Classe: Juvenis} Lição 6 O Espírito Atualmente em Cristo - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Classe: Juvenis} Lição 6 O Espírito Atualmente em Cristo

Classe: Juvenis - Lição 6 O Espírito Atualmente em Cristo

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023, CPAD Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre 

“O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos”. (Is 61.1)

LEITURA DIÁRIA

Lc 2.51 O Espírito dava sabedoria a Cristo

Mt 3.18  O Espírito revestiu a Cristo

Jo 3.34 O Espírito transbordava em Cristo

Lc 4.1 O Espírito conduzia Cristo

Mt 4.1 O Espírito não poupou Cristo de ser tentado

Lc 10.21 O Espírito alegrou a Cristo

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 1.18-21

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

19 Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

20 E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.

21E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Lucas 4,16-22

16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías: e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

20 E, cerrando o livro e tornando a dá-to ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

22 E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

 

CONECTADO COM DEUS

A doutrina da Trindade explica por que o Espírito Santo está diretamente relacionado a Jesus de Nazaré. Ocorre que apesar de distintos, o vínculo eterno entre os três forma uma unidade que constitui um único Deus. Então a Obra da Salvação é uma obra operada por todas as três pessoas, cada um agindo dentro da sua especificidade. Nesta lição, veremos como o Espírito Santo agiu em todo ministério de Jesus Cristo a fim de cumprir o plano eterno de salvar a mim a você. O Espírito Santo ama você e deseja passar a eternidade inteira ao seu lado. Para Ele você tem valor!

 

OBJETIVOS

RELATAR sobre a atuação do Espírito Santo no nascimento de Jesus;

APONTAR para a participação do Espírito Santo no Batismo de Jesus;

DESTACAR o papel do Espírito Santo no ministério terreno de Jesus.


ANTES DA AULA

A Escola Dominical é a instituição cristã que busca difundir e aprofundar o conhecimento bíblico com excelência. Para atingir este objetivo, o professor deve buscar, com dedicação, o conhecimento bíblico aprofundado (Rm 12.7).


O professor não pode ser apenas um repetidor do texto da lição. Antes da aula, deve haver um aprofundamento dos textos bíblicos abordados. Esse preparo bíblico é fundamental para auxiliar os alunos nas dúvidas que surgirem durante a lição. Esse preparo envolve a leitura e releitura do texto bíblico várias vezes, inclusive em várias versões e traduções diferentes. Para auxiliar na compreensão do texto também é válido a consulta de material de apoio como dicionários e comentários bíblicos.


O exame criterioso e sistemático do texto exige que o professor “faça perguntas" ao texto com o objetivo de extrair a mensagem contida em cada porção da Escritura. Por fim. o professor deve fazer um esboço do texto bíblico examinado, com as principais ideias e possíveis aplicações no contexto da lição.

 

1. O ESPÍRITO SANTO E O NASCIMENTO DE JESUS

O mesmo Espírito que atuou no princípio, na criação do mundo e no decorrer do Antigo Testamento, também revestiu o Senhor Jesus em sua vida terrena, para que Ele pudesse concretizar todo o plano divino em favor da humanidade.

 

No seu propósito divino, Deus não deixou acontecer nada por acaso, ou para suprir uma situação criada de última hora. Tudo ocorreu dentro de um tempo previamente determinado. Por esta razão, o Espírito Santo é descrito como o agente da milagrosa concepção de Jesus (Mt 1.20; Lc 1,35). Desde o primeiro momento quando o anjo trouxe a mensagem àquela jovem, Maria, comunicando-lhe que seria a mãe do Salvador, o Espirito Santo desceu sobre ela, e sob o seu poder, Jesus foi concebido (Mt 1.18).

 

INTERAÇÃO

O teatro e a encenação são uma ótima ferramenta pedagógica, hoje estudaremos a atuação do Espírito Santo no ministério de Jesus Cristo. Divida a sua classe e proponha a realização de uma encenação com aspectos do ministério de Jesus, abordados na lição.

Ore e peça a direção do Senhor para que seu ensino seja proveitoso e traga mudança de comportamento em seus alunos. Esteja sempre solícito e pronto a ajudar seus alunos que se encontram em dificuldade. Você pode tornar-se um conselheiro se conseguir adquirir a confiança de seus alunos.


2. O ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS

O Espírito Santo que, gerou Jesus, no ventre de Maria, também guiou os passos do menino e de sua família, e continuaria guiando durante todo o seu ministério. Jesus chegou à idade de 30 anos e foi até o rio Jordão para se batizar, pelas mãos de seu primo, “João, o Batista”.

