Lição 7 A Importância da Comunicação (Juvenis ) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 7 A Importância da Comunicação (Juvenis )

 

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 7 A Importância da Comunicação

“Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade" (Rm 12.13)

Gn 2,18 Criados por Deus para a comunicação

1 Ts 5.17 A constante comunicação com Deus

1 Jo1.7 A comunicação de uns com os outros

Sl 128.3 O padrão de Deus para a comunicação familiar

Sl 133.1 Chamados para viver em comunhão

1 Sm 2.26 Falando com Deus e com as pessoas


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Romanos 12.9-21

9 O amor seja não fingido. Aborrecei o male apegai-vos ao bem.

10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal preferindo-vos em honra uns aos outros.

11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tributação, perseverai na oração;

13 comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.

15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis

coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.

17 A ninguém torneis mal por mal procurai as coisas honestas perante todos os homens.

18 Se for possível quando estiver em vós, tende paz com todos os homens.

19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-Ihe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Fazer o curso de capacitação de professores da Escola Dominical

CONECTADO COM DEUS

O avanço tecnológico, o aparelho celular e os mais diversos aplicativos, além das séries da TV e os excessivos afazeres tentam, diariamente, roubar de nós o que temos de mais precioso: A comunicação. Falar com as pessoas, olhando nos olhos, reservar um tempo para uma boa conversa, boas risadas e, além de tudo, compartilhar do amor de Deus, são fatores essenciais para uma vida plena e abençoada. Na lição de hoje vamos estudar sobre a importância da comunicação, seja em casa. com nossos familiares, seja na escola com nossos amigos, ou ainda na igreja, com os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

 

1. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

1.1. Somos seres comunicáveis

Deus nos criou como seres humanos capazes de nos comunicar. E como tudo o que vem de Deus é bom, a capacidade de comunicação é uma bênção. Os verbos "façamos” (Gn 1.26), “desçamos” (Gn 11.7), usados respectivamente no momento da criação e na confusão das línguas, mostram a comunicação entre 0 Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. Ao criar o primeiro homem, Deus viu a necessidade de alguém que pudesse conversar com Adão. “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). Adão e Eva se comunicavam entre si e também com Deus, pois este é o propósito do Senhor para conosco: Comunicação com Deus através da oração e comunicação com os nossos semelhantes.


1.2. Os benefícios da boa comunicação

Quantos possuímos uma boa comunicação com as pessoas, somos muito beneficiados. Ao nos comunicar, construímos relacionamentos, compartilhamos experiências e conhecemos novas pessoas e também somos conhecidos por elas. Jesus estava sempre conversando com os seus discípulos e instruindo-os acerca do Reino de Deus. O apóstolo Paulo desejou comunicar o evangelho de Deus com os crentes em Tessalônica (1 Ts 2,8) e 0 escritor aos Hebreus nos motiva à comunicação com os santos em momentos de necessidades (Rm 12.13).


1.3. A bênção da comunicação com Deus

Como servos de Deus, sabemos que a melhor comunicação que podemos desenvolver é com o nosso Senhor Jesus, através da oração, Ao construirmos um relacionamento de intimidade com Deus desenvolvemos uma comunicação santa, saudável e com resultados concretos.


Você tem reservado um tempo do seu dia para falar com Deus? Tem criado o hábito de se comunicar com o Senhor não apenas de joelhos, mas durante o seu dia? É isso o que Paulo quis dizer quando afirmou: "Orai sem cessar" (1 Ts 5.17). Quando você ora, está se comunicando com o Pai, e quando lê a Bíblia é o Pai que está conversando com você.

2. OS PERIGOS DA FALTA DE COMUNICAÇÃO

2.1. Quais os fatores negativos da falta de comunicação?

A falta de comunicação leva-nos à solidão e, portanto, nos distancia do propósito de Deus, que é a comunhão uns com os outros (1 Jo 1.7). A falta de comunicação também produz um sentimento de vazio, afinal, os amigos virtuais não substituem os amigos de carne e osso. Os excessos de horas navegando em aplicativos no celular, ou nos jogos on-line, redes sociais e vídeo games, roubam de nós o precioso tempo para investirmos na boa comunicação. Hoje, muitos jovens têm dificuldade de se expressar, de manter uma conversa agradável e até de apresentar um trabalho escolar, por problemas com a comunicação.


2.2. Qual o alcance negativo da falta de comunicação?

A falta de comunicação alcança diversos níveis, a começar com nossa própria família. Nos tornamos mudos dentro de casa, sem a interação com nossos irmãos e nossos pais. O padrão bíblico para a família é que todos estejam ao redor da mesa (Sl 128.3). Outro ponto negativo acaba sendo dentro da igreja, quando temos dificuldades para construir uma boa conversa com outros adolescentes e jovens. A orientação bíblica é clara em dizer que, se por um lado, as más conversações corrompem os bons costumes (1 Co 15.33). por outro lado, a comunhão entre os irmãos é agradável diante de Deus (Sl 133.1).


2.3. Comunicando com sabedoria

Em Colossenses 4.6 lemos: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder, a cada um", Palavras temperadas falam de palavras equilibradas. Com as palavras podemos trazer vida ou morte, paz ou guerra, alegria ou tristeza. O apóstolo Tiago instrui-nos a sermos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar (Tg 1.19). Ele mesmo também fala dos problemas que podemos ter sem a sabedoria na comunicação (Tg 3.5,6) e diz ainda que se alguém tem falta de sabedoria que peça para Deus pois o Senhor está pronto para dar (Tg 1.5). Comunicar com sabedoria significa pensar antes de falar. Significa ainda falar com o intuito de edificar a vida do outro (1 Ts 5.11).

3. RESGATANDO A COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL

3.1. Com meus pais

Muita gente tenta justificar a falta de diálogo com os pais por vários motivos. Alguns destes motivos são: “Meus pais me tratam como criança". Ou ainda: “Meus pais não me entendem". Outros dizem: “Meus pais são ultrapassados". Além desses, há jovens que têm vergonha da profissão do pai ou pela falta da escolaridade da mãe. E é claro que atitudes como essas constituem um pecado diante de Deus e afetam nossa vida espiritual.


Os nossos pais são um presente de Deus para nós, pois foi através deles que estamos aqui. Mesmo que haja momentos de dificuldade nesta relação familiar, você precisa amar seus pais, respeitá-los e honrá-los em tudo. A orientação bíblica passa pela obediência e pela honra aos nossos pais (Ef 6.1,2).


3.2. Com minha família

O resgate da comunicação não deve ser apenas com seus pais, mas com sua família de modo geral. Há jovens na igreja que conversam com todos os membros da congregação, mas não conseguem estabelecer uma única conversa saudável com seu irmão e sua irmã. Falam bastante na sala de aula, mas não dizem uma palavra dentro de casa. A nossa família é o nosso maior patrimônio e precisamos pedir ao Espírito Santo que nos dê a sabedoria necessária para mantermos um relacionamento saudável com nossos pais e irmãos. O mesmo Jesus que realizou um milagre em uma festa de casamento (Jo 2), também está pronto para abençoar os nossos relacionamentos familiares.


3.3. Com meu Deus

Ao lermos a história de Samuel, vemos que ele ia crescendo e se fazendo agradável para com o Senhor e também com as pessoas ao seu redor (1 Sm 2.26). Isso significa que a boa comunicação com as pessoas começa com um bom relacionamento com Deus. A conversa na vertical, com o Senhor Jesus, também atinge a comunicação horizontal, com as pessoas que convivem conosco. Se sua vida de oração não vai bem, seus relacionamentos tendem a ser prejudicados, Portanto, tome a firme decisão de falar com Deus através da oração e, cheio do Espírito Santo, você também se tornará mais agradável com as pessoas ao seu redor.


PARA CONCLUIR

Fomos feitos pelas mãos de Deus com a capacidade dada por Ele para nos comunicarmos com as pessoas ao nosso redor. A boa comunicação traz benefícios e bênçãos para todos. Por outro Lado, os excessos nas mídias sociais podem prejudicar nossa comunicação em família e também no ambiente da igreja. Que Deus nos ajude a manter uma comunicação saudável com Jesus, por meio da oração, e também com os nossos semelhantes.

LEIA TAMBÉM 👇


HORA DA REVISÃO

1. De acordo com a lição, por que podemos afirmar que a comunicação é um projeto de Deus para nós?

2. Quais são os benefícios da boa comunicação?

3. Segundo estudamos hoje, o que significa comunicar com sabedoria?

4. De acordo com a lição, com quem estabelecemos uma conversa na vertical e uma comunicação na , horizontal?

Post Bottom Ad