Lição 14 - O Espírito Santo e a obra Missionária (Classe Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 14 - O Espírito Santo e a obra Missionária (Classe Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023, CPAD Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (At 1.8)

LEITURA DIDÁTICA

Sl 2.8 Deus quer alcançar os povos

Sl 68.31 Todos os povos precisam de Deus

Sl 96.3 Devemos anunciar o evangelho

Is 2.2 Todos os povos correrão para Deus

Mt. 24.14 O evangelho será anunciado

Mc 16.15 A grande comissão

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 28.18-20

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

 

Atos 1.6-8

6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 Mas recebereis a virtude do Espirito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

 

Romanos 1.14-17

14 Eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.

15 E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.

16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

 

CONECTADO COM DEUS

As nações estão enfermas, com fome e sede de Deus. E você sabe quem pode sanar essas necessidades? A Igreja de Jesus Cristo. Nós temos o remédio para curar a enfermidade dos povos que ainda não conhecem Deus. Você já parou para pensar que existem milhões de pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus?

 

Não conhecem a sua linda história de amor e jamais tiveram a oportunidade de ler sequer um versículo da Bíblia Sagrada? Isso não lhe traz um pesar? Você não se entristece pelo fato de que hoje, uma alma foi para o Inferno sem saber que o Filho de Deus morreu por ela? Deus nos confiou uma grande missão. Todavia o Senhor enviou o Espírito Santo para que estivesse conosco, Ele nos capacita e nos reveste para cumprirmos o ide de Cristo. Pense nisso.

OBJETIVOS

REFLETIR sobre a relação entre o batismo no Espírito Santo e a obra missionária;

DESPERTAR para o chamado do crente para a obra missionária;

IDENTIFICAR que o Espírito Santo confirma o trabalho missionário do crente.

 

ANTES DA AULA

O apóstolo Paulo, ao orientar o jovem Timóteo, conclamou o jovem pastor, entre outras coisas, à perseverança, “Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. (1 Tm 6.11, NAA).

 

Dentre as muitas atenções do professor da Escola Dominical, a preocupação com a frequência deve ser uma das principais. Mandar mensagens, dar telefonemas e visitar os alunos num processo de busca ativa, assim que notar a sua ausência e manter uma lista atualizada de matrículas e frequências poderão auxiliar nesse processo, Além de criar um ambiente acolhedor e atrativo, o professor ou superintendente podem criar campanhas de frequência com alguma premiação destaque para os mais assíduos. Outra estratégia interessante é a distribuição de tarefas que ajudam no engajamento e frequência.

 

O Senhor da Seara continua chamando trabalhadores (Mt 20.6). A vinda de Jesus se aproxima com rapidez e estamos diante da última oportunidade missionária, Além de ser uma ordem de Jesus que preguemos o Evangelho, Ele mesmo vinculou a sua ordem missionária à operação do Espírito Santo (Lc 24.47,49; At 14.5,8). Dessa forma, vemos exemplos bíblicos de pessoas que, outrora negavam a Cristo, após o Pentecostes pregavam com ousadia a Palavra de Deus mesmo diante de forte perseguição. Um desses exemplos foi o apóstolo Paulo cuja história devida como missionário é um exemplo excepcional. Nele vemos uma pessoa que, pela operação do Espírito Santo, dedicou-se inteiramente à causa do Senhor (Rm 1.14-17).

 

1. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO DÁ VISÃO E CAPACITAÇÃO MISSIONÁRIAS

Quando Jesus retornou ao céu, Ele disse aos seus discípulos que eles receberiam poder para serem testemunhas “até aos confins da terra" (At 1.9). A profecia de Jesus continua a ter seu cumprimento porque o evangelho de poder continua a se expandir para locais onde ainda não foi pregado (Rm 15.21; 2 Co 10.16). E assim continuará até o fim.

 

Aos poucos o Espírito Santo foi revelando aos discípulos o plano de Deus, e a expansão do Evangelho prosseguiu na sequência predita por Jesus “e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8).

 

O Livro de Atos conta como foi o início desta expansão. Os sete primeiros capítulos relatam como o evangelho penetrou em Jerusalém. Os capítulos 8 e 9 contam como o evangelho chegou a toda Judeia e Samaria, e a partir do capítulo 10, vemos o evangelho pregado aos gentios até os confins da Terra.

 

INTERAÇÃO

Essa é uma ótima oportunidade para você conscientizar seus alunos da importância da obra missionária. Divida a turma em grupos e monte algumas “barraquinhas” missionárias com roupas, comidas típicas e bandeiras de alguns países e convide os membros de sua igreja para visitarem a exposição. Conscientize seus alunos da importância de contribuir mensalmente para o departamento de missões, orar pelos trabalhos missionários de sua igreja e, ainda, despertarem para também serem enviados para a obra missionária.

