Lição 10 Conservando o Poder (Classe Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 10 Conservando o Poder (Classe Juvenis)

Classe Juvenis

Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

“Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (2 Co 4.16)

 

LEITURA DIÁRIA

Ef 1.16-23 O poder opera em nossos corações

Ef 6,10-13 Revestidos de poder venceremos o mal

Fp 1.9-11; 4,17 Produzindo fruto de justiça

Js 1.8; Sl 1.2 A necessidade de meditação diária na Palavra

Ef 6.18; 1 Ts 5.17 Orando em todo tempo

1 Pe 1.15,16 Uma vida de plena santidade


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 12.1,2,11,12

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus,

11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tributação, perseverai na oração.


Efésios 3.14-21

14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior,

17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 a essa glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!


Tito 3.5

5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.


CONECTADO COM DEUS

Você percebeu que toda a Leitura Bíblica em Classe está relacionada à renovação da mente? O que é isso? O que uma mente renovada pensa? A Bíblia nos ensina sobre isso: tudo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, de boa qualidade moral e se há algum louvor, nisso pensai (Rm 4.8). Para que você pense em coisas boas, é necessário selecionar as informações que serão enviadas para sua mente através dos sentidos. Portanto, devemos nos preocupar com o que vemos, ouvimos e contatamos. O que tem preenchido a sua mente? Com o que você tem se ocupado? Que livros você tem lido? Para que você usa a internet? O que você tem visto na televisão? Pense nisso e esteja conectado com Deus!


OBJETIVOS

ENTENDER o significado de renovação espiritual;

RECONHECER que o Espírito Santo opera em nós a renovação diária:

IDENTIFICAR o crente como habitação do Espírito Santo.

ANTES DA AULA

Esta lição é de grande importância tanto para você como para seus alunos, porquanto é o poder de Deus na vida de Cristo que leva a fugir do mal e praticar o bem. E o fruto do Espírito é o resultado e a amostra fiel deste poder em nossa vida.


Portanto, prepare-se. estude, pesquise e leve o assunto a sério. Desafie seus alunos a viverem de acordo com a vontade de Jesus e não enganando a si mesmos, tendo um comportamento da igreja e outro bem diferente nos outros locais por onde anda.


É o fruto do Espírito produzido em nossa vida que nos torna "sal da terra” e “luz do mundo” E através do nosso comportamento os descrentes glorificam ao Pai Celestial (Mt 5.16).

1. A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA VIDA DO CRENTE

No Antigo Testamento, os sacerdotes eram responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor. Aquele fogo simbolizava a presença de Deus (Lv 9,24). Na Nova Aliança, ou seja, desde Jesus até o tempo em que estamos vivendo, temos a responsabilidade de manter aceso o fogo do Espírito em nossas vidas. Como faremos isso?


Devemos evitar e renunciar tudo o que diminui e, por fim, apaga esse santo Fogo a fim de conservarmos o poder do Espírito em nós. Portanto, devemos nos afastar da desobediência, do pecado e de tomar para nós a honra que só pertence ao Senhor, pois o Espírito glorifica tão somente a Jesus (Jo 16.14).


2. O ESPIRITO SANTO OPERA EM NÓS A RENOVAÇÃO DIÁRIA

2.1. O Espírito Santo nos alimenta mediante a Palavra de Deus.

Devemos alimentara nossa alma com o Pão do céu a cada dia, assim como o povo era alimentado por Deus no deserto, recebendo o maná a cada manhã.

Deus tem reservado uma porção diária especial para nós na sua Palavra. Quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações. É o modo de crescer na graça e no conhecimento de Deus (2 Pe 3.18).


2.2. O Espírito nos leva a buscar a Deus em oração.

A Bíblia recomenda que devemos orar sem cessar (1 Ts 5.17), perseverar em oração (Cl 4.2), orar em todo o tempo (Ef 6.18), Jesus, como homem, deixou-nos o seu exemplo de uma vida de oração (Mc 1.35). É a oração que nos leva até o trono da graça onde recebemos ajuda divina nos momentos mais difíceis (Hb 10.19,20; 416).


