Subsídio: Lição 1 - O Livro de Jó - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Subsídio: Lição 1 - O Livro de Jó

O Livro de Jó é uma literatura bíblica única. Ele apresenta uma estrutura diferente, um estilo singular e um conteúdo teológico em que põe em contraste a grandeza de Deus com a pequenez humana.

🎬 Veja a Áudio Lição Completa Aqui 🔊

 

Estas são razões básicas para o nosso interesse em estudar esse precioso livro. Entretanto, há uma razão maior: É a Palavra de Deus que alimenta a nossa esperança diante de uma tragédia. Nesse sentido, em algum momento de nossa história nos identificaremos com a de . Por isso, o livro nos traz consolo e esperança.


Acerca da Lição 1

🎯 Trata-se de uma lição introdutória. E seu objetivo é apresentar as questões de autoria, local e data em que o livro foi escrito; especificar a estrutura literária do livro identificar o propósito e mensagem do Livro de Jó.

🎯 Nesta lição, o conteúdo convergirá para mostrar que o Livro de Jó é uma poderosa resposta de Deus para as grandes questões da vida.


Apresentação do trimestre

Como todo início, é importante que você apresente a estrutura geral do trimestre. Fale um pouco sobre o tema geral, isto é, A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó, e selecione alguns títulos que serão aprofundados nos próximos meses a fim de despertar no aluno a importância do trimestre.


Por exemplo, dentre todos os títulos, há pelo menos quatro que, no mínimo, trarão inquietação aos alunos:

(1) A Teologia de Elifaz: Só os Pecadores Sofrem? 

(2) A Teologia de Bildade: Se Há Sofrimento, Há Pecado Oculto?

(3) A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?

(4) A Teologia de Eliú: O Sofrimento É uma Correção Divina? São perguntas que, no mínimo, algum aluno já fez ao longo de sua caminhada cristã. Essas indagações, geralmente, aparecem nos momentos de fragilidades existenciais.


Seja por uma perda, uma doença, um desemprego, um caos social. Enfim, no processo de algum sofrimento, algumas questões levantadas no livro de Jó passam a ser as nossas questões.


Uma informação importante

O segundo tópico faz uma distinção entre prosa e poesia. Ele apresenta a organização literária do livro em Prosa-Poesia-Prosa. Estude sobre esses gêneros literários, pois sua compreensão permitirá entender o Livro de Jó, desfrutar de sua beleza estética e alimentar a alma com seus ensinamentos.[1]

VEJA A VIDEOAULA 1

Veja Aqui os subsídios completos para as próximas lições dominical.


👍 Sugestão de Leitura – Clique e veja:

Lição 1 - O Livro de Jó

Lição 2 - Quem Era Jó

Lição 3 - Jó e a Realidade de Satanás


[1] Artigo: Marcelo Oliveira


📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad