Lições
Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO
DE CRISTO - Origem, Natureza e Missão da Igreja no
Mundo
Comentarista: Pr. José Gonçalves
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TEXTO
ÁUREO
“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Co 11.26)
VERDADE
PRÁTICA
A
Ceia do Senhor, como uma ordenança, celebra a comunhão do crente com o Senhor ressuscitado.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- Lc 22.19,20
Uma
ordenança de Jesus
Terça
- 1 Co 11.24
A
Ceia do Senhor como um memorial
Quarta
- 1 Co 11.26
Proclamando
a morte do Senhor
Quinta
- At 2.42
Celebrando
a comunhão cristã
Sexta
- 1 Co 11.27
Mantendo
a reverência na Ceia do Senhor
Sábado
- 1 Co 5.7,8
Celebrando
de maneira festiva
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 11.17-34
17 - Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos
louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
18 - Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos
ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
19 - E até importa que haja entre vós heresias,
para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
20 - De sorte que, quando vos ajuntais num
lugar, não é para comer a Ceia do Senhor.
21 - Porque, comendo, cada um toma
antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se.
22 - Não tendes, porventura, casas para comer e
para beber? Ou desprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que
vos direi? Louvar-vos-ei? Nisso não vos louvo.
23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos
ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 - e, tendo dado graças, o partiu e disse:
Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória
de mim.
25 - Semelhantemente também, depois de cear,
tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei
isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 - Porque, todas as vezes que comerdes este
pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 - Portanto, qualquer que comer este pão ou
beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do
Senhor.
28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e
assim coma deste pão, e beba deste cálice.
29 - Porque o que come e bebe indignamente come
e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 - Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.
31- - Porque, se nós nos julgássemos a nós
mesmos, não seríamos julgados.
32 - Mas, quando somos julgados, somos
repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33 - Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais
para comer, esperai uns pelos outros.
34 - Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para
condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco.
Hinos
Sugeridos: 199, 233, 482 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1.
INTRODUÇÃO
A Ceia do Senhor é outra importante ordenança e prática da Igreja de Cristo. É um rito que foi instituído pelo próprio Senhor Jesus e perpassou toda a Igreja até a atualidade. Ao longo dos séculos, essa celebração também tem sido uma identidade da Igreja. Nesta lição, procuraremos compreender o propósito bem como a forma da Ceia do Senhor de acordo com a Bíblia. Por isso, faremos uma exposição da doutrina bíblica da Ceia do Senhor e também consideraremos suas implicações históricas.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar a natureza da Ceia do Senhor na Tradição
Cristã;
II) Mostrar o propósito da Ceia do Senhor;
III) Refletir a respeito do modo de celebração da Ceia
do Senhor.
B) Motivação: A Ceia do
Senhor traz uma perspectiva passada, pois nos remete ao perdão dos pecados e à
obra salvífica de Jesus Cristo; ela traz uma perspectiva presente, pois realça
a nossa comunhão com Cristo com sua Igreja; e, finalmente, aponta para o futuro
esperançosamente, pois somos lembrados da promessa da vinda de Cristo.
C) Sugestão de Método: Para
introduzir o segundo tópico desta lição, sugerimos que você leia atentamente a
seção Motivação e o segundo subsídio com o título “A Tríplice Lembrança da Ceia
do Senhor”. Em seguida, antes de expor o segundo tópico, pergunte a classe a
respeito do símbolo da Ceia do Senhor, o que os alunos pensam a respeito do seu
significado. Após ouvir as respostas, exponha o tópico e aprofunde a
perspectiva da tríplice lembrança da Ceia do Senhor de acordo com a leitura que
você já fez na seção “Motivação” e o “segundo auxílio”.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Leve o (a) aluno(a) a refletir a respeito do valor e
do privilégio de participar da celebração da Ceia do Senhor. De acordo com a
natureza, os símbolos e propósito dessa grande celebração cristã, mostre 0
quanto a Ceia do Senhor tem um significado espiritual para a nossa fé.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas
e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.41, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula:
1) O texto “A Ordenança da Ceia do Senhor”, localizado depois do
primeiro tópico, aprofunda a compreensão da Ceia do Senhor como uma ordenança de
Cristo;
2) O texto “O Tríplice Sentido da Ceia do Senhor”, ao final do
segundo tópico, amplia a reflexão a respeito do propósito da Ceia do Senhor.
Palavra-chave: Comunhão
INTRODUÇÃO
Assim
como o Batismo em águas, a Ceia do Senhor também é uma ordenança dada por Jesus
à sua Igreja. Ao longo da história, a Igreja tem a Ceia do Senhor como uma das
celebrações mais significativas. Nesse sentido, o cristão pode contemplar a
Ceia sob três perspectivas.
Primeira,
um olhar para trás, quando contempla Cristo entregando-se em sacrifício vicário
na cruz; segunda, um olhar para o presente, quando vê sua real condição
diante
de Deus e como foi alcançado pela graça de Deus; terceira, um olhar para o
futuro, quando mantém sua expectativa e esperança na Segunda Vinda de Cristo.
Nesse sentido, a Ceia do Senhor é uma cerimônia que deve ser celebrada com reverência,
júbilo e expectativa.
I - A NATUREZA DA CEIA DO SENHOR NA
TRADIÇÃO CRISTÃ
1.
Na tradição romana.
O
romanismo compreende de forma literal as expressões ditas por Jesus em
referência aos elementos da Ceia do Senhor: “isto é o meu corpo” (Lc 22.19);
“Este cálice é [...] meu sangue” (Lc 22.20). Assim, segundo esse entendimento,
durante o cerimonial os elementos da Ceia se convertem no corpo e no sangue de
Cristo. Esse ensino é conhecido como transubstanciação. Há pelo menos dois
problemas com essa interpretação.
O
primeiro de natureza lógica, pois quando Jesus celebrou a última Páscoa, Ele
estava presente e, portanto, não poderia estar fisicamente no pão e muito menos
no cálice, já que fisicamente ele se encontrava lá. Por outro lado, entender
essas palavras de forma literal e, não como metáforas, cria problemas de
natureza exegética. Jesus disse, por exemplo, que ele era a porta (Jo 10.9).
Evidentemente, Ele não se referia a uma porta literal.
2.
Na tradição protestante.
A
tradição luterana diverge da católica quando nega que os elementos da Ceia, o
pão e o vinho, se tornem ou se convertam no corpo e no sangue de Cristo.
Contudo, afirma que o corpo físico de Jesus está presente no pão da Ceia. Esse
entendimento luterano é denominado de consubstanciação. Como se vê, Lutero não
conseguiu se desvencilhar por completo da tradição católica quando dá uma
versão modificada da sua antiga crença.
3.
A posição pentecostal.
A
tradição pentecostal entende que o pão e o vinho não se convertem fisicamente
no corpo de Jesus nem tampouco Jesus está presente fisicamente neles. Assim, o
pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Contudo, Jesus se faz
presente espiritualmente nos símbolos da Ceia (Mt 18.20). Essa é a posição da
maioria dos pentecostais. Também enfatizamos o aspecto memorial na celebração
da Ceia do Senhor. Nesse sentido, a Ceia do Senhor é para quem está em
comunhão, e não para dar comunhão. Esse entendimento se ajusta ao ensino do
Novo Testamento sobre a Ceia do Senhor.
SINOPSE I
A
Ceia do Senhor é celebrada em nossa igreja sob uma perspectiva memorial em que
Jesus está espiritualmente presente.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
A ORDENANÇA DA CEIA DO SENHOR
A segunda ordenança da Igreja é a Santa Ceia ou Santa Comunhão.
Assim como o batismo, esta ordenança tem feito parte do culto cristão desde o
ministério terrestre de Cristo, quando Ele próprio instituiu o rito na refeição
da Páscoa, na noite em que foi traído. A Ceia do Senhor tem alguns paralelos em
outras tradições religiosas (tais como a Páscoa judaica; outras religiões
antigas também se valiam de refeições sacramentais para se identificar com suas
deidades), mas ela vai muito além quanto ao seu significado e importância.
