Mical teve ou não teve filhos? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Mical teve ou não teve filhos?

🎯  Como explicar 2 Samuel 6.23 e 2 Samuel 21.8? Mical teve ou não teve filhos? E se deixou de ter, Deus fechou a Sua madre ou Davi não a possuiu mais como mulher?

Há alguns poucos tradutores que entendem 2 Samuel 21.8 como “cinco filhos de Mical”, mas o certo é, como vemos na quase totalidade das traduções, “cinco filhos da irmã de Mical” ou “cinco filhos de Me-rabe”, ainda mais à luz de 1 Samuel 18.19, onde vemos que foi Merabe quem casou com Adriel. Além do mais, é claro em 2 Samuel 6.23 que Mical definitivamente não teve filhos. A filha mais nova de Saul fora dada a Davi, já que Merabe, sua irmã, não se empolgou em tê-lo como marido. Essa atração de Mical por Davi, o novo herói de Israel ao derrotar Golias, despertou em Saul ocasião para levá-lo à morte. As façanhas de Davi aumentaram de tal maneira a sua popularidade que eclipsaram a de Saul, que não pode suportá-lo por mais tempo.

 👍 Sugestão de Leitura – Clique e veja:

💢 Limites aos Filhos sem Excessos

💢 O Desafio de Educar Filhos em um Mundo Conturbado

💢 A Evangelização de Crianças

💢 As crianças e o mundo virtual

Saul ofereceu Mical a Davi sob a condição de matar e obter 100 prepúcios filisteus. Para surpresa de Saul, Davi voltou com 200 prepúcios, e Mical tornou-se esposa de Davi (1Sm 18.27). Mical, então, avisa a Davi o intento de Saul em matá-lo pela manhã (1 Sm 19,11).

 

Sem ter outra alternativa, ele foge. A insanidade de Saul levou-o a assassinar os 85 sacerdotes na cidade de Nobe, tragédia que provocou um particular desagravo, rompendo Saul com a ordem tribal. E Davi fugiu para os desertos de Judá (1Sm 22.1), onde formou uma vigorosa força de 400 homens. Enquanto isso, sua esposa Mical era dada em casamento a outro homem, Palti, filho de Laís. Mas, com a morte de Saul e subida de Davi ao poder, logo Abner, general de Is-Bosete, conversa com o rei, que solicita a devolução de Mical, sendo atendido de imediato (2Sm 3.12-16).

 


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Davi tornara-se rei de todo o Israel (2Sm 3.17). Mas, Mical não era a mesma pessoa, pois muitos acontecimentos se passaram nesse espaço de tempo. Essa reconquista demonstrou que Mical não possuía um profundo relacionamento com Deus que a teria ajudado a suplantar as dificuldades de sua vida. Por isso, tornou-se amargurada e não conseguia compartilhar da alegre adoração de Davi a Deus, e chegou até mesmo a odiá-la. Dessa forma, nunca gerou um filho a Davi até a sua morte (2Sm 6.23).

 

O rei de Israel conduzia a Arca do Senhor de volta a Jerusalém. Sua felicidade lhe arrebatou, fazendo-o dançar e saltar. Sua mulher, olhando pela janela (2Sm 6.16), não gostou do que viu e recebeu-o com palavras sarcásticas, desprezando-o no seu coração e criticando-o por ter dançado diante de todos. Acusou-o de ser um vadio qualquer, tornando-se ridículo aos olhos do povo. Davi respondeu que ele fora escolhido para tomar o lugar do pai dela, e que era vaso escolhido, não merecendo essas reprimendas da esposa. Algumas versões de 2 Samuel 6.23 (King James e Thompson, por exemplo) abrem esse versículo erroneamente com a palavra “Portanto” (que não se acha no original) antes de dizerem que Mical permaneceu sem filhos, como se essa fosse necessariamente a razão de sua esterilidade, ou seja, como se como resultado direto de sua arrogância, Davi a tivesse evitado como mulher. Pode ser ou não. Naquele tempos ser estéril era uma desgraça (1Sm 1.6). Mical pode ter ficado sob maldição, e Deus tinha boas razões para puni-la. porque ela não apenas censurou a celebração do marido, mas recusou-se a reconhecer Davi como ungido do Senhor.


Julgam alguns intérpretes que a esterilidade de Mical era um julgamento de Deus contra a linhagem de Saul, pois seus futuros filhos não poderiam competir com os filhos de outras mulheres, que poderiam ocupar o trono após Davi. Outros supõem que Davi rejeitara Mical como mulher, a partir daquele momento, devido à sua arrogância, o que garantiria que ela não teria filhos que competissem, mais tarde, pelo trono.

Artigo: Pr. Nemuel Kessler | Reverberação: Subsídios Dominical

📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad