Classe: Juvenis} Lição 8 O Batismo no Espírito Santo - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


Classe: Juvenis} Lição 8 O Batismo no Espírito Santo

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023, CPAD Professor | REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

Comentarista: Carlos Alexandre 

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49)

Leia também

Lição 4 - O Espírito Santo no Antigo Testamento

Lição 5 - O Espírito Santo no novo testamento

Lição 6 - O Espírito atuante em Cristo

Lição 7- O Espírito Santo atuando no crente

LEITURA DIÁRIA

At 5.34 O Espírito é Deus

2 Pe 1.21 O Espírito é inspirador

Rm 15.19 O Espírito nos torna ousados

At 13.2 O Espírito nos separa para a obra

1 Co 3.16 O Espírito habita em nós

Jo 14.16 O Espírito nos consola


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Joel 2.28-32

28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões,

29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.

30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.

31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha 0 grande e terrível dia do Senhor.

32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar.


Atos 1.7, 8

7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.


Atos 2.16-18

16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

18 e também do meu Espirito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.

CONECTADO COM DEUS

No primeiro dia de janeiro de 1901, portanto, no 1° dia do século XX a jovem Agnes Nevada Ozman, uma das alunas do professor Charles Parhan, recebeu o Batismo no Espírito Santo. Agnes acreditava firmemente na pregação de Charles Parhan sobre o derramar do Espírito Santo e segundo ela afirmou, “desejava a promessa do Pai mais do que comida ou descanso". Depois de buscar a experiência em oração, o Pr. Parhan impôs as mãos sobre ela e imediatamente a jovem passou a falar em línguas. Agnes foi a primeira pessoa batizada no Espírito Santo no movimento pentecostal moderno. Precisamos, como Agnes, desejar e buscar ardentemente essa experiência.


OBJETIVOS

APONTAR o Batismo no Espirito Santo como uma promessa bíblica;

ENFATIZAR o cumprimento das profecias de Joel e João Batista;

REAFIRMAR a atualidade do Batismo no Espírito Santo.


ANTES DA AULA

O papel do professor da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.


Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem Ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.


Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.

Assim como profetizou sobre a pessoa e o ministério de Jesus, João Batista também falou antecipadamente sobre o batismo no Espírito Santo na vida dos seguidores de Cristo, confirmando assim a profecia de Joel. O anúncio do batismo no Espírito Santo aparece bem no início do ministério de Jesus, por meio desta profecia, e ganha nova ênfase no final de sua vida terrena, quando, ao se despedir de seus discípulos, recomendou-lhes que permanecessem em Jerusalém, até que vissem o cumprimento da promessa.

1. O CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE JOEL

No dia de Pentecoste, a festa judaica que comemorava os cinquenta dias após a colheita, aconteceu o cumprimento da tão esperada promessa. Os discípulos permaneciam reunidos no Cenáculo em número de quase 120 pessoas, quando o Espírito Santo se manifestou (At 2.1-4).

 

1.1. Um acontecimento fundamentado.

Diante do quadro inusitado, surgiram as mais diversas reações, desde a zombaria de alguns, até a admiração profunda de outros (At 2.12,13), Pedro Levantou-se e deu uma explicação convincente. Buscou nas Escrituras uma razão que justificasse aquele acontecimento. Afinal, jamais se tinha visto algo semelhante, em toda a história judaica!


Pedro fez o que devemos realizar sempre. Nunca se deve aceitar qualquer tipo de manifestação espiritual que não tenha respaldo bíblico. Devemos conferir todas as coisas na Palavra de Deus (At 17.10).

 

1.2. O início de uma nova época.

A profecia de Joel cobre um período conhecido como o tempo da Igreja e do Espírito Santo, que teve o seu início no dia de Pentecoste e vai até o Arrebata- mento da Igreja. Pedro, naquela ocasião, identificou a inauguração deste tempo previsto pelo profeta Joel, ou seja, a época do derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne. Isto significa que todos os seres humanos, grandes e pequenos, filhos e servos (At 2.39) poderiam ser cheios do Espirito, e não somente reis, profetas e sacerdotes como acontecia no Antigo Testamento, pois a promessa passou a ser para todos.


INTERAÇÃO

Reúna a classe e solicite a alguns voluntários para darem seu depoimento acerca do batismo com o Espírito Santo. Como aconteceu? Quando? Onde? Quanto tempo perseveraram em buscá-lo? Que mudanças detectaram em sua vida após o batismo? Que conselhos dariam para os que ainda não receberam esse revestimento de poder? Escolha no máximo três alunos e controle o tempo de cada um. Separe a turma em pequenos grupos e verifique se neles há pelo menos um componente batizado. Permita compartilharem suas experiências pessoais sobre o assunto. Ore pelos alunos que desejam receber esta bênção de Deus.


Muitos de seus alunos podem ainda não ter vivido essa experiência. Por isso, caso não haja ninguém em sua classe para testemunhar, convide algum adulto, ou até mesmo o pastor de sua igreja para falar a respeito do recebimento do batismo no Espírito Santo.


2. O CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE JOÃO BATISTA

João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento (Lc 16.16). ELe era primo em segundo grau de Jesus (João era filho de Isabel, prima de Maria, mãe do Salvador). João, o precursor de Jesus, foi previsto pelo profeta Isaias (Is 40.30). Seria aquele que apresentaria o Messias como o Filho de Deus, cumprindo o seu ministério com ousadia e destemor.

João Batista destaca três pontos fundamentais do ministério de Cristo:

a. Ele manifesta a chegada do reino invisível de Deus (Mt 3.2);

b. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29);

c. Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11).


2.1. A relação entre os dois batismos.

a. Batismo em água.

Alguns fariseus, quando viram João pregar e batizar no Jordão, conclamando as pessoas ao arrependimento, pensaram que ele fosse o Messias prometido. Mas com muita humildade, João explicou que havia grande diferença, visto ser ele o precursor, o que abria o caminho, pois batizava com água para o arrependimento (Lc 3.15,16).


O objetivo deste batismo é levar ao arrependimento e à confissão dos pecados, dando testemunho publicamente da fé em Jesus. É o batismo exterior e determinado pela própria pessoa que sente desejo de viver para Jesus.


b. Batismo no Espirito Santo.

João Batista foi claro quando explicou a situação para desfazer o equívoco dos fariseus, É fato que seu exercício ministerial se relacionava com as atividades de Jesus. Porém havia grande diferença na atuação de um e de outro. E isso João deixou bem claro ao explicar: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11).


Esse batismo é dado por Jesus e independe da nossa vontade. O que podemos fazer para recebê-lo é apenas buscá-Lo, pois é recebido mediante à fé.

3. A ATUALIDADE DA PROMESSA

A doutrina do batismo no Espírito Santo é atualíssima e continua em evidência, sendo uma promessa para os que creem. Ao examinar as Escrituras, podemos perceber a promessa do derramamento do Espírito Santo, tal como cremos em nosso seio pentecostal. Uma promessa bíblica, à disposição para todas as pessoas, cumprida nos primórdios da Igreja, e continua disponível ainda hoje.

SUBSÍDIO

A profecia de Joel, repetida por Pedro no dia de Pentecostes, ressalta que esse derramamento do Espírito é para todos os crentes. Isso é chamado às vezes de democratização do Espírito, em distinção ao antigo Testamento, no qual o Espírito era para um grupo seleto, O Senhor agora deseja conceder seu Espírito para todo o seu povo (Jl 2.28- 29; Nm 11.29). Paralelamente a isso, está a ideia de que o derramamento prometido do Espírito sobre cada crente individual transcende época e raça, pois a promessa 'diz respeito a vós [judeus], a vossos filhos [descendentes!, e a todos os que estão longe: a todos quanto Deus, nosso Senhor: chamar' (At 2.39).

A expressão 'todos quantos' é frequentemente compreendida num sentido geográfico, algo que o livro de Atos certamente indica. Mas Pedro muito certamente tinha em mente os gentios distintos dos judeus, como o livro de Atos também indica. Essa visão é embasada por uma frase similar à que Paulo usa quando distingue gentios de judeus (Ef 2.13-17). A pessoa que busca precisa ser convencida de que a experiência é de fato para ela.” (PALMA, Antony D, O Batismo no Espírito Santo e com Fogo. Rio de Janeiro: CPAD, p.95)

 

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

"Cada aluno representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.


Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11)


PARA CONCLUIR

Não podemos deixar com que as crenças no batismo no Espírito Santo e na atualidade dos dons espirituais esfriem em nosso meio. Essa é uma marca importante do Pentecostalismo e não podemos deixar que nos descaracterizem, até porque temos plena convicção do respaldo bíblico da doutrina pentecostal e sabemos que precisamos da experiência com o Espírito Santo para cumprirmos a nossa missão.

HORA DA REVISÃO

1. Segundo a lição, quem também falou antecipadamente sobre o batismo no Espírito Santo na vida dos seguidores de Cristo?

João Batista

2. João Batista confirmou a profecia de qual profeta?

Profeta Joel

3. O que se comemorava na festa judaica chamada de Pentecoste?

Comemorava os cinquenta dias após a colheita.

4. Qual é o objetivo do batismo em água?

O objetivo deste batismo é levar ao arrependimento e à confissão dos pecados, dando testemunho publicamente da fé em Jesus.

5. Como é recebido o batismo no Espírito Santo?

É recebido mediante a fé.


 

Lições Bíblicas Juvenis 4º Trimestre 2023 | Professor - CPAD

REVISTA: O Espírito Santo em Nós.

LIÇÕES

Lição 1- A natureza do Espírito Santo

Lição 2- Os nomes do Espírito Santo

Lição 3- Os símbolos do Espírito Santo

Lição 4- O Espírito Santo no antigo testamento

Lição 5- O Espírito Santo no Novo Testamento

Lição 6- O Espírito atuante em Cristo

Lição 7-O Espírito Santo atuando no crente

Lição 8- O batismo no Espírito Santo

Lição 9- Os dons do Espírito Santo

Lição 10- Conservando o poder

Lição 11- O fruto do Espírito Santo

Lição 12- Pecando contra o Espírito Santo

Lição 13- Buscando o Espírito Santo

Lição 14- O Espírito Santo e a obra Missionária

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

Post Bottom Ad