perseverarem em buscá-lo. E para recebê-lo, devemos manter uma vida de oração e fé, sempre conectado com Deus.


Como está a sua vida de oração? O batismo no Espírito Santo está incluído em seus pedidos diários? Tem perseverado em buscá-lo? Está confiante de que vai recebê-lo?


OBJETIVOS

- REFLETIR sobre a necessidade pessoal de buscar o Espírito Santo;

- DESPERTAR para a necessidade de buscar o Espirito Santo para nossa geração

- DECLARAR que Deus quer impactar a nossa geração.


ANTES DA AULA

“Você já se sentiu sem tempo? Na verdade, tempo é a única coisa que todo o mundo tem em comum. Todos têm a mesma quantidade de horas e minutos para enfrentar o dia. A forma como esse tempo é gasto significará a diferença entre sucesso e fracasso.


Aqueles que aprendem a controlar o tempo — a ter disciplina — são os que evitam o estresse de ter que fazer as coisas no último minuto e a autoridade que a urgência exerce sobre eles. A maioria de nós não precisa de mais tempo; precisamos usar melhor o nosso tempo.


A disciplina é uma habilidade fundamental para qualquer professor. Recupere seus minutos perdidos, e você manterá suas horas sob controle. Planeje seu tempo. Estabeleça um parâmetro e trabalhe no tempo estipulado.


Observe os desperdícios de tempo. Por exemplo, organize o espaço onde você estuda e ensina para tornar seus movimentos mais eficientes. Nunca faça nada duas vezes; faça corretamente na primeira vez. Mantenha-se sobre controle, e isso refletirá em sua sala de aula” (Toler, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro; CPAD, p. 55)


“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49). Com essas palavras Jesus orienta os seus discípulos antes de retornar para o Pai, Apreensivos e preocupados, eles não têm outra alternativa a não ser seguir a orientação do Mestre, que valeu a pena. Quando se reuniram no cenáculo em oração, todos foram cheios do Espírito Santo. Não importa se estamos fracos, feridos, desanimados, sempre valerá a pena buscar a doce presença do Espirito.

1. UMA BÊNÇÃO QUE DEVE SER BUSCADA

Muitas bênçãos que acompanham a salvação são recebidas gradativamente à medida que o salvo prossegue em seguir a Jesus (Hb 6.9), Todavia, quanto à bênção do batismo com o Espírito Santo, Jesus mesmo orientou seus discípulos a não deixarem Jerusalém, mas que ali esperassem até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49). Havia, portanto, o perigo de que outras ocupações desviassem a mente dos discípulos de buscar essa bênção. Muitos hoje não são batizados com o Espírito Santo porque deixaram de buscá-lo.


Busquemos com fé, sabendo que esta oração, que é segundo a vontade de Deus, tem a garantia, peta Palavra, de que será atendida: “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos" (1 Jo 5.14,15).

2. A MAIOR NECESSIDADE DO CRISTIANISMO NOS DIAS ATUAIS

A maior necessidade de cada salvo é receber o batismo no Espírito Santo, e viver neste poder. Esta bênção é para todos, porque a Palavra de Deus não mudou. As promessas de Deus são para todos os tempos: salvação, perdão, resposta às orações e, inclusive, o batismo no Espírito Santo (Ml 3.6a). A necessidade de poder divino continua a mesma, pois o poder do Maligno não mudou, nem ficou mais brando. Pelo contrário, a Bíblia diz que nos últimos dias o Inimigo “tem grande ira, sabendo que já lhe resta pouco tempo” (Ap 12.12b). Nos tempos do fim, as doutrinas dos demônios teriam mais adeptos (1 Tm 4-1). Os discípulos na Igreja Primitiva resistiram e venceram as forças do ' mal com o poder recebido através do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais que os acompanhavam (At 8.9-12; 13.8-12; 16.17,18; 19,13-17). Os salvos de hoje têm a mesma necessidade desse poder.


É o Espírito que ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele que, segundo Deus, intercede pelos santos (Rm 8.26,27).


INTERAÇÃO

Essa é uma ótima oportunidade para você ensinar sobre o início do Movimento Pentecostal no Brasil. Existem inúmeros vídeos disponíveis no Youtube sobre a história das Assembleias de Deus no Brasil. Também temos diversos relatos escritos pelos pioneiros. Escolha um desses vídeos ou relatos e destaque que o Espírito de Deus quer fazer novamente e que precisamos buscar por um avivamento para nossa nação.

3. POR QUE TANTOS NÃO SÃO BATIZADOS?

3.1. Muitos não ouviram falar desta bênção

Isso aconteceu com os crentes em Éfeso (At 19,1-6) e acontece ainda hoje. Infelizmente muitas pessoas não se interessam pelo estudo e conhecimento das Escrituras Sagradas, e outras não tem acesso a ensinamentos bíblicos, em especial ao ensino sobre o Espírito Santo e a necessidade de seu batismo, Não podemos ser como o irmão mais velho da parábola do filho pródigo que, embora estivesse na casa do pai, não usufruía do que lhe pertencia (Lc 15.31). Esforce-se por aprender sobre o batismo no Espírito Santo pois ele lhe pertence!


3.2. Muitos não recebem o batismo por negligência.

Alguns se acomodaram com a sua situação, alegram-se na salvação, mas não sentem a necessidade de buscar o batismo no Espírito Santo. A Bíblia adverte; "...não vos façais negligentes..." (Hb 6.12). Cuidado com a preguiça espiritual! Muitas vezes, você pode estar ocupado com as coisas da vida material, que não tem tempo de buscar a Deus. A vida espiritual merece a sua atenção! Tenha prazer na lei do Senhor (Sl 103,1,2), Obedeça à sua ordem: “enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).


3.3. Muitos não buscam o batismo porque acham que não merecem.

Existem cristãos que buscaram o batismo algumas vezes e, por que não receberam, o Inimigo fez com que eles acreditassem que não receberam porque não mereciam. Não há uma única pessoa que seja merecedora das bênçãos de Deus. Tudo é pela graça (Ef 2.5-8). Se dependesse de merecimento não haveria uma única pessoa batizada no Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo não é algo que vem pelo nosso esforço, mas, porque Jesus nos ama. Pela sua morte, consumou para nós uma perfeita salvação, a qual abrange também o direito de sermos batizados no Espírito.


SUBSÍDIOS

Assim, não resta a menor sombra de dúvida que Jesus Cristo é quem salva, e quem batiza no Espírito Santo, nos dias de hoje, como nos tempos dos apóstolos, pois que 'nele não há mudança nem sombra de variação alguma’. Jesus é sempre o mesmo, embora os homens se tenham ausentado da fé que possuíam os apóstolos. Ele, Jesus, nunca mudou, nem mudará, porque é ‘aquele que é, que era e que há de vir’ (Ap 1.4).


Glória a Jesus! Deus não prometeu derramar seu Espírito no último dia. Mas, disse: “E nos últimos dias acontecerá, diz o Senhor, que, do meu Espírito derramarei sobre toda a carne" (At 2.17). Ora. se os apóstolos viveram “nos últimos dias", quanto mais nós, que aparecemos vinte séculos (não são vinte anos!) mais tarde do que eles!... E eles, quer há 20 séculos receberam o Espírito Santo, estou certo de que não puderam recebê-lo também por nós e toda a posteridade, pois que se faz necessário que cada um, por si mesmo, o receba. Por isso, Jesus disse: 'Pedi e das-se-vos-há, buscai e achareis: batei, e abrir-se-vos-á... quanto mais dará o nosso Pai Celestial o Espirito Santo aqueles que lho pedirem?'". (Artigos Históricos. Gunnar Vingren. Vol. 1. CPAD, p. 22)


PARA CONCLUIR

O Espírito Santo é o “outro consolador" prometido por Jesus (Jo 15.26). Suas obras de convencimento do pecador, regeneração e santificação nos mantém no caminho proposto por Jesus. Os dons espirituais distribuídos à igreja nos capacitam para cumprir a vocação proposta pelo Senhor. É impossível viver uma fé e uma comunhão plena com Deus se desprezarmos a presença do Espírito de Deus. É preciso buscá-lo perseverantemente sem deixar essa chama se apagar em nosso coração.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

“Um adolescente tem certos medos que parecem tolos para os adultos. A maior parte desses temores é imaginário, mas, para um adolescente, parecem bem reais. Muitos desses medos estão estritamente relacionados às mudanças físicas em seu corpo. Ao comparar sua aparência com a de outros adolescentes, cujos estágios de crescimento e desenvolvimento são diferentes, ele pode se sentir fisicamente anormal. Esse temor conduz ao medo de não ser aceito no meio social. (...) O medo de falhar — de dizer ou de fazer algo errado — pode levar o jovem a desistir antes mesmo de tentar.” (JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a Alegria de Trabalhar com Eles. Rio de Janeiro: CPAD, p. 42)


HORA DA REVISÃO

1. Quanto à bênção do batismo com o Espírito Santo, qual foi a orientação de Jesus relatada em Lucas 24.49?

“[...] ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49).

2. Segundo a lição, qual é a maior necessidade de cada salvo?

A maior necessidade de cada salvo é receber o batismo no Espírito Santo e viver neste poder.

3. Segundo a lição, por que tantos não são batizados?

Porque muitos não ouviram falar desta bênção; muitos não recebem o batismo por negligência e muitos não buscam o batismo porque acham que não merecem.

4. Qual a ordem expressa em Efésios 5.18?

“enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18).

5. Podemos dizer que o batismo no Espírito Santo é algo que vem pelo nosso esforço?

O batismo no Espírito Santo não é algo que vem pelo nosso esforço, mas porque Jesus nos ama.

 

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023 | Professor - CPAD

REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

LIÇÕES

Lição 1- A natureza do Espírito Santo

Lição 2- Os nomes do Espírito Santo

Lição 3- Os símbolos do Espírito Santo

Lição 4- O Espírito Santo no antigo testamento

Lição 5- O Espírito Santo no Novo Testamento

Lição 6- O Espírito atuante em Cristo

Lição 7-O Espírito Santo atuando no crente

Lição 8- O batismo no Espírito Santo

Lição 9- Os dons do Espírito Santo

Lição 10- Conservando o poder

Lição 11- O fruto do Espírito Santo

Lição 12- Pecando contra o Espírito Santo

Lição 13- Buscando o Espírito Santo

Lição 14- O Espírito Santo e a obra Missionária

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

Post Bottom Ad