Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 8 A Importância da Paternidade na Vida dos Filhos
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
🕛Data: 21 de maio de 2023
Revista: Do professor - CPAD
Trimestre: 2° de 2023
🎓 Título: Relacionamentos em Família: Superando
Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
✍Comentarista: Elienai Cabral
📚TEXTO ÁUREO
“E vós, pais, não provoqueis a ira a
vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Ef 6.4)
💡VERDADE PRÁTICA
Quando o padrão divino para a criação
de filhos é negligenciado, as consequências são terríveis para a família cristã.
⏰LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 49.3
Falar com sabedoria
Terça – Dt 6.6,7
Leia a Palavra de Deus com seus filhos
Quarta – Ef 6.4
Eduque seus filhos com disciplina
Quinta – Pv 22.6
Ensine o caminho certo
Sexta – Sl 119.97-99
Ensine seu filho a amar a Lei de Deus
Sábado – Js 24.15
Eu e minha família serviremos a Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 2.12-17,22; 8.1-3
1
Samuel 2
12 – Eram, porém, os filhos de Eli
filhos de Belial e não conheciam o Senhor;
13 – porquanto o costume daqueles
sacerdotes com o povo era que, oferecendo
alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se
cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão;
14 – e dava com ele, na
caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto
o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia
ali a Siló.
15 – Também, antes de queimarem a
gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava:
Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne
cozida, senão crua.
16 – E, dizendo-lhe o homem: Queimem
primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a
tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e,
se não, por força a tomarei.
17 – Era, pois, muito grande o pecado
desses jovens perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta
do Senhor.
22 – Era, porém, Eli já muito
velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se
deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da
congregação.
1
Samuel 8
1 – E sucedeu que, tendo Samuel
envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
2 – E era o nome do seu filho
primogênito Joel, e o nome do seu segundo, Abias; e foram juízes em
Berseba.
3 – Porém seus filhos não andaram pelos
caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e
perverteram o juízo.
Hinos Sugeridos: 50, 131, 558 da Harpa Cristã
Objetivos da Lição:
I) APRESENTAR o conceito de paternidade segundo a Bíblia;
II) APONTAR os tipos de paternidade que são prejudiciais para a
família;
III) DESTACAR a importância e o valor da paternidade responsável na
formação espiritual e moral dos filhos.
Nesta lição, focaremos duas famílias
que tiveram problemas na formação de seus filhos. Na família de Eli, seus
filhos Hofni e Fineias, sob a conduta negligente de seu pai, tornaram-se
profanos no exercício do sacerdócio. Na família de Samuel, seus filhos Joel e
Abias tornaram-se avarentos e gananciosos, não tendo respeito pelo que
representavam para Israel. A lição mostrará que os pais são os responsáveis
pela boa formação moral e espiritual dos filhos, antes da igreja local e das
instituições educativas.
PALAVRA-CHAVE: Paternidade
I – A PATERNIDADE DENTRO DA FAMÍLIA
1. A primeira família.
Após a Queda, o primeiro casal criado,
Adão e Eva, inicialmente gerou dois filhos, formando, assim, a primeira família
(Gn 4.1,2). No princípio da humanidade, a figura do pai definia-se como o líder
dentro do lar, responsável por prover alimento e cuidar da segurança de sua
família. O papel da mulher era o de cuidar dos filhos, da casa e ser a
ajudadora de seu esposo. No caso de alguns sacerdotes, o exercício sacerdotal
passava a sermais importante do que a
criação dos filhos. Eli e Samuel, a despeito da vida ilibada perante Deus e o
povo, foram displicentes com a sua própria família, principalmente, com seus os
filhos.
2. A falta de autoridade no lar.
Os sacerdotes Eli e Samuel eram homens
que exerciam autoridade no serviço sacerdotal, mas foram descuidados com
relação à autoridade no lar. No contexto atual, a história se repete. Muitos
obreiros cuidam bem das coisas espirituais e proveem as suas famílias, mas
falham com suas responsabilidades a respeito da criação dos filhos. Esse
desempenho negativo tem produzido inconsoláveis decepções dos filhos com seus pais.
É possível imaginar dois sacerdotes que
ministravam em Israel no Tabernáculo, mas seus filhos tornaram-se profanos e
enganosos perante toda a congregação de Israel (1 Sm 2.12; 8.13)? Infelizmente,
somente seus pais não percebiam que seus filhos apresentavam problemas de ordem
moral e espiritual. Os velhos sacerdotes exerciam autoridade em todo o Israel,
mas não a exerciam dentro de casa, porque os filhos os enganavam.
3. Os problemas de uma paternidade
ausente.
Na vida da família, os pais são os responsáveis
pela formação moral e espiritual dos filhos. O modo como os filhos são educados
se revela nos seus padrões de comportamento quando se tornam adultos.
Especialistas atestam que a presença da figura paterna é muito importante para
o desenvolvimento do indivíduo. Ela oferece uma espécie de sustentáculo
afetivo. Nesse sentido, a ausência da figura do pai é um problema grave para a
família. Há estudos que mostram o impacto da ausência paterna na formação dos
filhos.
O pai cristão é uma referência de
segurança para eles, de equilíbrio, controle das emoções e de estabelecimento
de prioridades para a vida (1 Tm 3.4). Além disso, de modo geral, os pais
transmitem aos filhos valores quanto à bondade, à gentileza, o falar correto,
dentre muitos outros. Infelizmente, quando isso é negligenciado, o resultado
pode ser desastroso. No caso dos sacerdotes em questão, eles não dispensavam
tempo para os filhos que se tornaram rebeldes e profanos.
SINÓPSE
I
A
paternidade é uma função que proporciona um sustentáculo afetivo importante
para o desenvolvimento da criança.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
OS FILHOS DOS SACERDOTES
“Os filhos maus de Eli (2 Sm
2.12-17). Hofni e Fineias são descritos como filhos de belial e não conheciam
ao Senhor [...]. Nas Escrituras ‘conhecer’ ou ‘não conhecer’ o Senhor
normalmente se refere a um conhecimento pessoal de Deus em adoração e
obediência. Os hebreus não consideravam o conhecimento primeiramente como algo
intelectual, mas sim como algo completamente pessoal. O termo usado significava
‘ter proximidade de’, em vez de simplesmente ‘conhecer’. Mesmo treinados no
ritual e nas cerimônias do Antigo Testamento e, sem dúvida, familiarizados com
as exigências da lei, esses dois jovens eram maldosos e inescrupulosos em
caráter pessoal [...].
A passagem [de 1 Samuel
8.1-3] sugere que Samuel associou seus filhos consigo mesmo devido à sua
própria idade avançada. Os seus próprios nomes expressavam a devoção que havia
no coração de Samuel: Joel significa ‘O Senhor é Deus’, e a Abias quer dizer ‘O
Senhor é Pai’. Infelizmente eles não corresponderam à esperança que seus nomes
expressavam. Uma ironia semelhança entre os últimos anos de Samuel e de Eli
está descrita no versículo 3. Nos dois casos, os filhos em quem se confiava
provaram ser desleais” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2. Rio de Janeiro:
CPAD, 2005, pp.182,193).
II – TIPOS DE PATERNIDADE EXTREMISTA
Não existe um padrão duplo quanto às
regras morais dentro da família. O padrão ético é um só e a ética cristã
orienta os pais quanto aos cuidados que devem ter na criação dos filhos. Há,
pelo menos, dois tipos de paternidade que devem ser evitados e corrigidos.
1. A paternidade autoritária.
O pai autoritário trata os filhos como
se fossem elementos neutros, sem sentimentos, sem memória e sem vontade.
Geralmente, a paternidade autoritária é aquela que tão somente dá ordens aos
filhos. Esse tipo de autoridade de imposição sabe apenas manipular os filhos e
exigir deles comportamentos forçados. Os filhos obedecem por medo, culpa,
remorso e rancor.
O zelo extremo de certos pais os tem
feito perder seus filhos, que se desviam e, infelizmente, alguns nunca mais
voltam à igreja e, consequentemente, desviam-se da presença do Senhor. Esses
pais precisam ouvir e praticar a Palavra de Deus que diz: “E vós, pais, não
provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do
Senhor” (Ef 6.4).
2. A paternidade permissiva.
Quando o pai não se importa com os
princípios bíblicos e deixa à mercê dos filhos a liberdade para decidirem sobre
o que quiserem, o fim será calamitoso. Essa paternidade, ou até mesmo a
maternidade, é um tipo de tolerância sem freio algum, que induz a criança até a
imaginar que seus pais não as amam e nem se importam com suas necessidades
emocionais e físicas.
Ora, o pai permissivo é aquele que
entende que os filhos devem tê-los como exemplo, mas não os corrigem quando
cometem erros e nem os aconselham quando se decepcionam com situações mais
complexas na vida. O sábio Salomão adverte-nos: “Visto como se não executa logo
o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está
inteiramente disposto para praticar o mal” (Ec 8.11).
Os dois tipos de paternidade são
negativos e prejudiciais ao bem-estar da família. A falta de uma paternidade
segura, presente e responsável produz uma família infeliz.
3. Eli criou filhos que se tornaram
profanos.
O texto bíblico diz: “Eram, porém, os
filhos de Eli filhos de Belial” (1 Sm 2.12). A palavra “belial” é um termo um
pouco obscuro, mas o hebraico tem na palavra beliya-al, cujo prefixo bel e o
seu sufixo ya’al podem significar “sem proveito, imprestável, inútil”. Pode
também significar “perversão ou ser pervertido”, e os filhos de Eli foram
homens pervertidos e irreverentes, que não respeitavam as coisas sagradas do
Tabernáculo (1 Sm 2.13-17). É lamentável um pai que tinha uma posição especial
de representação de Deus perante Israel, tornar-se um pai relapso com a
família.
SINÓPSE
II
A
paternidade autoritária e a permissiva são prejudiciais à família.
AUXÍLIO VIDA CRISTÃ
A FALTA DE DISCIPLINA PREJUDICA OS
FILHOS
“A lei estipulava que as
necessidades de todos os levitas deveriam ser supridas através dos dízimos do
povo (Nm 18.20-24; Js 13.14,33). Os filhos de Eli abusavam de sua posição de
sacerdotes para satisfazer sua ganância pelo poder, posses e controle. Seu
desprezo e arrogância tanto para o povo como para adoração enfraqueceram a integridade
de todo o sacerdócio.
Eli sabia que seus filhos
eram maus, mas pouco fez para corrigi-los ou impedi-los, mesmo quando a
integridade do santuário de Deus fora ameaçada. Como sumo sacerdote, Eli
deveria ter respondido mediante a correção dos seus filhos (Nm 15.22-31). Não
admira que ele tenha preferido não confrontar a situação. Mas ao ignorar suas
ações egoístas, Eli permitiu que seus filhos arruinassem suas próprias vidas e
as de muitos outros. Existem momentos quando os problemas difíceis devem ser
confrontados, ainda que o processo e as consequências sejam dolorosos” (Bíblia
de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.368).
III – O FRACASSO DE DOIS PAIS RELAPSOS
COM OS FILHOS
1. Omissos para com os filhos.
O texto de 1 Samuel 2.12 diz: “Eram,
porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam ao Senhor”.
Imaginem um homem dedicado ao
ministério sacerdotal por mais de 40 anos, que tinha uma família constituída
de, pelo menos, dois filhos, os quais, convivendo com os trabalhos sacerdotais
do pai, “não conheciam ao Senhor”. No caso de Samuel não foi muito diferente,
seus filhos não tinham nenhuma disciplina, tornaram-se avarentos e profanos.
Quando foi confrontado a respeito do mau procedimento de seus filhos, que foram
rejeitados pelos anciãos do povo, e mesmo sendo muito respeitado por todos,
Samuel sentiu-se também rejeitado (1 Sm 8.5,7).
A filosofia de alguns líderes cristãos,
de que a ordem das coisas começa com o ministério e depois a família, é
equivocada. A prioridade dos obreiros cristãos, antes do ministério, começa com
a sua própria casa. O apóstolo Paulo destacou que para que alguém “deseje o
episcopado”, deve, entre outros princípios, “governar bem a sua própria casa e
ter os filhos em sujeição” (1 Tm 3.4). É preciso ensinar a disciplina para seus
filhos, mas para isso é preciso estar presente na vida deles. Não há disciplina
familiar sem a presença dos pais.
2. A isenção de responsabilidade de Eli
e Samuel para com seus filhos.
Sem que esses sacerdotes exercessem
autoridade em casa, seus filhos se tornaram vulneráveis, frágeis e propensos às
fraquezas da carne. Deus espera que os líderes de igreja na atualidade exerçam
sua liderança em casa. Eli e Samuel se isentaram da responsabilidade para com
seus filhos. Da mesma forma, no ministério, o obreiro deve ser um pai que
cuida, principalmente, da própria família (1 Tm 5.8).
Não se pode esperar que os filhos de
líderes sejam punidos ou beneficiados por causa de sua filiação. Entretanto,
seus filhos, antes de tudo, são filhos como outros filhos.”
3. Tratamento inadequado.
Esta lição, inevitavelmente, não pode
fugir do assunto que envolve a relação pública dos líderes da igreja com seus
filhos no ambiente eclesiástico. Não se pode esperar que os filhos de líderes
sejam punidos ou beneficiados por causa de sua filiação. Há uma pressão natural
com a família do pastor por causa da natureza pública de sua função.
Entretanto, seus filhos, antes de tudo,
são filhos como outros filhos. São crianças, adolescentes, jovens e adultos que
precisam de cuidados pastorais e espirituais. Infelizmente, quando não se tem
um tratamento sábio com os filhos de obreiros, alguns problemas podem surgir,
pois muitos deles se revoltam, rebelam-se, não se submetem à liderança como
forma de rejeição a esse tratamento. O modelo bíblico de tratamento adequado
passa pelo respeito e admoestação (Ef 6.1-4).
SINÓPSE
III
Todo
pai cristão deve zelar por sua família com dedicação e responsabilidade.
CONCLUSÃO
Os pais são exortados a ensinar os
filhos, conversando com eles e orientando-os para a vida. O líder que tem
consciência de que seu ministério começa na sua casa, será abençoado, e colherá
frutos por ter uma família que serve ao Senhor. Os extremos precisam ser
evitados e os filhos precisam da repreensão que deve ser feita com amor e
cuidado. Deus espera que os pais estejam presentes na formação de seus filhos.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Quem eram os filhos de Samuel?
Joel e Abias.
2. Na vida da família, quem são os
responsáveis pela formação moral e espiritual dos filhos?
Os pais são os responsáveis pela boa
formação moral e espiritual dos filhos.
3. Quais são os dois tipos de
paternidade extremista?
A paternidade autoritária e a
permissiva.
4. Além de ensinar a disciplina para os
filhos, o que os pais devem fazer?
Os pais devem estar presentes na vida
dos filhos.
5. Por que Eli e Samuel se isentaram da
responsabilidade familiar?
Eli e Samuel se isentaram da
responsabilidade familiar porque não tinham tempo para os filhos.
Classe: Adultos
Revista: Do professor - CPAD
Trimestre: 2° de 2023
🎓Título: Relacionamentos em Família
✍ Subtítulo: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus