Lidando com a Esterilidade - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lidando com a Esterilidade

A esterilidade nos é apresentada ainda nos relatos de Gênesis, quando três mulheres da mesma família, mas de gerações consecutivas, nos são apresentadas como estéreis: Sara, Rebeca e Raquel.

Não poder gerar filhos sempre foi algo doloroso, e a cura da esterilidade era uma das bênçãos a serem concedidas por Deus ao povo de Israel, caso ele permanecesse fiel:

“Prestem culto ao Senhor, o Deus de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês. Em sua terra nenhuma grávida perderá o filho, nem haverá mulher estéril. Farei completar-se o tempo de duração da vida de vocês (Êxodo 23.25,26).

Ao longo das gerações, a esterilidade sempre esteve presente no imaginário feminino. Muitas rainhas foram destronadas, e muitas esposas perderam seus casamentos pelo fato de não gerarem filhos. Até porque, por muitos séculos, acreditou-se que só as mulheres poderiam ser estéreis. Estudos recentes apontam o fato de que a esterilidade masculina, isto é. a impossibilidade do homem de procriar, não é uma eventualidade tão rara. A incidência é de 30-40% dos casos de esterilidade de um casal.

1. Faz-se necessário distinguir esterilidade de infertilidade

Faz-se necessário distinguir esterilidade de infertilidade, pois não são sinônimos: a infertilidade é a dificuldade de engravidar, enquanto a esterilidade é a incapacidade de engravidar.


A infertilidade ocorre quando um casal não consegue engravidar após um ano de vida sexual ativa e contínua, sem estar usando qualquer método contraceptivo. A infertilidade é primária quando nunca se teve filhos, e secundária quando já se teve, mas não se consegue engravidar novamente.


2. As doenças mais frequentes que causam infertilidade

As doenças mais frequentes que causam infertilidade, tanto no homem quanto na mulher, estão associadas a problemas imunológicos, diabetes e obesidade.

🛑Nas mulheres, ainda devem ser investigados os distúrbios hormonais que impedem a ovulação (especialmente nas de idade mais avançada), bem como a síndrome dos ovários policísticos. Infecções ou obstruções das trompas uterinas, o formato do útero, a endometriose e o endometrioma (cistos e endometriose nos ovários), também são analisados.

🛑No homem, as principais causas da infertilidade podem ser inflamações na uretra, testículos, epidídimo ou próstata, além da varicocele, quando há veias aumentadas nos testículos. Além disso, é importante uma análise cuidadosa de um urologista para identificar problemas na ejaculação ou produção de espermatozóides.

3. Tratamentos como a reprodução assistida

Para os casais inférteis, há tratamentos como a reprodução assistida, que utiliza vários métodos diferentes para que o casal consiga engravidar, como a fertilização in vitro e a estimulação da ovulação, usando óvulos e espermatozóides do próprio casal.


💡 A esterilidade é a impossibilidade de que o homem ou a mulher têm de produzir gametas (óvulos e espermatozóide) ou zigotos (resultado da fusão entre óvulos e espermatozóides) viáveis. Muitas mulheres podem apresentar transtornos na ovulação, enquanto os homens podem apresentar uma contagem espermática nula, baixa ou sem mobilidade.


💡 O diagnóstico da esterilidade acontece depois de uma avaliação cuidadosa do casal. Primeiramente se avalia a infertilidade, pois o casal pode conseguir engravidar com tratamentos médicos disponíveis. Somente os casais que possuem impossibilidade para engravidar podem ser considerados estéreis. Mas, mesmo para estes, podem existir soluções, como procedimentos médicos que tratam problemas fisiológicos ou a deficiência física.


Estudos mostram que, em cada 10 casais, um é infértil. Destes, em cerca de 30% a causa é exclusivamente da mulher, em 30% a causa é exclusivamente masculina e nos outros casos há uma associação os dois cônjuges na dificuldade de engravidar. No caso da esterilidade, são poucos os casos em que há, de fato, uma situação definitiva de esterilidade.


Quando o homem produz espermatozóides, mas não consegue expeli-los, pode recorrer a uma intervenção cirúrgica, em que os espermatozóides são retirados e usados em uma inseminação artificial. Na esterilidade masculina, na maioria dos casos, sob um exame clínico competente, a causa é bem definida, o que é de bom prognóstico - se a esterilidade for tratada corretamente, a função reprodutiva pode chegar ao nível da normalidade.


4. A dor de passar por tratamentos hormonais extensos

Alguns casais enfrentam a dor de passar por tratamentos hormonais extensos, algumas inseminações (que são bem caras), e ainda assim não conseguem engravidar por fatores diversos. Esses casais, que não são poucos, devem ser muito bem acompanhados e cuidados.


Além do desejo frustrado, ainda precisam lidar com as cobranças da família e dos amigos. E, no caso da esterilidade masculina, muitos homens ainda se sentem diminuídos, como se fossem menos másculos ou potentes, pelo fato de vivermos em uma sociedade que cobra do homem um desempenho sexual associado à virilidade, mas que nada tem a ver com a esterilidade.


Uma das questões a considerar é o fato de que, ao nos casarmos, nosso principal papel é o de cônjuges. Somos primeiro marido e mulher para, depois, se for possível enquanto casal, sermos pais e mães Há ainda questões médicas, especialmente nos casos em que o casal já tentou, em vão, engravidar várias vezes, ou que há risco de vida para a gestante ou de aborto espontâneo para o feto.

5. Conselhos para os casais sem filhos

🙌 Por mais que os filhos sejam parte do projeto de Deus para um casal, não é pecado um casal não ter filhos.

🙌 Também não é coerente que um casal se separe por não poder gerar filhos, ou que se sinta acusado ou em pecado por serem estéreis, ou por decidirem seguir com suas vidas sem tentar uma nova inseminação ou um tratamento que não podem pagar.

🙌 Como evangélicos, cremos em um Deus que pode curar e fazer milagres, e temos vários exemplos de casais estéreis que foram abençoados por Deus com filhos.

🙌 Mas, nosso Deus também é soberano para usar Seu poder na nossa vida: alguns casais não engravidam, e devem assumir uma vida conjugal abençoada por Deus, que pode ser feliz e plena mesmo sem filhos - usufruída por um casal que se ama e que investe seus recursos financeiros e seu tempo em outras pessoas, em viagens, em bens e na obra de Deus.

🙌 Casais sem filhos devem se dedicar mais ao casamento e podem ou não fazer a escolha pela adoção de filhos. Precisam conversar muito, não se dobrando a cobranças sociais externas, mas buscando a amizade mútua e vivendo a totalidade da alegria reservada ao casamento.

🙌 Para quem é casado e sem filhos, é importante relembrar o texto de Eclesiastes 9.7-9:

Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz. Esteja sempre vestido com roupas de festa, e unja sempre a sua cabeça com óleo. Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol”.

🙌 Aceite a vontade soberana do Senhor, ciente de que, quando a nossa vida está entregue a Deus, Ele sempre estabelece os melhores planos para o nosso casamento.

SUGESTÃO DE LEITURA – Clique e Leia:

👉 Subsídios para a Classe de Adultos

👉 VIDEOAULAS  - Classe de Jovens
👉 VIDEOAULAS - Classe de Adultos
🎯  Estudos para Professores EBD  

📚 Lições Bíblicas

Artigo: Elaine Cruz - é psicóloga clínica e escolar; mestre em Educação e em Teologia; conferencista; autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”; “Amor e disciplina para criar filhos felizes” e “Equilíbrio Emocional”, editados pela CPAD. Reverberação: www.subsidiosdominical.com


Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad