Lição 4 A questão da fé na Carta aos Hebreus - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 4 A questão da fé na Carta aos Hebreus

2023 – CPAD

Título: Grandes Cartas para Nós

Revista: do Professor

Comentarista: Rafael Luz

 

LEITURA BÍBLICA

Hebreus 11.1-6

 

A MENSAGEM

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. Hebreus 11.6

 

Devocional

Segunda » Hc 3.17,18 

Terça » 2 Co 5.7

Quarta » 1 Jo 5.4 

Quinta » Rm 4.16-22 

Sexta »Tg 1.3 

Sábado » Rm 14.23

 

Objetivos

EXPLICAR o conceito bíblico de FE;

APRESENTAR a galeria dos heróis da fé;

DESTACAR a importância da fé na vida do cristão.

Ei Professor!

Querido (a) Professor(a), subscrevo as palavras do irmão Luaran Lins, em seu livro “Chamados para liderar”, que trata sobre liderança na atualidade. “Se o líder não ama o povo que lidera, se está no cargo apenas por posição e status, e busca apenas reconhecimento humano e promoção pessoal, está fadado ao fracasso. E o que a juventude cristã espera de seus líderes na atualidade? Eles querem ver em seus líderes as atitudes de Cristo. Querem ser compreendidos sem julgamento, mas com mãos estendidas para ajudá-los nos seus dilemas. Esperam líderes que tenham visão do Reino, que sejam exemplo, amigos e confiáveis". Não se esqueça, você é o líder da sua classe!

 

Ponto de Partida

No segundo tópico, falaremos sobre os “heróis da fé”, citados no capítulo 11 de Hebreus. Após explanar o assunto, peça aos alunos que citem alguns homens e mulheres conhecidos por eles que sejam exemplos de fidelidade a Deus atualmente. Pode ser da igreja local, da família ou algum conhecido. A finalidade é mostrar que homens e mulheres de Deus não são relíquias do passado. Em todo tempo Deus tem seus fiéis espalhados sobre a terra, cujas vidas são inspirações para os crentes. Diga que eles podem ser um modelo para outros jovens, verdadeiros heróis da fé do nosso tempo. Boa aula!



 

Vamos Descobrir

Fé é algo essencial para vida humana e indispensável para o relacionamento com Deus. Nós vivemos em uma sociedade que valoriza as idéias científicas, a matemática e tudo aquilo que é concreto. Por isso, muitas vezes, as pessoas que vivem com fé são alvo de críticas e até de “brincadeiras” humilhantes. Isso acontece porque a fé não pode ser percebida ou compreendida por àqueles que não andam com Deus. Mas, nós, cristãos fiéis, caminhamos por fé!

 

Hora De Aprender

 

I - O QUE É FÉ?

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos [...]” (Hb 11.1). Precisamos entender que fé não é “confiança em si mesmo", “pensamento positivo” ou “salto no escuro”. A fé, como descrita pelo escritor bíblico, é uma confiança inabalável no caráter de Deus e em sua Palavra, isto é, porque Deus falou, então, nós acreditamos. Essa confiança é fruto da convicção de que Aquele que prometeu irá cumprir o que disse no tempo determinado, pois Ele é fiel, justo, verdadeiro e imutável (Nm 23.19; Sl 145.17; Ml 3.6; Tg 1.17;). É com base no caráter de Deus que a nossa fé descansa tranquilamente e espera confiantemente.

 

A fé é a “prova de que existem coisas que não podemos ver" (Hb 11.1), mas que em breve desfrutaremos, pois foram prometidas pelo nosso Deus, como, por exemplo, podemos citar o céu, pois embora nunca tenhamos visto o local do trono de Deus, pela fé aguardamos ansiosamente pelo dia que estaremos lá. Ter fé é crer nas promessas de Deus sobre o futuro, ainda que existam circunstâncias adversas do presente. Isso é muito mais do que um mero reconhecimento da sua existência de Deus, pois é pela fé que mantemos um relacionamento pessoal e dinâmico com Ele.

