Lição 13 - SER UM CRISTÃO FIEL, UM GRANDE DESAFIO (Lições Bíblicas Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 13 - SER UM CRISTÃO FIEL, UM GRANDE DESAFIO (Lições Bíblicas Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 13 - SER UM CRISTÃO FIEL, UM GRANDE DESAFIO

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lc 9.23)

LEITURA DIÁRIA

SEG. Sl 12.1  São poucos os fiéis da terra

TER. Lc 9.23 Negando a si mesmo para seguir a Jesus

QUA. Jo 12.26 Servindo a Cristo, sendo honrado por Deus

QUI. 1 Jo 3.16 Vivendo o desafio do amor ao próximo

SEX. Jo 17.3 Conheça a Jesus e conheça o Pai

SÁB. Hb 12.2  Olhando para Jesus sempre

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 9.23-26

23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim. negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

24 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á: mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará,

25 Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

26 Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.


Mateus 24.45-51

45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente,

que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

46 Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.

47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.

48 Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor, tarde virá,

49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados,

50 virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe,

51 e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas: ali haverá pranto e ranger de dentes.


CONECTADO COM DEUS

A fidelidade, tanto no sentido da fé em Deus, quanto na lealdade com as pessoas é um grande desafio nos dias atuais. Como diz o título de nossa lição de hoje, ser um cristão fiel é um grande desafio. Por isso mesmo, veremos nesta aula a importância de aceitar o convite de Jesus ao renunciarmos a nós mesmos, tomarmos nossa cruz e seguirmos as pisadas do Senhor. O amor, o fruto e a prática da Palavra são os resultados desta fidelidade. Quando assim fazemos, obtemos vitórias sobre as tentações e mantemos nossa fidelidade integral ao Senhor. "Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim" (Mt 24.46).

 

1. COMO SER UM CRISTÃO FIEL?

1.1. Aceitando o convite de Jesus

O Senhor Jesus Cristo tem um convite especial para todos aqueles que desejam alcançar a salvação nEle. Para que uma pessoa possa ser salva. ela precisa crer na morte e na ressurreição de Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador de sua vida, Jesus diz em sua Palavra: "Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" (Mt 11.28). Ao conversar com a mulher samaritana, Jesus declarou que quem beber da água que Ele der nunca mais terá sede, pois a água se fará uma fonte que jorra para a vida eterna (Jo 4.14). Você tem esse privilégio de ter dito “sim" para Jesus? Ele é o Senhor e o Salvador de sua vida? Se sua resposta é positiva, você aceitou o convite da salvação. Mas, se ainda não fez isso, ainda dá tempo de receber Jesus em sua vida.

 

1.2. Negando a si mesmo

Em Lucas 9.23, lemos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a cada dia a sua cruz, e siga-me". O que Jesus quis dizer com a expressão “negue-se a si mesmo"? Na verdade, quando nos tornamos amigos de Deus nos constituímos inimigos do mundo (Tg 4.4). Negar a si mesmo é negar sua natureza carnal, seus prazeres, suas vontades, seus desejos meramente carnais e humanos, A vida cristã é uma vida de renúncia e quem não está disposto a renunciar também não está pronto para seguir a Jesus. Entretanto, a Bíblia fala da recompensa de negar a si mesmo e servir a Cristo:

“Se alguém me serve, siga-me e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo, E, se alguém me servir, meu Pai o honrará" (Jo 12.26).

 

1.3. Tomando a sua cruz a cada dia

A cruz não pode ser tomada a cada ano, a cada mês ou a cada semana. Jesus disse que é para tomar a cruz a cada dia (Lc 9.23). Desde o momento em que você acorda, até a hora de dormir, você poderá enfrentar os ataques do Inimigo. O Diabo anda ao derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). Nós não podemos ignorar os seus ardis (2 Co 2.11). Tomar a cruz significa participar das aflições de Jesus para então participar de sua glória, Assim como Jesus carregou a cruz, foi crucificado, mas ao terceiro dia ressuscitou e foi exaltado à destra do Pai, assim também nós, se tomarmos a cruz de cada dia quando assumimos o compromisso de seguir a Jesus, também participaremos do glorioso dia do arrebatamento da Igreja.

 

2. AS CARACTERÍSTICAS DE UM CRISTÃO FIEL

2.1. Esse cristão expressa o amor de Deus

Muita gente confunde o trabalho que desempenha para Deus com o amor que precisa desenvolver por meio do relacionamento com Deus. A vida com Deus precede o trabalho para Deus. Inclusive, falarem línguas, ser usado com os dons espirituais, exercer a filantropia com os mais carentes e ter muita fé, pouco significam se não tivermos o amor de Deus em nosso coração (1 Co 13.1-3). O apóstolo João é considerado o apóstolo do amor e não é para menos. Ele falou muito sobre o tema em suas cartas. Ele falou do amor de Deus na vida de quem guarda a Palavra (1 Jo 2.5); o amor ao irmão (1 Jo 2.10); o amor uns pelos outros (1 Jo 3.11). Muitos de nós memorizamos o texto de João 316, mas nem todos sabem de cor 1 João 3.16: “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos”.

 

2.2. Esse cristão expressa o fruto do Espirito Santo

O fruto do Espírito é a ação do Espirito Santo em nosso caráter a fim de que sejamos parecidos com Jesus. Esse fruto tem nove aspectos, a saber: Amor, alegria, paz. longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 5.22). Os dons são capacitações espirituais para o exercício da missão da igreja e eles são úteis e essenciais para o desenvolvimento da obra de Deus (1 Co 12.8-11).

 

Porém, os dons precisam andar de mãos dadas com o Fruto do Espírito. Posso ser usado na palavra de sabedoria, ciência e discernimento de espíritos, mas também preciso do amor, da alegria e da paz. Posso ser útil nos dons de operações de maravilhas, de curas e da fé, mas preciso da longanimidade, benignidade e da bondade. Dons e fruto juntos, atuando em nós e através de nós.

 

2.3. Esse cristão ouve e pratica a Palavra de Deus

Certa vez Jesus contou uma parábola sobre um pai e seus dois filhos. Ao pedir um favor para os filhos, o primeiro disse que não ia, mas foi. Já o segundo disse que ia, mas não foi. O Senhor perguntou aos seus discípulos qual dos dois filhos fez a vontade do pai, ao que responderam que foi o primeiro (Mt 21.28-32). Ao contar essa parábola, Jesus falava dos religiosos da época que diziam que faziam a obra de Deus, mas na verdade mantinham o coração longe dEle. Não basta ouvir a Palavra de Deus, é preciso praticar e viver o Evangelho. A Bíblia nos convida a não ser ouvintes esquecidos, mas ser cumpridores da palavra e não somente ouvintes (Tg 1.22, 25).

 

3. AS RECOMPENSAS DE NOSSA FIDELIDADE

3.1. Cem vezes mais aqui

O apóstolo Pedro fez uma pergunta para Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos: que receberemos?" Ao que Jesus lhe respondeu:"... receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna" (Mt 19,27-30). Como um cristão, você precisa renunciar muitas coisas a fim de manter sua fidelidade a Jesus. No entanto, nunca se esqueça de que há recompensa para o seu trabalho, e Deus conhece as intenções do seu coração. Com certeza você tem a alegria do Espírito Santo em seu coração e o regozijo do Senhor em sua alma. O relacionamento com Jesus produz bênçãos sem medida. Se por amor a Jesus, parte de sua família te rejeitou, você ganhou uma família muito maior, que é a Igreja do Senhor Jesus.

 

3.2. Desfrutando da vida eterna

Alguém disse que temos de ter os pés na terra e os olhos na eternidade. Em outras palavras, precisamos viver com a consciência de que nosso lugar não é aqui. Somos peregrinos, pois o céu nos espera. Jesus descreveu o que é a vida eterna em João 173: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste", Muitos estão como aquele jovem rico que perguntou a Jesus: “Bom mestre, o que farei para herdar a vida eterna?" (Mc 10.17). Saiba que quem crer em Jesus tem a vida eterna (Jo 3.16,36: 647), Quem ouve a palavra de Jesus e crê em Deus tem a vida eterna (Jo 5.24). Quando Lemos a Bíblia, encontramos a vida que só Jesus pode nos dar (Jo 5.39).

 

3.3. Fidelidade que aponta para cima e para o lado.

A fidelidade de um cristão que deseja servir a Jesus deve apontar para cima, em direção a Deus, e também para o lado, em direção ao seu irmão. Nossa fé aponta primeiro para Deus. Temos que olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). Temos também que exercer nossa fidelidade para com o nosso próximo, no sentido de nossa lealdade. Você precisa ser uma pessoa confiável, e o desenvolvimento dessa confiabilidade se dá pela ação do Espírito Santo em sua vida, É possível, sim, ser fiel a Deus e também às pessoas, Com a ajuda do alto, viveremos uma vida cristã vitoriosa.

 

PARA CONCLUIR

Nesta última lição do trimestre, tratamos sobre a fidelidade do cristão e dos desafios de viver uma vida cristã autêntica. Aceitar o convite de Jesus implica renunciar e abdicar de muitas coisas por amor ao Senhor; E, assim como se conhece uma árvore por seu fruto, também se conhece um cristão fiel por sua expressão de amor, pelo fruto do Espirito e pela prática da Palavra. Quem assim o faz, recebe cem vezes mais aqui e, no porvir, a vida eterna.

 

HORA DA REVISÃO

1. De acordo com nossa Lição de hoje, como podemos ser um cristão fiel?

2. Conforme o que aprendemos hoje, o que é negar a si mesmo?

3. Explique a expressão bíblica “tomar a cruz a cada dia", de acordo com o que aprendemos na lição.

4. A nossa fé deve apontar primeiro para quem?

CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

***

Post Bottom Ad