Quatro elementos são essenciais para que as aulas de escola dominical - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Quatro elementos são essenciais para que as aulas de escola dominical

Quatro elementos são essenciais para que as aulas de escola dominical funcionem:

Conteúdo, Ação, Relacionamentos e Experiência. Juntos formam a sigla inglesa C.A.R.E, cuja pronúncia é “quer”, e significa amar, cuidar, ter interesse.

SAIBA MAIS – VEJA:

Treinar novos professores para escola bíblica dominicalClique Aqui

A educação cristã e a nossa forma de pensarClique Aqui

COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA da Escola Dominical? Clique Aqui

1. Conteúdo

Tradicionalmente, as escolas dominicais têm se caracterizado por um só componente (Conteúdo), e pouca coisa dos outros três. Isso já levou muitos adolescentes a achar essa escola no domingo um lugar chato, impessoal, onde eles recebem informações e quase nada mais. Mas se você bolar um programa contendo os quatro componentes da sigla, irá maximizar o que os garotos aprendem (e provavelmente eles vão gostar disso!)

 

O processo começa com conteúdo.

Que assuntos você vai ensinar?

Algumas vezes escolhemos um tópico apenas porque está na revista que nossa igreja adota. Em outras, porque cremos que os alunos precisam saber determinada matéria, ou os pais pedem que ela seja dada. É possível também que tenhamos ido a um congresso ou seminário e ouvimos uma boa palestra de um especialista sobre o assunto.


Seja qual for o caso, é muito importante pensar bastante nos assuntos que pretendemos abordar, em nosso tempo de aula.


A não ser que você dê uma aula puramente recreativa (e não é errado fazer isso, de vez em quando), um bom conteúdo bíblico é necessário para que os alunos saibam em que creem e por que creem. Quer nosso plano seja dar a matéria numa só aula, ou numa série de quatro, ou em um ano, comecemos perguntando:

“Que conteúdo quero comunicar?”

Essa pergunta vai apontar-nos o alvo - aquilo que queremos que nossos alunos aprendam, sintam e façam quando terminarmos a aula.

 

Uma vez identificados um ou mais tópicos, estamos preparados para o segundo passo: criar um plano de ação para comunicar o conteúdo.


2. Ação

Quando penso nos vinte anos em que frequentei escola dominical, um fato se destaca: não consigo me lembrar de uma palestra sequer. Mas me lembro muito bem do dia em que ficamos quase congelados, ao sairmos à rua para aprendermos a ter compaixão dos desabrigados. Também me recordo da ocasião em que nossa classe se reuniu num sopão da cidade, e dos debates sobre a evolução e a criação. Outra coisa de que me recordo foi de quando estudamos o livro de Jonas dramatizando, e da sessão de perguntas e respostas sobre sexo, com um casal recém-casado que se sentia meio acanhado.


Também me lembro de como minha fé foi provada na primeira vez em que dei uma aula.

Muitas aulas de escola dominical não funcionam porque passamos diretamente da escolha do assunto à apresentação da aula. Assim uma aula que poderia ser uma experiência de aprendizagem criativa, diversificada, cheia de ação, torna-se um monólogo entediante.

 

Pense como foi seu próprio desenvolvimento na fé. De que tipos de lições você se lembra?

Quais as aulas que causaram mais impacto em sua vida?

A maioria se recorda daquelas que exigiram nossa participação, onde tivemos de fazer alguma coisa.

 

Você pode adicionar ação à sua aula simplesmente diversificando sua maneira de comunicar. As lições ilustradas com objetos, situações simuladas, dramatizações, excursões, discussões, entrevistas, mesas redondas, debates, cadernos de atividades e jogos educativos interessam à turma e ampliam o volume de conteúdo retido.

 

Além disso estaremos fazendo como Jesus. Se ele tivesse instruído seus discípulos da maneira como ensinamos as classes da escola dominical, ele os teria levado para dentro de uma sala, sentando-os em filas de cadeiras, colocando ali um flanelógrafo e dando uma hora de aula. Em vez disso, ele optou por ação.

Saiu a campo. Esse é um modelo que vale a pena seguir.


3. Relacionamentos

Um conhecido meu que é especialista em crescimento de igrejas tem uma teoria que ele chama de fator amizade. Sua tese é que as pessoas que visitam uma classe de escola dominical assumirão o compromisso de se tornarem alunos, se fizerem amizade dentro do grupo. Os que visitam e não fazem amizades, com o passar do tempo desaparecem, por melhor que seja a programação.

Os jovens adoram a companhia uns dos outros. Em vinte anos de trabalho na direção de programa para jovens, ainda não encontrei um que me viesse procurar com o formulário do acampamento ou do congresso para perguntar:

 

“Ray, qual vai ser o assunto da sua palestra?”

O que eles perguntam (e o que determina se eles vão ou não participar) é:

“Quem mais vai?”

Eles querem ir aonde os amigos vão e onde podem fazer amizades.

 

A escola dominical oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos. Você pode iniciar (ou encerrar) cada aula separando dez minutos para cumprimentos ou bate-papos. Assim terá tempo de programar uma variedade de atividades divertidas que servirão para unir o grupo. Pode criar, por exemplo, um comitê de boas-vindas e/ou de acompanhamento, encarregado de escrever bilhetinhos de agradecimento aos visitantes, e também ligar para os que faltaram no domingo. A classe pode comemorar os aniversários e outros eventos.

 

Ajudar os alunos a formar elos uns com os outros fará com que experimentem o que Jesus quis dizer quando ordenou: "... que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15.12.)

 

4. Proporcione experiência à sua turma

Um amigo me contou algo que lhe aconteceu recentemente quando, pela primeira vez, deixou seu filho encher o tanque no posto self-service. Ele pôs o revólver da bomba na mão do menino e entrou no posto para efetuar o pagamento. Quando voltou, o garoto estava esguichando gasolina no carro todo, ao invés de encher o tanque. (Felizmente, não pegou em ninguém!) Ri com ele sobre sua experiência (enquanto procurávamos telefones de oficinas), e logo me dei conta de como isso se aplica ao ensino na escola dominical.

 

Jogar gasolina no carro pode dar certo se a intenção é incendiá-lo, mas não o ajuda a ir a parte alguma. O mesmo pode dizer-se da escola dominical. Nosso alvo é ajudar os alunos a introduzir a verdade no coração.

 

Comecemos pensando em que o conteúdo pode ajudá-los especificamente. Façamos perguntas, como:

 

🎯 “O que quero que meus alunos saibam, sintam e façam?

🎯 “Como esses jovens podem experimentar essas verdades no seu dia-a-dia?”

 

Em segundo lugar, demos aos alunos a oportunidade de aplicar o que estão aprendendo. Dentro do período de aula, temos de dar tempo para perguntas sobre a aplicação da lição, como por exemplo:

 

“O que seria diferente em sua vida se você pusesse em prática essa verdade em casa? na escola? com seus amigos? no grupo de jovens?”


A coisa mais importante que devemos ter em mente, com respeito ao ensino da verdade, não é o que os jovens aprendem, mas como a vida deles poderá ser diferente por causa daquilo que aprendem.

👇 VEJA TAMBÉM Lições CPAD 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui


Artigo: Ray Johnston

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad