O semeador, a semente e o solo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O semeador, a semente e o solo

Cansado da jornada, Jesus senta-se à beira mar, tentando repousar um pouco. A multidão começa a juntar-se em torno dele e quer ouvi-lo. Os Seus ensinamentos são preciosos demais e o povo nunca se farta de receber as profundas lições que brotam dos Seus lábios. O mestre, incansável, começa a falar-lhes, mais uma vez, das coisas simples da vida cotidiana.


Eis que o semeador saiu a semear (Mt 13.3) - Que semeador é este, que sai pelos caminhos semeando e lançando a semente em qualquer terreno, na certeza de que Deus a fará brotar?

SEMEADOR É AQUELE UNGIDO PELO ESPÍRITO SANTO, que, negando-se a si mesmo, se dispõe a sair pelos caminhos, montanhas, valados, pelos confins da terra, gemendo e chorando.


E aquele a quem Deus qualificou com graça e poder, para suportar decepções, angústias, calúnias, perseguições. E aquele cuja palavra abre portas para os que estão em desesperança, e já não têm razão de viver. Semeador é o pregador do evangelho, que dá de graça o que de graça recebeu.


Não é o aventureiro, o charlatão, o curandeiro, o negociante da palavra de Deus que, aproveitando-se da boa fé do povo, transforma as necessidades alheias numa indústria para benefício próprio. Não são os mentirosos que andam inventando doutrinas de homens, outro evangelho, como bem qualificou Paulo, para atrair incautos à sua teia de enganos.

 

O SEMEADOR É DILIGENTE, fiel, incansável em servir, obedecer e amar. Leva a preciosa semente, andando e chorando, na certeza de que voltará com alegria, trazendo consigo os seus molhos.


E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na. (Mt 13.4) - A semente é a palavra de Deus. Portanto, é divina.

O livro do profeta Isaías é chamado de evangelho do Antigo Testamento. No capítulo 55 encontramos o grande profeta falando da chuva, que rega a terra e faz crescer a semente, que produz a árvore, a qual por sua vez produz o fruto e alimenta o necessitado. Todo pecador está afastado da glória de Deus. Mas esta semente é capaz de gerar nele uma nova criatura.


Paulo pregava assim na epístola aos Romanos, 1.16: "Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus, para salvação de todo aquele , que crê". É necessário crer. Se o homem, não abre o coração para crer em Jesus, a semente da palavra não produz qualquer efeito espiritual.


Nele a palavra é ineficaz, não cria raiz. Vêm as aves e a comem. Aves são as tentações do mundo, que retiram do homem o desejo de servir a Deus e o fazem voltar-se para as coisas passageiras, que tantas vezes o encantam.

 

A palavra de Deus é eterna e não se aplica apenas por um pouco de tempo a esta vida transitória. Deixe-a fazer efeito em você. Deixe esta semente incorruptível fazer de você uma nova criatura, gerada de novo em Cristo Jesus.

 

Ele deseja salvá-lo, receba-o como seu Salvador. O mundo propõe coisas aparentemente vantajosas, mas elas duram muito pouco. Só a semente preciosa da palavra de Deus, poderá fazê-lo feliz por toda a eternidade. Aceitando-a você terá vida abundante em Cristo Jesus.


E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. (Mt 13.5,6) - Neste caso a semente caiu entre as pedras, mas ali havia um pouco de terra. E como era boa a semente, logo brotou. Abaixo daquela fina camada de terra estavam pedras, que não deixaram as raízes crescerem. Veio o sol inclemente, bateu nas pedras, aumentou a temperatura, o calor sufocante começou a atingir a débil plantinha, e ela secou.

Trata-se dos que ouvem a palavra, aceitam-na com entusiasmo, mas são ouvintes superficiais. Ouviram ansiosos, tomaram uma decisão imediatamente após ouvir, mas logo perceberam que sua decisão atraiu a crítica ou mesmo a zombaria da família e dos amigos.


O EVANGELHO EXIGE RESPONSABILIDADE.

Não basta aceitá-lo. De nada adianta aceitar Jesus, se o homem não mudar o seu estilo de vida. É preciso uma transformação profunda no modo de agir e de pensar. "Não vos conformeis com este mundo, dizia Paulo, mas transformai-vos, pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).

Transformação, mudança, são palavras de ordem a quem aceita Jesus como seu Salvador. Evangelho superficial, epidérmico, gera crentes inconstantes, sem raízes. Quando vêm as lutas, os enfrentamentos cotidianos, logo murcham e secam como a semente plantada entre pedregais. Não resistem ao calor do sol e desistem na primeira dificuldade.

 

Em nossos dias têm surgido grupos religiosos, pregando algo que chamam de evangelho, mas não muda o homem. As pessoas recebem a palavra com entusiasmo, mas são mantidas no desconhecimento e não são devidamente exortadas a mudarem de vida.


A semente morre no calor dos pedregais que a cercam. É preciso adubar terras áridas com a sã doutrina. Se não o fizermos, nossa pregação será inócua, falsa, vazia, não surtindo o efeito que pode e deve surtir. Preguemos o evangelho verdadeiro, que produz frutos para o reino de Deus.


E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na. (Mt 13.7) - Há solos que não estão preparados para receber a semente do evangelho.


Tanto tempo ficaram abandonados que neles cresceram plantas daninhas, espinhos e cardos. Depois de longo tempo ' longe de Deus, o homem se torna terreno infértil.

 

As preocupações com esta vida, indiferença a tudo quanto se refere ao sobrenatural, são obstáculos espirituais.


Nem sempre são grilhões de ferro que aprisionam o homem. As vezes são laços de seda, coisas pequeninas, ligadas a tradições, costumes, opinião de parentes até mesmo pequenos detalhes de relações sociais. Muitos se embaraçam com coisas assim. E os espinhos crescem e sufocam a preciosa semente. Lembremo-nos do rico insensato, que se embaraçou com a fartura do que colheu.


Que tipo de armadilha o adversário preparou para impedir a tua comunhão com Deus?


Grilhões de ferro, ou laços de seda? Que tipo de solo é o teu, onde foi semeada a semente da palavra, que precisa crescer para produzir a tua felicidade?

Esta palavra é eficaz para despedaçar todas as armadilhas do diabo e trazer-te de volta a Deus.


Não importa os espinhos que encheram teu coração de angústia e mágoa. A palavra vai limpá-lo e restaurá-lo. Não dês ouvido ao inimigo de tua alma. Ele veio para roubar, matar e destruir. Mas Jesus morreu para dar vida e vida em abundância.


E OUTRA CAIU EM BOA TERRA E DEU FRUTO. (Mt 13.8) - Embora existam corações fechados, impedidos pelo inimigo de receber a Palavra de Deus, existem também os desejosos de a receberem.


Mentes abertas, almas sedentas, terra boa. São aqueles que compreendem a necessidade de uma aproximação ou reaproximação com Deus. Percebem que a vida não tem sentido se não for dirigida para a eternidade.

 

Eles recebem a palavra, compreendem-na, dão-lhe guarida em seus corações e eis que o semeador recebe, alegre, a recompensa do seu trabalho, frutos colhidos dessa terra boa. Um para trinta, um para sessenta e um para cem.


QUE SIGNIFICA ESTA DIFERENÇA DE RESULTADOS?

Significa que, uma vez aceito o evangelho, é preciso cuidar da semente lançada, para que advenha da palavra uma colheita apreciável.


Não basta aceitar Jesus. E preciso viver o verdadeiro evangelho, aplicando-o a todos os escaninhos da vida. Aos que pregam, é preciso o entendimento de que de que a Igreja não deve ser uma estação rodoviária, por onde os viajantes passam, tomam uma condução e vão embora. E preciso entrar no ônibus com os passageiros e cuidar deles. O discipulado é indispensável.


Concluída a parábola do semeador, Jesus explicou-a detalhadamente aos discípulos, de modo que compreendessem a necessidade de aplicar o evangelho à vida prática.

 

Não basta pregar e ganhar almas para o reino dos céus. Devemos lançar a semente, adubar a terra, cuidar da plantinha tenra que é o novo convertido.

E Deus, que dá o crescimento, por certo honrará o nosso esforço, fazendo a planta tornar-se árvore, e produzir frutos a cem por um, para honra e glória do seu nome e engrandecimento do seu reino. "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Mt 13.9).

VEJA TAMBÉM:

👉 O Casal Cristão Pode Tudo na Cama? – Clique Aqui

👉 Que Raabe é essa citada nos capítulos 9 e 26 do Livro de Jó? Clique Aqui

👉 O profeta Isaías passou três anos sem roupas? Clique Aqui

👉 Mical teve ou não teve filhos? Clique Aqui

Artigo: PR. Paulo Ferreira

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad