Lição 14 Missões e a Volta do Senhor Jesus - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 14 Missões e a Volta do Senhor Jesus

Revista: Até os Confins da Terra: pregando o Evangelho a todos os povos até a Volta de Cristo

ComentaristaWAGNER GABY

Data da Aula: 31 de Dezembro de 2023

TEXTO ÁUREO

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mt 24.14)

VERDADE PRÁTICA

A Grande Comissão deve ser cumprida antes do Arrebatamento da Igreja.


LEITURA DIÁRIA

Segunda - 1 Ts 4.13-17

A bendita esperança da Igreja de Cristo Jesus

Terça - Mt 25.19-30

Desenvolvendo os talentos na evangelização até Jesus voltar

Quarta - Mt 9.37

Os poucos ceifeiros chamados para a grande seara

Quinta - Mt 24.14

A volta de Cristo está diretamente ligada à obra missionária

Sexta - 2 Pe 3.9

A vontade de Deus é que ninguém se perca

Sábado - Mt 28.19-20

Atendendo ao chamado universal da evangelização


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 24.3-14

3 - E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes:  Acautelai-vos, que ninguém vos engane,

5 - porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

6 - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

7 - Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

8 - Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

9 - Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.

10 - Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.

11 - E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.

13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.


Hinos Sugeridos:  469, 552, 570 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA

1. INTRODUÇÃO

Nesta lição, encerraremos o trimestre relacionando a ordenança bíblica da evangelização mundial com o retorno de Jesus. O caráter de urgência da obra missionária tem a ver com a perspectiva iminente da volta de Jesus. Sim, o nosso Senhor pode voltar a qualquer momento e, por isso, devemos evangelizar, proclamar o Evangelho para o pecador a fim de que ele se arrependa dos seus pecados e creia em Jesus como único e suficiente salvador.

 

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Explicar a dimensão da tarefa missionária até que Cristo volte;

II) Relacionar a volta de Jesus com a obra missionária.


B) Motivação: O Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento! Esse deve ser o motivo da urgência missionária da Igreja na atualidade.


C) Sugestão de Método: Inicie a lição de hoje, fazendo um pequeno resumo dos principais assuntos deste trimestre e, ao concluir a presente lição, desafie a classe a amar a promessa da volta de Jesus e a trabalhar na evangelização como forma de aguardar o Senhor para arrebatar a Igreja.


3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: É um tempo de despertar espiritualmente, fazer a obra de Deus por meio da evangelização e aguardar o Senhor Jesus arrebatar a sua Igreja.


4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 95, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "Proclamação do Evangelho: Uma Emergência", ao final do primeiro tópico, amplia a reflexão a respeito da urgência de pregar o Evangelho.

INTRODUÇÃO

Nesta oportunidade, encerraremos este trimestre relacionando o trabalho missionário com a bendita esperança da Igreja: a volta de Jesus. Essa bendita esperança é o motor espiritual que motiva e anima toda a nossa prática missionária. A compreensão a respeito da iminência da vinda de Jesus sempre trouxe um senso de urgência para a igreja do Novo Testamento e, consequentemente, para as igrejas de tradição pentecostal. O Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento, portanto, preguemos urgentemente o Evangelho!


PALAVRA-CHAVE: Retorno


I – ALCANÇANDO O MUNDO ATÉ QUE CRISTO VOLTE

1. “E este evangelho do Reino será pregado”.

O texto de Mateus 24.14 afirma que o fim virá somente depois que o Evangelho do Reino tiver sido pregado em todo o mundo. Basicamente, esse “Evangelho do Reino” é a mensagem do Novo Testamento a respeito do perdão e da nova vida em Jesus como realidades disponíveis na morte e ressurreição de nosso Senhor, como podemos ver no comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal. Aqui, somente Deus sabe o tempo em que a tarefa da evangelização será finalizada conforme os seus desígnios. Até isso ocorrer, a Igreja de Jesus deve transmitir o Evangelho de Cristo a todas as pessoas até que Ele volte para arrebatar a sua Igreja (1 Ts 4.13-17).

 

2. A urgência da tarefa.

A urgência da pregação do Evangelho por causa da volta de Jesus é algo posto nas Escrituras. Por isso, os discípulos de Cristo são instados a desenvolver os talentos concedidos por Deus de modo a dar frutos antes da volta do Senhor Jesus (Mt 25.19-30). Nesse aspecto, há uma colheita que precisa ser realizada antes do tempo certo da ceifa (Jo 4.35), ou seja, da vinda de Cristo; dos obreiros que precisam concluir a obra, mesmo sendo poucos (Mt 9.37); e da noiva que tem de se ataviar e estar pronta para as bodas com o Noivo (Ap 19.6-9).

 

SINÓPSE I

A pregação do Evangelho é uma tarefa urgente por causa da volta do Senhor Jesus.