Você já tomou a decisão de se “batizar nas águas"?

Somos convidados a imitar Jesus em tudo e, ao nos batizarmos, também estamos cumprindo uma ordem dEle (Mc 16.16). Passar pela experiência do batismo em águas é, entre outras coisas, um testemunho público de que estamos dispostos a obedecer e a imitar a Jesus Cristo.

Logo após Jesus sair da água, ocorreu algo extraordinário: Cristo foi revestido de poder quando o Espírito Santo pousou sobre Ele em forma corpórea de pomba (Mt 3.16,17). Essa manifestação do Espírito Santo marcando o início do ministério terreno do nosso Senhor Jesus seria preponderante ao longo de todo 0 restante do seu ministério.

 

O Espírito Santo esteve presente e atuante na vida de Jesus. É Ele quem conduz o Mestre ao deserto, para ser tentado pelo Diabo (Mt 4.1). Jesus não estava sozinho naquela situação. O Espírito Santo o guiara e com Ele permanecia, lutando junto. Para nós, os cristãos, vencermos as tentações e as ciladas de Satanás, é imprescindível que estejamos revestidos de poder do Espírito Santo. Do contrário, seremos facilmente derrotados.

 

Em outras ocasiões, o Senhor Jesus também foi guiado pelo Espirito para visitar as cidades a fim de levar o conhecimento do reino de Deus, e também para operar milagres.

 

3. CAPACITANDO-O PARA O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO

Ao longo do ministério terreno de Jesus, ocorreram muitos sinais extraordinários (Mt 11.4,5; Jo 21.25), Jesus teve um ministério de grande sucesso e que arrastava multidões (Jo 6.2). Em relação aos sinais que Jesus manifestava, Ele nos dá uma grande lição de humildade ao reconhecer que o Espirito Santo o havia ungido para isso (Lc 4.18,19).


O Espirito Santo foi extremamente relevante no ministério terreno de Jesus e também continua relevante no ministério da Igreja. A unção do Espirito Santo é que pode marcar a nossa vida nos tornando relevantes para a nossa geração.


O Espirito Santo atuou em Jesus para dar testemunho de que Ele era o Messias que Israel aguardava e que, no entanto, recusou, Nós, porém, o recebemos e temos o testemunho do Espirito de que cremos na pessoa certa.


Jesus foi ungido pelo Espírito Santo para trazer liberdade aos seres humanos (Jo 8. 32,35). Ele veio ao mundo para cumprir o plano divino e dar conhecimento ao homem do caminho eterno. Ao terminar sua tarefa, foi para o Céu, mas o Espírito continua conosco a fim de conduzir as pessoas às mansões celestiais.


4. CAPACITANDO-O PARA CONCLUIR O PLANO DIVINO

O mesmo Espirito que guiou Jesus ao deserto, esteve presente com Ele durante o seu momento de angústia no Getsêmani. Foi com o revestimento do Espírito que o Senhor teve condições de sofrer injustiças, ironia, traição, chicotadas, palavras acusadoras e humilhações horríveis por amor aos pecadores. Ele também esteve presente quando Jesus foi levado à cruz para consumar a obra redentora (Hb 9.14), enchendo-o de amor e misericórdia pela humanidade (Hb 12.2).

 

O Espírito Santo também é denominado de Espírito da vida (Rm 8.2,11; 2 Co 3.6; Ap 11.11), e participou da ressurreição de Jesus. Ele operou sobre o corpo inerte de Cristo, que se encontrava naquela sepultura, evivificou-o para o cumprimento dos desígnios de Deus e provar ao mundo que Jesus de fato venceu a morte (Rm 4.25; 1 Co 15.55-57).

 

E o mesmo Espírito de glória (1 Pe 4.14), que conduziu Cristo aos céus, foi enviado para estar presente na Igreja, repousando sobre nós que somos fiéis e amamos e honramos o nome de Jesus.

 

SUBSÍDIOS 1

“O que aconteceu com a religião judaica nos 400 anos após Malaquias? A opinião comum é que degenerou em observâncias de formas e cerimônias vazias. Realmente, assim aconteceu. Os fariseus anularam muitas exigências da Lei por meio das tradições que desenvolveram (Mt 15-3.6; Mc 78-13).

Os saduceus também tiveram as suas tradições, bem como os essênios que copiaram os Rolos do Mar Morto. Lucas, no entanto, desde o início do seu evangelho, deixa claro que os judeus não perderam completamente nem o conceito nem a experiência do Espírito Santo.

