Lição 7 - POSSO JEJUAR E ORAR (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 7 - POSSO JEJUAR E ORAR (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus

★SEG. Mt 4.2  Jesus jejuou quarenta dias

★TER. Mc 2.18 Os discípulos de João jejuavam

★QUA. Mt 17.21 O jejum e a oração contra o mal

★QUI. Mt 6.9-13 Jesus ensina a respeito da oração

★SEX. Mt 26.36 Jesus ora no Getsêmani

★SÁB. Mt 9.28 Jesus subiu ao monte para orar

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 6.5-8,16-18

5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.

8 Não vos assemelheis, pois, a eles. porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.

16 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

17 Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto.

18 Para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

 

CONECTADO COM DEUS

Oração e jejum: Estes são os temas da lição deste domingo, Nas Escrituras Sagradas, tanto no Antigo como no Novo Testamento, encontramos várias referências ao jejum e à oração como uma prática do povo de Deus. Mas o que é o jejum e a oração? Acreditamos que a oração é o nosso diálogo com Deus e que o jejum é a abstinência de alimentos por um período para uma maior consagração a Deus. Sua oração não é um monólogo, mas um diálogo com o Pai. Nós temos um Deus que ouve e responde todas as nossas orações (Jr 33.3). Por meio da oração e do jejum, expressamos nossa gratidão ao Eterno, além das nossas necessidades e anseios.

 

OBJETIVOS

1. MOSTRAR que Jesus é nosso exemplo de oração;

2. EXPLICAR que precisamos orar sem cessar;

3. COMPREENDER a importância do jejum.

 

1. JESUS, NOSSO EXEMPLO DE ORAÇÃO

1.1. Jesus ora e jejua

Ao fazermos a leitura dos Evangelhos, veremos que Jesus, o Filho de Deus, orou e jejuou em diversas ocasiões durante o seu ministério terreno. Distintas vezes Ele se afastou para lugares desertos a fim de orar e buscar uma maior comunhão com o Pai. Antes de enfrentar a cruz, a missão para a qual veio ao mundo, o Mestre orou no jardim do Getsêmani com tamanha intensidade “que o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue” (Lc 22.44). O Salvador também jejuou e disse que chegaria o dia em que seus discípulos teriam que jejuar, A prática do jejum e da oração não foi revogada pelo Mestre e deve ser observada por todos os seus seguidores em todos os tempos.

 

1.2. Jesus ensina os discípulos a orar

Depois de verem o Mestre orando, os primeiros discípulos manifestaram o desejo de aprenderem com Jesus a orar. Tal fato nos mostra o quanto eles foram influenciados pelos momentos em que Jesus Cristo passava junto ao Pai em oração. Certa vez, os discípulos disseram: “Senhor, ensina-nos a orar [...]" (Lc 11.1).

 

Então, Jesus lhes ensinou uma oração breve, diferente das que faziam os fariseus, porém belíssima e rica de instruções. O Mestre ensina a tão conhecida oração do Pai-Nosso ou Oração Dominical. Muitos acreditam que essa oração deva ser decorada, repetida de forma mecânica e vazia por todos os seguidores de Cristo. Entretanto, este nunca foi o propósito do Salvador. Podemos afirmar que Jesus apenas apresentou um roteiro, um modelo, que seus seguidores poderiam utilizar se assim desejassem. Nesta lição, desejamos enfatizar o fato de que o Mestre orava e jejuava. Seu exemplo conduziu os seus discípulos a fazerem o mesmo.

2. ORAR SEM CESSAR

2.1. Tem protocolo para oração

Qual a melhor posição para a oração e o melhor horário? Podemos afirmar que não existe um "protocolo” específico para a oração, embora muitos crentes na atualidade prefiram fazer suas orações de joelhos. Os judeus, nos tempos bíblicos, tinham o costume de orar de pé. Essa era a postura de oração aceita por eles. No entanto, no jardim do Getsêmani, Lucas diz que Jesus se colocou de joelhos para orar (Lc 22.41). Que fique claro que não é a posição do nosso corpo, no momento da oração, que vai determinar se nossas orações serão respondidas pelo Pai Celeste. Lembre-se: o importante é orar sem cessar (1 Ts 5.17).

 

2.2. É preciso orar

Jesus orava e as Escrituras Sagradas nos adverte a orarmos sem cessar (1 Ts 5.17) a fim de que não venhamos a cair em tentação. O apóstolo Paulo, como um seguidor de Jesus, também orava e, em sua Primeira Carta aos Tessalonicenses, ele revela o quanto orou em favor daqueles irmãos (1.3; 3.10; 2 Ts 1.11). Quando Paulo diz “orai sem cessar” (1 Ts 5.17) ele está mostrando que podemos orar em todo o tempo, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem protocolos. Por intermédio de nosso Sumo Sacerdote, hoje temos acesso, a qualquer momento, ao trono do Eterno. O véu do Templo se rasgou, pois o sacrifício de Jesus Cristo abriu o caminho para Deus (Mt 27.51).

 

2.3. Um tempo especial com Deus

Para o crente, o momento da oração é sempre prazeroso e jamais deve ser visto como uma obrigação ou um fardo, pois é o nosso tempo, o nosso momento de comunhão e intimidade com o Pai.

 

Afinal queremos estar junto daqueles que amamos. Mas, na atualidade, alguns crentes já não se sentem mais à vontade e confortáveis para adentrarem na presença do Pai em oração. Talvez essa seja a razão de vermos tantas pessoas desanimadas, apáticas e insatisfeitas, mesmo sendo membros de uma igreja. Não se engane, sem oração não há intimidade com Deus e nosso relacionamento com Ele se torna superficial. Sem um relacionamento mais íntimo e pessoal com Deus nos tornamos como os crentes de Laodiceia: mornos espiritualmente (Ap 3.16).

 

Mornidão significa letargia e apatia por tudo que diz respeito ao Reino de Deus. Como você está? Morno, frio ou cheio do Espírito Santo? Aqueça sua alma e seu espírito por intermédio da oração! É tempo de buscarmos a Deus: "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap 3.22).

3. O JEJUM

3.1. Definição de jejum

Como podemos definir o jejum? A definição é breve e simples: “É a abstinência seja para receber o perdão por alguma falta, seja para alcançar uma graça ou uma resposta. Muitos só alcançaram vitória e o livramento porque jejuaram e oraram. O profeta Joel, que exerceu seu ministério no Reino do Sul(Judá), ao falar a respeito do iminente castigo de Deus afirma: “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto" (Jl 2.12). O povo precisava se voltar para o Senhor enquanto havia tempo, pois em breve a destruição sobreviria a todos. O profeta Joel fala de uma conversão genuína marcada pelo jejum e a contrição.

 

Vemos também o exemplo de Acabe, um dos piores reis do Reino do Norte; quando confrontado peto profeta Elias a respeito de sua adoração aos ídolos e da morte de Nabote, buscou ao Senhor com jejum e pano de saco (1 Rs 21,27), Vestir-se de pano de saco era uma prática que demonstrava humilhação, Todavia essa atitude do rei não mudou o posicionamento de Deus, mas apenas adiou o juízo divino que viria sobre a casa de Acabe. Este texto bíblico também nos revela a misericórdia e a bondade de Deus para com aqueles que se arrependem, verdadeiramente, dos seus pecados e buscam a Deus com contrição e quebrantamento. Nunca é tarde demais para se humilhar e buscar o perdão divino.

 

SUBSIDIO PARA CONCLUIR

"Não há instruções sobre a oração mais significativa e esclarecedoras que as feitas por aquEle que orava com tanta eficácia e com uma certeza tal, que podia dizer: 'Pai... eu bem sei que sempre me ouves' (Jo 114142). Contudo, é muito importante aprender a orar do que aprender sobre esse assunto. Aprender sobre a oração só terá sentido, se nos permitir orar melhor. Em seus ensinamentos sobre o Céu, Jesus disse aos seus discípulos que eles sabiam como chegar, onde Ele estava indo. Tomé, entretanto, disse que não sabia para onde Jesus estava indo, quanto menos o caminho para chegar lá. Então Jesus lhe respondeu: 'Eu sou o caminho... Ninguém vem ao Pai, senão por mim' (Jo 14.6).

 

Nos ensinos de Jesus, não há declaração mais direta sobre o acesso a Deus. Isso aplica-se não só à salvação, mas também à oração, visto que Jesus é o 'novo e vivo caminho' por meio do qual entramos no Santo dos Santos, Essa verdade é absoluta. Ninguém pode aproximar-se de Deus através de outro nome ou por qualquer outro meio. Os teólogos liberais (que não acreditam no sobrenatural) e os filósofos do nosso mundo gostariam de nos fazer crer que tal ponto de vista é por demais estreito e beato. Mas devemos curvar-nos diante do tribunal de apelação de última instância — a Bíblia" (BRABDT, Robert L; BICKET, Zenas J. Teologia da Oração: O Espírito nos ajuda a orar. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 40).

  Minha página

🔍 LEIA TAMBÉM⤵️

PARA CONCLUIR

O Filho de Deus deu a sua vida em nosso favor. Não existe nada que possamos fazer que seja suficiente para pagá-lo. Contudo, podemos buscar uma vida de maior comunhão e intimidade com Deus através da oração e do jejum. Estamos vivendo tempos trabalhosos: enfrentamos diferentes crises, contudo, o Senhor nos garante que ”e se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, [...] perdoarei os seus pecados, [...]" (2 Cr 714). Que venhamos a jejuar e orar constantemente até que Jesus volte para buscar a sua Igreja.

 

HORA DA REVISÃO

1. Quem é o nosso modelo de oração? Jesus Cristo.

2. Qual o nome da Oração ensinada por Jesus?

3. Existe uma posição e um horário que seja melhor para a oração?

4. Como podemos definir o jejum?

5. Qual o real propósito do jejum?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad