🕛 Data: 6 de agosto de 2023
Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023,
Adultos - CPAD
🎓 Revista: A igreja de Cristo e o Império do Mal:
como viver neste mundo dominado pelo Espirito da Babilônia
✍COMENTARISTA: Pr. Douglas Baptista
📚 TEXTO ÁUREO
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs
no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn 2.15)
💡 VERDADE PRÁTICA
O homem foi criado com qualidades que
expressam virilidade, responsabilidade e liderança.
⏰ LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 1.27
Deus criou o ser humano e os definiu
pelo sexo: macho e fêmea
Terça - Gn 2.15
Ao criar o homem, Deus lhe confiou duas
tarefas: cultivar e guardar o jardim
Quarta - Rm 1.26,27
O uso antinatural da sexualidade é
condenado nas Escrituras
Quinta - Ez 22.30
Deus procura homens capazes para
reverter situações adversas
Sexta - Rt 3.8
O autocontrole e moderação nos instintos
sexuais
Sábado - Rt 4.13-16
Espera-se do homem cristão um caráter
protetor e provedor para toda a sua família
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
RUTE 4.7-12
7 - Havia, pois, já de muito tempo este costume
em Israel, quanto à remissão e contrato, para confirmar todo negócio,
que o
homem descalçava o sapato e
o dava ao seu próximo; e
isto era
por testemunho em Israel.
8 - Disse, pois, o remidor a Boaz:
Toma-a para ti. E descalçou o sapato.
9 - Então, Boaz disse aos anciãos e a
todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que tomei tudo
quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom da
mão de Noemi;
10 - e de que também tomo por mulher a
Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do
falecido sobre a sua herdade, para que o
nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu
lugar; disto sois hoje testemunhas.
11 - E todo o povo que estava
na porta e os anciãos disseram:
Somos testemunhas; o Senhor
faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a
Leia, que ambas edificaram a casa de
Israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.
12 E seja a tua casa como a casa de
Perez (que Tamar teve de Judá), da semente que o Senhor
te der desta moça.
HINOS SUGERIDOS: 225, 256, 354 da Harpa Cristã
Objetivos da Lição:
I) Mostrar que a masculinidade bíblica provém da criação
divina e que suas características passam pela provisão e proteção da família;
II) Destacar que a erosão da masculinidade tem a ver com a
apologia à homossexualidade e com a negligência da responsabilidade masculina;
III) Enfatizar a imagem de Boaz como símbolo de uma
masculinidade bíblica e equilibrada.
INTRODUÇÃO
O conceito progressista de ruptura dos
padrões bíblicos atua na desconstrução da masculinidade. Assim, os marcos
judaico-cristãos do papel do homem são questionados. Nesse contexto, a
masculinidade é relativizada e o modelo bíblico de homem, desconstruído. Nesta
lição, apresentaremos o mandato divino para o homem, as ofensivas de
desmasculinização e o exemplo de masculinidade bíblica que Deus requer do homem
cristão.
PALAVRA-CHAVE
Masculinidade
I – A MASCULINIDADE BÍBLICA
1. A criação divina do ser humano.
Deus é o Criador de todas as coisas nos
céus, na terra e no mar (Gn 1.1; At 4.24). A Escritura registra que Ele criou o
ser humano e o definiu pelo sexo: macho e fêmea, homem e mulher (Gn 1.27). Essa
diferenciação visa ao complemento mútuo na união conjugal e ao desempenho dos
papéis divinamente designados a cada um (1 Co 11.11,12).
Desse modo, pode-se afirmar que nenhuma
outra criatura foi feita como o ser humano. Os peixes, as aves e todos os
outros animais foram produzidos “segundo a sua espécie” (Gn 1.21,24,25).
Entretanto, ao criar o ser humano, Deus o fez olhando para si mesmo, isto é,
sua própria imagem e semelhança (Gn 1.26). Por conseguinte, o ser humano é
considerado a coroa da Criação.
2. Características da masculinidade.
As Escrituras revelam um conjunto de
características do papel do homem na história, bem como segundo a sua
constituição biológica. Ao criar o homem, Deus lhe confiou duas tarefas
primárias e essenciais: cultivar e guardar (Gn 2.15). Esses dois termos resumem
o mandado divino para o comportamento masculino. Significa que as funções de
provedor e protetor são próprias da natureza do homem. Nesse sentido, Paulo
ratifica que cabe ao homem proteger sua esposa e família, bem como prover-lhes
uma vida digna (Ef 5.28-30). Ressalta-se que a “masculinidade bíblica” enaltece
o amor e o cuidado em relação à mulher e que “o machismo” a inferioriza e a
desonra. Nesse aspecto, a Bíblia ensina ao homem a honrar a mulher com toda a
dignidade (1 Pe 3.7).
3. A liderança masculina.
Deus confiou ao homem a
responsabilidade da liderança (Gn 1.26; 3.16). Na Bíblia, Deus é a cabeça de
Cristo; Cristo é a cabeça do homem; e o homem é a cabeça da mulher (1 Co 11.3).
O movimento feminista, de viés neomarxista, considera esse modelo como um
sistema machista opressor para com a mulher. Ao contrário dessa falácia, o
apóstolo Paulo revela que o homem deve liderar a sua casa do mesmo modo que
Cristo lidera a Igreja (Ef 5.29).
Uma vez que Cristo se entregou pelo
bem-estar da Igreja, a liderança masculina requer a prática de algum tipo de
sacrifício pela mulher (Ef 5.25b). Nesse sentido, no exercício da liderança, o
homem deve evidenciar virtudes, tais como: fortaleza, sabedoria, coragem, amor
e respeito (Jz 6.14; 2 Cr 1.10; Ne 6.11; Jo 15.12,13).
SINÓPSE I
Deus criou o homem com funções de prover e proteger a
sua família, trazendo assim segurança a sua casa.
AUXÍLIO DE VIDA CRISTÃ
A QUALIDADE
DA PATERNIDADE
“RECORDO-ME CLARAMENTE do
dia em que meu primeiro filho nasceu – 10 de agosto de 1963 –, uma noite de
calor sufocante, no sul da Califórnia. Fazia tanto calor que levei minha mulher
para um passeio na praia de Huntington. Tomamos a direção de volta para casa, a
encalorada e poluída Los Angeles, já no meio da tarde. Após o jantar, enquanto
nos acomodávamos em nossos finos lençóis, o trabalho de parto começou. E isto é
tudo de que nos lembramos do ardor do sol. Minha esposa estava ocupada com
outro tipo de dor, e eu estava tão nervoso que esqueci da minha. Aquela noite trouxe
um dos maiores acontecimentos de nossas vidas. Deus nos dava nosso primogênito,
uma bela menininha a quem demos o nome de Holly. Eu me lembro de tudo, até das
cores da parede do hospital. Parece que foi ontem.
Hoje, como avô de seis
crianças, é natural que meu verdadeiro tesouro, depois da minha conversão a
Cristo, sejam os membros de minha família. Admito a ideia de que, se houvesse
um incêndio, voltaria para pegar as fotos, o álbum de recortes, os cartões de
aniversário e as notas. Sim, pelo amor que sinto por eles” (HUGHES, Kent R.
Disciplinas do Homem Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.37).
II – A EROSÃO DA MASCULINIDADE
1. Apologia à homossexualidade.
Em tempos pós-modernos, a “ideologia de
gênero” faz contínuas investidas de legitimação da homossexualidade. Esse
conceito ignora as características físicas e biológicas, alegando que o ser
humano nasce sexualmente neutro. Essa concepção invalida a criação divina da
raça humana como ser binário “masculino” e “feminino” (Gn 1.27).
Ensina que a identidade de gênero e a
orientação sexual independem da anatomia do corpo. Assim, não aceita que os
órgãos do sistema reprodutor humano sirvam de parâmetro para a sexualidade.
Como consequência, a sexualidade antinatural é incentivada (Rm 1.26,27). Disso
decorre uma crise do comportamento masculino no tempo presente (1 Co 6.10).
2. Responsabilidade negligenciada.
Em virtude da relativização da
masculinidade, o modelo bíblico vem sendo abandonado. A identidade masculina,
que deveria estar associada à virilidade, à capacidade de prover e proteger a
família, é substituída por indivíduos de duplo ânimo, vacilantes e
inconsequentes (Tg 1.8). Uma parcela é incapaz de sustentar a sua própria casa,
não pelo desemprego, mas pela aversão ao trabalho (Pv 21.25). Os efeitos desse
comportamento resultam em inúmeros casos de desajustes familiares e divórcio.
3. Crise de liderança.
A crise de masculinidade tem gerado
homens incapazes de exercer liderança. Uma sociedade sem líderes eficazes
transforma-se em anarquia. No período do profeta Ezequiel, Jerusalém estava
imersa na corrupção, fraudes, mentiras, opressão, extorsão, imoralidade,
injustiça e violência (Ez 22.2-13). Deus revelou ao profeta que uma das causas
do juízo iminente era crise de liderança e que procurava alguém para reverter a
situação (Ez 22.30). Nesse caso, Deus ainda procura esse tipo de homem na
atualidade (1 Rs 2.2).
SINÓPSE II
A erosão da masculinidade é representada pela
apologia à homossexualidade, à negligência das responsabilidades masculinas e à
crise de liderança.
III – BOAZ: SÍMBOLO BÍBLICO DE MASCULINIDADE
1. Modelo de generosidade.
Boaz é um grande símbolo de
masculinidade bíblica. Ele era um parente de Elimeleque, o falecido esposo de
Noemi (Rt 2.1). Esta perdera o marido, os filhos e ficara apenas com a moabita
Rute, uma de suas noras, também viúva e sem filhos (Rt 1.3,5,16). Para
sobreviver, Rute foi trabalhar no campo de Boaz (Rt 2.3,5,6).
Ao saber que Rute deixara a sua terra
para apoiar a sogra, Boaz a tratou com generosidade (Rt 2.11,12). Ele se
dirigiu a ela com ternura (Rt 2.8); a protegeu para não ser molestada (Rt 2.9);
a alimentou (Rt 2.14); e ordenou que fosse favorecida na colheita (Rt 2.15,16).
Porém, pela lei, uma viúva sem filhos só poderia ser resgatada pelo casamento
com um parente próximo do falecido (Dt 25.5,6; Rt 4.9,10). Assim, apesar da
compaixão de Boaz, Noemi e Rute ainda estavam em apuros.
2. Modelo de responsabilidade.
Ao prometer resgatar Rute e a herança
de Elimeleque, Boaz estava ciente que o direito era de um parente mais próximo
que ele (Rt 3.12,13). Assim, movido pelo senso de responsabilidade, liderança e
honra, Boaz levou o caso aos anciãos (Rt 4.1,2). Na audiência, explicou que as
terras estavam à venda e aquele que as comprasse deveria casar-se com Rute (Rt
4.4,5).
O parente que tinha a primazia
autorizou Boaz a comprar as terras e se casar com a moabita (Rt 4.6,9,10). Ao
adquirir a propriedade e tomar Rute por mulher, Boaz tornou-se o provedor e
protetor daquela família (Rt 4.13-16). O casal gerou a Obede, avô do Rei Davi
de cuja linhagem nasceu o Cristo (Rt 4.22, Mt 1.5,6,16). Boaz é símbolo de
masculinidade enquanto marido, pai e líder exemplar.
SINÓPSE III
Boaz representa um símbolo de masculinidade bíblica
enquanto marido, pai e líder.
Auxílio Vida cristã
A LIDERANÇA
MASCULINA
“O consenso
pessimista e a ansiedade por liderança se expande até a igreja de modo que,
hoje, muitas sofrem da alarmante falta de liderança, quando comparadas à
história tão recente quanto as décadas de 40 e 70 (décadas que produziram líderes
do porte de Harold John Ockenga, Billy Graham, Carl F. H. Henry e Francis
Schaeffer, assim como a igreja local dinâmica e líderes leigos). Existirá
realmente menos liderança do que costumava haver? Parece que sim, mas uma
análise objetiva é difícil. As estatísticas indicam que sim. No entanto, a
liderança masculina na igreja está decaindo, enquanto as mulheres superam os
homens, já que os homens se comprometem apenas em 41 por cento com o serviço
adulto na igreja. E algumas igrejas não conseguem encontrar um só homem para
prestar atendimento no gabinete dos idosos. Mais e mais homens se satisfazem em
deixar que os outros assumam as responsabilidades pesadas, preferindo assumir
apenas a parte mais leve. Certamente, é fato que a liderança é mais difícil hoje,
devido à mudança da complexidade e o volume das instituições de hoje. E,
também, por causa da confusão contemporânea sobre o que é liderança. [...]
Porém, nada disto exime a igreja ou o cristão de hoje. Ao contrário de nossa
cultura, a Bíblia nos dá instruções claras com relação à liderança através das
vidas de seus grandes líderes e através de ensinamento específico referente à
natureza, qualificações e compromissos dos líderes espirituais” (HUGHES, Kent
R. Disciplinas do Homem Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.157-58).
CONCLUSÃO
Deus criou o ser humano com dois
gêneros: masculino e feminino (Gn 1.27). Por isso, a diferenciação dos sexos é
um princípio determinado pela criação divina (Gn 2.23). Nesse sentido, a
masculinidade é um conjunto de atributos e funções inerentes ao homem. Já a
desmasculinização decorre da inversão dos papéis do homem na sexualidade, na
liderança e na prática de seus deveres. A masculinidade bíblica exige o
autocontrole, sacrifício e firmeza de caráter no encargo de suas tarefas. Nesse
aspecto, a sociedade, a família e a igreja esperam por homens que honrem a sua
masculinidade e exerçam o papel que Deus os vocacionou a desempenharem.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. O que visa a diferenciação entre
homem e mulher?
Essa diferenciação visa ao complemento
mútuo na união conjugal e ao desempenho dos papéis divinamente designados a
cada um (1 Co 11.11,12).
2. Quais as funções próprias da
natureza do homem?
As funções de provedor e protetor são
próprias da natureza do homem.
3. Do que decorre a crise do
comportamento masculino?
A não aceitação de que os órgãos do
sistema reprodutor humano sirvam de parâmetro para a sexualidade e o incentivo
à prática da sexualidade antinatural.
4. O que moveu Boaz a levar o resgate
de Rute aos anciãos?
Movido pelo senso de responsabilidade,
liderança e honra, Boaz levou o caso aos anciãos (Rt 4.1,2).
5. Qual símbolo Boaz representa?
Boaz é símbolo de masculinidade enquanto marido, pai e líder exemplar.
VEJA AS👇PRÓXIMAS LIÇÕES
Classe: Adultos
Revista: Do professor - CPAD
Trimestre: 3° de 2023
🎓 Título: A Igreja de Cristo e o Império do Mal
✍ Subtítulo: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
✍COMENTARISTA: Pr. Douglas Baptista
✍LIÇÕES:
Lição 1 - A Igreja Diante do Espirito da Babilônia
Lição 2 - A Deturpação da Doutrina Bíblica do pecado
Lição 3 - O perigo do Ensino Progressista
Lição 4 - Quando a Criatura vale mais que o Criador
Lição 5 - A Dessacralização da Vida no Ventre Materno
Lição 6 - A Desconstrução da Masculinidade Bíblica
Lição 7 – A Desconstrução da Feminilidade Bíblica
Lição 8 - Transgênero - Que Transrealidade é Essa
Lição 9 - Uma Visão Bíblica do Corpo
Lição 10 - A renovação Cotidiana do Homem Interior
Lição 11 - Cultivando a Convicção Cristã
Lição 12 - Sendo Igreja do Deus Vivo
Lição 13 - O Mundo de Deus no Mundo dos Homens
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