Seguindo as instruções dadas por Jesus, os cristãos participam da
Comunhão em ‘memória’ dEle (Lc 22.19,20; 1 Co 11.24,25). O termo traduzido por
‘lembrança’ (gr. anamnêsis) talvez não signifique exatamente o que o
leitor está imaginando. Hoje, lembrar-se de alguma coisa é pensar numa ocasião
passada. O modo neotestamentário de entender anamnêsis é exatamente o inverso:
significava ‘transportar uma ação enterrada no passado, de tal maneira que não
se percam a sua potência e a vitalidade originais, mas sejam trazidas para o
momento presente’. Semelhante conceito é refletido até mesmo no Antigo Testamento
(Dt 16.3; 1 Rs 17.18)” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva
Pente - costal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.573-74).
II - O PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR
1.
Celebrar a expiação de Cristo.
Ao
escrever sobre a Ceia do Senhor, o apóstolo Paulo destacou como propósito dessa
celebração “anunciar a morte do Senhor” (1 Co 11.26). Nesse caso, a Ceia do
Senhor aponta para o Calvário. Ela celebra a vitória de Cristo na cruz sobre o
pecado, a morte e o Diabo (Hb 2.14,15). Por intermédio da morte de Cristo na
cruz, fomos justificados e reconciliados com Deus (2 Co 5.21). Portanto, na
Ceia do Senhor celebramos a vitória de Jesus na cruz, que também é a nossa
vitória (Ap 12.11).
2.
Proclamar a segunda vinda de Cristo.
A
Ceia do Senhor proclama a sua segunda vinda (1 Co 11.26). Logo, há um sentido
escatológico na celebração da Ceia do Senhor. Quando essa bendita esperança é
perdida, a igreja se seculariza. Assim, na Ceia do Senhor, a Igreja mantém um
olhar no passado, quando contempla a vitória de Jesus na cruz, mas também
mantém o seu olhar no futuro, esperando e ansiando por sua Segunda Vinda. Ao
contemplar o retorno de Cristo, a Igreja lembra que é peregrina nesta Terra e
que a sua pátria não é aqui (Fp 3.20,21).
3.
Celebrar a comunhão cristã.
Uma
das razões que levou o apóstolo Paulo a escrever a sua Primeira Carta aos
Coríntios estava relacionada à questão de divisões entre os irmãos daquela
igreja (1 Co 1.11). Esse era um problema recorrente entre os coríntios e estava
presente também durante a celebração da Ceia do Senhor. Paulo os reprova por
isso (1 Co 11.17). O clima fraterno e de comunhão deixara de existir (At 2.42;
1 Jo 1.7). Nesse sentido, alguns não esperavam pelos outros para celebrarem a
Ceia juntos (1 Co 11.21). Quando há o espírito de divisão, litígios e intrigas
entre os crentes, a celebração da Ceia do Senhor perde todo o seu sentido.
SINOPSE II
O
propósito da Ceia do Senhor passa pela lembrança da expiação de Cristo, nossa
comunhão com Ele e a promessa de sua segunda vinda.
III - O MODO DE CELEBRAÇÃO DA CEIA DO
SENHOR
1.
O que é participar “indignamente”?
Concernente
à celebração da Ceia do Senhor, Paulo advertiu sobre o perigo de participar da
Ceia indignamente (1 Co 11.27). O termo português “indignamente” é a tradução
do advérbio grego anaxiós. Um advérbio indica a maneira ou modo como se
faz uma coisa enquanto um adjetivo indica o seu estado. Nesse sentido, esse
advérbio modifica o verbo comer e está relacionado ao modo ou maneira como os
coríntios estavam comendo a Ceia do Senhor - de maneira desordenada, quando não
esperavam um pelos outros; de maneira indisciplinada, quando comiam mais do que
os outros e de maneira irreverente quando se embriagavam (1 Co 11.18,21,22).
2.
Uma celebração reverente.
Se
em lugar de um advérbio, que indica modo ou maneira, Paulo tivesse usado um
adjetivo, que indica estado, qualidade ou natureza, então ninguém poderia participar
da Ceia, pelo fato de que ninguém é digno (1 Co 11.27). Como mostramos, não é
esse o caso. É verdade que não participamos da Ceia do Senhor porque somos
dignos, mas pela graça de Deus. Contudo, ninguém seja tentado em pensar que,
pelo fato de ser um pecador alcançado pela graça, pode participar da Ceia
vivendo deliberadamente em pecado. Se a simples maneira irreverente de celebrar
a Ceia atrai o juízo divino, o que dizer então de quem participa com pecados
não confessados? Pecado não confessado atrai o juízo divino.
3.
Celebração festiva.
A
Ceia do Senhor celebra a morte e ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A
Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou (1 Co 15.1-4). Deve,
portanto, ser uma celebração reverente, contudo, festiva (1 Co 5.7-8). Nosso
Redentor vive e, por isso, devemos demonstrar isso na Celebração da Ceia do
Senhor. Nela, portanto, deve haver um ambiente de reverência e, ao mesmo tempo,
de abundante alegria.
SINOPSE III
A
celebração da Ceia do Senhor deve acontecer de modo reverente e, ao mesmo
tempo, festivo.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
O TRÍPLICE SENTIDO DA LEMBRANÇA DA CEIA
DO SENHOR
Na Ceia do Senhor, talvez possamos sugerir um tríplice sentido de
lembrança: passado, presente e futuro. A Igreja se reúne como um só corpo à
mesa do Senhor, relembrando a sua morte. Os próprios elementos usados de modo
simbólico na Comunhão representam o derradeiro sacrifício de Cristo, no qual
Ele entregou seu corpo e sangue para redimir os pecados do mundo. Existe ainda
um sentido bem presente, o convívio espiritual com Cristo à sua mesa. A Igreja
vem proclamar não um herói morto, mas um Salvador ressuscitado e vencedor. A
expressão: “mesa do Senhor” sugere estar Ele presente como o verdadeiro
anfitrião, aquele que transmite o sentido de terem os crentes, nEle, segurança
e paz (ver SI 23.5). Finalmente, há um sentido futuro neste relembrar, sendo
que a comunhão da qual o crente agora participa com 0 Senhor não é o ponto
final. Neste sentido, a Ceia do Senhor tem uma dimensão escatológica. Ao
participarmos dela, antecipamos a alegria pela sua segunda vinda e pela reunião
da Igreja com Ele para toda a eternidade (Mc 14.25; 1 Co 11.26)” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.573-77).
CONCLUSÃO
Nesta lição, sob diferentes perspectivas, vimos alguns aspectos que revelam o sentido e propósito da Ceia do Senhor. Não é um sacramento, que de forma mágica concede graça aos que dela participam nem tampouco uma vacina para dar comunhão a quem não tem. Na verdade, o direito de celebrar essa importante ordenança é o resultado da graça que foi concedida a cada crente. É necessário ter esse discernimento quando se participa desse rito cristão. Trata, pois, de um ato que não pode ser celebrado de qualquer jeito ou maneira, nem tampouco por quem vive deliberadamente em pecado.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Qual é a posição da maioria dos pentecostais em relação aos elementos da Ceia
do Senhor?
O
pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus. Contudo, Jesus se faz
presente espiritualmente nos símbolos da Ceia (Mt 18.20). E também há o aspecto
memorial da Ceia do Senhor.
2.
Para o que a Ceia do Senhor aponta?
A Ceia do Senhor aponta para o Calvário.
3.
Que tipo de sentido está presente na Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor proclama a sua segunda vinda (1 Co 11.26). Logo, há um sentido escatológico na celebração da Ceia do Senhor.
4.
Qual foi a advertência de Paulo em relação à Ceia do Senhor?
Concernente à celebração da Ceia do Senhor, Paulo advertiu sobe o perigo de participar da Ceia indignamente (1 Co 11.27).
5.
O que a Ceia do Senhor celebra?
A
Ceia do Senhor celebra a morte e ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A
Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou (1 Co 15.1-4).
Lições Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
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Lição 2 - Imagens bíblicas da igreja
Lição 3 - A natureza da igreja
Lição 4 - A igreja e o reino de Deus
Lição 5 - A missão da igreja de Cristo
Lição 6 - Igreja: organismo ou organização?
Lição 7 - O ministério da igreja
Lição 8 - A primeira ordenança da igreja: o batismo
Lição 9 - A segunda ordenança da igreja: a ceia do Senhor
Lição 10 - O poder de Deus na missão da igreja
Lição 11 - O culto da igreja cristã
Lição 12 - O papel da pregação no culto
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