 

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO

A Pregação do Evangelho: uma emergência

Deliberadamente, escolhi a palavra ‘emergência’ em relação à proclamação do Evangelho, em vez de a palavra ‘urgência’, por ser esta um termo relativo, enquanto que aquela implica problemas. Todos nós estamos familiarizados com as situações de emergência. Pousos de emergência de aviões são anúncios familiares. Uma emergência significa um pouso ou um choque com todo o seu horror e sua tragédia. As emergências apresentam-se diante de nós sem serem convidadas e desafiam nossa força e inteligência. Elas envolvem questões de vida ou morte.

[...] Nenhuma emergência, contudo, pode ser comparada à emergência da proclamação do Evangelho. Aqui, nós enfrentamos não apenas uma questão de vida ou morte, mas de bem-estar espiritual e eterno ou separação eterna, destituição e morte. Aqui, realmente, existe uma emergência.

 

Precisamos pensar sobriamente, para compreendermos, pelo menos em parte, o estado de emergência em que a presença e posse do Evangelho nos colocou. Essa é uma emergência de infinita importância que envolve a felicidade ou a miséria eterna de várias pessoas” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.398).

 

II – A VOLTA DE JESUS ATRELADA À OBRA MISSIONÁRIA

1. A relação da volta de Jesus e Missões.

A volta de Jesus Cristo, sem sombra de dúvida, está ligada à obra missionária, como afirmava o grande evangelista Billy Graham: “De acordo com Mateus 24.14, Deus ligou a segunda vinda de Cristo ao sucesso da evangelização mundial”. Nesse sentido, os cristãos devem trabalhar pela salvação das almas dos homens com todas as suas forças.

 

Para esse serviço, temos a cooperação do Espírito Santo e a vontade de Deus, que não deseja que alguém pereça (2 Pe 3.9). Por isso, cada cristão deve estar à disposição para atender ao chamado da evangelização, pois “o fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é” (Pv 11.30).

 

2. O chamado para a Igreja.

As palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja atual: “o tempo está próximo” (Ap 1.3). Por isso, o Senhor Jesus Cristo continua a chamar sua Igreja. Trata-se de um alerta final que precisa ser proclamado até a volta do Senhor.

 

Nesta última hora da Igreja neste mundo, uma nova geração de voluntários precisa responder ao chamado universal para a evangelização (Mt 28.19,20) a fim de que novos crentes se preparem para ouvir a voz de Cristo chamar por ocasião de sua volta (1 Ts 4.16,17). Aproveitemos, portanto, os meios hodiernos de grande avanço tecnológico que possibilita a Igreja de Cristo comunicar o Evangelho a toda a raça humana.

 

SINÓPSE II

O sucesso da evangelização mundial tem a ver com a promessa da volta de Jesus.


CONCLUSÃO

Preliminarmente, devemos agradecer a Deus pelo despertamento missionário que temos visto no Brasil nestes últimos tempos quanto à prática missionária. E o nosso desejo é que mais igrejas locais invistam em oração, em recursos humanos e financeiros para alcançar os que ainda se encontram perdidos. Vivemos os últimos dias da Igreja no mundo e, por isso, essa obra é urgente. Que o Espírito Santo continue despertando a Igreja nestes últimos dias que antecedem a volta do Senhor Jesus Cristo para arrebatá-la!


REVISANDO O CONTEÚDO

1. O que é o “Evangelho do Reino”?

Basicamente, esse “Evangelho do Reino” é a mensagem do Novo Testamento a respeito do perdão e da nova vida em Jesus como realidades disponíveis na morte e ressurreição de nosso Senhor, como podemos ver no comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal.


2. O que os discípulos de Cristo são instados a desenvolver?

Os discípulos de Cristo são instados a desenvolver os talentos concedidos por Deus de modo a dar frutos antes da volta do Senhor Jesus (Mt 25.19-30).


3. Com que está ligada a volta de Jesus?

A volta de Jesus Cristo, sem sombra de dúvida, está ligada à obra missionária, como afirmava o grande evangelista Billy Graham: “De acordo com Mateus 24.14, Deus ligou a segunda vinda de Cristo ao sucesso da evangelização mundial”.


4. Quais palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja de hoje?

As palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja atual: “o tempo está próximo” (Ap 1.3).


5. Você tem aproveitado os meios hodiernos de tecnologia para evangelizar?

Resposta pessoal.

Lições Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD

REVISTAO CORPO DE CRISTO Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo

Comentarista: Pr. José Gonçalves

Temas das Lições - Clique e leia

Lição 1- A origem da igreja

Lição 2 - Imagens bíblicas da igreja

Lição 3 - A natureza da igreja

Lição 4 - A igreja e o reino de Deus

Lição 5 - A missão da igreja de Cristo

Lição 6 - Igreja: organismo ou organização?

Lição 7 - O ministério da igreja

Lição 8 - A primeira ordenança da igreja: o batismo

Lição 9 - A segunda ordenança da igreja: a ceia do Senhor

Lição 10 - O poder de Deus na missão da igreja

Lição 11 - O culto da igreja cristã

Lição 12 - O papel da pregação no culto

Lição 13 - Sendo o templo do Espírito

Post Bottom Ad