Classe: Adultos
Revista: Do professor - CPAD
Trimestre: 4° trimestre de 2020
Data da Aula: 4 de Outubro de 2020
Divulgação: Portal Cristão Alerta | Subsídios EBD
Texto
Áureo
"Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." (Tg 5.11)
Verdade
Prática
O livro de Jó não é apenas uma preciosidade da literatura universal, mas, sobretudo, uma poderosa reposta de Deus para as grandes questões da vida.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - 2 Tm 3.16: Toda a
Escritura é inspirada para a instrução
Terça -Tg 5.11: Quem
persevera na fé é bem-aventurado em Deus
Quarta - Ez 14.14-20: Deus
tem compromisso com os justos
Quinta - Jr 20.14-18: Deus
não tem compromisso com os injustos
Sexta - Sl 8.4: Deus
contempla o ser humano, embora este seja finito e frágil
Sábado - Is 59.4: A realidade da injustiça e da iniquidade na Terra
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.16; Ezequiel 14.14,19,20; Tiago 5.11.
HINOS
DA HARPA CRISTÃ SUGERIDOS: 157 (Veja Aqui), 163 (Veja Aqui), 289 (Veja
Aqui)
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que o Livro de Jó é uma poesia inspirada que retrata o dilema vivido por uma pessoa histórica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I. Mostrar que, a partir das evidências internas do livro, é possível conhecer
o contexto no qual Jó viveu;
II. Especificar o gênero literário e de que forma esse
conhecimento ajuda na compreensão do Livro de Jó;
III. Identificar o propósito e a mensagem do Livro de Jó.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Há coisas que acontecem na vida do crente que, inevitavelmente,
leva-o afazer perguntas que traduzem a angústia da alma: Se Deus é justo e
amoroso porque permite que um justo sofra tanto? Perguntas como esta podem ser
consideradas o pano de fundo do livro que estudaremos neste trimestre: Jó.
Nosso objetivo é compreender o que o livro diz a respeito do assunto, as
respostas humanas dadas ao sofrimento e, finalmente, a resposta de Deus a Jó e
seus amigos.
Para comentar o tema desse trimestre, contaremos com o pastor
José Gonçalves. Ele é escritor, conferencista, membro da Comissão de
Apologética da CGADB e líder da Assembleia de Deus em Água Branca - PI.
ÁUDIO LIÇÃO 1
Introdução
Neste
trimestre estudaremos o Livro de Jó, uma das obras mais fascinantes da Bíblia.
Não há em toda Literatura bíblica outra obra semelhante. Diferente na sua
estrutura, no estilo e, sobretudo, no conteúdo, o Livro de Jó demonstra a
grandeza de Deus diante da finitude humana. É, portanto, uma obra que alimenta
a nossa esperança quando tudo mais parece ter perdido o sentido.
Ponto central
O Livro de Jó é uma poderosa resposta de Deus para grandes questões da vida.
I.
AUTORIA, LOCAL E DATA DO LIVRO DE JÓ
1.
O autor de Jó.
Quem
escreveu o Livro de Jó é motivo de longos debates. As opiniões passam por
Moisés, Eliú, Salomão, Ezequias, lsaías e, até mesmo, Esdras. Os que não
acreditam no mover sobrenatural de Deus sobre os autores bíblicos fazem do
livro uma colcha de retalhos. Afirmam ser ele a produção de vários autores e em
diferentes épocas. Entretanto, o cristianismo histórico e conservador não tem o
livro de Jó como uma ficção religiosa, mas como uma narrativa poética inspirada
por Deus e redigida por um único autor. A própria Bíblia não apresenta
indicações do autor do livro, mas o fato é que o autor conhecia a forma poética
e nela expressou a maior parte do livro.
2.
A pessoa histórica de Jó.
A
Bíblia mesma atesta que Jó foi uma pessoa histórica. O profeta Ezequiel
confirma que ele, de fato, foi uma pessoa real, correlacionando-o ao lado de
Noé e Daniel (Ez 14.14). Tiago, por exemplo, atesta a realidade histórica do
principal personagem do Livro, bem como sua autenticidade textual, quando
destaca a perseverança de Jó (Tg 5.11).
3.
A terra de Jó.
Já
no início do seu texto, o Livro de Jó destaca que ele era da "terra de
Uz" (Jó 1.1). Como Jó, Uz era uma terra real. Os comentaristas situam Uz
ao sul de Edom e a oeste do deserto da Arábia, se estendendo a Leste, indo até
a Babilônia (Jr 4.21; 25.20).
4.
A época de Jó.
