Lições Juvenis} Lição 3 - Os símbolos do Espírito Santo - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lições Juvenis} Lição 3 - Os símbolos do Espírito Santo

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023, CPAD Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre

 

VERSÍCULO CHAVE

“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles." (At 2.3)

LEITURA DIÁRIA

Segunda 1 Pe 1.2 O revestimento de Deus

Terça 1 Jo 2.27 A unção de Deus

Quarta Sl 1.3  O Rio de Deus

Quinta Jo 3.8  O Sopro de Deus

Sexta 2 Co 1.22 O Selo de Deus

Sábado At 2.3  O Fogo de Deus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2.2-4

2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

 

João 7.33-39

33 Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco e, depois, vou para aquele que me enviou.

34 Vós me buscareis e não me achareis: e aonde eu estou vós não podeis vir.

35 Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá, porventura, para os dispersos entre os gregos e ensinará os gregos?

36 Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis e não me achareis; e: Aonde eu estou, vós não podeis ir?

37 E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.

38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

39 E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

 

Efésios 1.13-15

13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.

15 Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos.

 

CONECTADO COM DEUS

Nós fomos chamados do mundo para a maravilhosa luz do Evangelho (1 Pe 2.9). Nossa caminhada é cheia de desafios. Ocorre que nossas forças são poucas e não dá para caminharmos sozinhos, por isso Deus nos concedeu a graça de exercitarmos a nossa fé entre os nossos irmãos em Cristo. E é na casa do Senhor que a nossa comunhão com Deus e com os irmãos nos fortalece. Hoje vamos estudar sobre os símbolos do Espírito Santo e vamos perceber o quanto Ele se faz presente conduzindo a nossa vida diariamente.

 

OBJETIVOS

DESTACAR a importância dos símbolos para a cultura bíblica;

APRESENTAR os símbolos do Espírito Santo;

EXPLICAR o significado de alguns símbolos do Espírito Santo.

ANTES DA AULA

Um dos aspectos de uma aula bem-sucedida é o planejamento. A respeito desse aspecto, vale resgatar as palavras de Jesus: "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'.

 

Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz”. Aqui podemos perceber a importância de planejar as nossas ações, refletir sobre o que e como ensinar é fundamental para o sucesso da nossa aula.

 

Como um bom leitor da Bíblia, você já deve ter percebido que muitos textos das Sagradas Escrituras apresentam uma linguagem metafórica e alegórica, carregada de tipos e símbolos. No campo da Teologia temos duas matérias que chamam a atenção para essa característica, trata-se da Exegese e da Hermenêutica. Respeitando essas duas ciências que estão envolvidas na interpretação da Bíblia, vamos estudar os símbolos e tipos do Espírito Santo. Vale destacar que igualmente em relação os nomes do Espírito Santo, a diversidade de símbolos também revela nuances de seus atributos e da diversidade de suas obras.

 

1. POR QUE USAR SÍMBOLOS?

Os símbolos são objetos materiais que representam verdades morais e espirituais. Eles estão presentes em parte das Escrituras para facilitar o entendimento humano. Era muito comum entre os judeus o emprego de figuras para expressar pensamentos e , sentimentos; por este motivo, a Bíblia está repleta de parábolas, alegorias, símiles, provérbios, metonímia, metáfora, eufemismo, entre outras. Damos grande importância ao conhecimento e à interpretação dos símbolos do Espírito, pois eles apontam para verdades espirituais que edificam a Igreja de Cristo. É fundamental que nesse estudo você não caia no extremo que leva a identificar mais a realidade com o símbolo do que o símbolo com a realidade.

 

2. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

2.1. Água.

Os símbolos do Espírito Santo são reflexos das múltiplas operações, mas, de maneira alguma, comprometem a sua personalidade e divindade. O relato do apóstolo João sobre o discurso de Jesus ao convidar os homens e mulheres a beberem de uma água que se transformará em uma fonte a jorrar no interior de quem aceitar o convite (Jo 73738). A linguagem de Jesus é simbólica, Ele não está com um cântaro na mão a distribuir água fresca para os ouvintes (Jo 7.39).

 

Cremos firmemente na atualidade desse convite, pois o derramar do Espírito Santo é uma promessa também para nossa geração. O apóstolo João tem razão: a água é um símbolo do Espírito Santo. Ela tem a função de matar a sede, lavar a sujeira e regar as plantas. Traz vida e pureza. Como a água faz as plantas produzirem o seu fruto, o Espírito Santo faz o crente produzir frutos espirituais, que podem ser compreendidos como bênçãos que alcançam outras pessoas (Is 58.11b).

 

2.2. Fogo.

O fogo é outro símbolo do Espírito Santo. Ele representa a purificação e a penetração do Espírito Santo. No dia de Pentecoste, apareceram umas coisas como línguas de fogo sobre as cabeças dos crentes (At 2.3). O Espírito Santo convence, fazendo o pecador deixar o pecado e purifica sua vida. Quando Isaías confessou que era homem de lábios impuros, a purificação veio pela figura do fogo de uma brasa (Is 6.5-7). O Espírito Santo é comparado ao fogo porque este aquece, ilumina e retira as impurezas.

 

2.3. Vento.

Outro símbolo de grande destaque para o Espírito Santo é o vento. Jesus, ao conversar com Nicodemos, comparou a Sua ação ao vento “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (Jo 3.8) 0 vento é invisível, mas seus efeitos são plenamente percebidos, assim é o Espírito Santo em suas ações. No Pentecostes um som de um vento veemente e impetuoso encheu toda a casa (At 2.2).

 

2.4. Óleo (unção). O óleo da unção também é outro símbolo do Espírito Santo. A unção no Antigo Testamento era símbolo da capacitação de Deus sobre monarcas e sacerdotes e hoje o Espírito Santo derramado sobre toda carne (Jl 2.28), Lembra a unção com o óleo como escreveu João (1 Jo 2.27).

 

2.5. Pomba.

A pomba também é outro símbolo. O Espírito Santo, segundo o relato de João Batista escrito por Lucas, desceu sobre Jesus na ocasião do batismo em água na forma corpórea de uma pomba (Lc 3.22). A pomba tem características próprias que envolvem: simplicidade, mansidão, pureza, paz, sensibilidade e movimento. Essas são as mesmas características do Espírito Santo que desceu sobre o Senhor Jesus.

 

INTERAÇÃO

Os símbolos são uma importante ferramenta de comunicação da nossa linguagem. Alguns símbolos são conhecidos universalmente e trazem mensagens de orientação, advertência e atenção. Para exemplificar a força dos símbolos como instrumentos de comunicação espalhe cartazes com placas de trânsito e deixe seus alunos explicarem o que cada uma significa. Em seguida, explique que a aula de hoje será sobre os símbolos bíblicos do Espírito Santo e, que assim como nas placas de trânsito, cada símbolo bíblico apresenta mensagens importantes sobre o Espírito de Deus.

  

3. MUITO MAIS QUE SÍMBOLOS

Como vimos, a pessoa do Espírito Santo, bem como suas obras, tem significados tão amplos que é necessário lançar mão de algumas figuras para descrevê-lo. Afinal, não há na linguagem humana um termo capaz de exprimir alguém tão poderoso e interessante. O Espírito Santo é uma pessoa. Portanto, Ele não é exatamente vento, água, fogo, azeite ou pomba. Esses elementos apenas representam a sua pessoa.

 

Muito mais do que identificar o Espírito Santo pelas figuras que lhe dizem respeito, peçamos a Deus que nos ajude a experimentar cada um destes aspectos no Espírito em nosso viver.

 

SUBSÍDIO

Os símbolos oferecem quadros concretos de coisas abstratas, tais como a terceira Pessoa da Trindade. Os símbolos do Espírito Santo também são arquétipos. Em literatura, arquétipo é uma personagem, tema ou símbolo comum a várias culturas e épocas. Em todos os lugares, o vento representa forças poderosas, porém invisíveis; a água límpida que flui representa o poder e refrigério sustentador da vida a todos os que têm sede, física ou espiritual; o fogo representa uma força purificadora (como na purificação de minérios) ou destruidora (frequentemente citada no juízo). Tais símbolos representam realidades intangíveis, porém genuínas. (...)

 

Os títulos e símbolos do Espírito Santo são chaves para o entendimento de sua obra ao nosso favor. Precisamos usá-los como palavras-chaves no estudo da obra do Espírito Santo. (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.387 e 389).


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Os adolescentes são pessoas em transição, não são mais crianças, mas ainda não são adultos. À medida que crescem são desafiados a exercer alguma independência. Neste período da vida, de grande preparação para o exercício da independência num tempo intimamente ligado à busca da identidade, encontra-se o ímpeto para adquirir independência. Deixando a dependência total da infância, preparam-se para ser adultos independentes. No entanto, com frequência querem ter mais independência do que estão preparados para receber. (JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a Alegria de Trabalhar com Eles. Rio de Janeiro: CPAD. p. 13)

 

PARA CONCLUIR

Os símbolos e nomes do Espírito Santo nos ajudarão a compreender as obras que abordaremos nas lições seguintes e destacamos que existem outros símbolos do Espírito Santo que você pode descobrir com o estudo aprofundado desse tema. É importante alertar para que toda análise de símbolos do Espírito Santo deve ter sólida referência bíblica a fim de evitar o risco de cair em um misticismo idólatra e perigoso.


HORA DA REVISÃO

1. Quais são as duas ciências que estão envolvidas na interpretação da Bíblia?

Exegese e Hermenêutica

2. De acordo com a lição, o que são símbolos?

Os símbolos são objetos materiais que representam verdades morais e espirituais.

3. Por que usar símbolos?

Para facilitar o entendimento humano.

4. O que os símbolos revelam sobre o Espírito Santo?

Eles apontam para verdades espirituais que edificam a Igreja de Cristo.

5. Qual símbolo do Espírito Santo é citado no texto de Atos 2.3?

Fogo

VEJA TAMBÉM LIÇÕES

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Post Bottom Ad