Lição 6 Aprendendo com a Carta de Tiago - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 6 Aprendendo com a Carta de Tiago

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 3° trimestre de 2023 – CPAD

Título: Grandes Cartas para Nós

Revista: do Professor

Comentarista: Rafael Luz

LEITURA BÍBLICA

Tiago 2.14-26

MENSAGEM

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Tiago 2.17

DEVOCIONAL

Segunda » 1 Jo 3.16-18

Terça» Tt 2.11-14

Quarta » Pv 15.1-4

Quinta » Pv 12.18

Sexta » 1 Sm 15.22

Sábado » 1 Pe 5.6-10

 

OBJETIVOS

ENSINAR que a fé precisa ser traduzida em ações concretas;

DESTACAR a importância do autocontrole na fala;

ESTIMULAR o relacionamento com Deus.

 

Ei Professor!

Em seu livro “Uma pedagogia para a educação cristã”, o pastor, pedagogo e teólogo pentecostal César Moisés diz que a “educação só acontece com intencionalidade. Ela pode até se processar em espaços diversificados, mas nunca desprovida de objetivos. Jesus assim ensinava e, se alguém quiser admirar-se ainda mais, até Ele passou pela experiência de ensinar e não obter êxito na atividade (Mt 15.16; Jo 8.27; 10.6; 12.16). Por isso, achar que estamos tendo sucesso e alcançando os alvos da Educação Cristã simplesmente por lidar com a Palavra de Deus é um simplismo que já não pode mais iludir os educadores cristãos”. Prepare-se para a aula!

 

Ponto de Partida

Inicie a aula com uma oração. Em seguida, recapitule a lição anterior, relembrando para a turma os aspectos gerais da Carta de Tiago.

 

Durante a exposição do primeiro tópico, apresente a questão da importância do cristão ter uma prática coerente com a sua fé. Abra um diálogo respeitoso sobre o tema e peça que os adolescentes compartilhem suas opiniões. Incentive a participação de todos e tenha sensibilidade para equilibrar as participações, ou seja. permitir que todos (extrovertidos e introvertidos) participem. Guie a conversa com sabedoria e prudência.

 

Vamos Descobrir

Na lição de hoje trataremos de três grandes desafios da fé cristã: a fé que se manifesta através das obras, o controle necessário da língua e a importância de nos relacionarmos com Deus. Você já experimentou dificuldades em algumas dessas áreas?

 

Hoje você terá a oportunidade de compartilhar sua experiência com os demais alunos na sala. Lembre-se de que compartilhar o que Deus está fazendo em sua vida pode encorajar seus amigos a manterem-se fiéis a Deus.

Hora de Aprender

 

I - EXPRESSANDO A FÉ EM AÇÕES

Você já imaginou um forno que não assa ou um tempero que não tempera? Ou ainda um celular que não faz ou recebe ligações e que não tem acesso às redes sociais? Assim também é a fé que não produz qualquer tipo de evidência concreta. Para Tiago, uma fé apenas intelectual, que mexe com a mente, mas não produz frutos, isto é, que não gera novas ações e escolhas, que não produz transformações nas relações, é uma fé improdutiva, sem valor, morta (Tg 2.17).

 

Precisamos fazer algo mais do que dizer que cremos em Jesus. A verdadeira fé em Cristo combinará, necessariamente, confiança profunda em Deus e frutos perceptíveis na vida do cristão. As obras funcionam como uma prova visível da nossa salvação (Mt 25.34-40) e quando feitas com a motivação certa, glorificam ao Pai celestial (Mt 5.16).

 

Paulo esclarece a relação entre salvação e obras afirmando que a salvação não é resultado de nossos esforços, mas que Deus nos "criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.9,10).