INTERAÇÃO

O crente possui liberdade espiritual porque não mais pertence ao Diabo e agora o pecado não tem mais domínio sobre ele. Somos livres para servira Deus e oferecer-lhe “sacrifícios espirituais" que são um coração sincero e contrito e um andar em santidade e obediência, A desobediência e a vida impura tiram a liberdade do Espírito. Essa liberdade só pode ser conservada se a chama do nosso altar estiver acesa, ou seja, mediante a presença do Espírito Santo em nós. E para isso, é necessário meditação diária na Bíblia e oração em todo o tempo.


Quando damos liberdade para o Espírito atuar em nossa vida, começamos a viver sob sua influência e não há mais espaço para o velho homem e seu comportamento. O crente deve tomar extremo cuidado para não entristecer o Espírito Santo, porque isso poderá levá-lo a resisti-lo, depois a extingui-lo e, por fim, blasfemá-lo.

Leve seus alunos a refletirem sobre esses tópicos levantados.

3. O CRENTE COMO HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo atua tanto de forma coletiva como de forma pessoal; Ele habita na Igreja, que é chamada edifício espiritual; e esse mesmo Espírito age particularmente na vida de cada crente em que habita. Toda a certeza que temos na vida espiritual decorre do testemunho do Espirito que atua dinamicamente no nosso homem interior. As orações de Paulo, que subiam a favor dos crentes, em geral iam muito além de pedidos simples que normalmente fazemos. Não se prendia tanto aos fatos desta vida, mas buscava para o povo de Deus uma vida de profundidade espiritual, desejando que os crentes alcançassem um grau de compreensão bem elevado das coisas de Deus. Por isso, o apóstolo orava para que o Espirito Santo confirmasse sua presença no íntimo de cada crente (Ef 3.14-16).


3.1. Aprofundados em amor.

Às vezes, damos tanta importância a alguns aspectos da vida cristã e negligenciamos o amor, quando Jesus disse que este é o primeiro mandamento (Mt 22,36-40). Paulo está interessado em ver 0 amor crescendo entre a família de Deus, Para tanto, espera que o Espírito, atuando no homem interior, possa dar aos crentes a compreensão e o conhecimento do amor de Cristo e toda sua extensão: comprimento, altura e profundidade (Ef 3,17-20). Só assim alcançaremos a plenitude de Deus, pois “Deus é amor" (1 Jo 4.7,8,15,16).


3.2. O maior resultado de ser habitação do Espírito.

Quando somos moradas do Espírito Santo e zelamos pelo templo no qual Ele habita (l Co 3.16), o amor será o maior fruto desta morada. Não é possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo.


O Espírito opera em nós maravilhosamente mudando o nosso comportamento e nos tornando pessoas de pensamento voltado para as coisas que são de cima (Cl 3.2-5). Como? Buscando o Reino de Deus em primeiro lugar, dando a Ele a prioridade em nossa vida e em nossas escolhas, permitindo que Ele dirija os nossos pensamentos, sentimentos e ações, por meio do seu Santo Espírito, operando em nós “tanto o querer como o efetuar” (Fp 2.13), Pois Deus está agindo em nós, dando-nos o desejo e o poder de realizarmos aquilo que é do agrado dEle.


4. PROGREDINDO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO

4.1. Para produzir bom fruto.

O próprio Jesus explicou que só produz bom fruto o galho que está ligado à árvore (Jo 15.1,5). de onde recebe a seiva que é o alimento e consequentemente dá a condição para a produção. E explica ainda que Ele é a videira, isto é, a árvore, o tronco: e nós, as varas ou os galhos produtores. A seiva, isto é, aquilo que alimenta os galhos, podemos dizer que é o poder do Espírito Santo.


Ninguém que não tenha aceitado Jesus como Salvador, isto é, se convertido a Ele, terá o dom do Espírito em sua vida para produzir bom fruto. O poder do Espírito em nossa vida é uma consequência. Paulo disse: “Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).


SUBSÍDIOS

“Em vez de acreditar que a santificação é um processo para toda a vida ou que a maturidade espiritual reque 'tempo' (Hb 5.12) e 'prática' (Hb 5.14), alguns cristãos tentam encontrar atalhos para se tornarem espiritualmente maduros. O pensamento atual promove a visão do imediatismo. Os anúncios modernos têm ensinado às pessoas que elas devem querer tudo o que se coloca diante delas de maneira imediata. As virtudes do autocontrole e da paciência para postergar a gratificação, com o objetivo de alcançar um prêmio mais elevado ou um valor mais alto, raramente são consideradas como opções no pensamento atual.


Os métodos rápidos de se obter a maturidade espiritual são ineficientes e inevitavelmente desapontadores. Dallas Willard faz uma observação correta: 'A lição que aprendemos de todas as fontes disponíveis é que não existe um reparo rápido para a condição humana.


A inteireza só pode ser alcançada pela humanidade e através de um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante um processo longo e difícil, que envolve o máximo de todas as nossas forças, durante uma experiência de longa duração. Nós não gostamos de ouvir isso. De alguma maneira, somos enganados pelos relatórios de experiências de diversos grandes líderes espirituais e associamos sua grandeza a esses grandes momentos em que viveram, negligenciando os anos de lento progresso que eles enfrentaram.


Métodos instantâneos para obter maturidade certamente falharão, do mesmo modo que dietas radicais podem trazer rápida perda de peso, mas fracassam em alcançar resultados permanentes. As pessoas conscientes que se submetem a dietas, precisam seguir um plano adequado de alimentação e exercício que possa ajudá-las a alcançar boa saúde e perda de peso duradoura. Os cristãos precisam seguir o plano bíblico de capacitação do Espírito, nutrição espiritual da Palavra e prática nas disciplinas bíblicas para obter a maturidade espiritual (Hb 5.12: 6.1)." (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação, Rio de Janeiro: CPAD, p, 77,78)


PARA CONCLUIR

A Palavra de Deus nos exorta a mantermos o fervor do Espirito em nossas vidas. O Espirito Santo repousava sobre Jesus (Jo 1.33), e em nossos dias Ele está entre nós. Que o fogo do Espírito seja renovado em nossas vidas diariamente, para que possamos “andar em Espírito” conforme aprenderemos na próxima lição.


CONHEÇA OS  SEUS ALUNOS

Para que o processo de ensino- -aprendizagem alcance seu intento, é importante que o processo de comunicação entre professor e aluno tenha maior fluidez e isso só acontece quando a linguagem que você utiliza se alinha ao máximo à linguagem utilizada por seus alunos, e vice-versa. Assim, é muito importante o professor manter-se inteirado da forma como os alunos da faixa etária de sua classe interagem entre si: os assuntos mais comuns entre eles: o vocabulário; gostos e palavras utilizadas.


Não se esqueça de que a classe de Escola Dominical é, sobretudo, um local de aprendizado bíblico, mas também de comunhão, acolhimento, compartilhamento de experiências cristãs e espirituais para a edificação entre os irmãos em Cristo.


HORA DA REVISÃO

1. No Antigo Testamento, quem eram os responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor?

Os sacerdotes eram os responsáveis por manter o fogo aceso na Casa do Senhor.

2. Como manter aceso o fogo do Espírito em nós?

Devemos evitar e renunciar tudo o que diminui e, por fim, apaga esse santo Fogo a fim de conservarmos o poder do Espírito em nós.

3. Segundo a lição, como crescemos na graça e no conhecimento de Deus?

Quando abrimos as Escrituras com um coração desejoso de ouvir a voz de Deus, o Espírito Santo aplica a Palavra aos nossos corações.

4. De acordo com a lição, quem nos deixou o seu exemplo de uma vida de oração?

Jesus, como homem, deixou-nos o exemplo de uma vida de oração (Mc 1.35)

5. É possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo?

Não é possível alguém ser templo de Deus e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa que guarda raiva do próximo.

NOVAS LIÇÕES

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Post Bottom Ad