 

O Espirito atuou nos eventos que antecederam e acompanharam o nascimento de Jesus, bem como no seu próprio nascimento, vida e ministério. Na realidade, embora as referências ao Espírito Santo no ministério de Cristo sejam muito relevantes, o evangelho de Lucas menciona o Espírito mais frequentemente nos dois primeiros capítulos do que em todo o restante do livro." (HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, p. 87)

 

SUBSÍDIOS 2

“Então, foi conduzido Jesus pelo Espirito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mt 4.1), Este versículo enfatiza a importância da tentação, na preparação de Jesus para a sua missão. O Espírito de Deus especificamente levou Cristo ao deserto para “ser tentado".


Por que a tentação era tão importante na vida de Jesus? Porque em breve Ele começaria a pregar, apresentando não somente o reino, mas a Si mesmo, como Rei. E como Rei, Cristo deve ser Vitorioso — não meramente sobre os ínfimos poderes da natureza ou de Satanás, mas sobre o impulso da Sua natureza humana. Adão e Eva foram incapazes de resistir à tentação, e toda a humanidade caiu. Cristo agora tinha

que triunfar sobre a tentação, e ao triunfar, se qualificar para levantar toda a humanidade outra vez.

As nossas tentações parecem insignificantes, ao lado das Suas; não há questões cósmicas em jogo. Mas a tentação de Jesus coloca as nossas sob uma luz especial.


As tentações não são “más". Nem têm a intenção de nos enganar. Deus permite que nós sejamos provados, e às vezes até mesmo coloca provas no nosso caminho, para que possamos triunfar sobre elas. Cada prova pela qual passemos vitoriosamente nos fortalece para a vida produtiva que Deus deseja que tenhamos. (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 552)


PARA CONCLUIR

O projeto de Deus em resgatar o homem de seu pecado mortal foi desempenhado integralmente pela trindade. Pai, Filho e Espírito Santo colaboraram ativamente para que tudo ocorresse de acordo com a soberania de Deus, Em relação ao nascimento, ministério, morte e ressureição de Jesus, o Espírito Santo foi extremamente relevante capacitando-o em todos esses momentos.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

“As crianças de hoje já nasceram hiper conectadas e totalmente articuladas com o universo das telas. É a primeira geração da história 100% na era digital onde o analógico soa como objeto de museu. Essas crianças percebem a tecnologia como uma extensão de si mesmas, levando-as a conhecerem uma infinidade de informações e interagirem com elas não mais percebendo a separação entre o “virtual" e o “real”. A Geração Alfa é promotora de novos modelos de educação e seus integrantes se posicionam como criadores de conteúdo, buscando experiências que primam pela imersão e pela plena interatividade com as temáticas abordadas." (TEDESCO, Marcos. Ensinador Cristão. Ano 22, n.86. Rio de Janeiro: CPAD, p. 7)

HORA DA REVISÃO

1. Quem gerou Jesus no ventre de Maria?

O Espírito Santo gerou Jesus no ventre de Maria.

2. Como o Espírito Santo apareceu no batismo de Jesus?

O Espírito Santo pousou sobre Ele em forma corpórea de pomba.

3. Quem conduziu Jesus ao deserto para ser tentado?

O Espírito Santo conduziu o Mestre ao deserto para ser tentado pelo Diabo.

4. Com o revestimento do Espirito Santo o Senhor teve condições de quê?

Foi com o revestimento do Espírito que o Senhor teve condições de sofrer injustiças, ironia, traição, chicotadas, palavras acusadoras e humilhações horríveis por amor aos pecadores.

5. O Espírito encheu Jesus de AMOR e MISERICÓRDIA pela humanidade quando Ele foi levado à cruz para consumar a sua obra redentora.

 

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023 | Professor - CPAD

REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

LIÇÕES

Lição 1- A natureza do Espírito Santo

Lição 2- Os nomes do Espírito Santo

Lição 3- Os símbolos do Espírito Santo

Lição 4- O Espírito Santo no antigo testamento

Lição 5- O Espírito Santo no Novo Testamento

Lição 6- O Espírito atuante em Cristo

Lição 7-O Espírito Santo atuando no crente

Lição 8- O batismo no Espírito Santo

Lição 9- Os dons do Espírito Santo

Lição 10- Conservando o poder

Lição 11- O fruto do Espírito Santo

Lição 12- Pecando contra o Espírito Santo

Lição 13- Buscando o Espírito Santo

Lição 14- O Espírito Santo e a obra Missionária

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

NOVAS LIÇÕES

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


****

Post Bottom Ad