Nesse sentido, Tiago está dizendo que a fé se revela através de nossos atos; ou seja, a fé que dizemos ter é a fé que devemos demonstrar no dia a dia. O apóstolo utiliza dois exemplos do Antigo Testamento para fundamentar seu ensinamento: Abraão e Raabe (Tg 2.21-25). Ambos demonstraram sua fé através de atitudes concretas diante dos desafios da vida. Abraão evidenciou sua fé entregando seu filho em sacrifício a Deus (Gn 15.6, 22.1-3): Raabe provou sua fé abrigando os espias em sua casa (Js 2.4-14); ele colocou sua herança a serviço de Deus e ela pôs a vida em risco por causa de Deus. Porém, os dois fizeram suas escolhas por causa da fé que tinham no Deus verdadeiro.

 

Faça uma autoavaliação: o seu comportamento condiz com sua fé em Cristo? Algo precisa ser mudado? Permita que sua fé seja evidenciada através de obras concretas na sua vida diária, através de suas palavras, escolhas e amizades. Viva para glória de Deus!

 

I - AUXÍLIO DEVOCIONAL

“O homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. Muitos disseram que esta declaração contradiz a opinião de Paulo, que escreveu: 'O homem é justificado pela fé, sem as obras da lei’ (Rm 3.28). Na verdade, se tanto Tiago como Paulo tivessem usado a palavra ‘justificado’ da mesma maneira, este versículo contradiria o ensino de Paulo sobre a justificação somente pela fé. Mas, para Tiago ser justificado’ refere-se ao veredicto final de Deus sobre toda a nossa vida cristã, segundo o qual somos declarados justos por termos vivido uma vida que foi fiel até o final. Para Paulo, ser ‘justificado’ refere-se à concessão inicial da justiça depois que uma pessoa aceita Cristo. Para Tiago, ‘obras’ (aquilo que fazemos) são os produtos naturais da fé verdadeira; para Paulo, obra’ (obedecer à lei) é aquilo que as pessoas estão tentando fazer para ser salvas. Para Tiago, a fé sozinha é uma crença superficial em um conceito; não há nenhum comprometimento ou transformação de vida. Para Paulo, a fé é a fé salvadora - a fé que propicia uma união íntima com Cristo e que resulta na salvação e na obediência.” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Volume 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 676).

 

II - COMO SE COMUNICAR COM SABEDORIA?

Um dos temas abordados por Tiago é a sabedoria no falar. Para tal, precisamos aprender a controlar a nossa própria língua (Tg 1.26). Afinal de contas, quem nunca foi vítima ou vilão do impacto desastroso de uma palavra dita na hora errada ou da forma errada? Para ensinar sobre esse tema, Tiago faz algumas comparações:

 

1. A língua como freio e leme (Tg 3.3-5):

Como um freio é utilizado para controlar um animal selvagem e perigoso e um pequeno leme é usado para dar X direção a uma grande embarcação, assim também é a língua para a vida humana. Quando controlada, a vida é dirigida para um fim proveitoso. Porém, quando descontrolada, então, algo destrutivo pode acontecer. Através da forma como falamos, nós influenciamos e/ou somos conduzidos por nossos amigos, familiares e irmãos para o bem ou para o mal. A mensagem bíblica é clara: controle sua língua ou você será controlado por ela.

 

2. A língua como fogo e veneno (Tg 3.6-8):

Da mesma forma que uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta e apenas um pouco de veneno pode levar à morte, assim é a língua quando desgovernada; ela é capaz de gerar destruição por onde passa. Já observou como uma pequena fofoca pode desestruturar relações saudáveis? Cuidado com a língua; não permita que ela seja utilizada para propagar ódio, preconceito, calúnia, inveja ou qualquer outro pecado.

 

3. A língua como fonte e árvore (Tg 3.9-12):

Tanto a fonte de águas, quanto a árvore frutífera são abençoadoras. Como água ao sedento e fruto ao faminto, assim é a palavra apropriada, compartilhada na hora certa. Você já recebeu uma palavra ou um conselho abençoado? Você também pode ser usado por Deus dessa maneira.

Não é por acaso que a Bíblia diz: “o que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras’’ (Pv 18.21).

