SUBSÍDIOS EBD - Lição 13 O Mundo de Deus no Mundo dos Homens - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


SUBSÍDIOS EBD - Lição 13 O Mundo de Deus no Mundo dos Homens

SUBSÍDIOS EBD - Lição 13  O Mundo de Deus no Mundo dos Homens

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2023 | Lição 13 | Fonte: Revista Cristão Alerta

Jesus Cristo veio ao mundo para trazer o Reino de Deus, e através de Sua encarnação, pregação do evangelho e valores do Reino, Ele revelou a natureza e o propósito desse Reino divino.

CURIOSIDADE:

A expressão "O mundo de Deus no mundo dos homens" pode ser compreendida como a revelação e manifestação do poder, vontade e presença de Deus no contexto da experiência humana, onde Sua soberania e propósito são evidentes.

1. O que é o Reino de Deus (Marcos 1:15)

A) Definição.

De acordo como a Bíblia de Estudo Palavra-Chave, CPAD as expressões "o reino de Deus" (Mt 6:33; Mc 1:15; Lc 4:43; 6.20; Jo 3:5), "seu reino" referindo-se a Cristo (Mt 13:41 [cf. 20:21]), "o reino do nosso pai Davi" (Mc 11.10), "o reino de Cristo e de Deus" (Ef 5:5), "o reino... de Jesus Cristo" (Ap 1:9), "reino celestial" (2 Tm 4:18) e "o reino" (Mt 8:12; 9:35) são todos sinônimos encontrados nas páginas do Novo Testamento e significam o divino reino espiritual, o reino glorioso do Messias.

O reino dos céus, ou de Deus, neste mundo consiste na comunidade das pessoas que receberam Jesus como o seu Salvador e que, por intermédio do seu Espirito Santo, formam a sua Igreja, tendo a Ele por cabeça.

 

Mateus 4:17 diz: "Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus." Nessa passagem, o termo grego para "Reino" é "βασιλεία" (basileia). A palavra "basileia" refere-se ao governo, reinado, soberania ou domínio de um rei.

 

No contexto de Mateus 4:17, Jesus está anunciando a chegada iminente do Reino dos céus. Esse termo é usado especificamente por Mateus, que enfatiza o aspecto celestial ou divino do Reino. Ao declarar que o Reino dos céus está próximo, Jesus está proclamando que o governo de Deus está sendo estabelecido na terra através de Sua própria pessoa e ministério. Ele é o Rei que traz o Reino e convoca as pessoas a se arrependerem e se submeterem a Ele.


B) Dimensões presente e futura.

O Reino de Deus possui uma dimensão presente e uma dimensão futura. A dimensão presente é vivenciada pelos crentes hoje, na medida em que se submetem à autoridade de Cristo e experimentam Sua graça e poder transformador. A dimensão futura se refere à consumação final do Reino, quando Jesus retornar e estabelecer plenamente Seu governo visível e glorioso.

2. O Reino de Deus está agindo no Mundo por Meio da Igreja de Cristo (Mt 5:16).

O Reino de Deus está agindo no Mundo por Meio da Igreja de Cristo (Mateus 5:16):

Em Mateus 5:16, Jesus diz: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus."


Nesse versículo, Jesus está falando aos Seus discípulos, a Igreja de Cristo, e os exortando a serem uma influência positiva no mundo, revelando o Reino de Deus por meio de suas ações e testemunho. Através do testemunho da Igreja, o Reino de Deus se torna visível e tangível para aqueles ao nosso redor.


A Igreja tem a responsabilidade de ser um instrumento ativo do Reino de Deus no mundo, agindo em amor, compaixão e serviço, para que o nome de Deus seja glorificado e as pessoas sejam conduzidas a um relacionamento com Ele. É por meio da Igreja que o Reino de Deus avança e transforma vidas e comunidades, à medida que vivemos em consonância com a vontade divina.


3. O mundo de Deus no Mundo dos Homens.

A expressão "O mundo de Deus no mundo dos homens" é uma maneira de resumir o significado da declaração feita em Mateus 1:23.


Nesse versículo, é dito: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel" (que quer dizer: Deus conosco)."


Essa afirmação revela a encarnação de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo como um ser humano (João 1:14).

O termo "Emanuel" enfatiza a presença de Deus habitando entre os seres humanos, estabelecendo uma conexão direta entre Deus e a humanidade.


A) O Mundo de Deus.

O nascimento de Jesus como o cumprimento das profecias messiânicas anunciou a chegada do Reino de Deus ao mundo. Nesse sentido, "O Mundo de Deus" refere-se ao domínio, à vontade e ao governo de Deus, que são manifestados por meio de Jesus.


B) Mundo dos Homens.

Ao mesmo tempo, a expressão "Mundo dos Homens" representa o mundo humano, com todas as suas realidades, necessidades e desafios. É um mundo marcado pelo pecado, sofrimento e separação de Deus. No entanto, através da encarnação de Jesus, Deus entrou plenamente nesse mundo, identificando-Se com a humanidade e trazendo a esperança de salvação, reconciliação e restauração.

LEIA TAMBÉM NOVAS LIÇÕES 

Classe: Adultos  Revista: Do professor - CPAD  Trimestre: 4° de 2023  🎓Revista: Até os Confins da Terra: pregando o Evangelho a todos os povos até a Volta de Cristo

Classe: Adultos

Revista: Do professor - CPAD

Trimestre: 4° de 2023

🎓Revista: Até os Confins da Terra: pregando o Evangelho a todos os povos até a Volta de Cristo

✍ Comentarista: WANER GABY

LIÇÕES

1. A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico

2. Missões Transculturais: À sua Origem na Natureza de Deus

3. Missões Transculturais no Antigo Testamento

4. Missões Transculturais no Novo Testamento

5. Uma Perspectiva Pentecostal de Missões

6. Orando, Contribuindo e Fazendo Missões

7. A Responsabilidade da Igreja com os Missionários

8. Missionários Fazedores de Tendas

9. A Igreja e o Sustento Missionário

10. O Desafio da Janela 10/40

11. Missões e a Igreja Perseguida

12. O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia

13. O Propósito de Missões

14. Missões e a Volta do Senhor Jesus

Post Bottom Ad