Lições Bíblicas do 4° trimestre de 2018 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 14 de Outubro de 2018
TEXTO ÁUREO
"Mas
o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto,
e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta." (Mt 13.23)
VERDADE PRÁTICA
É
preciso falar de Cristo e orar para que os ouvintes recebam a Palavra, e
tornem-se seguidores do Mestre.
LEITURA
DIÁRIA
Seg. Mc 4.3,14: Os semeadores
devem semear
Ter. Mt 4.4-8,15-20: Quatro
tipos de terrenos
Qua. Mc 4.4,15: As aves do céu
e sua representação
Qui. Mc 4.5,6,16,17: Os
pedregais e o seu significado
Sex. Mc 4.7,18,19: Os espinhos
e sua representação
Sab. Mc 4.8,20: A boa terra e o
tipo de ouvinte
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Marcos 4.3-20
3-
Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4-
E aconteceu que, semeando ele, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e
vieram as aves do céu e a comeram.
5-
E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque
não tinha terra profunda.
6-
Mas, saindo o sol, queimou-se e, porque não tinha raiz, secou-se.
7-
E outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos, a sufocaram, e não deu
fruto.
8-
E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu
trinta, outro, sessenta, e outro, cem.
9-
E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.
10 -
E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no
acerca da parábola.
11-
E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos
que estão de fora todas essas coisas se dizem por parábolas,
12-
para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para
que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
13-
E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as
parábolas?
14-
O que semeia semeia a palavra;
15-
e os que estão junto ao caminho
são
aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás
e tira a palavra que foi semeada no coração deles.
16-Eda
mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra,
logo com prazer a recebem;
17-
mas não têm raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo
tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
18-
E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;
19-
mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras
coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
20-
E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a
recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um.
HINOS
SUGERIDOS: 41, 124, 462 da Harpa Cristã
OBJETIVO
GERAL
Destacar a parábola do semeador como
uma conclamação a que anunciemos o Evangelho.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I - Esclarecer o
significado da parábola do semeador;
II- Evidenciar a
importância de obedecer o Evangelho;
II- Ressaltar a
obrigatoriedade de se anunciar o Evangelho.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Após termos
introduzido o temo deste trimestre, a partir desta lição estaremos analisando,
a cada domingo, uma parábola contada por Nosso Senhor Jesus Cristo. A primeira
parábola do Mestre que estaremos estudando é a do semeador. Esta narrativa
destaca a responsabilidade dos discípulos em anunciar o Evangelho do Filho de
Deus. Independentemente das circunstâncias, a boa semente da Palavra de Deus
deve ser "semeada", isto é, anunciada, pois conforme orienta o
Eclesiastes, devemos, pela manhã semear a semente e, à tarde, não retirar a
nossa mão, porque não sabemos "qual prosperará; se esta, se aquela ou se
ambas igualmente serão boas" (11.6). Além disso, como o apóstolo Paulo
instrui, um planta e outro rega, mas Deus é quem dá o crescimento (1 Co 3.6,7).
VEJA A VÍDEO AULA
PONTO CENTRAL: O Evangelho deve ser anunciado em todo o tempo e lugar.
INTRODUÇÃO
Para
ilustrar verdades espirituais, Jesus frequentemente contava, por parábolas,
histórias sobre os acontecimentos do dia a dia. A parábola do semeador é uma
das narrativas de Jesus encontrada nos três Evangelhos sinóticos (Mt 13.1-9, Mc
4.3-9 e Lc 8.4-8) e relata de que forma a mensagem de salvação será recebida no
mundo. Um dos seus propósitos é prevenir os discípulos com relação ao triste fato
de a pregação da Palavra de Deus não produzir "colheita de cem por
cento" em todos os ouvintes. Além disso, a parábola do semeador pode ser
interpretada como "a parábola do coração", pois mostra como é o
interior de cada pessoa.
Veja também: Lição
1 – Parábola: Uma Lição para a Vida
I - INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO
SEMEADOR
1. A importância em compreender a parábola.
A
parábola do semeador é uma das mais importantes, não apenas por constar nos
três primeiros Evangelhos, mas também por ser fundamental para o entendimento
de outras. Por essa razão, é necessário comparar e contrastar as referências
paralelas a cada narrativa. Desse modo, teremos um quadro completo do que o
Senhor Jesus disse sobre o Reino do Céu, já que a narrativa refere-se ao Reino.
Essa história fala de um agricultor que lançou sementes em vários lugares com
diferentes resultados, dependendo do tipo do solo (Mc 4.3-20). Para se entender
essa parábola, é preciso recorrer ao contexto de Mateus 13.18-23, quando o
próprio Senhor Jesus a interpretou.
2. Os elementos que constituem a Parábola: o
Semeador, a semente e o solo.
No
mesmo capítulo da parábola do semeador, ao explicar a parábola do trigo e do
joio, o Mestre apresenta-se como o semeador (Mt 13.36-43). Daí, ainda que não
especificamente mencionado, é possível inferir que o Semeador é Jesus, pois se
compararmos o texto dessa parábola com o de Mateus 13.37, podemos concluir que
há uma referência imediata com o Senhor. Contudo, por extensão, podemos
igualmente entender que o semeador também pode ser qualquer pessoa que
fielmente proclama a mensagem do Evangelho nos nossos dias. Quanto à semente,
esta é a Palavra de Deus ou "a palavra do Reino" (Mt 13.19a) que,
como sabemos, era o tema da pregação de Jesus (Mt 4.23) e da pregação
apostólica (At 8.12; 28.30,31). Já o "solo", é algo muito importante
para qualquer planta. Por isso, os cristãos precisam desenvolver suas raízes
por meio da fé em Cristo e do estudo da Palavra cada vez mais profundo. Tempos
difíceis virão, e somente aqueles que tiverem desenvolvido suas raízes abaixo
da superfície, sobreviverão.
3. Os diferentes tipos de solos infrutíferos.
As
pessoas que ouvem a Jesus são comparadas com vários tipos de solo (Lc 8.5-8). O
solo duro e compactado da estrada impediu que as sementes penetrassem, permitindo
que ficassem na superfície, expostas às aves que vieram e as comeram. Este solo
representa aqueles que "ouvem e não entendem" (Mt 13.19a), por isso
endurecem o coração para não receberem a Palavra (Mt 13.15). As aves
representam Satanás (Mc 4.15), que arrebata a Palavra dessas pessoas, cujos
corações estão endurecidos. As sementes que caíram sobre pedregais (vv.16,17),
onde não havia muita terra, e, como consequência, cresceram rapidamente,
acabaram secas num instante (v.6). Este solo raso representa as pessoas que
ouvem a Palavra e a recebem com grande alegria, porém, quando surgem as
dificuldades, as tribulações ou as perseguições por causa do Evangelho, elas
não resistem e imediatamente tropeçam (Mt 13.20,21). Daí a necessidade de um
maior embasamento na Palavra de Deus recebido através de um bom discipulado e
frequência na Escola Dominical. Já as sementes que caíram entre espinhos são
sufocadas quando estes crescem e roubam o alimento, a água, a luz e o espaço
dos brotos. Infelizmente existem forças capazes de sufocar a mensagem, de forma
a torná-la infrutífera (v.18). Este solo representa aqueles que "ouvem a
palavra", mas cuja capacidade para gerar fruto é sufocada. Jesus descreveu
os espinhos como "os cuidados deste mundo", "a sedução das
riquezas" e "os prazeres da vida" (Mt 13.22; Mc 4.19; Lc 8.14;
12.29-32; 21.34-36). As distrações e os conflitos impedem os novos crentes de
refletir e aprender a Palavra de Deus a fim de crescerem. Essas coisas,
produzidas pela ambição das coisas materiais atormentaram os discípulos do
primeiro século, da mesma forma como acontece nos dias atuais, distraindo os
crentes de maneira que permaneçam infrutíferos, não produzindo nenhuma
colheita.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Para se entender a mensagem da parábola do semeador é necessário
interpretá-la corretamente.
SUBSÍDIO EXEGÉTICO
"Se o leitor
mesmo que subliminarmente entendeu que o agricultor é Jesus, então o restante
da parábola será ligado às prósperas e declinantes venturas do ministério de
Jesus, Nesta tendência, [John Paul] Heil mostrou corretamente que as várias
maneiras nas quais a semente caiu lembrará, no mínimo, a hostilidade
personificada pelos escribas (Mc 2.6,16; 3.22), pelos fariseus (Mc 2.16,24;
3.6) e pela própria família de Jesus (Mc 3,21,31- 35). Da mesma sorte, a
descrição de uma colheita excepcionalmente abundante na conclusão da parábola
(Mc 4.8) recorda o sucesso crescente do ministério de Jesus a despeito da
oposição (cf. 'todaa cidade' [Mc 1.33]; 'se ajuntaram tantos' (Mc 2.2]; 'toda a
multidão ia ter com Ele' [Mc 2.13; 3.7,8,20; 4.1]; ênfases minhas). Assim, em
seus movimentos metafóricos a parábola expressa os movimentos maiores do
ministério de Jesus, e as várias terras representam as personagens da
história" (CAMERY-HOGGATT, Jerry In ARRiNGTON, French L; STRONDAD, Roger
(Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,
p.206).
II - A IMPORTÂNCIA
DE OUVIR O EVANGELHO
1. O tipo ideal de solo.
A
parábola do semeador é uma descrição das várias respostas ao "ouvir"
a Palavra de Deus e, seguramente, retrata as reações que Jesus encontrou no seu
próprio ministério. A parábola adverte contra o ouvir superficial, mas também
alimenta a expectativa do ouvir real e produtivo, que leva à obediência, e não
devemos esquecer que o verbo grego correspondente a "ouvir" é
frequentemente traduzido como "obedecer". Por isso, o Mestre falou
que algumas sementes caíram em boa terra (v.20). Tal terra tinha profundidade,
espaço e umidade para crescer, multiplicar e produzir uma boa colheita. Este
solo representa as pessoas que "ouvem" a Palavra e a
"entendem", frutificando abundantemente (Mt 13.23; Lc 8.15). Elas são
como os bereanos que foram recomendados "porque de bom grado receberam a
palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim"
(At 17.11). São, na verdade, os verdadeiros discípulos, aqueles que aceitaram
Jesus, creram em sua Palavra e permitiram que Ele fizesse a diferença em suas
vidas (At 17.12).
2. O tipo ideal de ouvinte.
Jesus
mostrou que o ato de "ouvir" representa um solo fértil para a
mensagem do Reino. Se produzirmos frutos, isso provará que ouvimos. Se aqueles
a quem pregamos o Evangelho produzirem frutos, isso mostrará que a semente que
plantamos fincou raízes em seus corações. Jesus inicia a parábola do semeador
com a palavra "ouvi" (v.3a) e termina com a seguinte advertência:
"quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (v.9). Analisando o aspecto
material, o solo não é culpado se estiver duro, cheio de pedras ou de espinhos,
enquanto que no aspecto espiritual, somos responsáveis se o nosso coração
estiver endurecido, ou seja, se não estiver aberto para a Palavra de Deus
arraigar-se profundamente, ou deixarmos as coisas deste mundo sufocarem a
Palavra.
3. A importância de "ouvir".
Ao
descrever o tipo ideal de solo, Jesus destaca o melhor perfil de ouvinte, mas
também a importância de ouvir a Palavra e a conservar "num coração honesto
e bom" a fim de dar "fruto com perseverança" (Lc 8.15). Aqui há
uma lição para o ouvinte também. 0 fruto produzido depende da resposta à
Palavra. É importante ler, estudar e meditar sobre as Escrituras. A Palavra tem
que vir habitar em nós (Cl 3.16), para ser implantada em nosso coração (Tg
1.21). Temos que permitir que nossas ações, nossas palavras e nossas próprias
vidas sejam formadas e moldadas pela Palavra de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Ouvir a mensagem do Evangelho significa
obedecê-la.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Ajuntou-se a ele
grande multidão (v.1). Nesta ocasião, o povo afluía 'de todas as cidades' para
ouvir a pregação de Cristo (Lc 8.4). 0 Mestre, porém, conhecia o coração das
pessoas. Um propósito da parábola do semeador foi prevenir os discípulos quanto
ao triste fato de a pregação da Palavra, mesmo do Deus Todo-Poderoso, não
produzir colheita de cem por cento em todos os ouvintes.
"O que semeia semeia a palavra (v.14). 0 fiel semeador
semeia a Palavra a eito - 'junto a todas as águas', em todas as qualidades de
terra (is 32.20; Mc 16.15), não sabendo onde ela vai ficar. Semeia a Palavra
sem observar o vento, nem as nuvens (Ec 11.4-6). Semeia a Palavra; não passa o
tempo explicando-a, interpretando-a ou di$cutindo-a. Semeia a Palavra; não
desperdiça o tempo censurando qualquer uma das várias seitas do mundo. Semeia a
Palavra, nas suas próprias idéias e opiniões. Ele não se mostra a si mesmo, mas
proclama a Palavra, pois sente o mesmo peso que pesa sobre o coração do Senhor
(Compare 'peso'; Is 13). 0 humilde servo 'leva a preciosa semente, andando e
chorando'" (BOYER, Orlando. Espada Cortante 1.2.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2006, p.491).