 

II – AUXÍLIO TEOLÓGICO



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

"Tiago está falando aqui da língua como um fogo que tem o poder de colocar em chamas, no sentido de destruição, todo o curso da existência de uma pessoa - '... inflama o curso da natureza...' (Tg 3.6b) -, porém, a Bíblia fala de um fogo santo, que incendeia positivamente nossa fala (Lc 3.16; At 2.2,3; 1 Ts 5.19), purificando-a, santificando-a, restaurando-a e tornando- -a canal de bênçãos Aliás, o próprio Tiago afirma que da língua pode proceder tanto a bênção quanto a maldição (no sentido de falar o bem e bendizer, e de falar o mal e maldizer), e adverte seus leitores a não viverem nessa inconstância, mas a terem suas línguas apenas como canais de bênção (Tg 3.9,10).

 

Ora, somente o Espírito Santo pode fazer isso, porque Ele vai até o centro do problema: o coração humano. Lembremos que ‘língua’ é uma expressão que se refere à linguagem, à fala, uma vez que a língua é apenas um veículo que expressa uma realidade interior, uma realidade que se encontra na mente, no coração do ser humano. O que determina se a língua será canal do mal ou do bem é o estado do coração da pessoa [...] tudo é uma questão de ter a nossa vontade, o nosso coração, controlados por Deus."

(DANIEL Silas & COELHO, Alexandre. Fé e Obras: Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro; CPAD, 2014, pp. 99-100).

 

III - ATITUDES DE ADOLESCENTES VITORIOSOS

A Carta de Tiago diz que “quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tg 4.4). Ele também aponta que, caso estejamos dispostos ser verdadeiros amigos de Deus, precisamos nos comprometer com 4 atitudes:

• Submeter-se a Deus (Tg 4.7), reconhecendo sua autoridade. Nada e nem ninguém pode assumir o trono que pertence a Deus em sua vida.

• Resistir ao Diabo (Tg 4.7). O principal objetivo do Inimigo é separar você de Deus. Não se esqueça de que ele é mentiroso (Jo 8.44) e enganador (2 Co 11.14). Resista à Satanás e diga NÃO às suas propostas enganosas e pecaminosas.

• Aproximar-se de Deus (Tg 4.8). Busque a Deus de todas as maneiras que você pode.

• Humilhar-se perante Deus (Tg 4.10). Admita sua dependência plena dEle.

 

III – AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra” (Tg 4.9,10).

"Nesses dois versículos (Tg 4.9-10), Tiago retorna ao tema dos versículos 6-7. Aquele que vai ao encontro de Deus deve vir com o coração arrependido e humilde. A exortação 'Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai’ (v.9), mostra a atitude correta em relação à infidelidade passada. Não é pecado ter um bom humor. O riso ao qual Tiago se refere era o riso impróprio e a folia do amigo do mundo, a diversão do tolo’. Ele tem em mente o amante do prazer de 5.5. Todas essas pessoas deveriam transformar sua folia em pranto. A palavra tristeza (katepheia) denota um olhar deprimente e triste. 0 autor conclama os 'pecadores a adotar a atitude do publicano. Ao publicano só restava confessar que era um pecador. Ele nem ao menos ousou levantar os olhos para o céu (Lc 18.13). Acerca da pessoa de animo duplo Tasker escreve: ‘Enquanto [...] o pecado estiver ativo na vida do crente e estiver operando a sua destruição na vida de outras pessoas, o pranto de penitência [...] deve estar entre os sentimentos mais profundos do cristão ” (Comentário Bíblico Beacon: Hebreus a apocalipse. Volume 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.185).

 

CONCLUSÃO

Mostrar a fé através das obras é o compromisso básico de todo cristão. Uma vida sob o controle do Espírito Santo tem frutos no falar, no agir e nos relacionamentos. Lembre-se: você é sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14).

 

Pense Nisso

Aprender a ouvir e a falar respeitosamente é um exercício que todos os cristãos devem praticar, pois somente assim seremos capazes de usar nossas palavras com sabedoria para edificar as pessoas. Pense: você precisa melhorar seu jeito de falar? Se sim, como você pode fazer isso?


LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas

👍Bem-vindo (a) à nossa página de vendas de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!

🔍Aqui, você encontrará uma biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui


Informações Aqui

***

Informações Aqui
***


Post Bottom Ad