Lições Juvenis} Lição 2 Os nomes do Espírito Santo - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lições Juvenis} Lição 2 Os nomes do Espírito Santo

Lição 2 Os nomes do Espírito Santo (Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023, CPAD Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

 

VERSÍCULO CHAVE

Mas nós não recebemos o espirito do mundo, mas o Espirito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. (1 Co 2.12).

 

LEITURA DIÁRIA

SEG. Jz 6.34  O Espírito do Senhor

TER. At 16.7 O Espírito de Jesus

QUA. 1 Pe 1.11 O Espírito de Cristo

QUI. Zc 12.8-10  O Espírito de graça e de súplica

SEX. 1 Jo 5.6-12 O Espírito da Verdade testifica Jesus

SÁB.  1 Pe 4.12-16 Ele é Espírito da glória de Deus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 4.1-15

1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:

4 há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.

7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

8 Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens,

9 Ora, isto — ele subiu — que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?

10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,

13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.

15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

 

CONECTADO COM DEUS

Muitas pessoas têm o nome gravado na mídia, são “famosos” e “famosas” que marcam a história. No meio evangélico, temos muitos músicos, pastores e missionários que têm seu nome conhecido por muita gente. Se precisássemos fazer uma lista, por certo não teríamos dificuldades. Agora, reflita comigo: Desses nomes, quais deles conhece quem somos? Com quais deles podemos compartilhar a nossa vida? Hoje, vamos estudar sobre os Nomes do Espírito Santo, diferente dos famosos da nossa lista, Ele nos conhece, sabe quem somos, sonda o nosso coração e deseja caminhar a vida toda ao nosso lado.

 

OBJETIVOS

EXPLICAR a importância dos nomes para a cultura bíblica;

APRESENTAR os nomes bíblicos do Espírito Santo;

DESTACAR que a diversidade dos nomes revela a diversidade de obras do Espírito Santo.

 

ANTES DA AULA

Pr. Martin Luther King, Nelson Mandela, John Wesley, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Frida Vingren, Sarah Kalley e Suzana Wesley. A lista de homens e mulheres que impactaram o mundo poderia ser quase infinita. Ocorre que cada aluno que passa por nossa sala de aula tem o potencial de mudar o mundo. Não sei se os professores das personalidades citadas anteriormente, tinham a noção de quem eles ensinavam. Como professores precisamos, como agricultores, cultivar os nossos alunos, enxergando neles o potencial de mudar o mundo. Antes de cada aula, lembre-se do que escreveu o célebre escritor C. S Lewis “Não existe nenhum ser humano comum, repousa sobre cada um de nós, um eterno peso de glória." O maior investimento desse mundo ainda continua sendo em pessoas.

 

Estude o texto bíblico e leia as referências para enriquecimento do assunto. Leia com a classe o texto bíblico básico, pois os alunos precisam cultivar o hábito de ler a Bíblia. Nesta idade, é bom recomendar ao aluno que estude a lição e execute os exercícios em casa.

 

INTERAÇÃO

Saber o nome de alguém não significa que nos relacionamos ou conhecemos essa pessoa. Inicie a aula apresentando imagens de pessoas “famosas", do universo gospel, pastores e cantores conhecidos do grande público. À medida que apresentar as imagens, pergunte aos alunos os nomes das pessoas, também pergunte algumas coisas pessoais como nome completo, local e data de nascimento. Explique que saber os nomes Bíblicos do Espírito Santo é um exercício teológico importante que destaca atributos e obras dEle mas, para o conhecermos de verdade, precisamos buscar um relacionamento pessoal com Ele.

 

INTRODUÇÃO

Conhecer o nome de uma pessoa é muito importante para iniciar um relacionamento pessoal com alguém. Porém, apenas conhecer o nome não garante que os relacionamentos aconteçam, pois existem muitas pessoas que conhecemos de nome, mas não temos nenhum relacionamento com elas. Hoje, vamos estudar sobre os Nomes do Espírito Santo. É importante ressaltar que a análise bíblico-teológica sobre os nomes do Espírito Santo não pode suprimira necessidade perene de buscar um relacionamento íntimo com Ele.

 

1. O NOME NA CULTURA BÍBLICA

Em nossa primeira lição, estudamos que o Espírito Santo é uma pessoa, assim como o Pai e o Filho. O Espírito Santo é um ser pessoal e da mesma maneira que o Pai e o Filho, Ele também possui alguns nomes bíblicos que o identificam.

 

Na “cultura bíblica”, os nomes das pessoas são de grande relevância. Eles indicavam as circunstâncias que cercavam a concepção ou nascimento de uma criança. Algumas vezes a escolha do nome estava relacionada ao local do nascimento: se nascesse próximo a um poço onde a mãe tirasse água, podia chamar Beera, “nascido junto ao poço.” Se nascesse em dia de tempestade, o evento climático influenciaria o nome e a criança poderia ser chamada de Baraque, “relâmpago". Outras vezes era um fato político ou social que influenciava o nome, como fez a esposa de Fineias ao dar o nome do filho de Icabô, “foi-se a glória de Deus", quando os filisteus capturaram a Arca da Aliança enquanto ela estava dando à luz ao seu filho (1 Sm 4.21). Para a cultura bíblica, o nome não era apenas uma palavra de identificação. Os nomes bíblicos revelavam características e nuances da personalidade de alguém.

 

Os nomes bíblicos que identificam a pessoa do Espírito Santo também seguem essa lógica; eles não estão na Bíblia apenas para identificá-lo, mas, estão no texto sagrado para destacar muitos de seus atributos e revelar nuances de sua natureza e obra.

 

2. OS NOMES BÍBLICOS DO ESPÍRITO SANTO

Os diversos nomes dados ao Espírito falam da ligação com o Pai, com o Filho e também esclarecendo sua divindade, bem como a obra que realiza no mundo na vida dos servos de Jesus Cristo.

 

2.1. Espírito de Deus (Cn 1.2)

O Espírito Santo é muitas vezes chamado de Espírito de Deus porque Ele é eterno, onisciente, onipotente e onipresente. Ele é enviado do Pai (Jo 15.26). Ele procede do Pai. Ele participou da criação (Gn 1.2); participou da ressurreição (Rm 8.11) de Jesus e participa da regeneração do pecador (Jo 3.5-8). Também chamado de Espírito do Senhor (Jz 6.34).

 

2.2. Espírito de Cristo (1 Pe 1.11; Rm 8.9)

O fato de o Espírito Santo aparecer também descrito como Espírito de Cristo não descaracteriza sua personalidade, mas mostra duas coisas fundamentais em relação a Cristo: sua afinidade com Cristo e sua procedência por meio de Cristo. Se desfrutamos da presença do Espírito Santo entre nós é porque Jesus cumpriu o que prometeu em João 15.26. Ter o Espírito de Cristo em nossa vida significa ter Cristo através da ação do Espírito e manifestá-lo no mundo através do nosso comportamento. Também chamado de Espírito de Jesus (At 16.7).

 

2.3. Espírito Consolador (Jo 14.16,17)

A palavra Paracleto, como já estudamos, traduz o nome do Espírito como aquEle que nos consola. Como Consolador, suas obras são a de convencer o pecador: do pecado (Jo 16.8,9), da justiça (Jo 16.10) e do juízo (Jo 16.11).

 

2.4. Espírito da promessa (Jl 2.28; Lc 24.49; Gl 3.14)

O Espírito Santo recebe este nome porque tanto no Antigo quanto no Novo Testamento Ele foi prometido. Deus o prometeu por meio do profeta Joel e Pedro cita esse fato no dia de Pentecostes quando a promessa se cumpriu.

 

2.5. Espírito da Graça (Zc 12.10; Hb 10.29)

Vivemos a era da graça, também conhecida como dispensação da Igreja e dispensação do Espírito. Ninguém pode ter a graça sem o Espírito: ninguém pode ter o Espírito se não pela graça.

 

O profeta Zacarias falou de um tempo quando o Espírito de graça seria derramado sobre os habitantes de Jerusalém. O autor da Epístola aos Hebreus cita também a mesma expressão para fazer referência ao Espírito Santo.

 

2.6. Espírito de Santificação (Rm 1.4)

Como o Espírito é Santo, cabe a Ele o trabalho de operar em nós a santificação. É uma condição indispensável para que vejamos ao Senhor (Hb 12.14).

 

2.7 Espírito de Adoção (Rm 8.15)

Assim como o Espírito Santo tomou parte na criação produzindo vida, na regeneração do pecado Ele está presente para produzir a vida de Cristo (Rm 8.2: Ap 11.11).

Costuma-se dizer que todos somos filhos de Deus. Mas ser filho de Deus implica algumas condições: receber o Filho de Deus e crer no seu nome e então poderemos ser chamados filhos de Deus.

 

O Espírito Santo atua nesse processo e, por isso, Ele é chamado de Espírito de Adoção (Rm 8.15). Este Espírito arranca o homem do poder da escravidão do pecado e o torna filho de Deus. A seguir, dá testemunho desta filiação (Rm 8.16). Também chamado de Espírito de Vida (Rm 8.2).

 

2.8. Espirito da Verdade (Jo 14.16,17; 1Jo 5.6)

Ele expressa a verdade declarada por Cristo (Jo 14.6).A Igreja de Jesus Cristo é chamada de coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15). Seu alicerce é o Senhor Jesus Cristo e o seu construtor é o Espírito Santo.

 

2.9. Espírito de Glória (1 Pe 4.14)

0 Espírito de glória não se manifesta para honrar ou enaltecer alguém, mas para revelar a glória de Cristo e fazer o cristão espelhar-se nEle (2 Co 3.18).

3. A DIVERSIDADE DE NOMES E UM SÓ ESPÍRITO

Em nossa leitura Bíblica em Classe vemos 0 Apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos da cidade de Éfeso, localizada nas proximidades da costa oeste da Ásia Menor, no mar Egeu; era a segunda maior cidade do Império Romano, ficando atrás somente de Roma.

 

No versículo 4 de Efésios 4, o apóstolo explica a unidade da igreja e fala de “um só corpo e um só Espírito". Que fique claro para nós que os diversos nomes bíblicos que se referem à Pessoa Bendita do Espírito Santo têm a função de revelar nuances da sua natureza divina, bem como as suas obras.

 

Como vimos, em toda a Bíblia encontramos vários nomes identificando o mesmo Espírito. Os nomes são diversos assim como as obras operadas pelo Espírito Santo também são, mas o Espírito é um só.

 

SUBSÍDIO

Para muitas pessoas de nossa sociedade, os nomes pessoais não têm a mesma relevância que os da literatura bíblica. Os pais dão nomes às crianças sem pensar no significado, simplesmente copiando dos parentes, amigos ou personagens públicas. Um casal pode dar o nome de Miguel a um filho, sem o mínimo conhecimento do significado original do nome ("Quem é como Deus?").

 

Os pais que têm um tio muito querido, chamado Samuel (“Seu nome é Deus”), talvez deem o mesmo nome a um filho. Para um israelita, o nome Samuel proclamava que o portador do nome era um adorador de Deus.

 

Os nomes e títulos do Espírito Santo nos revelam muita coisa a respeito de quem é Deus o Espírito Santo. Embora o nome "Espírito Santo" não ocorra no Antigo Testamento, vários títulos equivalentes são usados.

 

O título mais frequente no Antigo Testamento é “o Espírito de Yaweh" (heb. ruach YHWH [Yahweh], ou, conforme consta nas Bíblias em português, “o Espírito do Senhor". [...]

 

Vários títulos do Espírito Santo podem ser encontrados nas Epístolas: "o Espírito de santificação" (Rm 1.4): "o Espírito de vida (Rm 8.2): "o Espírito de adoção de filhos" (Rm 8.15): "o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13): "o Espírito eterno" (Hb g.14); "o Espírito da graça" (Hb 10.29); e "o Espírito da glória" (1 Pe 4.14). Ele é chamado de Espírito de Deus (1 Co 3.16), Espírito de Cristo (Rm 8.9), Espírito Santo (At 1.5). (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 385-387).

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

A adolescência é um período e grandes mudanças. Algumas das principais mudanças da vida acontecem na adolescência. Por exemplo, o sistema reprodutivo de um adolescente se torna ativo; ele cresce fisicamente para alcançar a forma física de adulto (não incluindo ganhos de “largura"); adquire habilidade para pensar abstratamente; transfere a lealdade antes devotada aos pais para os colegas; desenvolve sua própria identidade e sua fé em Deus torna-se muito pessoal. Todos os aspectos de seu ser são afetados pela mudança. Essas mudanças começam a surgir no início da adolescência. (JOHNSON. Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro: CPAD, p. 13)

 VEJA TAMBÉM:

O Espírito Santo é uma Força Ativa de Jeová?

A doutrina do Espírito Santo

As Manifestações do Espírito Santo

A Vida Segundo o Espírito

PARA CONCLUIR

Se encontramos diversos nomes para o Espírito Santo na Bíblia, é porque suas obras são tantas e tão grandes que seria impossível para Ele ser descrito por um único nome. Busquemos maior intimidade com o Espírito Santo através dos seus nomes experimentando a importância de cada um em nossas vidas.

 

HORA DA REVISÃO

1. O que os nomes indicavam na cultura Bíblica?

Eles indicavam asa circunstâncias que cercavam a concepção ou nascimento.

2. Qual o significado do nome “Icabô"? Foi-se a glória de Deus.

3. Os nomes bíblicos do Espírito Santo estão no texto sagrado para quê?

Para destacar muitos de seus atributos e revelar nuances de sua natureza e obra.

4. Quais são os nomes do Espírito Santo citados em Gênesis 1.2, Juizes 6.34 e Atos 16.7?

Espírito de Deus (Gn 1.2), Espírito do Senhor (Jz 6.34) e Espírito de Jesus (At 16.7).

5. Quem é o alicerce e o construtor da Igreja de Jesus Cristo?

Seu alicerce é o Senhor Jesus Cristo e o seu construtor é o Espírito Santo.

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


****

Post Bottom Ad