Lição 12 - A TEMPERANÇA NA VIDA CRISTÃ (Lições Bíblicas Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 12 - A TEMPERANÇA NA VIDA CRISTÃ (Lições Bíblicas Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 12 - A TEMPERANÇA NA VIDA CRISTà


Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espirito do que o que toma uma cidade” (Pv 16.32).

LEITURA DIÁRIA

SEG. Pv 10.19 Quem controla os lábios é prudente

TER. Pv 25.28 A falta de temperança traz prejuízos

QUA.  Co 7.9 A temperança na vida do jovem cristão

QUI. 2 Tm 2.5 A vida disciplinada de um atleta

SEX. Rm 12.2 Uma mente renovada pelo Espírito

SÁB. Hb 4.15 Jesus, o maior exemplo de temperança


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gálatas 5.22-25

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23 Contra essas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências,

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.


1 Coríntios 9.25-27

25 E todo aquele que tuta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.

27 Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.


CONECTADO COM DEUS

Você conhece pessoas que são descontroladas? Não controlam o apetite, nem os pensamentos, muito menos as palavras? O assunto de hoje tratará sobre a importância da temperança na vida cristã. Entender o que a temperança significa, observar os exemplos negativos e positivos que a Bíblia apresenta, e oLhar para Jesus como referencial de domínio próprio, são os propósitos desta aula. Enquanto estudamos este tema, mantenhamos nossos pensamentos em Deus, pedindo ao seu Espírito que nos ajude a viver uma vida com temperança.


1. TEMPERANÇA É FRUTO

1.1. Temperança: Uma das características do Fruto do Espirito

O Fruto do Espirito nada mais é que a ação do Espírito Santo em nós para que sejamos semelhantes a Jesus. Como nós podemos parecer com Cristo a cada dia? Devemos cultivar o Fruto do Espírito, e a temperança faz parte desse grupo de virtudes sendo o último da lista de nove características Listadas em Gálatas 5.22. Quando a Bíblia diz que devemos deixar o Espírito Santo guiar nossas vidas e não obedecermos aos desejos da natureza humana, significa que podemos ser temperantes, dominando nossos próprios desejos, com a ajuda e o poder do Espírito atuando em nós.


1.2. O exemplo do atleta

Na Primeira Carta aos Corintios lemos sobre as características de um atleta que precisa de disciplina e autocontrole para treinar e vencer os desafios (1 Co 9.25-27). A Timóteo, o apóstolo diz que o atleta precisa treinar de modo legítimo a fim de ser coroado (2 Tm 2.5). Nós também estamos em uma maratona na vida cristã em que o vencedor não é quem chega primeiro, mas quem vai até o fim. A rígida disciplina do atleta, que se abstém de certos alimentos, de recreação, e de tantas outras coisas, é por um propósito definido. Que tenhamos a mesma temperança para lutar e vencer na vida cristã.


2. O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A TEMPERANÇA

2.1. Exemplos de falta de autocontrole

Dentre os exemplos de falta de autocontrole, podemos citar o rei Davi, um grande líder, guerreiro, músico e rei de Israel. No entanto, por falta de domínio próprio, deixou que seus impulsos controlassem sua mente e cometeu adultério com Bate-Seba e depois homicídio, tirando a vida de Urias (2 Sm 11.1- 27). Seu filho Salomão perdeu o controle ao casar-se com mulheres ímpias e se afastou da presença de Deus (1 Rs 11.1-6). Como não se lembrar de Sansão? Um jovem escolhido por Deus, cheio do Espírito Santo, mas destemperado e desequilibrado. relacionou-se com mulheres que estragaram o seu futuro (Jz 14.1-4; 16.19-21). Que estes exemplos negativos nos sirvam de alerta.


2.2. O que falta de temperança produz?

Do que adianta buscarmos o poder de Deus, se não temos o controle de nossos apetites carnais? Paulo deixou claro que nós temos paixões carnais e que eLas são poderosas, mas que precisam ser mantidas sob controle. A falta de temperança afeta a mim mesmo quando não domino a ira, as brigas, a inveja e a glutonaria. Também afeta o meu próximo quando eu dou lugar à lascívia, inimizades e às desavenças. Todas essas características são chamadas de “obras da carne" e preciso vencê-las no poder e na graça de Jesus sobre minha vida.


3. A TEMPERANÇA E SEUS BENEFÍCIOS

3.1. Autocontrole no que penso e sinto

O autocontrole naquilo que penso significa administrar a minha mente com a ajuda do Espírito Santo, Como cristãos precisamos pensar nas coisas que são de cima (Cl 3.2), Nesta luta travada entre os desejos da carne e o Espírito, nossa mente pode absorver idéias, planos e situações que não agradam a Deus e por isso mesmo temos que ter uma mente renovada (Rm 12.2). Nossos sentimentos também precisam do autocontrole. Não podemos ser influenciados pelo que sentimos, mas pelo que a Palavra de Deus diz.


3.2. Autocontrole no que eu vejo e no que eu falo.

O olho não apenas vê. O olho vê, deseja, odeia, ama, tem inveja, orgulho, gratidão ou satisfação. Os olhos são a luz do nosso corpo (Lc 11.34). Jesus disse que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz, mas se forem maus, todo teu corpo será tenebroso (Mt 6.22,23). Precisamos agir com autocontrole como fez o patriarca Jó, que fez um contrato com seus olhos (Jó 31.1). Além dos olhos, a nossa língua também precisa ser mantida em moderação. Precisamos estar sempre prontos para ouvir, mas tardios para falar e se irar (Tg 1.19). O apóstoLo Tiago afirma que aquele que consegue controlar a língua pode controlar todas as demais coisas (Tg 3.2). Com a ajuda de Deus poderemos viver e praticar a sua Palavra.


3.3. Jesus: O perfeito exemplo de temperança.

O maior exemplo de temperança é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele, em tudo foi tentando, mas sem cometer pecado (Hb 4.15). Em seu ministério terreno, Ele demonstrou temperança em seus pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes. Ao enfrentar o Diabo, Jesus exprimiu a temperança em suas palavras e atitudes (Mt 4.1-11). Quando no julgamento, Jesus se absteve de seus direitos como Filho de Deus (Mt 26,53). Jesus causou admiração até nas autoridades quando se calou diante de seus acusadores (Mc 15.4.5).


Jesus estava cheio do Espirito Santo e por isso venceu todas as tentações. Que eu e você também nos enchamos desse mesmo poder.


PARA CONCLUIR

Hoje estudamos este tema relevante que é a temperança na vida cristã. Em um mundo frenético, quando as pessoas expressam pouca paciência em todos as áreas da vida, temos o Senhor Jesus como o nosso maior exemplo; precisamos olhar para Ele e pedir ao Espírito Santo que trabalhe em nosso caráter a fim de expressar a temperança em tudo que pensamos, falamos e fazemos.


HORA DA REVISÃO

1. De acordo com nossa aula de hoje, como nós podemos parecer com Cristo a cada dia?

2. O que podemos aprender com os atletas em relação à temperança?

3. De acordo com o que vimos hoje, cite

exemplos de falta de temperança registrados nas Escrituras e depois cite o maior exemplo de temperança que a Bíblia apresenta.

4. Por que a nossa língua também precisa ser mantida em moderação?

 

CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

***

Post Bottom Ad