Lição 8 Posso perdoar e amar (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 8 Posso perdoar e amar (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus


LEITURA DIÁRIA

★SEG. Mt 18.21,22 Quantas vezes perdoar?

★TER. Mc 11.25,26 Perdoar, condição para receber o perdão

★QUA. Cl 3.13 Perdoem-se uns aos outros

★QUI. Ef 4.32 Perdão mútuo

★SEX. Mc 12.31 O amor ao próximo

★SÁB. Jo 15.12 Amar como Cristo nos amou

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 18.31-35

31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.

32 Então, o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.

33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

35 Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

 

CONECTADO COM DEUS

Você tem dificuldade de perdoar e amar as pessoas? Espero que não. Essa será a temática da lição que estudaremos neste domingo: perdão e amor. Veremos que os cinco versículos da Leitura Bíblica em Classe apresentam grandes ensinamentos a respeito do perdão e do amor de Jesus Cristo.

O Mestre oferece, em forma de parábola (história), instruções acerca do perdão que devemos oferecer àqueles que. de alguma forma, pecaram contra nós e a respeito do perdão que recebemos do Pai e do Filho (Mt 1831-35). A parábola do credor incompassivo, tão rica em ensinamentos só é encontrada no Evangelho de Mateus, pois o propósito dele era apresentar Jesus como Rei.

 

OBJETIVOS

1. APRESENTAR a parábola do credor incompassível;

2. EXPLICAR que jamais poderíamos pagar pela nossa dívida com Deus;

3. CONSCIENTIZAR do amor de Jesus por nós.

 

1. UMA HISTÓRIA A RESPEITO DE PERDÃO

1.1. Uma parábola sobre perdão

Olhando com cuidado o contexto da história do credor incompassivo, veremos que Jesus ensinou, de forma detalhada, primeiramente para Pedro acerca do perdão (Mt 18.21,22). O Mestre trata com o apóstolo de forma clara e objetiva a respeito da “frequência" com que devemos perdoar.

 

Vivemos em um século em que podemos ver e experimentar o avanço da ciência e das novas tecnologias onde o homem já pode contar com robôs cirurgiões para realizarem procedimentos de alta complexidade e com alta precisão. Contamos também com a chamada inteligência artificial. Contudo, todos estes avanços científicos e tecnológicos não foram capazes de tornar o ser humano melhor, mais generoso, compassivo, amoroso e disposto a perdoar. Sabe por quê? Só Jesus Cristo tem poder para transformar nossa velha natureza pecaminosa e nos fazer amar e perdoar o próximo.

 

Vivemos mais de dois mil anos de Cristianismo, mas infelizmente a bondade humana continua limitadíssima. E o que é pior: temos visto o aumento da violência, do ódio, do desejo de vingança, da amargura e do rancor. Tudo aquilo que fere, machuca e mancha a imagem e semelhança de Deus nos homens.

 

1.2. O aumento da maldade

Certa vez, Jesus afirmou que “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mt 24.12). Mais uma vez temos visto as Escrituras Sagradas se cumprindo: a maldade tem tomado lugar nos corações de muitos, inclusive de pessoas que se denominam crentes.

 

Para amar e perdoar é preciso experimentar da graça salvadora que somente Jesus Cristo, o Filho de Deus, pode oferecer. Somente aqueles que um dia já passaram pela experiência do novo nascimento conseguem liberar perdão e amor. Lembrando que somente o Espírito Santo tem poder para transformar o homem, e a sua obra começa de dentro para fora. Nunca o contrário.

 

1.3. A condição do ser humano diante de Deus

Ao narrar a parábola do credor in- compassivo (Mt 18.23-27), Jesus Cristo revela a nossa miserável condição: éramos todos devedores de um débito impossível de ser saldado.

 

Por isso, pelo fato de Deus perdoar todos os pecados que cometemos, não devemos negar o perdão aos nossos semelhantes, À medida que entendemos o completo perdão de Cristo em nossa vida, devemos demonstrar uma atitude de perdão em relação aos outros.

2. NÃO PODERÍAMOS PAGAR

2.1. Qual era a nossa condição?

Éramos escravos do pecado e as Escrituras Sagradas revelam que, por nossos méritos, jamais conseguiríamos romper a escravidão e saudar a nossa dívida com Deus. Entretanto, pela bondade do nosso Salvador, demonstrada na cruz do Calvário, conseguimos vencer a cegueira espiritual que nos leva a desejar o mal.

 

O amor e o perdão precisam ser uma prática diária em nossas vidas, pois somos novas criaturas e tomamos a decisão de seguir a Jesus Cristo. Vivemos tempos difíceis, mas que venhamos a permanecer firmes nos ensinamentos de Jesus Cristo, fazendo e falando tudo que é bom; revelando ao mundo o amor do Pai.

 

2.2. A dúvida de Pedro quanto ao perdão

Jesus trata com Pedro a respeito do perdão, pois o Mestre sabia que o apóstolo acreditava no ensino dos rabinos de sua época, os quais ensinavam que era necessário perdoar os ofensores apenas três vezes. Pedro tentando ser especialmente generoso, perguntou ao Mestre quantas vezes era necessário perdoar o próximo, se deveríamos perdoar sete vezes. Então, o Senhor, de forma enfática, responde: “Setenta vezes sete" (Mt 18.22). Isso indica que não devemos nem nos lembrar de quantas vezes perdoamos alguém. Jesus ensina que para ser seu discípulo é preciso perdoar sempre, todos os dias. Devemos sempre perdoar aqueles que verdadeiramente se arrependem, a despeito de quantas vezes nos tenham pedido perdão.

 

Na sequência, Jesus narra a parábola do Credor Incompassivo (Mt 18.23-35). Nessa parábola, o servo nunca teria o suficiente para pagar a sua dívida. Era uma situação desesperadora, pois no tempo de Jesus o homem poderia, juntamente com sua família, ser vendido como escravo para saldar o que devia.

 

O devedor também poderia ser preso e, enquanto isso, as suas terras seriam vendidas ou seus parentes pagariam a dívida em seu lugar. Caso contrário, o devedor permaneceria na prisão por toda a vida.

 

Então, o rei compassivo perdoa e cancela a quantia devida. Aquele servo, depois de passar por uma situação tão difícil e ter experimentado da misericórdia e da bondade do seu rei, deveria ter aprendido uma importante lição. Contudo, a leitura do texto bíblico nos revela que ele não aprendeu nada a respeito do perdão e da misericórdia.

Minha página

🔍 LEIA TAMBÉM⤵️

 

3. AMAR COMO ELE NOS AMOU

3.1. Um amor real

Jesus veio anunciar ao mundo o amor de Deus (Jo 3.16). A sua vida terrena foi marcada por amor, misericórdia e perdão. O Filho de Deus amou a todos sem distinção. Ele “morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Já imaginou o tamanho do amor dEle por você?

 

Ao morrer na cruz, Jesus demonstrou todo o seu amor por nós, pois Ele tomou sobre si os nossos pecados. Sendo santo, Ele se fez pecado por nós; Ele também foi ferido para nos dar uma vida plena (Jo 10.10).

 

3.2. Vivendo em amor

Mas o que temos feito com a vida que Jesus nos deu? Estamos vivendo com os corações amargurados, cheio de raiva e dizendo a todo instante que não perdoamos? Ou estamos oferecendo às pessoas que estão próximas de nós amor, misericórdia e compaixão, mesmo que elas não mereçam?

 

A vida cristã não é como nas redes sociais que bloqueamos alguém ou simplesmente “deletamos" a pessoa. Vida com Jesus exige de nós amor e perdão. Como súditos do Reino, precisamos viver e testemunhar a vida completa que o Salvador conquistou para nós. Jesus Cristo deseja que vivamos de modo pleno e que venhamos a anunciar a vida abundante que Ele nos oferece diariamente (Jo 10.10).

 

3.3. Graça e perdão

Deus nos ama e nos concede a sua graça e perdão. Foi para nos resgatar do pecado e dos seus efeitos maléficos que Jesus Cristo veio ao mundo, morreu na cruz em nosso lugar, e ao terceiro dia ressuscitou, ascendeu aos céus e de lá voltará novamente para buscar seus discípulos. Podemos afirmar que o perdão é parte da nossa salvação e da obra redentora de Jesus Cristo.

 

O Mestre mostrou que um dos princípios do Reino de Deus é o perdão, a misericórdia e o amor. Como seguidores de Jesus Cristo precisamos seguir seus passos de amor e misericórdia.

 

SUBSIDIO

“Perdão é a remissão de pecados. Indulto. Meio da graça através do qual o pecador arrependido tem as suas faltas perdoadas mediante os méritos de Cristo. O perdão, sendo uma das bem-aventuranças do Evangelho (Rm 4.7), é-nos concedido através da justiça do Filho de Deus (1 Jo 1.19). Nem sempre, porém, o perdão livra o ofensor das consequências de sua ofensa. Haja vista o caso de Davi. Embora prontamente perdoado, teve de arcar com os amargos frutos de seu crime. A dívida do rei para com Deus foi imediata quitada. Mas para com a sociedade, a questão era outra. Exigia pública reparação" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 13.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 297).

 

PARA CONCLUIR

A parábola do credor incompassivo, que estudamos nesta lição, é uma advertência a todos os seguidores de Cristo. Pela misericórdia do Pai, recebemos o perdão de uma dívida impagável: os nossos pecados. Temos o dever de perdoar da mesma forma que um dia fomos perdoados, deixando de lado todo o rancor e ressentimento. Pois esses sentimentos fazem a nossa alma adoecer e nos impedem de ser imitadores de Jesus Cristo e de vivermos para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

HORA DA REVISÃO

1. Qual a parábola que Jesus utilizou para falar a respeito do perdão?

2. Qual apóstolo perguntou a Jesus quantas vezes devemos perdoar?

3. Qual era a nossa miserável condição revelada por Jesus?

4. Quantas vezes devemos perdoar?

5. Você tem amado e perdoado como Jesus? Tem seguido seu exemplo?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad