SUBSÍDIO LIÇÃO 12: O REINADO DE JOSIAS - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIO LIÇÃO 12: O REINADO DE JOSIAS

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Josias era filho de Amom (2 Rs 21.26), a quem sucedeu no trono como o décimo sétimo monarca de Judá, reino do Sul. Seus anos de governo real foram cerca de 640-609 a.C. Tornou-se rei com a tenra idade de oito anos (2 Rs 22.1).


A vida espiritual de Josias pode ser resumida nos seguintes versículos:

 

Josias fez o que era reto aos olhos do SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda” (2 Rs 22.2 – NAA).

 

Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, de toda a sua alma e com todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual” (2 Rs 23.25 – NAA).

Pela estima de Deus, Ezequias foi o melhor rei de Judá. Sua espiritualidade seria excedida apenas por seu tataraneto Josias (2 Rs 18.5; 2 Rs 23.25).

1. O LIVRO DA LEI DO SENHOR FOI ACHADO E LEVADO AO REI JOSIAS

 

A) O LIVRO DA LEI FOI LIDO PARA O REI (2 Rs 22.10,11).

 

Um “livro da Lei” foi descoberto enquanto reformas eram feitas no templo. Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o livro e o deu a Safã, o escriba, que por sua vez o leu para o rei Josias. Ao ouvir a mensagem do livro, Josias rasgou as vestes, sinal de arrependimento, e se humilhou na presença de Deus.

 

Quando o livro foi lido diante do rei, ele temeu a ira do Senhor e enviou uma delegação à profetisa Hulda para consultar o Senhor a respeito do destino de Judá. Ela profetizou que o Senhor destruiria Judá por causa da idolatria, mas que Josias não presenciaria isso por ter-se arrependido (2 Rs 22.11-20).

 

Os estudiosos em geral concordam que esse “livro” era Deuteronômio ou alguma parte dele. Muitos eruditos creem que o livro incluía pelo menos o núcleo do que se conhece atualmente por Deuteronômio, os capítulos 5 26 ou 12 -26. Um dos principais aspectos do livro de Dt é a convocação da nação de Israel à lealdade exclusiva a Javé. Talvez esse aspecto tenha inspirado o avivamento iniciado por Josias.

 

B) O REI MANDA CONSULTAR A PROFETISA HULDA (2Rs 22.11-20).

Essa não foi a primeira vez que Deus falou a Seu povo por intermédio de uma mulher. Na Bíblia, as mulheres empregadas pelo Senhor para comunicarem-se com o povo foram:

Miriã, irmã de Moisés (Êx 15.20).

Débora (Jz 4.4-7).

Hulda (2 Rs 22.14-20; 2 Cr 34.22-28).

Ana (Lc 2.36-38).

As quatro filhas de Filipe, todas elas profetisas (At 21.9).

 

C) O LIVRO FOI LIDO DIANTE DO POVO (2 Rs 2Rs 23.1,2).

Ao reunir o povo com o objetivo de ler para todos o livro da lei, Josias já o obedecia. Deus havia ordenado que a lei fosse lida para o povo (Dt 31.9-13). O rei, ao assumir a liderança da divulgação da aliança, procura viver em obediência a esta. Assim como Moisés (Ex 24.3-8) e Josué (Js 8.34,35), anteriores a Josias, este seguiu o antigo padrão de justa liderança (Dt 17.18-20; 31.9-13) e reuniu o povo para renovar a aliança com Deus (Js 24).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

VEJA TAMBÉM:

Escola Dominical – Clique Aqui

Estudos Bíblicos – Aqui

Subsídios Dominical – Aqui

E-books – Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad