Lições
Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO
DE CRISTO - Origem, Natureza e Missão da Igreja no
Mundo
Comentarista: Pr. José Gonçalves
TEXTO
ÁUREO
“Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo.” (Mt 28.19)
VERDADE
PRÁTICA
O
batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e, por isso, deve ser uma prática obedecida
pela igreja.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- At 16.33
Uma
prática cristã
Terça
- Mt 28.19
Uma
ordenança de Jesus Cristo
Quarta
- Mc 16.16
O
batismo é para quem crê verdadeiramente em Cristo
Quinta
- At 2.38
Batizando
os verdadeiramente convertidos
Sexta
- Cl 2.12
Identificados
com Cristo
Sábado
- At 2.41
Testemunho público da fé
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 6.1-11
1
- Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais
abundante?
2
- De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda
nele?
3
- Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos
batizados na sua morte?
4
- De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como
Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em
novidade de vida.
5
- Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte,
também o seremos na da sua ressureição;
6
- sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o
corpo do pecado seja desfeito, afim de que não sirvamos mais ao pecado.
7
- Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8
- Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9
- sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte
não mais terá domínio sobre ele.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez
morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11
- Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para
Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Hinos
Sugeridos: 289, 447, 470 da Harpa Cristã
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
O Batismo em águas é uma importante prática da Igreja de Cristo. É
um rito valorizado pelo nosso Senhor Jesus e praticado por toda a Igreja Primitiva.
Ao longo dos séculos, esse rito tem sido uma identidade da Igreja de Cristo.
Infelizmente, também ao longo dos anos, temos visto desvios tanto no seu
propósito quanto em sua forma. Por isso, esta lição trará uma exposição da
doutrina bíblica do Batismo em águas e, também, lições da história com o
objetivo de instruir-nos.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Pontuar os
pressupostos bíblico-doutrinários do Batismo;
II) Explicar o símbolo e o propósito do Batismo;
III) Esclarecer a fórmula e o método do Batismo.
B) Motivação: o Batismo é a
declaração pública da alma que abraçou a verdade do Evangelho. Por isso, o seu
símbolo mais eloquente é o da alma que foi sepultada para o mundo e seus
valores e ressuscitou para Deus a fim de andar em novidade de vida.
C) Sugestão de Método: Na exposição
do primeiro tópico, há uma palavra que, talvez, algum aluno nunca tenha ouvido
falar: sacramento. Por isso, aproveite a oportunidade para explicá-la e reforçar
a diferença entre sacramento e ordenança. Explique que a palavra “sacramento”
traz uma ideia de um ritual ou sinal que tem como resultado uma graça de Deus
sendo transmitida ao indivíduo.
Já a palavra ordenança traz a ideia de uma prática ou cerimônia
prescrita no Novo Testamento dentro de uma perspectiva memorial. Por exemplo, a
Ceia do Senhor é um memorial do sacrifício do Senhor, instituído por Jesus e,
por isso, deve ser celebrada por seus seguidores.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: O Batismo é um símbolo que nos relembra de uma vida integralmente dedicada a Cristo. É uma imagem poderosa para que o nosso relacionamento com Cristo seja muito mais profundo, intenso e edificante.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas
e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.40, você
encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula:
1) O texto “A Ordenança do Batismo”, localizado depois do primeiro
tópico, aprofunda a compreensão do Batismo em águas como uma ordenança de
Cristo;
2) O texto “O Propósito do Batismo”, ao final do segundo tópico,
amplia a reflexão a respeito do símbolo e do propósito do Batismo.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, vamos estudar uma importante prática cristã – o Batismo em águas. Veremos que o rito do Batismo foi praticado por João Batista, Jesus Cristo e seus apóstolos e, posteriormente, pelos cristãos da Igreja Primitiva.
É
uma prática, portanto, de grande importância para a Igreja de Cristo. Contudo,
como toda doutrina cristã, a prática do Batismo também tem sofrido desvios ao
longo da história, tanto no seu propósito quanto na sua forma. Assim, é
necessário deixarmos a Bíblia falar a fim de que o propósito correto para o
qual foi instituída essa importante prática seja observado.
I – PRESSUPOSTOS BÍBLICO-DOUTRINÁ- RIOS
DO BATISMO
1.
O Batismo visto como sacramento: a origem de um erro.
A
tradição católica e alguns segmentos do protestantismo histórico veem a prática
do batismo como um sacramento. A palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum,
significando um sinal sagrado capaz de conferir graça àquele que dele
participa. Nesse sentido, Agostinho (354-430 d.C), bispo de Hipona, que introduziu
esse desvio na igreja, entendia que o batismo, como sacramento, é um rito que
transmite graça espiritual independentemente da fé de quem o pratica.
Esse
entendimento teológico-doutrinário define um sacramento como sendo um sinal
visível de uma graça invisível. Dessa forma, na visão de algumas tradições
cristãs, o batismo torna-se necessário para a salvação.
2.
O Batismo não é sacramento, mas ordenança de Cristo.
O
ensino bíblico concernente ao Batismo é que ele é uma ordenança e não um
sacramento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Não há, portanto,
no Batismo, um poder mágico capaz de transmitir graça para a salvação. O ensino
bíblico é que o Batismo é uma ordenança dada por Cristo a quem já foi alcançado
pela graça, e não a quem quer obter alguma graça através dele.
3.
O Batismo deve ser administrado aos adultos.
O
mesmo Agostinho que entendia o Batismo como um sacramento, defendeu também que
os bebês, por haverem nascidos com o pecado original, precisavam ser batizados
para serem salvos. Nesse caso, o Batismo deveria ser administrado a eles para
anular o pecado original. Evidentemente que esse entendimento do bispo de
Hipona está contra o ensino de Cristo, que afirmou que as crianças fazem parte
do Reino de Deus: “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os estorveis
de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus” (Mt 19.14). Logo, não há
vestígios no Novo Testamento de crianças sendo batizadas, pois nosso Senhor
disse que o Batismo deveria ser administrado a quem cresse (Mc 16.16). Uma
criança, que ainda não chegou à idade da razão não tem maturidade para crer e
fazer escolhas.
SINOPSE I
O
Batismo em águas é uma ordenança que deve ser ministrada aos adultos.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
A ORDENANÇA DO BATISMO
A ordenança do batismo nas águas tem feito parte da prática cristã
desde o início da Igreja. Era tão íntima da vida da Igreja Primitiva, que F. F.
Bruce comenta: ‘A ideia de um cristão não batizado realmente sequer é
contemplada no Novo Testamento’.
Existiam, na realidade, alguns ritos batismais similares já antes
do Cristianismo, inclusive entre algumas religiões pagãs e a comunidade judaica
(para os ‘prosélitos’ - gentios convertidos ao Judaísmo). Antes do ministério
público de Jesus, João Batista enfatizava um ‘batismo de arrependimento’
àqueles que desejassem entrar no prometido Reino de Deus. A despeito de algumas
semelhanças com esses vários batismos, o significado e propósito do batismo
cristão vai além de todos eles. Cristo estabeleceu o modelo para o batismo
cristão quando Ele mesmo foi batizado por João, no início de seu ministério
público (Mt 3.13-17).
Posteriormente, ordenou que seus seguidores saíssem pelo mundo, fazendo
discípulos, ‘batizando-os em [gr. eis - ‘para dentro de’] nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo’ (Mt 28.19)- Cristo, portanto, instituiu a ordenança
do batismo, tanto pelo seu exemplo quanto pelo seu mandamento” (HORTON,
Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2023, pp.569-70).
II - O SÍMBOLO E O PROPÓSITO DO BATISMO
1.
Símbolo do Batismo: Identificação com Cristo.
O
Batismo por imersão simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua a
morte, sepultamento e ressurreição. Essa verdade é afirmada pelo apóstolo Paulo
aos cristãos que estavam em Roma (Rm 6.3-5). Dessa forma, o apóstolo mostra que
o ato de emergir da água, onde havia sido submerso, retrata com precisão a
identificação do cristão com a ressurreição de Cristo. Essa mesma verdade é
afirmada na Carta aos Colossenses: “Sepultados com ele no batismo, nele também
ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos” (Cl
2.12).
Isso
simboliza que o cristão morreu para a velha vida e agora entrou na nova vida em
Cristo.
2.
O Propósito do Batismo: Testemunho público da fé cristã.
No
contexto da fé bíblica, o Batismo é uma pública profissão de fé. Isso significa
que o crente, quando desce às águas batismais, está testemunhando de forma
pública perante o mundo da sua nova vida em Cristo (At 2.41). Quem se candidata
ao Batismo deve estar convicto e consciente da fé que abraçou. Aqui, não há
território neutro (Cl 2.6). Enfim, o batismo é para salvos e convertidos que
estão dispostos a seguir Jesus (At 8.12; 16.14,15).
3.
Não há espaço para indecisão.
Somente
cristãos indecisos rejeitam ser batizados. Às vezes isso acontece por
ignorância ao sentido do ato. Outras vezes é por falta de convicção de fé. No
primeiro caso, às vezes o crente entende que após ser batizado não pode mais
cometer qualquer tipo de falha. Embora a Bíblia mostre que o crente deve evitar
o pecado (1 Jo 2.1), contudo, o Batismo não pode ser visto como uma vacina que
imuniza o cristão contra o pecado. Este é vencido quando se anda no Espírito (Gl
5.16). Por outro lado, há muitos que rejeitam o Batismo justamente por falta de
conversão. Estão conscientes das implicações que esse rito traz e não estão
dispostos a cortar o cordão umbilical com o mundo.
SINOPSE II
O
Batismo em águas simboliza uma identificação com Cristo e o testemunho público
de fé.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
O PROPÓSITO DO BATISMO
[...] O batismo indica que o crente morreu para o velho modo de
viver e entrou na ‘novidade da vida’ mediante a redenção em Cristo. O ato do
batismo nas águas não leva a efeito essa identificação com Cristo, ‘mas a
pressupõe e a simboliza’. O batismo, portanto, simboliza a ocasião em que
aquele antes inimigo de Cristo faz ‘sua rendição final’.
O batismo nas águas também significa que os crentes se
identificaram com o corpo de Cristo, a Igreja. Os crentes batizados são
admitidos na comunidade da fé e, com sua atitude, testificam publicamente
diante do mundo sua lealdade a Cristo, juntamente com o povo de Deus. Essa
parece ser uma das razões principais por que os crentes neotestamentários eram
batizados quase imediatamente após a conversão. Num mundo hostil à fé cristã,
era importante que os recém-convertidos tomassem posição lado a lado com os
discípulos de Cristo e se envolvessem imediatamente na vida total da comunidade
cristã. Talvez um dos motivos por que o batismo com água não ocupa mais lugar
de destaque em muitas igrejas seja por estar tão frequentemente separado do ato
da conversão. O batismo é mais que ser obediente ao mandamento de Cristo.
Relaciona-se com o ato de se tornar seu discípulo” (HORTON, Stanley. Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,
p.570).
III - A FÓRMULA E O MÉTODO DO BATISMO
1.
Fórmula trinitária do Batismo.
Durante
a Grande Comissão, Jesus orientou seus discípulos: “Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo” (Mt 28.19). Essa é a fórmula trinitária do batismo cristão.
Isso porque esse texto cita as três pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito
Santo. Um só Deus, três pessoas distintas, com uma só essência. No rito do
Batismo, portanto, a orientação de Jesus precisa ser seguida pela invocação do
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2.
Fórmula herética do Batismo.
Nem
todos os grupos dentro da tradição cristã seguem a fórmula trinitariana. Há
grupos que seguem um tipo de doutrina modalista. Um exemplo é o unicismo. Esse
grupo batiza seus membros somente em nome de Jesus. O suporte bíblico dele é
buscado em alguns textos do livro de Atos, onde supostamente se negaria a
prática trinitariana (At 2.38; 19.5). Convém dizer que esses textos não negam a
fórmula trinitária nem tampouco negam a Trindade. Na verdade, o que é dito é
que o Batismo era feito na autoridade de Jesus, isto é, naquilo que Ele fez e
ensinou.
3.
Imersão: o método bíblico do Batismo.
Convém
dizer que não há vestígios da prática do Batismo por aspersão no Novo
Testamento. Esse tipo de Batismo se caracteriza por aspersão de água sobre o
candidato. Entretanto, o contexto do Novo Testamento mostra claramente que o
Batismo nos dias bíblicos era por imersão. A palavra grega baptizo
possui o sentido de “mergulhar” e “submergir” tanto na Bíblia como fora dela.
Vários textos bíblicos mostram a prática bíblica do Batismo por imersão: o povo
saía para ser batizado por João no (dentro de) rio Jordão (Mc 1.5); da mesma
forma, quando foi batizado, Jesus “saiu da água” (Mc 1.10); João batizava onde
havia muita água (Jo 3.23).
SINOPSE III
A
fórmula trinitária do Batismo é: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Procuramos
abordar as questões mais relevantes concernentes ao Batismo em águas. Mostramos
que, embora não tenha a atribuição de salvação a quem dele participa, o Batismo
é, sim, uma prática que deve ser levada a sério por todo crente que quer seguir
as Palavras de Jesus. Por meio do Batismo nos identificamos com Cristo Jesus e
tornamos pública a nossa profissão de fé.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Explique o significado da palavra “sacramento”.
A
palavra “sacramento” vem do latim sacramenntum, significando um sinal
sagrado capaz de conferir graça àquele que dele participa.
2.
De acordo com a lição, qual é o ensino bíblico sobre o Batismo?
O
ensino bíblico concernente ao Batismo é que ele é uma ordenança e não um
sacramento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
3.
O que o Batismo simboliza?
O
Batismo por imersão simboliza a união do crente com Cristo, por meio de sua
morte, sepultamento e ressurreição.
4.
Qual é o propósito do Batismo?
No
contexto da fé bíblica, o Batismo é uma pública profissão de fé.
5.
Quais são a fórmula e o método bíblico do Batismo?
A
fórmula do batismo é trinitária: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; o
método de batismo é por imersão em águas.
VOCABULÁRIO
Estorvar: importunar,
incomodar, embaraçar.
Modalismo: doutrina
herética que nega a existência das três pessoas da Santíssima Trindade na fé
cristã.
Lições Bíblicas Adultos 1° trimestre 2024 CPAD
REVISTA: O CORPO DE CRISTO - Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo
Comentarista: Pr. José Gonçalves
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Lição 2 - Imagens bíblicas da igreja
Lição 3 - A natureza da igreja
Lição 4 - A igreja e o reino de Deus
Lição 5 - A missão da igreja de Cristo
Lição 6 - Igreja: organismo ou organização?
Lição 7 - O ministério da igreja
Lição 8 - A primeira ordenança da igreja: o batismo
Lição 9 - A segunda ordenança da igreja: a ceia do Senhor
Lição 10 - O poder de Deus na missão da igreja
Lição 11 - O culto da igreja cristã
Lição 12 - O papel da pregação no culto
Lição 13 - Sendo o templo do Espírito
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