 

I - AUXÍLIO DIDÁTICO

“O substantivo grego pistis, traduzido aqui como ‘fé’, ocorre 243 vezes no Novo Testamento; 30 vezes somente em Hebreus, sendo que, somente no capítulo 11, há o registro dessa palavra 24 vezes. A palavra grega hypostasis, traduzida aqui (Hb 11.1,2) como ‘fundamento’, tem, no texto grego, o sentido de certeza, garantia e segurança. Neste sentido, era usada como atestação ou garantia de uma propriedade. Para o autor, a fé era como ter em mãos um documento que atestava a posse de determinado objeto. E mais: a fé é a convicção das coisas que não se viam. O termo grego elenkos, traduzido aqui como 'prova’, mantém o sentido de evidências’ (GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD,2017, p.107).

 

II - GRANDES EXEMPLOS DE FÉ

O capítulo 11 da Carta aos Hebreus é dedicado a homens e mulheres de fé do Antigo Testamento. Trata-se de pessoas que escolheram obedecer a Deus. Esse capítulo cita Abel, que teve seu sacrifício aprovado por Deus mediante a fé (11.4); Enoque, que demonstrou sua fé caminhando com Deus (11.5,6); Noé, que construiu a arca porque creu em Deus (11.7); Abraão, que obedeceu por causa da fé (11.8-11); Isaque, Jacó e José que seguiram também no mesmo caminho do patriarca (11.20-22); Moisés, que buscou justiça por fé, apesar dos riscos envolvidos (11.23-28); o povo de Israel, que experimentou o poder de Deus (11.29,30); Raabe, que demonstrou sua fé recebendo os espias de Israel (11.31); e homens como Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, que demonstraram sua fé de forma radical, chegando a arriscar suas vidas (11.32-38). Você conhece a história de todas essas pessoas? Durante os próximos dias, separe um tempo para ler na Bíblia os desafios que esses homens e mulheres venceram por meio da fé.

 

O autor concluiu o capítulo afirmando que “todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido" (Hb 11.39). Ou seja, embora eles tenham obtido bom testemunho por causa da fé, não obtiveram a concretização da promessa principal de Deus para a humanidade: os “heróis da fé” não viram o Messias e não participaram da Nova Aliança. Isso porque, “Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas" (Hb 11.40). 

 

Tal plano envolvia a todos, os da Antiga e os da Nova Aliança; os do passado, do presente e do futuro; eles precisavam esperar por nós. Pois, Deus estava e continua preparando para si um povo todo seu. E todos nós desfrutaremos do cumprimento pleno dessa promessa, quando o Senhor vier arrebatar a sua Igreja, pois juntos adentraremos as regiões celestiais (1 Ts 4.15-17).

 

Hoje, nós cristãos, também podemos viver experiências extraordinárias com Deus. Pela fé você pode receber o batismo no Espírito Santo, ter vitórias em batalhas espirituais, vencer as tentações que o Inimigo oferece, testemunhar curas, milagres, libertações e receber dons espirituais (Jo 14.12-14). A Bíblia declara que “com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo” (1 Jo 5.4).

 

II - AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Todas as pessoas mencionadas pessoalmente e aquelas que se fez alusão foram aprovadas por Deus pela fé. Estas pessoas esperavam uma época melhor e a salvação, mas não alcançaram a promessa de Deus. Naturalmente, elas viram algumas das promessas de Deus sendo cumpridas, mas não as promessas a respeito do novo concerto e do reino eterno prometido. Estas pessoas não viveram para ver a chegada do Reino, mas a sua cidadania futura estava garantida. Desta forma, elas foram capazes de suportar o sofrimento [...]. 

 

Sem dúvida, o autor surpreendeu os seus leitores com esta conclusão: estes poderosos heróisjudeus não receberam a recompensa plena de Deus porque morreram antes que Cristo viesse. No plano de Deus, tanto eles quanto os cristãos (que também estavam suportando grandes provações) seriam recompensados juntos. [...] Os crentes do Antigo e do Novo Testamento receberão o prêmio juntos. Não somos apenas um só no corpo de Cristo, juntamente com todos os que estão vivos, mas também somos um com todos aqueles que já viveram” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.635,636).

  

III - FÉ PARA SEGUIR EM FRENTE

O automóvel necessita de combustível para se movimentar; a vida humana de oxigênio para sobreviver; e o cristão de fé para seguir em frente. É inconcebível pensar em um discípulo de Jesus que não confia em Deus e em sua Palavra. Sempre que essa relação de confiança é abalada - seja pelas mentiras de satanás, pelas seduções do mundo, pelas adversidades da vida ou pelo pecado pessoal - é porque há algo de errado em nossa espiritualidade. Foi assim com Pedro quando negou conhecer a Jesus (Lc 22.54-62); com Judas, ao traí-lo (Mt 26.14-16); com Demas, ao se apaixonar por este mundo (2 Tm 4.10), e com tantos outros.


A Bíblia revela que somos salvos pela graça mediante a fé (Ef 2.8), justificados pela fé (Rm 5.1), que vivemos pela fé (Hc 2.4; Rm 1.17; 2 Co 5.7; Hb 10.38) e que vencemos o mundo pela fé (1 Jo 5.4), portanto ela é indispensável. Mas o que podemos fazer quando nos faltar fé? É comum ao cristão viver momentos em que sua fé é provada. Em fases assim não podemos desistir de acreditarem Deus.Três práticas que ajudam a fortalecer a fé é ler ainda mais a Bíblia, aumentar os períodos de oração e se recordar de milagres e promessas que Deus já fez no passado. Uma alternativa importante é procurar um (a) conselheiro (a). Conversar com uma pessoa mais experiente e mais madura espiritualmente irá ajudar a vencer dúvidas pessoais. E, assim como os apóstolos fizeram, sempre que necessário, devemos pedir ao Senhor que aumente a nossa fé (Lc 17.3-5).

 

III - AUXÍLIO DEVOCIONAL 

“O processo de amadurecimento da nossa fé requer tempo e disciplina. A comunicação diária com Deus, através da oração e do estudo de sua Palavra, produz maturidade. Quando formos maduros em nossa fé, não seremos desviados ou facilmente abalados pelas tentações ou pelas preocupações deste mundo. Se você se encontra discutindo questões de estilo de vida, fé, dons espirituais, e os tempos do fim, você pode ser espiritualmente imaturo. Não se contente em permanecer como um bebê espiritual. O que você pode fazer para crescer na fé? [...] 

 

A Bíblia, do princípio ao fim, é um livro que está relacionado à fé. Muitos creram em Deus e receberam bênçãos multiplicadas na terra. Outros creram em Deus e foram perseguidos, torturados e martirizados por causa de sua fé. Deus espera que o seu povo vá até Ele com fé, e viva pela fé, independente das circunstâncias ou das consequências. A fé é a firme confiança em Deus e em suas promessas. A maior promessa de Deus é que as pessoas podem ser salvas do pecado e ter a vida eterna através de Cristo.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal Vol 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.583).

 

CONCLUSÃO

A é mais do que um conjunto de crenças intelectualmente coerentes. Fé é a confiança no caráter de Deus e em sua Palavra; é a convicção de que Deus cumprirá todas as suas promessas, independente das circunstâncias. Fortaleça sua fé dia a dia através do conhecimento da Palavra e de uma vida de oração.

VEJA AS PRÓXIMA LIÇÕES

Lição 5 Vamos conhecer a Carta de Tiago – Clique Aqui

Lição 6 Aprendendo com a Carta de Tiago – Clique Aqui

LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas

👍Bem-vindo (a) à nossa página de vendas de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!

🔍Aqui, você encontrará uma biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui


Informações Aqui

***

Informações Aqui
***


Post Bottom Ad