Lição 6 O nascimento que mudou a História - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 6 O nascimento que mudou a História

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2022 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Mateus 1.18-25

MENSAGEM

"Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei.”

Gaiatas 4.4

👇 VEJA TAMBÉM 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições da classe dos ADOLESCENTESAqui

DEVOCIONAL

Segunda» Lc 1.34,35

Terça» Lc 2.6,7

Quarta » Lc 2.10

Quinta» Lc 2.13,14

Sexta» Lc 2.20

Sábado» Mt 2.10,11

OBJETIVOS

» ENSINAR a história do nascimento de Jesus;

» EXPLICAR o diferencial do nascimento do messias;

» APONTAR as mudanças que ocorreu no mundo após o seu nascimento.

EI PROFESSOR

VEJA TAMBÉM:

Lição 3 - Pecado: a maior pandemia da história

Lição 4 - Uma promessa, uma esperança

Lição 5 - A missão de Israel no plano de Deus

Jesus nasceu em um dia que parecia comum, numa cidade pequena, mas de grande relevância histórica, visto que Davi também viveu na mesma região.

Ele veio ao mundo em um estábulo e seu berço foi uma manjedoura; as testemunhas foram pastores de ovelhas que trabalhavam nos arredores. José e Maria, as pessoas escolhidas para criá-lo, eram pobres e viviam de um jeito modesto.

 

O cenário rural e a humildade das pessoas envolvidas no maior evento da história humano testemunha algo sobre a forma como Deus trabalha: Ele pode fazer grandes coisas em qualquer lugar. Assim, vemos que, murtas vezes. Deus age de maneira que ninguém espera.

PONTO DE PARTIDA

O nascimento de Jesus foi marcado pela presença de anjos, que eram súditos do bebê e vieram adorá-lo. Na Terra, os pastores também trouxeram sua adoração. No Oriente, sábios e estudiosos, viram, pelo fulgor de uma estrela, que o Rei havia nascido e também vieram adorá-lo.

 

Assim, no maior evento histórico de todos os tempos, o Céu (anjos), Israel (pastores), a natureza (estrela) e as nações gentílicas foram convocadas por Deus para adorar o Rei. O que isso nos ensina? Nós também devemos honrar a história desse nascimento e celebrar o dia que nosso Deus se despojou da Sua Glória para ser um simples humano. O seu nascimento marcou a grande virado de página na relação da humanidade com Deus.

 

VAMOS DESCOBRIR

Estudar sobre o nascimento de Jesus é muito necessário, principalmente porque, ainda hoje, alguns defendem que Jesus nunca existiu. Mas isso é mentira do Diabo! Nesta aula veremos o que aconteceu quando Jesus nasceu e a importância do seu nascimento para o mundo.

Hora de Aprender

I – O MESSIAS É ANUNCIADO

1- Maria aceita a missão.

A história do nascimento de Jesus começa com o chamado da jovem Maria. Ela estava noiva de José e morava em uma aldeia simples e pequena chamada Nazaré. Ela recebeu a visita de um anjo, o qual lhe disse que seria a mãe do Salvador, o rei de Israel. Essa virgem aceitou o encargo sem duvidar e apenas perguntou como o milagre ocorreria, ao que o anjo Gabriel respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra” (Lc 1.35). Essa resposta foi suficiente para ela se entregar por completo ao propósito de Deus.

 

2- José aceita a missão.

José, o noivo de Maria, era um homem justo e quando soube que sua noiva iria ter um bebê escolheu romper o noivado secretamente, a fim de protegê-la das sanções sociais. Esse plano foi abandonado quando ele teve um sonho especial, no qual um anjo lhe disse que não tivesse “medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo” (Mt 1.20).


I – AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Estimado professor, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, quando as pessoas decoram as casas, as ruas e as lojas com “Papai Noel” e árvore de Natal. Você já se perguntou de onde vêm essas tradições? Você acha que essas imagens ilustram verdadeiramente o sentido do Natal? Sabemos que não! Assim, é importante que nesta aula você conduza os alunos em uma reflexão sobre a noite do nascimento de Jesus. O objetivo é desmistificar as informações equivocadas sobre esse tema e ensinar a visão bíblica desse maravilhoso acontecimento. Com esse propósito, divida a classe em três grupos, os quais devem responder à duas perguntas:

 

1) Você acha que Jesus realmente nasceu dia 25 de dezembro?

2) Você acha que “papai Noel” é uma figura histórica ou uma lenda?

Distribua as perguntas a cada um dos três grupos, a fim de que apresentem, em, no máximo, cinco minutos, as respostas às questões levantadas.

 

II – O NASCIMENTO DE UM REI

1- Uma estrela brilhou.

Quando chegou o tempo de Jesus nascer, Deus fez uma estrela brilhar no céu. Esse fato foi tão grandioso, que uns homens do Oriente, que estudavam as estrelas, entenderam que aquilo era um sinal do nascimento do rei de Israel. Assim, eles viajaram até Jerusalém para tentar encontrar Jesus. Eles se dirigiram ao palácio do rei Herodes procurando o bebê. Entretanto, nem ele, nem ninguém na corte sabia do nascimento de Jesus. Eles continuaram procurando.

 

Guiados pela estrela, eles partiram de Jerusalém e chegaram em Belém. Então, “entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11). Observe-se que Jesus nasceu na manjedoura de uma estrebaria (Lc 2.7). Mas os visitantes do Oriente o encontraram numa casa. Isso nos dá o entendimento que essa reunião aconteceu algum tempo depois.

 

2- Pastores são testemunhas.

O nascimento de Jesus foi especial. Naquela noite, uns pastores estavam no campo com suas ovelhas quando, de repente: “um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores” (Lc 2.9). Então, o anjo anunciou que o Messias tinha nascido. “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!” (Lc 2.11). No mesmo instante, apareceu junto com o anjo o exército celestial, cantando hinos de louvor a Deus (Lc 2.13). Diante dessa visão celestial, os pastores foram até Belém e encontraram Jesus e sua família. Era um quadro de extrema simplicidade e aparente desprezo: um bebê, sem conforto, apenas enrolado em panos, deitado numa manjedoura (que era o local de colocar comida para animais). O Filho de Deus, o Rei dos Reis e Senhor dos senhores teve um nascimento simples e a Bíblia explica o motivo: “Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele” (2 Co 8.9).

 

II – AUXÍLIO DIDÁTICO

Ninguém sabe a data do nascimento de Jesus. O dia 25 de dezembro foi escolhido como dia do aniversário “oficial” por coincidir com a festa judaica do Hanuká (chislev 25), que é a festa da luzes [que dura oito dias e celebra o milagre da multiplicação do óleo sagrado do Menorah, que ocorreu quando os Macabeus conquistaram Jerusalém e consagraram o templo novamente]. O fato de haver ovelhas nas montanhas de Belém indica que Jesus nasceu perto da Páscoa, porque as ovelhas eram mantidas nos montes de Belém para fornecer cordeiros para a Páscoa em Jerusalém. O fato de não haver lugar para Jesus nascer numa kataluma, um alpendre rústico que servia de abrigo, o qual era também armado para os peregrinos que não encontravam um leito na cidade na época da Páscoa, é evidência adicional Em vista de Deus ter enviado seu Filho ‘na plenitude dos tempos’ (Gl 4.4), e toda a sua vida estar ligada à imagem de ovelhas, algumas pessoas acham que Páscoa teria sido a época mais apropriada para o nascimento” (GOVER, R. Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.128).

 

III – O NASCIMENTO QUE FEZ A DIFERENÇA

1- Nascido para dividir a História.

Depois que Jesus nasceu, o mundo nunca mais foi o mesmo. A luz de Deus brilhou sobre toda a humanidade (Is 9.2). A vida de Jesus e seus ensinamentos serviram (e servem) de inspiração para muita gente, até mesmo para aqueles que não o servem. Ele marcou a história da humanidade, dividindo a linha do tempo. Ele foi e é responsável por haver esperança em cada cristão. As suas ações, exemplos e ensinamentos causam impactos até hoje em todos os povos. E nada mudará isso.

 

2- Nascido para mudar nossas vidas.

Jesus veio para fazer a diferença em nossas vidas. Ele veio para trazer vida em abundância (Jo 10.10), para aliviar nossas cargas (Mt 11.28-30) e ansiedades (1 Pe 5.7). Quantas vidas já foram transformadas por ele? É impossível contar. Quando aceitamos o Senhor Jesus, obedecemos aos seus mandamentos e permitimos que Ele opere em nosso viver, podemos desfrutar das bênçãos de uma vida com Deus. Somente nele é possível encontrar a verdadeira alegria, paz e descanso.

Escola Dominical Adolescentes - CPAD | 1° Trimestre de 2022 | Título: A História da Salvação | Lição 6: O nascimento que mudou a História| Subsídios Dominical

 

III – AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“A encarnação é um fato estupendo; é o mistério da Divindade, o grande milagre da fé cristã […]. Este foi um evento que ocorreu no tempo, com referência àquele que foi e continua sendo eterno. Existem, portanto, os contrastes sustentados: o Eterno entrou no tempo e tornou-se sujeito às suas condições; o Infinito tornou-se finito; […] o Invisível tornou-se visível; […] o Criador tornou-se a criatura; Deus tornou-se homem. Teria sido uma humilhação para o Filho de Deus tornar-se homem sob as condições terrenas mais ideais, por causa da discrepância entre a majestade de Deus, o Criador, e a humilde posição da criação mais dignificada. Mas não foi a um mundo ideal que Ele veio; foi a este mundo de pecado, de miséria, e de morte […]. A encarnação significa que o Filho de Deus assumiu a natureza humana em sua integridade primitiva, com todas as suas propriedades essenciais e limitações sem pecado, em união com sua pessoa Divina […]. Ele pensa, deseja e age como Deus; e Ele pensa, deseja e age como homem. ” (PFEIFFER, Charles F., VOS, Howard F„ e REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.640).


CONCLUSÃO

Jesus, sendo Deus, deixou sua glória e poder e, então, se fez ser humano. Ele nasceu em um país sem soberania, em uma família com pequenas posses, em um ambiente pouco confortável. Um recipiente onde os animais se alimentavam foi seu primeiro berço. — Você consegue imaginar isso?! Por seu grande amor, se fez pobre, a fim de que pudesse, pela sua vida e exemplo, enriquecer a muitos, salvando-nos da condenação.


VAMOS PRATICAR

1) Como aconteceu o anúncio do Messias à Maria?

Maria recebeu a visita de um anjo, o qual lhe disse que ela seria a mãe do Salvador, o rei de Israel.

2) Como os visitantes do Oriente encontraram o menino Jesus? Eles foram guiados por uma estrela que apareceu no céu.

3)  De que forma Jesus dividiu a história?

Ele foi e é responsável por haver esperança em cada cristão. E suas ações, exemplos e ensinamentos causam impactos até hoje em todos os povos.

Escola Dominical Adolescentes - CPAD | 1° Trimestre de 2022 | Título: A História da Salvação | Lição 6: O nascimento que mudou a História| Subsídios Dominical


VEJA TAMBÉM:

💡 Lições Bíblicas – Aqui

💡 Estudos Bíblicos – Aqui

💡 Artigos para Professores EBD – Aqui

💡 Notícias do Brasil e do Mundo – Aqui

📚 Veja nossos E-books - Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad