Lição 8 Davi: O pastor de ovelhas que se tornou rei [Adolescentes] - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 8 Davi: O pastor de ovelhas que se tornou rei [Adolescentes]

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 2° trimestre de 2023 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Atos 13.17-22

MENSAGEM

Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá. 1 Samuel 16.13

DEVOCIONAL

Segunda »1 Sm 16.1

Terça» Sm 16.12,13

Quarta » 1 Sm 16.18-23

Quinta » 1 Sm 24.6-12

Sexta» At 13.22,23

Sábado » Sl 89.20-24

Vamos Descobrir

Na lição de hoje estudaremos sobre a vida de Davi. Veremos como ele foi escolhido por Deus, na presença de seus irmãos, e sua ascensão à corte real e ao exército de Saul. Compreenderemos como a fama de Davi se espalhou por toda a nação de Israel.

 

Porém, a vida de Davi não foi marcada apenas por vitórias. Seu sucesso lhe trouxe muitas dificuldades e provações. Vamos descobrir o que podemos aprender com a trajetória desse pastor de ovelhas.

Hora de Aprender

 

I – O JOVEM ESCOLHIDO

1 - Samuel na casa de Jessé

Deus enviou Samuel à casa de Jessé, em Belém (1 Sm 16.1). Samuel obedeceu a ordem do Senhor e se dirigiu até lá com o objetivo de ungir um novo rei para Isarel. Todavia Jessé tinha muitos filhos e Samuel não sabia quem de fato seria o escolhido.

 

Então, ao receber a visita do profeta, Jessé começou apresentar seus filhos. Quando Davi chegou, Samuel entendeu que ele era o escolhido e o ungiu como rei. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi (1 Sm 16.12,13).

 

2 - Lutando contra um gigante

Algum tempo depois, os Filisteus se reuniram para lutar contra Israel. Ambos os exércitos estavam de prontidão, todavia, um guerreiro filisteu chamado Golias, que era grande e poderoso (1 Sm 17.4-7), foi ao vale e desafiou qualquer guerreiro de Israel para uma luta (1 Sm 17.8).

 

Desta forma, apenas ele e um soldado hebreu lutariam e as nações deveriam aceitar o resultado dessa luta. Golias pôs a condição de que o povo do soldado perdedor seria escravo do povo do soldado que vencesse (1 Sm 17.9,10).

 

Saul ficou com medo e seu exército também (1 Sm 17.11). O rei ofereceu recompensas para quem lutasse contra Golias: riquezas, casar-se com a sua filha e isenção de impostos para toda a família (1 Sm 17.25). Mas, ninguém se prontificou a ir. Golias desafiou os israelitas por 40 dias (1 Sm 17.16).

 

Porém, certo dia, Davi, foi ao acampamento para levar comida para três de seus irmãos. Ele ouviu sobre o desafio do gigante filisteu e sobre as recompensas mediante a vitória. Davi se prontificou para lutar contra Golias (1 Sm 17.17,20,32).

 

A princípio, o rei Saul não apoiou a ideia, pois Davi era apenas um jovem que apascentava ovelhas (1 Sm 17.33). Davi, porém, demonstrou que sua confiança estava no Deus de Israel e contou para Saul algumas experiências de lutas e vitórias, contra um leão e um urso (1 Sm 17.34-37).

 

Diante da fé destemida de Davi, Saul concordou e até lhe cedeu sua própria armadura (1 Sm 17.37-39). Mas Davi dispensou tudo aquilo. Ele pegou o seu cajado de pastor de ovelhas, 5 pedras de um ribeiro e sua funda (1 Sm 17.40).

 

Mesmo diante de um guerreiro mais experiente, mais forte e com armadura, Davi não teve medo. Ele não deixou de crê em Deus e ficou firme mesmo diante do desdém e do deboche do gigante Golias (1 Sm 17.42-45).

Davi declarou sua vitória pela fé antes mesmo da batalha começar (1 Sm 17.46). E, quando Golias começou a caminhar em sua direção, ele atirou uma pedra, utilizando a funda. A pedra acertou a testa de Golias e ele caiu imediatamente. Em apenas um golpe, Davi venceu a Golias (1 Sm 17.49). Então, ele finalizou o combate (1 Sm 17.50,51). Por suas mãos, Deus deu a vitória a Israel (1 Sm 17.52-54).

  

II - DAVI COMO SERVO NA CORTE

O rei Saul passou a ser atormentado por um espírito maligno (1 Sm 16.14). Os oficiais do rei procuraram alguém que soubesse tocar harpa, a fim de que a música pudesse ajudar ao rei nos momentos de aflição (1 Sm 16.15,16).


Eles chamaram Davi pois viram que o Senhor era com ele (1 Sm 16.18).


Diante do rei, o jovem ungido tocava sua harpa e o espírito maligno se retirava, deixando Saul em paz. O rei rejeitado ficou satisfeito com Davi e solicitou que continuasse a trabalhar com ele. Assim, Davi tornou-se também o escudeiro de Saul(l Sm 16.21,22). Saul gostou muito de Davi e do seu trabalho, mas o seu apreço se esgotou em pouco tempo.

  

III - DE PERSEGUIDO A COROADO

Davi, então, começou a conviver com Saul e toda a sua corte (1 Sm 18.2) e recebeu algumas responsabilidades diante do rei.

As tarefas que Saul solicitava a Davi eram feitas com enorme habilidade. Por isso, o jovem foi promovido a um elevado posto no exército (1 Sm 18.5). Davi teve muito sucesso em suas missões e sua fama cresceu no meio do povo, a ponto de gerar um cântico (1 Sm 18.7).

 

O sucesso de Davi encheu Saul de inveja (1 Sm 18.8,9). Esse ressentimento cresceu a ponto de Saul tentar matar Davi (1 Sm 18.10,11). Saultinha medo de Davi, não apenas por causa do seu bom desempenho e popularidade, mas sim porque o Senhor estava com Davi (1 Sm 18.12,15).

 

Algum tempo depois, Saultentou matar Davi novamente (1 Sm 19.10) e o jovem começou a viver como um fugitivo. Mas, Davi teve ajuda de seu amigo Jônatas, filho de Saul, com quem fez um acordo de proteção e bondade (1 Sm 20.12-16).

 

Davi precisou se esconder para sobreviver por alguns anos (1 Sm 20.24,42).

 

Davi teve algumas oportunidades de matar Saul, mas não o fez por entender que ainda não era a hora de Saul. Ele se recusou a ferir àquele que um dia tinha sido escolhido por Deus (1 Sm 24.4-6, 26.9). Por fim, Saul entrou em batalha contra os filisteus e, quando viu que estava perdendo tirou a sua própria vida, para não morrer na mão dos filisteus (1 Sm 31.4). Nesta batalha morreram também os três dos filhos de Saul (1 Cr 10.6). Depois da morte do rei, Davi assumiu o reinado (2 Sm 2.4), tornando-se o 2o rei da nação.

 

Conclusão

A história de Davi nos ensina a esperar o tempo de Deus. Todas as promessas de Deus para Davi se cumpriram no tempo de Deus (Ec 3.1).


Pense Nisso

Há um tempo entre a promessa e o seu cumprimento. Assim como houve um tempo entre a unção de Davi e quando, de fato, ele assumiu o trono. Davi passou por muitas coisas até ver a promessa de ser cumprida, E, quanto a nós, estamos dispostos a passar pelo processo de Deus até ver a promessa se cumprir?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad