Há algum respaldo bíblico para o cair no poder? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Há algum respaldo bíblico para o cair no poder?

Essa pergunta é muito pertinente ao contexto pós-pentecostal hodierno. Contudo, a resposta deve evitar a evasiva, que disfarça a verdade, e a complexidade, que obscurece o entendimento. 

Portanto, a fim de lograrmos êxito em nosso intento, não é apenas necessário, como também plausível, que consideremos as duas indispensáveis dimensões dessa pergunta: histórica e bíblica.


SUGESTÃO PARA VOCÊ:

O que é o Movimento Pentecostal

Os livros de Lucas e Atos - A base da Doutrina Pentecostal

Pentecostalismo, sua doutrina e relevância para o Cristianismo

Histórica. Essa dimensão fundamenta-se no irrefutável testemunho histórico. Para evitarmos longas citações e personagens, podemos considerar o relato de John Wesley a respeito de sua experiência na véspera do Ano Novo de 1739. George Whitefield, Charles Wesley, John Wesley e três outras pessoas estavam presentes em uma vigília em Fetter Lane. Às três da manhã, o poder de Deus veio sobre eles de modo tão veemente que John afirmou: “Muitos gritaram com uma alegria santa, enquanto outros foram lançados ao chão. Alguns foram caindo gradativamente, sem que nenhuma força permanecesse neles. Outros tremeram e foram sacudidos excessivamente”.

 

Experiências pentecostais como essas são atestadas por Charles Spurgeon, Charles Finney, William Joseph Seymour, J.P. Kolenda, Pat Robertson, Bill Brigth, entre outros. A mais importante tradição de culto no protestantismo norte-americano, conhecida como “tradição de reavivamento”, que floresceu nos limites territoriais a oeste dos Montes Apalaches, no século 18, testemunha inúmeras experiências como as dos irmãos Wesley. Como fato que marca a história do pentecostalismo, somente alguém que seja adepto das piores formas de polissemia seria capaz de ignorar essas evidências. Entretanto, perceba o caráter involuntário dessas manifestações físicas - elas não foram programadas, gerenciadas ou provocadas, apenas aconteceram!

 

Bíblica. Não há qualquer evidência escriturística que ateste, aprove, incentive ou confirme essa manifestação. Ao lermos a Escritura em 1Coríntios 12 e 14, encontramos quatro vocábulos que classificam diferentes formas de adoração pentecostal: pneumatikos, idiotikos, manikos e charismata.

 

O primeiro é definido como adoração guiada e definida pelo Espírito Santo, mediante a manifestação pública dos dons espirituais.

O segundo refere-se à adoração determinada e definida pelos critérios de pessoas que não entendem e não creem nos dons espirituais.

O terceiro, maniko, descreve uma adoração caracterizada por manifestações que distorcem e abusam dos dons espirituais. O último, charismata, diz respeito à adoração por meio do exercício dos carismas espirituais.

 

Como podemos perceber, o “cair no poder” ajusta-se mais a maniko do que apneumatikos e charismata. A adoração pneumatikos mantém a posição principal da adoração mediante a expressão dos charismata ou dons espirituais, mas a adoração maniankos opõe-se ao verdadeiro propósito da adoração por intermédio dos charismata. Não é sem razão que manifestações pseudo-pneumáticas (espiritualmente falsas), que geralmente são gerenciadas por “figurões” do pentecostalismo, são chamadas de “carismania” - uma mistura de charismata com manikos.


Concluindo as observações acima expendidas, chegamos à verossímil constatação de que a manifestação de atos físicos e vocais são comuns na história dos reavivamentos mundiais do passado e do pentecostalismo clássico. Entretanto, na era pós-pentecostal, têm sido usadas mecanicamente por “líderes carismaníacos” e como fins em si mesmas, a fim de causar expectação e assombro aos crentes imaturos quanto à . Essas manifestações não são sustentadas por uma exegese coerente das Sagradas Escrituras, nem pelo escrutínio dos propósitos dos dons e muito menos pelo bom siso.

👉 Lidando com a Esterilidade

👉 É Correto o casal cristão servir de banco de sêmen para ter um filho?

👉 A Ética Bíblica sobre o uso de células-tronco embrionário

👉 Ética Cristã e Aborto

👉 Ética Cristã e Doação de Órgãos

Artigo: Pr. Esdras Costa Bentho

Post Bottom Ad