III - O CHAMADO PARA ANUNCIAR O
EVANGELHO
1. A obra da maior importância.
Uma
vez que a condição das pessoas sem Deus é de ignorância espiritual, pois
Satanás "encobre" os seus corações para não ouvir o Evangelho (2 Co
4.3,4), o maior serviço que qualquer cristão pode, e deve realizar, é semear a
boa semente da Palavra de Deus (Ec 11.6). Isso não apenas com os seus lábios,
mas também através do testemunho pessoal e da literatura (Fp 1. 18). Cristo
morreu e ressuscitou para nos salvar de nossos pecados. Agora, todo aquele que
nEle crê, e for batizado, não mais será condenado, antes receberá a vida eterna
(Mc 16.16; Ef 1.13,14).
2. Jesus e a ordem para pregar.
Recordando
que Evangelho significa "boas novas", "boa notícia", e que
tal boa notícia nada mais é que a salvação em Jesus (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18),
todos precisam ouvir o evangelho. Jesus nos encarregou de contar as boas
notícias às pessoas à nossa volta, pois o evangelho é uma notícia tão boa que
não podemos guardar só para nós!
3. A importância de pregar o Evangelho.
É
muito importante pregar o evangelho, para que mais pessoas ouçam, creiam e
sejam salvas (Rm 10.14,15). Aplicando-se espiritualmente, todos aqueles que
seguem a Cristo devem estar sempre ensinando a Palavra, pois quanto mais ela é
plantada nos corações, maior a colheita (1 Co 3.6,7). É preciso, porém, saber
que o que semeia a Palavra (v.14) o faz em todas as qualidades de solo (Is
32.20; Mc 16.15), semeia a Palavra sem observar o vento, nem as nuvens (Ec 11.
4-6), semeia a Palavra sem gastar tempo com outra coisa (2 Tm 2.4).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Todo discípulo está incumbido de
anunciar a mensagem do Evangelho.
CONHEÇA MAIS
Um Ministério em Parábolas
“O uso de parábolas era
comum entre o povo hebreu, mas Jesus as usava com propósito penetrante,
especialmente quando entre os ouvintes aumentava o número daqueles que poderiam
interpretar mal ou usar mal os seus ensinos. Uma história poderia captar e
conservar naturalmente a atenção; mas, além disso, a parábola examinava o
coração, levando a pensamentos e aplicações mais profundos." Para conhecer
mais leia Comentário Bíblico Beacon, Vol.6, CPAD, p.246.
SUBSÍDIO EVANGELÍSTICO
“Ganhar almas foi a
suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19-10; 1 Tm 1.15). Paulo, o
grande homem de Deus, do Novo Testamento, tinha o mesmo alvo e visão (1 Co
9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus
está afeta exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral.
Contentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermões, culto após culto,
enquanto os campos estão brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em
João 4.35. O 'ide' de Jesus para irmos aos perdidos (Mc 16.15), não é dirigido
a um grupo especial de salvos, mas a todos, indistintamente, como bem revela o
texto citado. Portanto, a evangelização dos pecadores pertence a todos os
salvos" (GILBERTO, Antonio. A Prática do Evangelismo Pessoal. 14.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2003, p.10).
CONCLUSÃO
Como
vimos, atualmente somos os semeadores, ou seja, a mesma Palavra de Deus pode
ser plantada em nossos dias. Todavia, como na parábola, os resultados serão
determinados pelo coração daquele que ouve. Lembremos que o nosso papel é
pregar e o do Espírito, convencer os pecadores (Jo 16.8-11).
PARA REFLETIR
A
respeito de "Para Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus" responda:
• Por que a parábola do semeador é uma das
mais importantes?
A
parábola do semeador é uma das mais importantes, não apenas por constar nos
três primeiros evangelhos, mas também por ser fundamental para o entendimento
de outras.
• Qual era o tema da pregação de Jesus e dos
apóstolos?
A
Palavra de Deus ou “a palavra do Reino" (Mt 13.19a).
• Cite os três tipos de solos infrutíferos.
O
solo duro e compactado da estrada, solo pedregoso e solo cheio de espinhos.
• O que descreve a parábola do semeador?
A
parábola do semeador é uma descrição das várias respostas ao “ouvir" a
Palavra de Deus e, seguramente, retrata as reações que Jesus encontrou no seu
próprio ministério.
• Como a Bíblia descreve a condição das
pessoas sem Deus?
A
condição das pessoas sem Deus é de ignorância espiritual, pois Satanás
"encobre" os seus corações para não ouvir o evangelho (2 Co 4.3,4).