 

2. O ESPÍRITO SANTO CONTINUA CHAMANDO CRENTES PARA A OBRA MISSIONÁRIA

Enquanto a igreja orava, o Espírito Santo ordenou que Paulo e Barnabé fossem separados par a obra (At 13.1-4). Por isso a importância também da oração. E louvamos a Deus que o Espírito Santo ainda fala (Is 6.8; Ap 2.7)! Ele move o crente a entregar-se inteiramente na mão do Senhor para fazer a obra, por isso, coloque a sua vida no altar de Deus (Rm 12.1).

 

O amor de Cristo que o Espírito Santo derrama no coração do crente, faz com que ele entregue a sua vida pela salvação do perdido (2 Co 5.14), por isso muitos missionários deixam a sua terra natal, a sua família e partem para terras onde o Evangelho de salvação precisa ser pregado.

 

3. O ESPÍRITO SANTO CONFIRMA O TRABALHO DE SEUS SERVOS

O Espírito Santo comunica poder à palavra pregada (1Ts 1.5). Ele se manifesta pelos dons espirituais e essa manifestação dos dons tem aberto as portas do evangelho em muitos lugares. É por esse motivo, também, que o missionário deve ser batizado no Espírito Santo. Em Hebreus 2.4 diz que Deus testificou com eles por sinais e milagres e várias maravilhas e dons do Espírito, distribuídos por sua vontade.

A maior necessidade do trabalho missionário atual é que os que trabalham nesta obra sejam revestidos de poder do alto. É por isso que a Bíblia orienta que oremos pelos servos do Senhor (Cl 4.3,4; 2 Ts 3.1; Ef 6.18-20; Rm 15.28-31).

 

Se você deseja ser um missionário, busque o revestimento de poder através do batismo no Espírito Santo para que você possa ser testemunha de Cristo nos lugares mais necessitados de receber a Palavra de Deus.

 

SUBSÍDIO

"Não há lição maior a ser aprendida por um candidato missionário do que a lição de como viver uma vida repleta do Espírito, como caminhar no Espírito e como ministrar no Espírito. Uma tarefa espiritual pode ser realizada apenas pelo Espírito Santo que opera através de uma pessoa espiritualmente disposta. A luta e a batalha finais estão no domínio do Espírito. Pode ser que isso nunca venha a ser enfatizado tão vigorosamente, embora possa ser ressaltado muito parcialmente." (PETERS, George W, Teologia Bíblica de Missões. Rio de Janeiro: CPAD, p. 194)

  

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

"No estágio das operações formais também surge a habilidade para desenvolver uma hipótese e argumentar se está certa ou não. (...) um adolescente (...) pode lidar com todos os tipos de situações hipotéticas e construir teorias." (JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a Alegria de Trabalhar com Eles Rio de Janeiro: CPAD, p. 32)

 

PARA CONCLUIR

"A quem enviarei?..." (Is 6.8) esse é o clamor que Isaías escuta ao entrar no Templo do Senhor. As Missões estão no coração de Deus, isso é evidente, afinal, Ele enviou o seu próprio Filho (Jo 3.16). Mas uma pergunta é necessária: As Missões estão no seu coração? O mesmo clamor ouvido por Isaías também ecoa hoje. Qual a resposta que você tem dado para ele? Desejamos que o Espírito Santo venha sobre a sua vida, despertando-o para a obra missionária.

 

HORA DA REVISÃO

1. Quem vinculou a ordem missionária à operação do Espírito Santo?

Jesus vinculou a sua ordem missionária à operação do Espírito Santo.

2. A expansão do Evangelho prosseguiu na sequência predita por Jesus. Que sequência foi essa?

A expansão do Evangelho prosseguiu na sequência predita por Jesus “e ser-me- -eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

3. O que faz com que o crente entregue a sua vida pela salvação do perdido?

0 amor de Cristo que 0 Espírito derrama no coração do crente, faz com que ele entregue a sua vida pela salvação do perdido.

4. Quem comunica poder à palavra pregada?

0 Espírito Santo comunica poder à palavra pregada (1 Ts 1.5).

5. De acordo com a lição, qual é a maior necessidade do trabalho missionário atual?

A maior necessidade do trabalho missionário atual é que os que trabalham nesta obra sejam revestidos de poder do alto.

 

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023 | Professor - CPAD

REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

LIÇÕES

Lição 1- A natureza do Espírito Santo

Lição 2- Os nomes do Espírito Santo

Lição 3- Os símbolos do Espírito Santo

Lição 4- O Espírito Santo no antigo testamento

Lição 5- O Espírito Santo no Novo Testamento

Lição 6- O Espírito atuante em Cristo

Lição 7-O Espírito Santo atuando no crente

Lição 8- O batismo no Espírito Santo

Lição 9- Os dons do Espírito Santo

Lição 10- Conservando o poder

Lição 11- O fruto do Espírito Santo

Lição 12- Pecando contra o Espírito Santo

Lição 13- Buscando o Espírito Santo

Lição 14- O Espírito Santo e a obra Missionária

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

Post Bottom Ad