Lição 11 - A Importância da Fé (Classe Adolescentes) - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


Lição 11 - A Importância da Fé (Classe Adolescentes)

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2024 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Efésios 2.8-10

MENSAGEM

“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” Hebreus 11.6

DEVOCIONAL

Segunda » 1 Co 13.13

Terça » Hb 11.4

Quarta » Lc 17.19

Quinta » Rm 4.3

Sexta» Mt 17.20

Sábado » Hb 11.1

OBJETIVOS

DEFINIR o que é fé;

MOSTRAR por qual razão a fé é importante para o crente em Jesus;

EXPLICAR como desenvolver a fé em Deus.

🔍VEJA TAMBÉM – Clique 👇

🎯 Lições classe Adolescentes:

Lição 4 - Uma promessa, uma esperança

Lição 5 - A missão de Israel no plano de Deus

Lição 6 - O nascimento que mudou a história

Lição 7 - O que Jesus fez na cruz

Lição 8 - O novo nascimento e a justificação

 

🎯 Lições classe Jovens:

Lição 07 – O quarto sinal: A multiplicação dos pães

Lição 08 – O quinto sinal: Jesus anda sobre o mar

Lição 09 – O Sexto sinal: A cura de um sego de nascença

Lição 10 – Jesus o Bom Pastor

🎯 Lições classe Adultos:

7)A Bíblia transforma pessoas

8) A Lei e os Evangelhos revelam Jesus

9) As Histórias e as Poesias falam ao Coração

10) As Profecias despertam e trazem esperança

11) Lucas-Atos: O Modelo Pentecostal para hoje

EI PROFESSOR

Nós somos cristãos e, como a Bíblia diz “ vivemos pela fé e não pelo que vemos” (2 Co 5.7). Algumas vezes, amigos e familiares não cristãos podem estranhar nosso comportamento, princípios e atitudes. Isso acontece porque eles não compartilham da mesma cosmovisão. Você já se deparou com alguém questionando suas escolhas ou sua inteligência ou até mesmo sua “saúde mental” por acreditar na existência de um Deus? Você, em algum momento, ficou sem resposta para esse tipo de ataque à sua fé? Bem, passar por isso não é fácil. Porém, sabemos que nossa fé está muito bem fundamentada, na Palavra de Deus e no relacionamento pessoa que temos como Senhor. Cremos em um Deus invisível, porém forte, poderoso e presente.

PONTO DE PARTIDA

Nesta lição vamos tratar profundamente sobre um aspecto fundamental da nossa espiritualidade: a fé. Jesus disse que se tivéssemos fé “como um grão de mostarda”, milagres aconteceriam (Mt 17.20, Lc 17.6). Tendo essa palavra em perspectiva, propomos que você inicie a lição distribuindo sementes de mostarda entre os alunos. Mostre, também, a fotografia de um pé de mostarda. — Você pode adaptar a dinâmica utilizando qualquer outra semente. Depois leia em voz alta Mateus 17.20. E pergunte aos alunos o que eles entenderam da mensagem de Jesus. Permita que cada aluno (a) compartilhe suas impressões. Após, introduza sua aula falando sobre o poder da fé no Deus Todo-Poderoso.

VAMOS DESCOBRIR

Hoje trataremos de um tema que muitas vezes é ignorado: a fé. Alguns zombam daqueles que acreditam que há um Deus no Céu e vivem para obedecê-lo. Nesta Lição veremos a importância da fé para o cristão e vamos descobrir como podemos desenvolvê-la. Preste bem atenção porque, certamente, você aprenderá argumentos para defender seu jeito de viver como cristão.

Hora de Aprender 

I – O QUE É FÉ?

1- Uma certeza.

Para você, o que é fé? A Bíblia apresenta uma linda definição: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1). Ela é a plena confiança de que Deus está no controle de tudo; pela fé cremos que a Palavra de Deus é verdadeira; por ela temos absoluta confiança nas providências do Pai.

 

2- Uma segurança no caminho.

A fé não é um absurdo; ela não é sinal de falta de inteligência ou razão. Ao contrário, como afirma um grande teólogo, é “impossível crer sem pensar”. Entretanto, a fé é maior que a razão, e justamente por isso, para alguns, ela pode parecer loucura. E por que a fé não é “um absurdo”? Porque ela vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Assim, o ponto inicial da fé é a Palavra de Deus. Dessa forma, pode-se resumir assim: crer é acreditar que aquilo o que Deus diz é verdade! Então, você está disposto a crer, apesar de, às vezes, parecer loucura para os homens?

 

I – AUXÍLIO DIDÁTICO

“Neste capítulo (Hebreus 11) tão conhecido e maravilhoso, a fé é explicada como sendo o firme fundamento de que as coisas que se esperam irão acontecer. A fé inicia-se quando se crê no caráter de Deus, ou seja, que Ele é quem diz ser. A Fé culmina com a crença e a confiança nas promessas de Deus, ou seja, que Ele irá fazer o que diz que irá fazer. Para os crentes, no entanto, a ‘esperança’ é um desejo baseado na certeza, e a certeza está baseada no caráter de Deus. A fé é a prova das coisas que se não veem, significando que nós temos a plena confiança de que Deus irá cumprir as suas promessas, mesmo que ainda não vejamos nenhuma evidência. Nestas promessas, estão incluídas a vida eterna, as recompensas futuras, o céu, e assim por diante. A fé considera que estas coisas são tão reais quanto o que pode ser percebido com os olhos. Esta convicção sobre as promessas não visíveis de Deus permite que os cristãos perseverem na sua fé, independentemente da perseguição, da oposição, e das tentações” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 629).

 

II – POR QUE A FÉ É IMPORTANTE?

1- A salvação é pela fé.

Jesus Cristo pagou com a própria vida a nossa dívida com Deus e, quando o aceitamos, pela fé, somos salvos. Portanto, recebemos a salvação pela Graça. Assim, sem fé em Jesus ninguém poderá chegar ao Céu. A Bíblia diz que Jesus nos deu a fé (Jd v. 3) e a “aperfeiçoou” (Hb 12.2). Ele fez isso tudo para que fôssemos seus amigos para sempre (Tg 4.4). Como o Senhor é bom!

 

2- A fé nos impulsiona ao bem.

A Fé nos leva a fazer coisas boas como, por exemplo, orar, ler a Bíblia, falar a verdade, buscar a justiça e ser bondoso com o próximo (Ef 2.8-10). Assim, a fé e as boas ações caminham de mãos dadas (Tg 2.26). E, por esse motivo, o apóstolo Tiago fala que a fé sem obras é morta, pois é através das obras que demonstramos a nossa fé (Tg 2.18); pelas nossas atitudes damos testemunho do poder transformador de Deus.

 

3- A fé nos conduz ao futuro.

Além de tudo isso, a fé em Deus nos Leva para lugares altos na vida cristã. Ela é o portão para o futuro. O que seria de Abraão, Moisés, Davi e Paulo sem a fé? Resposta: seriam homens que nunca experimentaram o melhor de Deus. Mas como eram homens de fé, o Senhor escreveu seus nomes na história (Hb 11.8,24 e 32). Siga o exemplo deles, guarde a Palavra de Deus no seu coração, preserve sua fidelidade e você verá como a sua fé irá impactar o seu futuro.

 

II – AUXÍLIO DIDÁTICO

“Arriscamos tudo de mais precioso em nossas vidas em promessas feitas. E espera-se que as promessas sejam mantidas — por nossos pais, cônjuges e amigos. Assim, quando se trata de esperar no compromisso de Deus para conosco, é como em qualquer outro relacionamento. Sabemos que fixar nossas esperanças em promessas sempre se resume a uma coisa no final: confie na pessoa que prometeu. Quanto mais confiamos em quem fez a promessa, mais confiança e esperança temos de que a promessa será mantida. E por isso que, para as pessoas de fé, conhecer a Deus é o mais importante […]. Ele nos dá razão para acreditar que aquilo que promete é um compromisso no qual podemos confiar. Uma das afirmações mais enfáticas nas Escrituras é ‘Não te deixarei, nem te abandonarei’. No grego, o versículo contém dois negativos duplos, como se dissesse ‘Eu nunca, nunca mesmo, irei abandoná-lo’.

 

Uma promessa como essa significa que não devemos nos sentir culpados se duvidarmos? Não. Nossas dúvidas estão apenas nos dizendo que não conhecemos aquele que fez a promessa bem o suficiente para confiarmos na promessa […]. Quando colocamos nossa esperança em um Deus que não podemos ver, ouvir ou tocar, estamos vivendo pela fé. E até a fé tão pequena quanto uma semente minúscula pode realizar feitos poderosos. É por isso que as pessoas de fé, não importa quanta fé elas tenham, depositam a confiança no fato de que o Criador do universo cumpre suas promessas’’ (PARROT.T, Les. Você é Mais Forte do que Pensa.l0 ed„ Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 56, 57).

 

 

III – DESENVOLVENDO A FÉ

1- Fé x Sentimentos.

É muito comum que em algum momento da caminhada cristã surjam dúvidas e incertezas. Isso pode acontecer porque o ser humano tende a se mover pelos sentimentos, e, por isso, tem a necessidade de sentir alguma sensação para confirmar sua fé. Embora os sentimentos sejam importantes para experimentar a presença de Deus, não podemos, porém, confundi-los com a fé. Esta deve estar baseada na plena confiança que temos no Senhor (Hb 11.1). Ela também é confirmada pelo Espírito Santo na vida do crente (1 Co 2.11,12). Por tanto, se apoie na segurança das Escrituras e no poder de Deus. Assim, é possível ter uma experiência viva com o Deus da Palavra (Rm 10.17).

 

2- Crescendo na fé.

A Fé é fundamental e ela cresce quando enraizados em nossos corações a verdade bíblica. Ou seja, quando buscamos profundamente os desígnios do Pai e colocamos em prática os seus princípios. Assim, da mesma forma que uma semente de mostarda cresce (Mt 13.31,32), nossa fé também deve crescer. Esse processo acontece quando a vida do crente é alicerçada no estudo da Palavra de Deus e no relacionamento com o Senhor por meio da oração.

Escola Dominical Adolescentes - CPAD | 1° Trimestre de 2022 | Título: A História da Salvação | Lição 11: A Importância da Fé| Subsídios Dominical

 

 

III – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Os discípulos disseram a Jesus: ‘Acrescenta-nos a fé’. Jesus não respondeu diretamente o que eles diziam, porque a quantidade de fé não é tão importante quanto a sinceridade. O que é a fé? É a completa dependência de Deus e a vontade de fazer a sua vontade. Um grão de mostarda é pequeno, mas está vivo e cresce. Como uma semente minúscula, uma pequena quantidade de fé sincera em Deus irá criar raízes e crescer. Os apóstolos não precisavam ter mais fé; uma pequena semente de fé era suficiente, se estivesse viva e crescendo. Jesus mostrou uma amoreira e disse * que até mesmo um pouco de fé conseguiria arrancá-la e lançá-la ao mar. As amoreiras crescem até grandes alturas (quase 12 metros).

 

O Evangelho de Mateus registra um ensinamento semelhante a este, quando Jesus disse que se poderia dizer a um monte que se jogasse ao mar (Mt 21.21). É o poder de Deus e não a fé em que arranca árvores e move montanhas, mas a fé precisa estar presente para que Deus possa trabalhar. Mesmo uma pequena semente de fé é suficiente. Existe grande poder mesmo numa pequena fé, quando Deus está presente” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. CPAD, 2010, p. 429,430).

 

CONCLUSÃO

Aprendemos hoje sobre a importância da fé para a nossa vida. Através dela compreendemos que Jesus nos ama, morreu por nós e um dia voltará, a fim de nos levar para junto dELe para sempre. É pela fé que entendemos que Ele deseja sempre o melhor para nós e, por isso, devemos confiar plenamente no Seu poder e em Sua vontade, que é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2). Creia em Deus e você verá o sobrenatural!


PENSE NISSO

Quando lemos na Bíblia declarações como “sem fé ninguém pode agradar a Deus” (Hb 11.6) ou “o justo viverá da fé” (Hb 10.38 – ARC), percebemos a relevância do tema. Não foi em vão que os discípulos de Jesus pediram: “— Aumente a nossa fé” (Lc 17.5). E você, tem muita fé? Se não, peça a Deus, que Ele lhe dará!

Leituras para Aprofundar

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

Post Bottom Ad