I.
EKKLESIA - UM POVO CHAMADO
O mais importante na
estrutura da Igreja e que lhe dá a razão de ser e de existir, é que ela seja
realmente constituída de um povo que, de acordo com as palavras de Jesus, tenha
sido tirado do mundo (Jo 15.19).
Essa realidade é
evidenciada, de modo claro, pela própria palavra que o Novo Testamento usa, em
sua língua original (grego), para "Igreja" - ekklesia. Ekklesia é
usada no Novo Testamento 115 vezes e aparece em três significações distintas,
porém sempre tratando de algo que é chamado para fora, é usada:
• Três vezes para expressar uma assembleia de
comunidade grega, tanto legal (At 19.39) como ilegal (At 19.32,40). Na acepção
legal, os componentes da referida câmara eram chamados do convívio da família e
da sociedade para constituírem aquela assembleia.
• Duas vezes para designar o Israel de Deus
no Antigo Testamento (At 7.38; Hb 2.12), exprimindo, assim, como Deus chamou a
Israel dentre os povos para ser um povo seu (Dt 7.6-8).
• 110 vezes para designar a Igreja do Deus
vivo e revela grandes e importantes verdades sobre essa organização, como um
povo "chamado para fora": Kaleo, com relação à Igreja, nos faz pensar
na chamada de Jesus aos pecadores perdidos (Mt 9.13; Lc 19.10). Deus chama por
sua soberana vocação (Fp 3.14), para comunhão com o seu Filho Jesus Cristo (ICo
1.9). Ek evidencia que por essa chamada fomos tirados das trevas (Cl 1.13), do
mundo (Jo 15.19) e dessa geração perversa (At 2.40). A finalidade desta
"chamada para fora" é que sejamos: O povo de Deus (2Co 6.14-18); um
povo Seu, especial, zeloso de boas obras (Tt 2.14); uma geração eleita; um
sacerdócio real; uma nação santa; um povo adquirido (IPe 2.9).
• Convém salientar que somente quando a
Igreja realmente é constituída de "um povo tirado para fora" é que
tem o direito de ser chamada "Igreja", no sentido neotestamentário.
II. A
IGREJA: CARACTERÍSTICAS E ORDENANÇAS
No Novo Testamento, a
palavra Igreja não representa uma denominação ou um edifício, mas, sim,
cristãos que se reúnem para adorar a Jesus como seu Senhor e Salvador. A
história da Igreja remonta ao primeiro Pentecostes, após a morte e a
ressurreição de Cristo. Algumas pessoas questionam, dizendo: "Será que
Jesus tinha a intenção de fundar uma Igreja?". A resposta é "Sim".
Ele reuniu discípulos para
que formassem uma comunidade de servos de Deus. Comparou-se a um bom pastor,
dando a entender que tem seguidores, dos quais ele cuida. Disse ainda aos
discípulos que edificassem sua Igreja (Mt 16.18). Paulo, em suas cartas,
refere-se a este como "corpo de Cristo" do qual Jesus é o cabeça, e
como "noiva de Cristo".
Um argumento que às vezes se
ouve de cristãos nominais é o de que adoram a Deus através de suas atividades
diárias. Afirmam "vê-lo através da criação", na natureza. Embora o
Senhor se agrade disso e encoraje essa atitude, desfrutar da presença de Deus
durante uma caminhada pelas montanhas, participando de uma festa ou pescando
não pode substituir a adoração a Deus em conjunto. Também é preciso nos reunir
para louvá-lo, ouvir a Palavra, orar, participar das ordenanças e estar em
comunhão com outros crentes.
1.
As Características da Igreja
O Credo Niceno afirma que a
Igreja é única, santa, católica e apostólica, quatro características que
expressam sua missão nesta Terra.
• ÚNICA.
Há milhares de denominações,
mas há somente "um corpo e um Espírito... um só Senhor... um só Deus e Pai
de todos" (Ef 4.4-6). Entretanto isso não significa que, por ser única, a
Igreja deva ser idêntica em todos os lugares. É possível haver distinção em
relação à história, linguagem, estrutura de liderança e formas de adoração. Uma
das tragédias que vemos nas denominações são as desavenças "internas"
a respeito da doutrina, das ordenanças, do trabalho missionário e outras
questões, quando há ainda tantos no mundo que precisam de salvação.
• SANTA.
A palavra santo é muitas
vezes vista como sinônimo de
"religioso",
"piedoso" ou
"sagrado".
Entretanto, com relação
à Igreja, significa
ser separada, distinta e que tem uma missão a cumprir no mundo.
• CATÓLICA.
Esse termo não está
relacionado à expressão "católica romana". Significa
"universal". A Igreja de Deus é a mesma por todo o mundo, criada para
todos os povos, para que possamos ser uma família sob o senhorio de Cristo.
• APOSTÓLICA.
Esse termo descreve a Igreja
fundada pelos apóstolos, e sua consonância com o testemunho que davam a
respeito de Jesus. Também está relacionado à missão de anunciar as boas-novas
"até aos confins da terra".
Fonte: Eclesiologia,
IBADEP
Reverberação: Subsídios
EBD