LIÇÃO 1: PROFETAS MENORES: GRANDES MENSAGENS EM PEQUENOS TEXTOS

 

Lições blicas de Jovens – 3° trimestre de 2021, CPAD | DATA DA AULA: 04/07/2021

TEXTO DO DIA

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."  (2 Pe 1.21)

SÍNTESE

Os profetas eram homens piedosos; em épocas de crise e corrupção generalizadas, eles foram o recurso emergencial de Deus para despertar o seu povo.

Agenda de leitura

SEGUNDA - 1 Sm 3.1

A palavra do Senhor deve ser estimada

TERÇA - Os 4.6

A falta de conhecimento conduz o povo à destruição

QUARTA - Mq 3.8,9

Movido pela força do Espírito o profeta anunciava o juízo

QUINTA - Pv 29.18

Sem profecia o povo se corrompe

SEXTA - Jr 2.1

A profecia era entregue de acordo com a Palavra do Senhor

SÁBADO - 1 Ts 5.20

Não podemos desprezar as profecias

 

Objetivos

MOSTRAR a importância dos profetas para o povo de Israel no Antigo Testamento;

REFLETIR a respeito dos propósitos da profecia bíblica na comunicação da vontade de Deus ao seu povo;

COMPREENDER a profundidade das mensagens registradas pelos profetas menores.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor (a), graças a Deus por mais um trimestre de estudos da Palavra de Deus. Em geral, ao iniciarmos um novo trimestre, o nosso ânimo parece renovar-se, contudo pedimos a Deus que esta disposição e alegria perdurem em seu coração por todo o trimestre.


Inicie a primeira aula apresentando o tema geral das Lições Bíblicas de Jovens. Diga que serão estudados os livros dos profetas menores; homens profundamente piedosos que em época de crise e corrupção generalizadas, foram o recurso emergencial de Deus para despertar o seu povo.

 

O comentarista das lições é o pastor Israel Trota. Ele serve ao Senhor na Assembleia de Deus em Bonsucesso - RJ.  É mestre em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio. Também é Capelão da Marinha do Brasil.

 

Que o Todo-Poderoso utilize cada lição para a edificação de sua vida e de seus alunos.


Orientação Pedagógica

Professor(a), para essa primeira aula sugerimos que seja feito um esboço geral a respeito da divisão dos livros dos profetas menores. Reproduza o esquema abaixo no quadro ou tire cópias para os alunos. Utilize-o na introdução da aula.

 

DIVISÃO

PRÉ-EXÍLICOS (ANTES DO EXÍLIO BABILÔNICO)

PÓS-EXÍLICOS (DEPOIS DO EXÍLIO BABILÔNICO

PROFETAS PRÉ-EXÍLICOS

OSEIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS,

MIQUEIAS, NAUM, HABACUQUE E SOFONIAS

PROFETAS PÓS-EXÍLICOS

AGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS

LIVROS COM MENSAGENS

VOLTADAS AO REINO DE JUDÁ

JOEL, MIQUEIAS, HABACUQUE E SOFONIAS

LIVROS COM MENSAGENS

VOLTADAS PARA O REINO DE ISRAEL

JONAS, NAUM E OBADIAS

LIVROS COM MENSAGENS

VOLTADAS ÀS NAÇÕES

AMÓS E OSEIAS

LIVROS COM MENSAGENS

VOLTADAS AOS JUDEUS PÓS-EXÍLIO

AGEU, ZACARIAS E MALAQUIAS

Texto bíblico

2 Pedro 1.19-21

19     E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.

20    Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21     Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.


INTRODUÇÃO

Grande parte da revelação bíblica do Antigo Testamento foi entregue ao povo de Deus em forma de profecia (Hb 1.1) e sem o dom profético, o povo se corrompia (Pv 29.18). 

Os profetas possuíam um papel vital na comunicação do plano divino para Israel. Em sua natureza, a profecia era vivaz e alarmante. Às vezes, era exemplificada por meio de atos simbólicos e a finalidade era despertar o povo. Em uma época em que o cânon bíblico não estava completo e a revelação de Deus estava em pleno desenvolvimento histórico, os profetas representavam a voz de Deus na Terra (Mt 5.17,18). Foram os pregadores da justiça e profetizaram a respeito dos seguintes temas: Justiça social, o verdadeiro culto ao Senhor, a retribuição divina, a importância da família e muitos outros temas atuais e fundamentais para nossa edificação. Os profetas menores apresentaram grandes mensagens em pequenos textos.

 

I. O MINISTÉRIO PROFÉTICO NO ANTIGO TESTAMENTO


1. O ofício profético.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica mais empregada para "profeta" é na bi, cujo significado é "proferir, anunciar uma mensagem". O profeta era um porta-voz, um embaixador 

de Deus entre os homens. Um contraste nítido entre o sacerdote e o profeta podia ser facilmente identificado: Enquanto o sacerdote era um representante do povo diante de Deus, o profeta representava Deus diante do povo, era identificado como "o homem de Deus" (Dt 33.1; 1 Rs 13.1; 2 Rs 4.9). A voz dos profetas era a voz de Deus. Eles falavam em nome do Criador, geralmente por meio da célebre frase: "Assim diz o Senhor". Deus havia condenado as práticas adivinhatórias cananitas (Dt 18.9-14), mas permitiu que os profetas fossem consultados (1 Sm 9.9). Por quê? Não se tratava de uma consulta meramente movida por adivinhação futurística, mas de instrução prática para uma vida santa. Deus se preocupa conosco e deseja nos orientar para que vivamos segundo sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).

 

2. Quando surgia um profeta?

O cenário da apostasia era um terreno fértil para o surgimento ministerial de um profeta. Em tempos de injustiça social, corrupção sacerdotal, impiedade da realeza e paganismo religioso, quando a decadência moral e espiritual prevalecia, Deus se manifestava entre o povo, vocacionando seus profetas. No Antigo Testamento é possível percebermos que a religião judaica se tornou demasiadamente ritualística (Mq 6.6-8). Os profetas denunciavam a hipocrisia e a religiosidade aparente. Pregavam um arrependimento sincero, marcado por demonstrações autênticas de um profundo quebrantamento pessoal (Os 6.1; Jl 2.12,13; Zc 1.3,4). Eles eram o recurso emergencial de Deus. Precisamos ter a certeza em nossos corações que nas crises da vida jamais seremos abandonados por Deus. O nosso socorro vem dEle (Sl 121). Ele está constantemente trabalhando em favor do seu povo, até mesmo quando estamos dormindo, Deus está agindo (Sl 127.2).

 

3. A difícil missão do profeta.

Como "um homem entre os homens" poderia carregar para si a responsabilidade de ser porta-voz de Deus? É por isso que os profetas relutavam diante desta chamada (Êx 3.11; Is 6.5-8; Jr 1.6). O encargo era demasiadamente pesado, entretanto, a glória da revelação atraía-os de tal modo que não conseguiam se esquivar deste ministério. Eles eram homens profundamente piedosos. A devoção se permutava com a coragem na consecução do propósito de denunciar, exortar, condenar e consolar suas gerações. Deus, em sua Onisciência, escolhia os "valentes" certos para combater o bom combate (Am 7.14; Os 12.10; 1 Co 1.27). Os profetas do Antigo Testamento não se calavam diante das adversidades. Foram perseguidos e sofreram retaliações, mas continuaram defendendo a verdade de Deus. Não se impressionaram com o poder dos reis e nem se fascinaram com a riqueza dos homens.

 

II. QUEM ERAM OS PROFETAS

 

1. Chamados por Deus.

Um ministério profético começava com a experiência da vocação divina (Am 7.14,15). Não existia "autocandidatura", mas "candidatura do alto". Era Deus quem levantava e escolhia seus profetas (Os 1.1; Jl 1.1; Jn 1.1). 

Enquanto o homem baseava-se na aparência para fazer suas escolhas, Deus se valia de questões interiores, não observáveis e não palpáveis (1 Sm 16.7).

 

Os profetas foram chamados por Deus e inspirados pelo Espírito Santo para registrarem suas profecias (Zc 7.7; 2 Tm 3.16; 2 Pd 1.19-21). Esse ministério de caráter urgente fazia parte da atuação dinâmica de Deus entre o seu povo. Enquanto apenas alguns poderiam chegar à realeza e ao sacerdócio, todos poderiam profetizar independente da profissão, do gênero ou da idade, se fossem chamados por Deus. O ministério profético era mais dinâmico que os demais. A impiedade de vida era o único fator excludente deste ministério. Há pessoas que desejam ser usadas por Deus, mas não conseguem abrir mão da impiedade. Para servir a Deus é preciso negar a si mesmo (Lc 9.23,24). A questão principal não é o quanto queremos ser usados, mas o quanto estamos dispostos a renunciar. Somente assim, seremos separados por Deus para uma função especial.

 

2. Os intérpretes da religião judaica.

Embora não fossem regulamentados pela Lei, isto não quer dizer que os profetas fossem contrários à ela, o instrumento judaico normatizador.  Pelo contrário, é possível percebermos que a mensagem deles possuía um alinhamento profundo com a Torá (Os 14.1,2). Os profetas atuavam para resgatar os princípios da Aliança de Deus com seu povo, mandamentos que estavam sendo esquecidos e negligenciados no decurso da história (Sf 3.3,4; Zc 7.12). Eles conseguiam enxergar a essência da revelação divina. Enquanto os homens facilmente se prendiam às regras, os profetas enxergavam o âmago dos princípios que sustentavam as leis. No Novo Testamento, Cristo agiu assim. Os profetas foram os intérpretes da religião judaica. Desenvolveram ideias teológicas com maturidade crescente e demonstraram percepções profundas pelo poder do Espírito de Deus.

 

3. Os profetas menores.

São divididos em dois grandes grupos: Profetas pré-exílicos (Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias) e profetas pós-exílicos (Ageu, Zacarias e Malaquias). Os profetas que viveram após a experiência do cativeiro babilônico entregaram suas profecias para Judá, pois o Reino do Norte já havia sido destruído pelos Assírios em 722 a.C. Os profetas pré-exílicos são subdivididos entre aqueles que profetizaram para Judá (Joel, Miqueias, Habacuque e Sofonias), para Israel (Amós e Oseias) e para outras nações (Jonas e Naum: Assíria; Obadias: Edom). Os profetas menores profetizaram do oitavo ao quinto século antes de Cristo. Podemos dizer que eles eram homens piedosos e corajosos, com profunda visão espiritual e zelo religioso. Eles possuíam uma posição independente, sem qualquer tipo de relação com os poderes políticos e religiosos vigentes, em alguns momentos, entravam em rota de colisão com estes poderes instituídos, denunciando à corrupção, a hipocrisia, a injustiça e o descaso para com a Lei por parte dos reis e sacerdotes, bem como de toda a nação. Por causa dessa independência pessoal, falavam com liberdade e autoridade.

 

III. A MENSAGEM DOS PROFETAS MENORES


1. Eles suplementavam o ensino.

Os sacerdotes e os levitas eram os responsáveis oficiais pela parte do ensino (Lv 10.11; Dt 33.10; Ez 22.26), todavia, essa função comumente era ignorada pelos seus representantes legais que estavam

demasiadamente ocupados com as tarefas recorrentes e diárias da religiosidade judaica. É neste contexto que Deus levantou os profetas com o propósito de suplementar a instrução que tinha sido relaxada pelos sacerdotes. Enquanto o sacerdote era um professor habitual, os profetas agiam como "pregadores avivalistas". Eles não possuíam "postos" institucionais. Eram homens de Deus que atuavam paralelamente as lideranças legalizadas. Quando estas se mostravam mortas espiritualmente, surgiam os profetas, como verdadeiros defensores da justiça e da santidade. Às vezes, eram reprimidos pelos sacerdotes (Am 7.10-15), mas os profetas não se abalavam com as reprimendas, pelo contrário, continuavam resolutos em sua missão.

 

2. Denunciavam as injustiças e anunciavam o juízo.

A profecia dos profetas menores foi o instrumento empregado por Deus para denunciar os absurdos sociais, as irregularidades do culto e dos tribunais da justiça (Mq 3.8). Questões religiosas e civis faziam parte da pauta destes profetas. Eles possuíam uma liberdade proporcionada pelo Espírito, visto que não estavam envolvidos com nenhum tipo de "esquema político ou religioso". Por causa disto, falavam com autoridade. Os profetas denunciaram os magistrados civis e os líderes políticos que tinham pervertido o juízo (Mq 3.1-3), reprovaram a ostentação conseguida à custa da opressão (Am 2.6-8;3.15;4; Os 4.1,2,11-13;6.8), exortaram os líderes religiosos (Sf 3.4, Ml 1.6) e condenaram a prostituição, a soberba e a vaidade (Os 5.4,5,11). Todas as grandes sanções disciplinares de Deus para o seu povo foram anunciadas previamente pelos profetas, e Deus concedia a oportunidade de arrependimento para a remoção do juízo. Foi isto que aconteceu, por exemplo, com Jonas. Ao profetizar o juízo para a Assíria, foi surpreendido com o arrependimento súbito e total dos ninivitas. Diante de tal compunção, o juízo anunciado foi removido. Porém, a geração seguinte se voltou para a idolatria e para a prática de crueldade, provocando assim, o retorno do juízo, que logo foi anunciado pelo profeta Naum. Desta vez, a tragédia não seria evitada.

 

3. Consolavam.

Embora a mensagem dos profetas menores fosse repleta de juízo, ela também possuía consolo divino (Os 14.5-9; Jl 3.18-21; Am 9.11-15; Ob 1.17-21; Sf 3.19,20). A esperança era o forte sentimento que consolava a alma israelita. Levar o povo a obedecer respaldado pelo entendimento e não pressionado pelas ameaças era o maior desafio destes profetas. O consolo era parte integrante da profecia deles, afinal de contas, Deus estava sempre buscando o melhor para o seu povo (Os 2.21-23; Jl 2.22; Zc 8.12). Ainda que a realidade dura e cruel da vida não se encaixasse com as promessas de Deus, o profeta deveria levar o povo a contemplar o porvir e encontrar paz na alma diante deste entendimento. As mensagens dos profetas ecoavam além da severidade, pois falavam também do amor eterno de Deus por seu povo. O juízo causava despertamento instantâneo, mas era a compreensão nítida do amor de Deus que garantia a manutenção deste despertamento. Paulo declarou que o amor de Deus nos constrange (2 Co 5.14). O amor de Deus nos desafia a agirmos de modo diferente. Esse amor nos salva e nos transforma (Rm 5.8).

 

SUBSÍDIO

"Deus falou no passado por profetas (Hb 1.1) e a mensagem destes ainda tem relevância para os nossos dias, posto que a Bíblia assevera que 'toda a Escritura é inspirada por Deus' (2 Tm 3.16), servindo para a nossa edificação espiritual, ou seja, 'para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra' (2 Tm 3.16,17). Porém, é claro que as profecias e orientações do Antigo Testamento devem ser vistas sempre à luz de Cristo.

 

Os apóstolos Mateus e João, e o próprio Jesus, afirmaram o cumprimento do Antigo Testamento em Cristo (Mt 26.56; Lc 24.47; Jo 1.45).  Jesus ressaltou que toda mensagem da Lei e dos Profetas do Antigo Testamento é cumprida em sua regra áurea, e os apóstolos Tiago e Paulo frisaram que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento é essencialmente a mesma da Igreja no Novo Testamento.

 

Paulo sublinhou também que 'tudo que dantes foi escrito (no Antigo Testamento) para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança' (Rm 15.4). Logo, entendemos que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento são de máxima importância para a vida espiritual do cristão" (COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. Rio de Janeiro, CPAD, 2012, pp.10,11).


CONCLUSÃO

O profeta convivia com a convicção interna provocada pelo Espírito ao lado da coerção externa procedente da pressão pública. Em sua volta havia um contexto de resistência e reprovação, de modo que o simples ato de entregar uma profecia constituía uma demonstração de compromisso com Deus. Os profetas menores anunciaram a mensagem divina em tempos difíceis. Eles foram corajosos e fiéis a missão que receberam. Também devemos ser zelosos e fiéis em nosso compromisso com Deus. 


HORA DA REVISÃO

1. Qual era o fator fundamental que caracterizava a vida de cada profeta?

O chamado divino. Sem ele, não existia o ministério profético. O profeta precisava ser comissionado por Deus para exercer sua missão.

 

2. Conforme a lição, qual era a grande diferença entre o profeta e o sacerdote?

Enquanto o sacerdote era um representante do povo diante de Deus, o profeta representava Deus diante do povo. O sacerdote levava as orações do povo a Deus, o profeta trazia a mensagem de Deus ao povo.

 

3. Se Deus proibiu as práticas adivinhatórias cananitas, por qual motivo permitiu que os profetas israelitas fossem consultados?

Não se tratava de uma consulta meramente movida por adivinhação futurística, mas de instrução prática para a vida.

 

4. Quando geralmente surgia um profeta?

Em períodos de decadência moral e espiritual do povo de Israel, quando a nação estava sendo subjugada pela injustiça social, corrupção sacerdotal, impiedade da realeza e paganismo religioso.

 

5. Os profetas menores são divididos em dois grandes grupos. Cite-os.

Profetas Pré-Exílicos (Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias); profetas Pós-Exílicos (Ageu, Zacarias e Malaquias).

🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Bem Vindo (a) a nossa Loja de E-books e Apostilas

    Informações Aqui
    ***
    ***
    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui


    Compartilhar:

    CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

    1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
    2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
    3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
    5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


    Matricule-se já !