Subsídio Adolescentes lição 7: O Amor é Doador - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio Adolescentes lição 7: O Amor é Doador

Subsídios lição 7 do 3° trimestre de 2023Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe Adolescentes.

I. O Significado da Oferta

Ofertar é um ato de gratidão, presente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

1. Contexto Histórico

A oferta não era exclusiva do povo de Israel, mas uma prática comum em várias culturas (Malaquias 1:11).

Diversos povos ofereciam sacrifícios de animais, cereais, grãos e dinheiro como expressão de devoção (Levítico 2:1-2).

2. Lições Aprendidas

🛑Revela a inclinação natural do ser humano para a religiosidade (Atos 17:27).

🛑Demonstra que a prática de oferecer presentes à divindade existe desde a antiguidade (Provérbios 3:9-10).


3. A Oferta como Expressão de Gratidão

A prática da oferta tem raízes na relação íntima entre o ser humano e Deus.

4. Vínculo Criador-Criatura:

👉 O homem foi formado do pó da terra e recebeu a respiração de Deus (Gênesis 2:7).  Essa ligação natural cria o desejo de estar próximo ao Criador e reconhecer a dependência dEle (Tiago 4:8).


5. A Prática Atual da Oferta

👍 Enquanto antigamente os sacrifícios de animais eram comuns, hoje as ofertas à Casa de Deus assumem outras formas.

👍 Nos dias atuais, as ofertas à Casa de Deus envolvem suprimentos e contribuições financeiras (1 Coríntios 16:2).

👍 A manutenção da Obra de Deus é sustentada por ofertas que refletem a generosidade e a devoção (2 Coríntios 9:6-7).

Ao compreender o significado da oferta, percebemos que, mesmo em formas diferentes, a prática continua a ser uma expressão tangível de gratidão e devoção a Deus, conforme as Escrituras.

II. Ofertas e Dízimos na Bíblia

1.  Ofertas no Antigo Testamento:

• Abel e Caim: Abel e Caim ofereceram sacrifícios de animais e cereais como expressão de adoração (Gênesis 4:2-4).

• Abraão e o Dízimo: Abraão deu o dízimo a Melquisedeque como gratidão pela vitória em batalha (Gênesis 14).

• Significado do Dízimo: O dízimo, representando 10% do que recebemos, era uma prática observada por Abraão e o povo de Israel (Malaquias 3:10).


2. Ofertas e Manutenção Religiosa

• Função das Ofertas: Os sacrifícios no Tabernáculo e no Templo não eram apenas atos de adoração, mas também sustentavam a estrutura religiosa (Números 15:1-21).

• Cheiro Agradável a Deus: A Bíblia destaca que as ofertas eram como um cheiro agradável a Deus, estabelecendo um método divino para manter a fé e a comunhão (Êxodo 29:18; Números 15:3).


3.  Ofertas no Novo Testamento

• Paulo e as Ofertas: O apóstolo Paulo, em suas cartas aos filipenses, agradece pelas ofertas que receberam em momentos difíceis do seu ministério (Filipenses 4:15).

• Perfume Suave a Deus: Paulo descreve as ofertas como um perfume suave oferecido a Deus, um sacrifício agradável (Filipenses 4:18).


4.  Continuidade na Prática Atual

• Mudança nas Estruturas: Embora a estrutura religiosa no tempo de Paulo fosse diferente, o gesto de ofertar em agradecimento permanece relevante.

• Contribuição Necessária: Mesmo em condições contemporâneas, a necessidade de manter a administração das igrejas persiste, exigindo contribuições com ofertas e dízimos.

Ao explorar as Escrituras, percebemos que as ofertas e os dízimos, desde tempos antigos até os dias de hoje, têm um propósito significativo: manter a fé, a comunhão e a sustentabilidade das atividades religiosas.

III. Dízimo no Novo Testamento

1.  A Base Bíblica:

• Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."


2. A Prática do Dízimo no Novo Testamento

• 1 Coríntios 16:2: "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em sua casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam as coletas quando eu chegar."


3. O Propósito da Generosidade

• 2 Coríntios 9:6-7: "Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."


4. Bênçãos na Prática da Generosidade

• Lucas 6:38: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo."


5.  O Exemplo de Paulo e a Igreja de Filipos:

• Filipenses 4:15: "Sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente."

 

Conclusão

O Novo Testamento, ao contrário de abolir a prática do dízimo, reforça a importância da generosidade e do suporte financeiro à obra do Senhor.

Em Mateus, Jesus destaca a necessidade de equilibrar a prática do dízimo com o juízo, a misericórdia e a fé. A recomendação de Paulo em 1 Coríntios 16:2 estabelece uma prática regular de contribuição, enquanto 2 Coríntios 9:6-7 enfatiza a alegria e a generosidade na doação.


Ao entendermos que a generosidade traz bênçãos e que o ato de dar está ligado ao amor e à confiança em Deus, podemos seguir o exemplo da igreja de Filipos, que foi notável em sua prontidão para contribuir.


Dízimar, no contexto do Novo Testamento, não é apenas um ato financeiro, mas uma expressão de fé, gratidão e participação ativa na expansão do Reino de Deus.

Por Subsídios Dominical

 


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Post Bottom Ad