Subsídio EBD Lição 11: O Culto da Igreja Cristã - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio EBD Lição 11: O Culto da Igreja Cristã

Lições Bíblicas Adultos

Subsídios lição 11 do 1° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)

Esta lição analisa o culto a Deus em suas dimensões mais profundas. Ele examina seus propósitos fundamentais e destrincha a liturgia que o envolve. Aqui buscaremos compreender como o culto se torna um canal vital de conexão espiritual e expressão da fé cristã.


I - CULTO A DEUS: UM SERVIÇO SOLENE E SANTIFICADO

O culto a Deus é uma expressão de nossa adoração e devoção a Ele. É um momento em que nos reunimos para celebrar sua grandeza e bondade, e para nos comprometermos com seu serviço.

LIÇÕES ADULTOS 2024

1. O que é o Culto Cristão?

A palavra culto vem do latim cultus, que significa "cultivo, cuidado, reverência". O termo é usado para descrever uma variedade de atividades religiosas, incluindo adoração, louvor, oração, sacrifício e meditação.


Novo Testamento, a palavra grega associada ao culto é “latreia”, que se refere a adoração ou serviço divino. Um versículo chave sobre o culto cristão pode ser encontrado em Romanos 12:1, onde Paulo exorta os crentes a oferecerem seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, considerando isso como seu culto racional.


O culto cristão pode ser descrito como:

A) Um serviço

O culto é um ato de serviço a Deus. Quando nos reunimos para cultua-lo, estamos nos colocando à disposição dele para fazer sua vontade.


B) Uma entrega

O culto é uma expressão de nossa entrega a Deus. Quando nos reunimos para adorá-lo, estamos nos comprometendo a segui-lo e a obedecer seus mandamentos.


C) Uma reverência

O culto deve ser realizado com reverência e humildade. Quando nos reunimos para cultua-lo, devemos nos lembrar da grandeza e da santidade de Deus.


2. A Solenidade do Culto

A solenidade do culto é uma característica importante da adoração cristã. Ela implica respeito tanto no conteúdo quanto na forma, enfatizando a relevância da adoração.


A) Respeito no Conteúdo

No conteúdo, a solenidade do culto significa que devemos nos concentrar no que estamos adorando. Devemos nos lembrar de que estamos diante de Deus, o Criador do universo, o Santo e o Justo. Isso deve nos levar a um profundo senso de reverência e respeito.


A Bíblia nos ensina que devemos adorar a Deus com todo o nosso coração, alma e mente (Mateus 22:37). Isso significa que devemos adorar a Deus com todo o nosso ser, não apenas com nossas palavras, mas também com nossas ações.


B) Respeito na Forma

Na forma, a solenidade do culto significa que devemos nos comportar de forma respeitosa. Isso inclui coisas como:

(1) Chegar ao culto com antecedência e se preparar para adorar.

(2) Vestir-se de forma apropriada para a ocasião.

(3) Evitar conversas ou distrações durante o culto.

(4) Participar ativamente da adoração, cantando, orando e ouvindo a Palavra de Deus.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 1° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI

Post Bottom Ad