A
maioria dos comentaristas situa os fatos narrados no Livro de Jó dentro do período
patriarcal (Abraão, Isaque e Jacó). Dentre outros, alguns fatos contribuem para
esse entendimento: O sacerdócio como instituição ainda não existia, visto que
Jó era o sacerdote de sua própria casa (Jó 1.5); as filhas de Jó eram
coerdeiras juntamente com seus irmãos (Jó 42.15), o que não era permitido pela
lei mosaica (Nm 27.8); a palavra hebraica qesitah, traduzida como
"uma peça de dinheiro" (Jó 42.11), só aparece em outras duas ocasiões
na Bíblia: uma em Gênesis 33.19 e a outra em Josué 24.32.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A
autoria do Livro de Jó é desconhecida, mas sua autenticidade é comprovada, bem
como a realidade histórica da terra de Uz no período patriarcal.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Jó é um dos livros sapienciais e poéticos do AT;
'sapiencial', porque trata profundamente de relevantes assuntos universais da
humanidade; 'poético', porque a quase totalidade do livro está elaborada em
estilo poético. Sua poesia, todavia, tem por base um personagem histórico e
real (ver Ez 14.14,20) e um evento histórico e real (ver Tg 5.11). Os fatos do
livro se desenrolam na 'terra de Uz' (1.1), que posteriormente veio a ser o
território de Edom, localizado a sudeste do Mar Morto, ou norte da Arábia (cf.
Lm 4.21). Assim sendo, o contexto histórico de Jó é mais árabe do que judaico.
[...] Se não foi o próprio Jó, o escritor deve ter obtido
informações detalhadas, escritas ou orais, oriundas daqueles dias, as quais ele
utilizou sob o impulso da inspiração divina para escrever o livro na feição em
que o temos. Certas partes do livro vieram evidentemente da revelação direta de
Deus (e.g. 1.1-2.10)" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD,
1995, p.767).
II -
ESTRUTURA LITERÁRIA DO LIVRO DE JÓ
1.
Prosa e poesia.
O
leitor que deseja ler o Livro de Jó precisa dar-se conta de que diante dele há
uma obra de natureza poética. Isso não torna o livro de Jó menos inspirado do
que outros da Bíblia, mas revela que ele pertence a um diferente gênero
literário. Jó precisa ser lido dessa forma. A estrutura dessa obra demonstra
isso. O texto é uma combinação de prosa-poesia-prosa (nessa ordem). Ele está
literariamente organizado assim: Uma prosa nos primeiros capítulos; uma longa
poesia no meio; mais uma prosa no último capítulo. Assim, o prólogo (Jó
1.1-2.13) e o epílogo (Jó 42.7-17) estão em prosa; o texto intermediário em
poesia (Jó 3.1-42.6).
2.
Organização.
No
texto em poesia há a seguinte organização: Um monólogo feito por Jó; três
ciclos de diálogos entre Jó e seus amigos (Elifaz, Bildade e Zofá); quatro
outros discursos de um quarto amigo jovem, Eliú; seguido pela revelação de Deus
onde Ele manifesta o seu poder e graça; e, finalmente, a humilhação de Jó
diante da revelação divina e sua restauração completa.
3.
Abundância de figuras de linguagens.
O
livro é rico em metáforas. Esse recurso estilístico é usado pelo autor bíblico
quando ele quer dar mais expressividade e maior vivacidade ao texto. O autor
almeja que seu texto seja "colorido" ao invés de "preto e
branco". Jó, por exemplo, usa a figura do "vai-e-vem" do Tecelão
para demonstrar a brevidade da vida (Jó 7.6; cf. "vento" Jó 7.7;
"nuvem" 7.9; "sombra 8.9,14.2; "uma corrida",
"uma águia", "uma flor" 9.25,26, 14.2). No livro também há
o recurso estilístico de paralelismos onde os elementos literários repetem-se
na mesma ordem.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O
livro apresenta uma estrutura Literária de prosa-poesia-prosa. Há também uso de
metáforas e paralelismos.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Neste tópico, após expor o assunto, apresente o esboço do Livro
de Jó. É importante para o aluno ter contato com a visão estrutural de todo o
livro. Nesse sentido, sugerimos que reproduza o seguinte esquema:
LIVRO DE
JÓ
I - Prólogo: A Crise 1.1-2.13
II - Diálogos entre Jó e Seus Amigos (Elifaz,
Bildade e Zofar): A Busca de Resposta Humanista 3.1-31.40
III - Discursos de Eliú: O Começo do
Entendimento 32.1-37.24
IV - O Senhor Responde a Jó Diretamente 38.1-42.6
V - Epílogo: Desfecho da Prova 42.7-17
III -
NATUREZA E MENSAGEM DO LIVRO DE JÓ
1.
Por que os justos sofrem?
Algumas
das questões mais importantes levantadas no Livro de Jó são eminentemente de
natureza teológica e, também, filosófica. A questão do sofrimento do inocente é
a principal delas. Por que sofre o justo? Ou ainda, por que os ímpios prosperam
enquanto o justo sofre?
Ao
longo dos anos, tanto teólogos quanto filósofos têm procurado dar explicações
para esse dilema humano. No contexto de Jó, a ideia que prevalece é a de que
somente os maus sofriam em consequências de seus pecados. Se havia sofrimento
era porque havia culpa do sofredor. Nesse aspecto, ao longo de seus 42
capítulos, o autor procura demonstrar um novo olhar sobre essa questão.
2.
Existe bondade desinteressada?
Para
muitas pessoas qualquer prática religiosa não passa de barganha. Essa era
também a tese do Diabo. Para ele, Jó só permanecia fiel a Deus porque recebia
benefício em troca: Jó era um homem agraciado com muitos bens; com uma família
formidável; cercado de muitos amigos; e gozava de boa saúde. Nessas condições,
como disse Satanás, todos são devotos. Todavia, vindo o infortúnio, a tragédia
e a calamidade, será que esse fervor religioso permaneceria? Satanás estava
disposto a apostar que a espiritualidade de Jó não subsistiria a uma prova de
fogo. 0 livro mostra como Jó se comportou nessa prova.
3.
Pode o homem compreender Deus?
Os
últimos capítulos de Jó mostram os impactos que a revelação divina tem sobre os
homens. Como Paulo, que foi verdadeiramente mudado quando contemplou o Senhor
numa visão (At 9.1-17), assim também Jó é totalmente transformado quando
contempla a majestade do Senhor (Jó 38-42). A questão para Jó não foi tanto o entender
Deus, mas experimentá-Lo. Viver e experienciar Deus mudou completamente a vida
de Jó! Eis uma grande lição deixada por esse precioso livro.
SÍNTESE DO TÓPICO III
A
principal questão do Livro de Jó é o sofrimento do inocente. O livro mostra
como Jó se comporta diante da prova.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Sete características principais assinalam
o livro de Jó.
(1) Jó, um habitante do norte da Arábia, foi um não israelita
justo e temente a Deus [...] (1.1).
(2) Este Livro é o mais profundo que existe sobre o mistério do sofrimento
do justo.
(3) Revela uma dinâmica importante, presente em toda prova
severa dos santos: enquanto Satanás procura destruir a fé dos santos, Deus está
operando para depurá-la e aprofundá-la. A perseverança de Jó na sua fé permitiu
que o propósito de Deus prevalecesse sobre a expectativa de Satanás (cf. Tg
5.11).
(4) O livro é de valor inestimável pela revelação bíblica que
contém sobre assuntos-chaves tais como: Deus, a raça humana, a criação de
Satanás, o pecado, o sofrimento, a justiça, o arrependimento e a fé.
(5) Boa parte do livro ocupa-se da avaliação teológica errônea
no Livro talvez indique tratar-se de um erro comum entre o povo de Deus; erro
este que exige correção.
(6) O papel de Satanás como "adversário" dos justos, o
livro de Jó o demonstra mais do que em qualquer outro livro do AT. Entre as
dezenove referências nominais a Satanás no AT, quatorze ocorrem em Jó.
(7) Jó demonstra com toda clareza o princípio bíblico de que os
crentes são transformados pela revelação, e não pela informação (42.5,6)"
(Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.768).
CONCLUSÃO
Nesta
lição apresentamos algumas informações básicas sobre o contexto histórico e
literário de Jó. Quanto ao seu gênero o livro é de natureza poética. Isso é
importante para a compreensão da própria estrutura como o livro foi organizado.
Vimos que o livro apresenta princípios teológicos que transcendem o espaço e o
tempo. Esses princípios são para todas as épocas e culturas. O que é
demonstrado é que o conhecimento de Deus é o anseio de todo ser humano.
VOCABULÁRIO
Patriarcal: Relativo ao patriarcado, forma de organização
social em que a pessoa mais velha tem uma grande família, sendo honrada e
respeitada.
Prosa: Discurso direto; texto organizado em parágrafos.
Prólogo: A primeira parte de um texto.
Epílogo: O desfecho de um texto.
Estilístico: Relativo ao estilo, forma de usar as palavras.
Paralelismos: Semelhança, correspondências entre duas coisas.
PARA REFLETIR
A
respeito de "O Livro de Jó", responda:
•
O que o profeta Ezequiel confirma a respeito de Jó?
O
profeta Ezequiel confirma que ele, de fato, foi uma pessoa real, correlacionando-o
ao lado de Noé e Daniel (Ez 14.14).
•
Cite exemplos em que os fatos narrados em Jó remontam ao período patriarcal.
O
sacerdócio como instituição ainda não existia, visto que Jó era o sacerdote de
sua própria casa (Jó 1.5); as filhas de Jó eram coerdeiras juntamente com seus
irmãos (Jó 42.15), o que não era permitido pela lei mosaica (Nm 27.8).
•
Como o texto de Jó está organizado literariamente?
Ele
está literariamente organizado assim: Uma prosa nos primeiros capítulos; uma
longa poesia no meio; mais uma prosa no último capítulo.
•
Por que o livro é rico em Metáforas?
Esse
recurso estilístico é usado pelo autor bíblico quando ele quer dar mais
expressividade e maior vivacidade ao texto.
•
Qual é a principal questão apresentada no Livro de Jó?
A
questão do sofrimento do inocente é a principal questão levantada no Livro de
Jó.