Muito
se tem falado no meio evangélico a respeito da famosa "Rosa de Saron (Cantares
2.1)".
Em quase toda igreja há um conjunto ou um grupo denominado "Rosa de Saron". Na maioria das vezes, têm em mente que a Rosa de Saron seja uma referência à pessoa de Jesus. Muitos pregadores já afirmaram que "Jesus é a Rosa de Saron". Mas, quem é, de fato, a Rosa de Saron?
Antes
de respondermos a essa questão, se faz necessário exortar a todos os leitores
da Bíblia para o dever de a lermos com a máxima atenção, analisando os pontos,
as vírgulas etc.
Não
podemos ler a Bíblia como se estivéssemos lendo qualquer jornal, revista ou
periódico. Na verdade, a falta de leitura com atenção é a causa da difusão de
tantas "doutrinas" perniciosas no seio da igreja. Se os membros das
igrejas se dedicassem mais à leitura do texto sagrado, com certeza não seriam
tão facilmente enganados e nem cairiam em "estórias" chamadas
bíblicas.
No
capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando
aversão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para dissipar de uma vez por toda
essa dúvida.
Nessa
versão, encontramos um título que indica quem está falando: ora a esposa, ora o
esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em
cima da fala o nome "esposa", e ela diz: "Eu sou a rosa de
Saron". No hebraico, "Ani Ha-vatselet ha Sharon".
Se
ainda pairasse dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto
original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são
as do feminino. A letra "Tav", no final da palavra, indica feminino.
Saron: o local onde brota "Havatselet"
Não
podemos falar do "Havatselet" sem falar de Saron, a planície onde ela
nasce, floresce e fenece. A palavra "Saron", no hebraico, é
"Sharon", que significa: plano, planície.
Sharon
é, assim, denominada a área fértil e úmida da região. A planície costeira de
Israel é chamada de Sharon.
Os
sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua
espécie. Elas mantêm o frescor dos vales amidos. Enquanto isso, os
"reshaim" (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que
pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como
o vento faz o debulho.
A
rosa requer bastante claridade, o que
ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua
fragrância se espalhe. O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de
Sitrai, o saronita (1Cr 27.29).
"Havatselet" e sua aplicação
Vejamos
algumas características da "Havatselet":
1)
A sua cor era vermelho-vinho - A Igreja entende o
sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi
salva.
2)
Suas flores eram perfumadas — O viajante podia sentir a
fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de
Cristo, o bom cheiro do Evangelho.
3)
Tinha seis pétalas - A Igreja, por mais abençoada que seja,
sabe que é formada por homens. O número 6 na Bíblia é o número do homem.
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